Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA III



1. (UFU MG/2008) O apartheid talvez seja um dos mais conhecidos mecanismos de violência e de desrespeito aos Direitos Humanos. As alternativas abaixo abordam tanto a história do apartheid na África do Sul quanto remetem ao contexto das lutas em torno dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo.
Sobre esses temas, marque a alternativa correta.
a) O regime do Apartheid, constituído na África do Sul até início da década de 1990, estabeleceu uma política de desenvolvimento com separação das raças e contou com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), sob protestos da Inglaterra, que defendia seus interesses comerciais.
b) O termo “apartheid social” tem sido utilizado para além do conflito racial sul-africano e remete às desigualdades de classes sociais – poucos muito ricos e maioria da população muito pobre. Tal uso pode ser atribuído à realidade vivenciada ainda hoje no Brasil.
c) A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi uma forma encontrada, no pós-Primeira Guerra Mundial, para solucionar os conflitos entre nações de culturas diferenciadas, visando garantir os direitos dos indivíduos migrantes, que deixaram seus países em busca de trabalho.
d) Embora tenha sido proclamada como Universal, a Declaração dos Direitos Humanos não incluiu os abusos e desrespeitos praticados contra mulheres de países Latino-Americanos, motivo pelo qual os militares brasileiros que praticaram torturas em mulheres subversivas foram anistiados.


2. (UNESP SP/2008) Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948) iria acabar conseguindo mobilizar as aldeias e bazares da Índia, às dezenas de milhões, em grande parte com o mesmo apelo ao nacionalismo da espiritualidade hindu, embora tendo o cuidado de não romper a frente comum com os modernizadores (dos quais num sentido real, ele fazia parte) e de evitar o antagonismo à Índia maometana, sempre implícito na visão militantemente hindu do nacionalismo.
(Eric Hobsbawm, Era dos Extremos.)
Acerca do processo de independência da Índia britânica, é correto afirmar que
a) as relações entre hindus e maometanos permaneceram harmoniosas no subcontinente.
b) o fundamentalismo hindu tornou-se hegemônico na Índia, eliminando a liberdade religiosa.
c) houve uma divisão entre as forças que Gandhi tentou manter unidas na luta de libertação.
d) os valores tradicionais foram abandonados em nome da ocidentalização e da aproximação dos EUA.
e) Gandhi tornou-se um herói nacional e assumiu a direção política e religiosa do subcontinente.


3. (UNICAMP 2016) País da África Austral que se tornou independente em 1975 após séculos de colonialismo europeu. No período posterior à independência, a terra passou a ser propriedade do Estado, com predomínio de uso pela população camponesa e com forte participação das mulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992 vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civil envolvendo dois dos principais grupos armados do país. 
O texto acima faz referência ao seguinte país: 
a) Congo. 
b) África do Sul. 
c) Moçambique. 
d) Nigéria. 


4. (CEFET PR/2008) A Conferência de Bandung, realizada em 1955 na Indonésia, reuniu 29 países e foi considerada um marco importante na organização política do movimento de emancipação das colônias afro-asiáticas. Sobre as medidas tomadas pela Conferência de Bandung:
I. Os representantes dessa conferência rejeitaram a divisão mundial nos blocos socialista e capitalista e defenderam uma política de não alinhamento automático com as superpotências.
II. Foram formulados, na ocasião, princípios que refutavam a discriminação racial, o colonialismo e a corrida armamentista e incentivavam a cooperação econômica e cultural entre os países de Terceiro Mundo.
III. Os representantes da conferência afirmaram que a submissão imposta aos povos afro-asiáticos era uma negação dos direitos fundamentais do homem e estava em contradição com a Carta das Nações Unidas.
IV. Após a Conferência de Bandung, 18 países africanos conquistaram sua independência em 1960 e, entre 1961 e 1980, outros 22 países também alcançaram sua emancipação política.
Estão corretas:
a) somente I, II e IV.
b) somente I, III e IV.
c) somente I, II e III.
d) somente II, III e IV.
e) I, II, III e IV.


5. (ESPM/2008) Leia o texto e assinale a alternativa correta:
Na Batalha de Argel, em 1957, as forças francesas, que chegaram a contar com quinhentos mil soldados, conseguiram desmantelar a organização clandestina da Frente de Libertação Nacional (FLN), na capital do país. Uma sangrenta repressão à população civil árabe, no entanto, consumou a divisão entre a minoria francesa e a maioria muçulmana. A Guerra da Argélia produziu uma crise no governo francês e levou à queda da IV República.
(Leonel Itaussu. História Moderna e Contemporânea)
a) O texto aborda problemas enfrentados pela França na África, antes da Segunda Guerra Mundial.
b) O texto aborda a Guerra de Independência da Argélia, em plena descolonização da África, onde foram adotadas táticas de guerrilha rural e urbana contra o colonialismo europeu.
c) A queda da IV República francesa significou o afastamento definitivo do poder do general Charles de Gaulle.
d) A Argélia havia se tornado uma colônia francesa após a Segunda Guerra Mundial em meio às tensões da Guerra Fria.
e) A Argélia tinha sido uma colônia alemã, mas passou ao domínio da França como resultado dos tratados que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.


6. (FEI SP/2008) “De 1952 a 1956 desencadeou-se [...] o terrorismo contra a ocupação francesa. Em 1954, as forças rebeldes da Frente de Libertação Nacional, estimuladas pela derrota francesa na Indochina e pelo apoio da opinião pública internacional, atacaram os franceses em setenta lugares diferentes em [todo o país].”
(Vicentino, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 1999. p.443)
O país a que o texto se refere é:
a) a Nigéria.
b) o Níger.
c) o Chade.
d) o Egito.
e) a Argélia.


7. (UDESC SC/2008) No decorrer do século XIX, as grandes potências europeias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas consequências, é incorreto afirmar:
a) A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.
b) Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em consequência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, linguística e social.
c) A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada, pela introdução de cultivos e outras atividades, destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.
d) A ocupação europeia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização europeia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.
e) A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são consequências da dominação colonial da África.


8. (UNIMONTES MG/2008) Acerca da descolonização africana, assinale C (correta) ou I (incorreta) em cada uma das afirmativas abaixo.
(__) Para as ex-colônias, a independência efetivou o rompimento imediato com as históricas condições de pobreza e garantiu a prosperidade industrial.
(__) As colônias de Portugal, Angola, Moçambique e Timor Leste libertaram-se do jugo metropolitano após a Revolução dos Cravos.
(__) Nas colônias onde houve expropriação da terra e alto índice de habitantes de origem europeia, a descolonização foi obtida em processos pacíficos e planejados.
(__) Em alguns dos novos países, a exemplo de Angola e Congo, antigos conflitos tribais vieram à tona após a independência, dando lugar a guerras, genocídio e instabilidade de todo tipo.
Você obteve
a) I, I, C e I.
b) C, I, I e C.
c) I, C, I e C.
d) C, C, C e I.


9. (UFSCAR SP/2009) Entre 1957 e 1964, quase todos os territórios africanos tornaram-se livres do domínio europeu, com exceção dos que estavam sob o controle dos
a) portugueses, que só se tornaram independentes a partir de 1974, depois de lutas contra os exércitos coloniais e da queda da ditadura salazarista.
b) ingleses, que mantiveram o regime de apartheid nas regiões da África do sul, e só se tornaram independentes na década de 1990.
c) franceses, que permaneceram sob o regime colonial até as guerras da Argélia e do Congo na década de 1970.
d) belgas, cujos colonizadores permaneceram por longos anos na África no controle do processo de mudança política, saindo do continente após a guerra em Ruanda.
e) holandeses, que só conseguiram autonomia depois da revolta dos Zulus na década de 1970.


10. (UFMT/2008) Sobre os processos de colonização e descolonização do continente africano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Após o processo de descolonização, vários grupos étnicos foram forçados a conviver em um mesmo Estado, intensificando os conflitos armados como o ocorrido entre as etnias Tutsi e Hutus, em Ruanda.
(__) O critério de regionalização do continente africano mais utilizado pós-descolonização, com base em elementos étnicos e culturais, classifica-o em África Branca ou Setentrional e África Negra ou Subsaariana.
(__) As potências imperialistas europeias reunidas na Conferência de Berlim dividiram o espaço da África entre si, criando fronteiras sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.
Assinale a sequência correta.
a) VFV
b) VVF
c) VVV
d) FFV
e) FFF


11. (UFMT/2008) Na descolonização da África, encontram-se casos em que a independência foi conquistada com grande violência, assim como situações em que a libertação da colônia ocorreu de modo mais pacífico. No entanto, em todos os processos, pode-se afirmar a existência de uma relação entre a situação interna da colônia e realidades mais amplas. Sobre a independência de Angola, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Aconteceu no âmbito da Guerra Fria como demonstra a guerra civil ocorrida após a independência entre o MPLA, apoiado pela União Soviética, e a UNITA, apoiada pelos Estados Unidos da América.
(__) Deve ser compreendida no contexto da desagregação do Império Português após a independência do Brasil e o fim do tráfico negreiro, a grande fonte de renda do estado lusitano.
(__) Foi resultado da globalização que, ao permitir o maior fluxo comercial e de ideias, fez surgir no povo angolano o sentimento de liberdade e o desejo de autodeterminação.
(__) Foi impulsionada pelo fim da ditadura salazarista, marcado pela Revolução dos Cravos, que significou o abandono da guerra colonial e da política imperialista portuguesa.
Assinale a sequência correta.
a) VFVF
b) VFFV
c) FVFV
d) FFFV
e) VVVF


12. (CEFET PR/2009) O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte devido ao declínio internacional de potências coloniais como a França e a Grã-Bretanha, e em parte devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias. Sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre a primeira coluna e a segunda.
1ª coluna
(1) Desobediência civil
(2) Dien Bien Phu
(3) Al-Fatah
(4) Yom Kippur
(5) Frente de Libertação Nacional
2ª coluna
(__) Israel
(__) Argélia
(__) Vietnã
(__) Palestina
(__) Índia
A sequência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1.
b) 1, 2, 5, 4 e 3.
c) 1, 5, 2, 4 e 3.
d) 1, 5, 2, 3 e 4.
e) 4, 5, 2, 3 e 1.


13.  (UEPA/2015) A Conferência de Berlim, realizada na Alemanha em 1885, sacralizou o processo de partilha da África. Dela fizeram parte a Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. A geopolítica imposta ao Continente Africano gerou, nas décadas posteriores, o sentimento anticolonialista, pois:
a) a situação de supremacia europeia definiu-se diplomaticamente, garantindo a prerrogativa de defesa dos direitos civis dos países que negassem o princípio de protetorado que as potências do Norte queriam implantar nas colônias do Atlântico Sul, assegurando aos africanos a liberdade de expressão.
b) os territórios afro-asiáticos a serem explorados formaram a Aliança Nacional Libertadora e apoiados pelos Estados Islâmicos resistiram ao domínio europeu transformando o Norte da África em um campo intercultural, onde cristãos e muçulmanos buscavam a supremacia.
c) a luta pela independência das colônias africanas transformou-se posteriormente em objeto de debate local e global, ora de orientação capitalista, ora de orientação socialista, mesclados aos discursos locais nacionalistas, representados por diferentes projetos políticos.
d) o nível de atraso no desenvolvimento tecnológico, industrial e econômico africano em comparação aos outros continentes deixou de existir graças aos empreendimentos dos países capitalistas nas áreas de dominação, assinalando o avanço bem-sucedido do capitalismo em relação ao socialismo.
e) o processo de independência das colônias em relação às metrópoles europeias foi assegurado através das reedições da Conferência, que a cada ano estabelecia um plano de metas de desenvolvimento local garantindo para as partes envolvidas igual partilha dos recursos naturais.


14. (UEPB/2009) No século XIX, países europeus industrializados buscavam territórios para colonizar e travavam violentas disputas para obter colônias na África e na Ásia. Sobre o neocolonialismo, relacione a coluna da direita com a da esquerda e depois assinale a alternativa correta.
(1) França
(2) Índia
(3) Inglaterra
(4) Japão
(__) Mesmo tendo seu regime estatal abalado pelas pressões de países ricos ocidentais, conseguiu se tornar uma potência econômica e militar investindo principalmente na agricultura e na indústria metalúrgica.
(__) Em uma de suas colônias, introduziu o pagamento de um imposto individual em dinheiro, reduziu as tarifas alfandegárias, liquidou a indústria têxtil e ainda conseguiu modificar sensivelmente os costumes locais.
(__) Era uma terra de especiarias, com um importante mercado consumidor de tecidos de algodão e produtos metalúrgicos vindos da Inglaterra, sendo submetido a este país através de um regime de protetorado.
(__) Conquistou a África em 1857, anexando para si a Argélia, sob o pretexto de que combatia a pirataria no Mar Mediterrâneo. Obteve grandes lucros e recuperou seu prestígio militar abalado pelas derrotas napoleônicas.
Assinale a alternativa correta.
a) 4, 3, 1, 2
b) 2, 1, 4, 3
c) 4, 1, 2, 3
d) 2, 3, 4, 1
e) 4, 3, 2, 1


15. (ESCS DF/2010) Após o término da 2ª Guerra Mundial (1939/1945), o sistema imperialista começou a ser desmontado através de uma série de conflitos que marcaram o mundo com a chamada descolonização da África e da Ásia. O processo de independência da Índia acabou sendo totalmente diferente dos demais países asiáticos e africanos. A singularidade do movimento de independência indiano pode ser explicada pelo seguinte aspecto:
a) a presença de vários grupos religiosos na Índia dando origem a um processo de fragmentação territorial que não foi visualizada em outras nações;
b) a eclosão de uma violenta guerra entre indianos e a metrópole inglesa que obrigou a intervenção da ONU para garantir a liberdade da Índia;
c) a presença da liderança de Gandhi que desencadeou campanhas pacifistas de desobediência civil ao poder inglês sobre a Índia;
d) a eclosão de conflitos locais entre a maioria hindu e as minorias religiosas indianas facilitando a negociação da independência com os ingleses;
e) a presença do governo francês dando apoio a independência indiana para diminuir o poder inglês no continente asiático.


16. (FGV/2010) A democracia sul-africana completou quinze anos em 2009. O delicado processo histórico de transição negociado desde 1990, dirigido por Nelson Mandela e o então presidente Frederik de Klerk, resultou em um novo governo de unidade nacional. No que se refere ao processo de transição democrática sul-africana é correto afirmar:
a) Foi marcado pela radicalização política e pela oposição entre negros e brancos, dando início à luta armada.
b) Foi marcado pela imposição de sanções da ONU e pela expulsão da África do Sul das Federações Esportivas Internacionais.
c) Foi marcado pelo aprofundamento dos conflitos com protestos de movimentos estudantis, boicotes e greves decretados pelos sindicatos negros.
d) Foi marcado pela guerra civil e a vitória militar do governo do apartheid.
e) Foi marcado pela tolerância política e pela reconciliação entre os principais opositores durante o apartheid: o Partido Nacional e o Congresso Nacional Africano.


17. (Unievangélica GO/2014) Após a Segunda Guerra Mundial grande parte das colônias europeias na África e na Ásia alcançou a independência política, dando origem a vários novos países.
Foram vários os processos de independência na África e na Ásia, entre eles o movimento
a) pacífico na Índia, liderado por Mahatma Gandhi, que seguia o princípio da desobediência civil e não violência.
b) violento na África do Sul, em 1948, liderado por Nelson Mandela, que conquistou a libertação e a independência.
c) violento na Guine Bissau, em Moçambique e em Angola, que se uniram para lutar contra sua metrópole, a Alemanha, na década de 1960.
d) pacífico na Argélia e na Indochina, que lutavam pela libertação do domínio francês através de uma ampla negociação baseada nos princípios da igualdade e liberdade.


18. (UEPB/2010) Em 1960, intelectuais franceses lançaram a “Declaração sobre o direito à insubmissão na Guerra da Argélia” ou “Manifesto dos 121”, que acusava a violência promovida pelo Exército francês para reprimir movimentos pró independência da Argélia.
Analise as questões, verificando se são verdadeiras ou falsas, e indique com V ou F, respectivamente.
(__) A guerra colonial ocorreu sob censura e opressão na Argélia e na França. Na colônia, utilizava-se a tortura e o massacre de civis. Na metrópole, soldados que se recusavam a ir à guerra e civis que apoiavam os combatentes argelinos eram presos.
(__) A esquerda francesa, liderada por Jean-Paul Sartre, era contra apenas os métodos de repressão empregados pelo governo na Argélia. Mas era favorável à manutenção da colônia africana por considerar que a cultura francófila deveria ser “exportada” para países subdesenvolvidos.
(__) Enquanto a Frente de Libertação Nacional (FLN) lutava por um governo socialista, o Movimento Nacional Argelino (MNA) queria seguir a política do general francês Charles de Gaulle. Isso acabou gerando duas guerras: uma contra a França e outra entre as duas organizações.
(__) A guerra na Argélia acabou quando os franceses se retiraram para investir na ocupação do Camboja. A FLN e o MNA, destruídos, tiveram que aceitar a composição de um governo popular democrático que redundou em um sistema multipartidário que rapidamente fracassou.
Assinale a alternativa correta:
a) V, V, F, V
b) V, F, V, F
c) F, F, V, V
d) V, F, F, V
e) F, F, F, V


19. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015) Leia os textos.
A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. (…) Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.
(Mahatma Gandhi)
É preciso afirmar publicamente a vontade da França de não deixar tocar a sua soberania francesa na Argélia. É preciso tomar as medidas necessárias para reprimir todos os comportamentos antifranceses por parte de uma minoria de agitadores. É preciso afirmar que a França confia nas massas francesas muçulmanas da Argélia.
(Charles de Gaulle)
 (Apud Carlos Serrano e Kabengele Munanga, A Revolta dos Colonizados)
A partir de seus conhecimentos e das afirmações, é correto afirmar que o processo de independência das colônias na Ásia e na África
a) apresentou tanto a via pacífica quanto a violenta, dependendo das relações coloniais.
b) revelou o apoio dos países não alinhados à libertação dos povos oprimidos.
c) caracterizou-se pelo nacionalismo exacerbado, com teor anti-imperialista e racista.
d) vinculou-se diretamente aos interesses das superpotências no fim da Guerra Fria.
e) expressou o descontentamento das elites europeias com os rumos da globalização.


20. (UNIMONTES MG/2010) Acerca do movimento relacionado ao processo de independência da Índia, é INCORRETO afirmar que
a) o meio pelo qual os indianos defenderam a legitimidade da independência do país foi a chamada Resistência Pacífica, com a promoção de greves, passeatas e boicotes.
b) se intensificaram os conflitos étnico-religiosos entre muçulmanos e hindus, a partir do ano de 1947, produzindo a divisão do país e grande quantidade de perdas humanas.
c) o território indiano foi ocupado por tropas soviéticas que apoiaram as guerrilhas nacionalistas em suas pretensões de autonomia, a contrapelo das convicções religiosas dos líderes hinduístas.
d) o território, antes sob domínio britânico, deu origem, no imediato pós-independência, a dois países: União Indiana, de maioria hinduísta, e o Paquistão, de maioria muçulmana.



GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários