Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

ASTEROIDES PRÓXIMOS DA TERRA


3.3 ASTEROIDES PRÓXIMOS DA TERRA
Mais de 4.500 asteroides cruzam a órbita da Terra; eles são asteroides próximos à Terra. Entre 500 e 1.000 destes têm mais de 1 km de diâmetro. Qualquer objeto cuja órbita cruze a Terra pode colidir com a Terra, e muitos asteroides o fazem. Em média, a cada ano uma rocha com cerca de 5 a 10 m de diâmetro atinge a Terra. Como os impactos anteriores de asteroides foram implicados em extinções em massa, os astrônomos estão sempre à procura de novos asteroides e seguem de perto os asteroides conhecidos próximos à Terra, para que possam prever uma possível colisão o mais cedo possível.
Os cientistas estão interessados ​​em asteroides porque são representantes do sistema solar mais antigo. Eventualmente, os asteroides poderiam ser extraídos para minerais raros ou projetos de construção no espaço. Algumas missões estudaram asteroides diretamente. A missão DAWN da NASA orbitou o asteroide Vesta de julho de 2011 a setembro de 2012 e está a caminho de encontrar o planeta anão Ceres em 2015.
Milhares de objetos, incluindo cometas e asteroides, estão aproximando-se do nosso sistema solar; alguns podem estar em rota de colisão com a Terra. Um meteoro é uma faixa de luz no céu. As pessoas as chamam de estrelas cadentes, mas são pequenos pedaços de matéria queimando ao entrar na atmosfera da Terra a partir do espaço.
Os meteoros são chamados meteoroides antes de atingirem a atmosfera da Terra. Os meteoroides são menores que os asteroides e variam do tamanho de rochas até o tamanho de pequenos grãos de areia. Objetos ainda menores são chamados de poeira interplanetária. Quando a Terra passa através de um aglomerado de meteoroides, ocorre uma chuva de meteoros. Esses aglomerados são frequentemente remanescentes deixados para trás por caudas de cometas.

Postar um comentário

0 Comentários