Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

DEFININDO RAÇA E ETNIA


 1.1 DEFININDO RAÇA E ETNIA
A ideia de raça refere-se a diferenças físicas superficiais que uma sociedade em particular considera significativas, enquanto a etnia descreve a cultura compartilhada. Além disso, o termo “grupos minoritários” descreve grupos subordinados ou que não têm poder na sociedade, independentemente da cor da pele ou do país de origem.
RAÇA
Raça, em termos biológicos, refere-se a uma maneira socialmente construída de identificar seres humanos com base em características físicas, resultantes da ancestralidade genética. A ancestralidade genética compartilhada é resultado do isolamento geográfico. O isolamento geográfico, desde a época da colonização e mesmo antes disso, diminuiu significativamente na maioria das áreas do mundo. Menos isolamento geográfico resulta na mistura de grupos raciais. Portanto, é difícil classificar as pessoas por raça com precisão.
A maioria dos biólogos, geógrafos e cientistas sociais assumiu uma posição oficial, rejeitando as explicações biológicas da raça. Com o tempo, a tipologia da raça que se desenvolveu durante as primeiras ciências raciais caiu em desuso, e a construção social da raça é uma maneira mais sociológica de entender as categorias raciais. A pesquisa nessa escola de pensamento sugere que a raça não é biologicamente identificável e que categorias raciais anteriores foram arbitrariamente designadas, com base na pseudociência, e usadas para justificar práticas racistas (Omi e Winant 1994; Graves 2003).
As concepções contemporâneas de raça, portanto, que tendem a se basear em pressupostos socioeconômicos, iluminam o quão longe a compreensão moderna da raça está das qualidades biológicas. Na sociedade moderna, algumas pessoas que se consideram “brancas” na verdade têm mais melanina (um pigmento que determina a cor da pele) do que outras que se identificam como “negras”.
A construção social da raça também se reflete na maneira como os nomes das categorias raciais mudam com a mudança dos tempos. Vale a pena notar que a raça, nesse sentido, também é um sistema de rotulagem que fornece uma fonte de identidade; rótulos específicos caem em desuso durante diferentes épocas sociais.
ETNIA
Etnia é um termo que descreve a cultura compartilhada - as práticas, valores e crenças de um grupo. Essa cultura pode incluir linguagem, religião e tradições compartilhadas, entre outros pontos em comum. Como raça, o termo etnia é difícil de descrever e seu significado mudou com o tempo. Além disso, como na raça, os indivíduos podem ser identificados ou se autoidentificar com etnias de maneiras complexas, até contraditórias. Por exemplo, grupos étnicos como irlandês, ítalo-americano, russo, judeu e sérvio podem ser grupos cujos membros são predominantemente incluídos na categoria racial "branca".
Geografia, idioma e religião compartilhados podem, muitas vezes, fatorar nas categorizações de grupos étnicos. Os grupos étnicos se diferenciam de um período para outro. A identidade étnica pode ser usada pelos indivíduos para se identificar com outras pessoas que compartilharam ascendência geográfica, cultural, histórica, linguística e religiosa; no entanto, como a raça, a etnia foi definida pelos estereótipos criados pelos grupos dominantes como um método de "Outro". Outro é um processo no qual um grupo, geralmente o grupo dominante, se vê e se representa como "nós / iguais" e outro grupo como "eles / outros".
A etnia, como a raça, continua a ser um método de identificação que os indivíduos e instituições usam atualmente - seja por meio do censo, iniciativas de ação afirmativa, leis de não discriminação ou simplesmente nas relações pessoais do dia a dia.

Postar um comentário

0 Comentários