Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA


1.5 ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
O princípio unificador fundamental da geologia e do ciclo das rochas é a Teoria das Placas Tectônicas. A tectônica de placas descreve como as camadas da Terra se movem uma em relação à outra. Especificamente, a camada externa dividida em placas tectônicas ou litosféricas. À medida que as placas tectônicas flutuam em uma camada móvel chamada astenosfera, elas colidem, deslizam umas sobre as outras e se separam. Nesses limites de placas, formas terrestres significativas são criadas e as rochas que compõem as placas tectônicas se movem através do ciclo das rochas.
A Terra possui três camadas geológicas principais baseadas na composição química - crosta, manto e núcleo. A camada mais externa é a crosta e é composta principalmente de silício, oxigênio, alumínio, ferro e magnésio. Existem dois tipos de crosta, continental e oceânica. A crosta continental tem cerca de 50 quilômetros de espessura, representa a maioria dos continentes e é composto por rochas de baixa densidade. A crosta oceânica tem aproximadamente 10 quilômetros de espessura, compõe a maior parte do fundo do oceano e cobre cerca de 70% do planeta.
As placas tectônicas em movimento são feitas de crosta parte do manto superior. A crosta e parte do manto superior são rígidas e são denominadas litosfera.
O manto está abaixo da crosta e é a camada mais significativa em volume, estendendo-se a cerca de 2.900 km (1.800 milhas). O manto é feito de peridotita, uma rocha de alta densidade composta de sílica, ferro e magnésio. A parte superior deste material sólido é tão quente que é flexível e permite que as placas tectônicas flutuando sobre ele se movam em relação umas às outras.
Sob o manto, está o núcleo de 3.500 km (2.200 milhas) de espessura, feito de ferro e níquel. O núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido. Rotações dentro do núcleo metálico sólido e líquido geram o campo magnético da Terra.




Postar um comentário

0 Comentários