Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

GEOGRAFIA: A CIÊNCIA DE ONDE E POR QUÊ


1.1 GEOGRAFIA: A CIÊNCIA DE ONDE E POR QUÊ
A maioria das pessoas define a geografia como um campo de estudo que lida com mapas, mas essa definição é apenas parcialmente correta. Uma melhor definição de geografia pode ser o estudo de fenômenos naturais e humanos construídos em relação a uma dimensão espacial.
A disciplina da geografia tem uma história que se estende por muitos séculos. Durante esse período, a geografia evoluiu e se transformou em uma forma essencial de bolsa de estudos humanos. Examinar a evolução histórica da geografia como disciplina fornece algumas informações essenciais sobre seu caráter e metodologia. Essas ideias também são úteis para obter uma melhor compreensão da natureza da geografia física.
Conforme declarado pela Dartmounth Library, “o estudo das inter-relações entre pessoas, local e ambiente e como elas variam espacial e temporalmente entre e entre os locais. Enquanto a geografia física se concentra nos processos espaciais e ambientais que moldam o mundo natural e tende a recorrer às ciências naturais e físicas por seus fundamentos científicos e métodos de investigação, a geografia humana concentra-se na organização e processos espaciais que moldam a vida e as atividades das pessoas, e suas interações com lugares e natureza. A geografia humana é mais aliada às ciências sociais e humanas, compartilhando suas abordagens e métodos filosóficos.
O que distingue a geografia humana de outras disciplinas relacionadas, como desenvolvimento, economia, política e sociologia, é a aplicação de um conjunto de conceitos geográficos centrais aos fenômenos sob investigação, incluindo espaço, local, escala, paisagem, mobilidade e natureza. Esses conceitos colocam em primeiro plano a noção de que o mundo opera espacial e temporalmente, e de que as relações sociais não operam independentemente do lugar e do ambiente, mas são completamente fundamentadas neles e através deles ”.
Os geógrafos buscam responder o "onde", o "porquê" e o "como". Simplesmente saber onde um país está localizado é sem dúvida útil, mas os geógrafos se aprofundam mais:
- Por que está localizado lá?
- Por que tem uma forma específica e como essa forma afeta a forma como interage com seus vizinhos e seu acesso a recursos?
- Por que as pessoas do país têm certas características culturais?
- Por que o país tem um estilo específico de governo?
- Como analisamos padrões nas interações homem-ambiente?
A lista continua e incorpora uma variedade de características históricas, culturais, políticas e físicas. Essa síntese do mundo físico e da atividade humana está no centro da abordagem geográfica regional.
O termo "geografia" vem do termo grego geo-significado "a terra" e - graphia significa "escrever", e muitos primeiros geógrafos fizeram exatamente isso: eles escreveram sobre o mundo. Ibn Battuta, por exemplo, era um estudioso do Marrocos e viajou extensivamente pela África e Ásia no século XIV. Eratóstenes é comumente considerado o "Pai da Geografia" e, de fato, ele literalmente escreveu o livro sobre o assunto no terceiro século a.C. Seu texto de três volumes, Geographica, incluía mapas de todo o mundo conhecido, incluindo diferentes zonas climáticas, a localização de centenas de cidades diferentes e um sistema de coordenadas. Este foi um texto revolucionário e altamente considerado, especialmente para o período. Eratóstenes também é creditada como a primeira pessoa a calcular a circunferência da Terra. Muitos primeiros geógrafos, como Eratóstenes, eram principalmente cartógrafos, referindo-se a pessoas que estudam e criam cientificamente mapas, e mapas antigos, como os usados ​​na Babilônia, na Polinésia e na Península Arábica, eram frequentemente usados ​​para navegação. Na Idade Média, à medida que a investigação acadêmica na Europa diminuía com a queda do Império Romano, o geógrafo muçulmano Muhammad al-Idrisi criou um dos mapas mais avançados dos tempos pré-modernos, inspirando futuros geógrafos da região.
Hoje, a geografia, embora utilize ferramentas e técnicas mais avançadas, baseia-se nos fundamentos estabelecidos por esses antecessores. O que une todos os geógrafos, sejam eles viajantes escrevendo sobre as culturas do mundo ou cartógrafos mapeando novas fronteiras, é uma atenção à perspectiva espacial. Como o geógrafo Harm deBlij explicou uma vez, existem três maneiras principais de olhar o mundo. Uma maneira é cronológica, como um historiador pode examinar a sequência dos eventos mundiais. Uma segunda maneira é sistemática, pois um sociólogo pode explorar os sistemas sociais existentes que ajudam a moldar as estruturas de desigualdade de um país. A terceira maneira é espacial, e esta é a perspectiva geográfica. Os geógrafos, quando confrontados com um problema global, fazem imediatamente as perguntas "Onde?" E "Por quê?" Embora a geografia seja uma disciplina ampla que inclua técnicas quantitativas como estatística e métodos qualitativos como entrevistas, todos os geógrafos compartilham essa maneira comum de olhar para a questão. O mundo a partir de uma perspectiva espacial.

Postar um comentário

0 Comentários