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QUESTÕES SOBRE CONTINENTE AMERICANO - SÉCULO XIX - I



1. (FUVEST SP/2001) A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente:
a) a um avanço natural para o oeste, tendo em vista a chegada de um imenso contingente de imigrantes europeus.
b) aos acordos com as lideranças indígenas, Sioux e Apache, tradicionalmente aliadas aos brancos.
c) à vitória na guerra contra o México que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território.
d) à compra de territórios da Inglaterra e Rússia que assumiram uma posição pragmática diante do avanço norte-americano para o oeste.
e) à compra de territórios da França e da Espanha que estavam, naquele período, atravessando graves crises econômicas na Europa.


2. (UEL PR/2001) “Seja qual for a forma que escolhemos para olhar a transformação dos Estados Unidos, se o final de um sonho revolucionário ou o início de uma era, o fato é tal que aconteceu na época 1848–75. A mitologia em si mesma testemunha a importância desta época com os dois temas mais profundos e eternos da história americana localizados na cultura popular…”
(HOBSBAWM, Erix. A era do capital (1848–1875). E.ed Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 156.)
No texto acima, os dois temas a que se refere o historiador Eric Hobsbawm são:
a) Guerra da Independência das Treze Colônias e avalanche imigratória.
b) Guerra Civil americana e Marcha para o Oeste.
c) Revolução Jeffersoniana e Doutrina Monroe.
d) Guerra Civil Americana e New Deal.
e) Doutrina Monroe e Marcha para o Oeste.


3. (UFTM MG/2002) A Guerra do Paraguai (1864–1870) já recebeu várias interpretações. Para o Brasil, por exemplo, trouxe significativas modificações.
Assinale a alternativa correta sobre a referida guerra.
a) Entre os motivos desse conflito sul-americano, está a independência da Província Cisplatina do domínio brasileiro, graças ao apoio britânico.
b) Brasil, Argentina e Uruguai uniram-se para evitar a expansão dos princípios democráticos então em voga no Paraguai governado por Solano López.
c) A economia paraguaia, autossuficiente e industrial, era um exemplo a ser seguido pelo Uruguai e pela Argentina, por isso o Brasil quis a destruição do Paraguai.
d) A guerra provocou modificações no mapa sul-americano, pois reduziu o território brasileiro e criou novos estados nacionais.
e) Após a guerra, o Exército brasileiro passou a criticar a monarquia, que não reconhecia sua importância, levando os militares a apoiarem o movimento republicano.


4. (FURG RS/2002) A partir da segunda metade do século XIX, as antigas colônias espanholas da América encaminharam-se para uma relativa estabilidade econômica e política.
Nesta conjuntura, podemos afirmar que:
a) a entrada do capital inglês permitiu aos países latino-americanos alicerçarem uma estrutura econômica segura.
b) a característica política mais importante foi o caudilhismo, com o poder concentrado nas mãos dos grandes proprietários rurais.
c) o México destacou-se dos países vizinhos por ter implantado um regime republicano sólido, que buscava atender às massas camponesas empobrecidas.
d) através da Doutrina Monroe, os Estados Unidos puderam garantir certa unidade entre os países latino-americanos.
e) a supremacia da Argentina sobre os demais países da região platina transformou-a em superpotência.


5. (PUC MG/2002) O estabelecimento de um governo independente e neutro sob o nome de República Oriental do Uruguai, no século XIX, tem relação com, EXCETO:
a) a política do Império brasileiro na região.
b) os conflitos da Bacia do Prata.
c) os interesses do imperialismo inglês.
d) a derrota do Paraguai na Guerra da Tríplice Aliança.


6. (PUC MG/2002) “Nós devemos, portanto, declarar com simplicidade em vista das relações amistosas existentes entre os Estados Unidos e aqueles poderes, que consideramos qualquer tentativa de sua parte para estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigosa para nossa paz e segurança.”
O trecho acima foi retirado da mensagem enviada ao Congresso norte-americano, em dezembro de 1823, pelo Presidente James Monroe, criticando a “Europa da Santa Aliança”, porque os EUA estavam empenhados, EXCETO:
a) nas lutas contra as tropas europeias em território latino-americano.
b) na garantia da sua própria segurança e soberania.
c) no desenvolvimento de seus projetos expansionistas.
d) na preservação de seus interesses comerciais com a América Latina.


7. (PUC MG/2002) A História dos países latino-americanos, apesar das diversidades, apresenta como situações bastante semelhantes os seguintes marcos tradicionais, EXCETO:
a) a independência política.
b) a colonização ibérica.
c) a integração territorial.
d) a forte presença do capital estrangeiro.


8. (PUC RS/2001) Considere as afirmativas abaixo, sobre o desenvolvimento socioeconômico e político dos países latino-americanos ao longo do século XIX.
I. Os sistemas exportadores dos principais países da região, compostos por redes de transporte ferroviário, bancos, companhias de seguro etc, permaneceram fortemente estagnados, devido à ausência de investimentos estrangeiros nesse setor.
II. A maioria da população dos países da região permaneceu na zona rural, submetida ao analfabetismo e a um sistema de relações pré-capitalistas, não constituindo um setor de consumo interno considerável.
III. O liberalismo político influenciou as lideranças populares nos países da região, sendo uma ideologia combatida pelas oligarquias agrárias, o que se revela na ausência de inspiração liberal nos textos constitucionais promulgados.
IV. A debilidade dos mecanismos institucionais de organização e representação política condicionou a emergência de lideranças pessoais que, com apoio popular, do exército e de interesses estrangeiros, impunham regimes autoritários que conservavam a ordem social.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa:
a) I e II
b) I, II e IV
c) I e III
d) II, III e IV
e) II e IV


9. (PUC RS/2002) Considere o texto abaixo, que reproduz um trecho de célebre mensagem do Presidente dos Estados Unidos ao Congresso desse país, em 1823.
“Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia”.
O princípio a que se refere a mensagem presidencial tornou-se um fundamento da política externa norte-americana conhecido como ________, que seria a base ideológica de um conjunto de ações políticas chamado ________ e que, no contexto original de sua formulação, dirigia-se contra os propósitos do grupo de países europeus articulados na ________.
a) Doutrina Monroe – Isolacionismo – Tríplice Entente
b) Diplomacia do Dólar – Pan-Americanismo – Santa Aliança
c) Diplomacia do Dólar – Isolacionismo – Santa Aliança
d) Diplomacia do Dólar – Pan-Americanismo – Tríplice Entente
e) Doutrina Monroe – Pan-Americanismo – Santa Aliança


10. (UFMA/2000) A Inglaterra apoiou os movimentos de Independência da América Espanhola no século XIX fundamentalmente porque:
a) necessitava de novos mercados consumidores e fontes de matérias primas
b) visava implantar na América as ideias liberais defendidas por Locke
c) buscava o auxílio militar das colônias espanholas contra Napoleão
d) queria dominar o tráfico de escravos para a América
e) pretendia dar continuidade à política mercantilista naquelas áreas em detrimento dos interesses do nascente capitalismo industrial.


11. (UFMG/1995) Todas as alternativas contêm elementos relacionados à situação da América Latina no século XIX, EXCETO
a) Afirmações do populismo.
b) Dependências econômica.
c) Desorganização econômica.
d) Fragmentação política.
e) Presença do caudilhismo.


12. (Cesgranrio) O sonho de união da América Latina é muito antigo. Bolívar foi o primeiro que formulou o ideal de integração americana. Várias propostas surgiram posteriormente até chegarmos ao Mercosul. Assinale a opção que contém um dos objetivos de Bolívar.
a) Emancipar a América Latina como uma associação comercial unitária, que, posteriormente, daria origem à ALALC.
b) Desenvolver a industrialização no continente sob a hegemonia Norte-americana para fazer frente à forte economia inglesa.
c) Desenvolver a solidariedade continental em torno da hegemonia do Canadá, estabelecendo um intercâmbio direto deste com todos os países latino-americanos.
d) Estabelecer uma política separatista respeitando as diferenças culturais e linguísticas entre os países latino-americanos.
e) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.


13. (Fuvest-2009) “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” [Abraham Lincoln, em 1858].
Esse texto expressa a:
a) posição política autoritária do presidente Lincoln.
b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão.
d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.
e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.


14. (UNIUBE MG/2002) “Nenhum branco, qualquer que seja sua nação, colocará os pés neste território com o título de dono ou proprietário; e não poderá no futuro adquirir propriedades alguma.”
Artigo XII, da Constituição de 1805 do Haiti.
Sobre o processo de independência do Haiti, é correto afirmar que:
a) a vitória da luta de negros e indígenas, contra a dominação colonialista, deveu-se à política assumida por Napoleão Bonaparte, que se posicionou contra a existência de colônia e a favor da igualdade entre os povos.
b) foi um amplo movimento que surgiu das contradições sociais existentes na colônia de São Domingos, envolvendo rebeliões de escravos e a luta dos mulatos para acabar com a opressão escravista, a exploração colonialista e conquistar a igualdade anunciada pela Revolução Francesa.
c) foi um movimento organizado e comandado pelas elites coloniais contra as restrições impostas pela metrópole, excluindo as populações escravas e mulatas de qualquer participação política nas lutas pela independência.
d) o apoio decisivo da Igreja Católica à revolta dos escravos, mulatos e mestiços teve como contrapartida a extinção de práticas culturais de resistência, típicas do período colonial, como a prática religiosa do voduísmo e o uso de idioma créole.


15. (UNEMAT 2009) Nas primeiras três décadas do século XIX, a independência da maior parte das ex-colônias espanholas estava consolidada.
Sobre este processo é correto afirmar.
a) O processo de independência deu-se de forma pacífica por não haver escravos que colocassem em perigo a ordem estabelecida após a emancipação.
b) Nas colônias espanholas, o pacto colonial não exerceu qualquer controle de suas economias, o que favoreceu a independência.
c) As manufaturas não eram proibidas nas colônias espanholas, atitude que beneficiou a posterior industrialização de muitos países como a Argentina e o Uruguai.
d) Os grupos sociais que lideraram o processo de independência foram os grandes proprietários de terra nascidos nas colônias, também conhecidos como criollos.
e) A Revolução Francesa e a Revolução Industrial inglesa não influenciaram o processo de independência das colônias espanholas devido às dificuldades de comunicação entre a Europa e a América.


GABARITO




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