Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

A TEORIA DO BIG BANG


1.2 A TEORIA DO BIG BANG
A teoria do Big Bang é a explicação cosmológica mais amplamente aceita de como o universo se formou. Segundo a teoria do Big Bang, o universo começou cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Tudo o que está agora no universo foi espremido em um volume muito pequeno de massa quente e caótica. Uma enorme explosão, um grande estrondo - fez o universo começar a se expandir rapidamente. Toda a matéria e energia no universo e até o próprio espaço saíram dessa explosão. O que aconteceu antes do Big Bang? Não há como os cientistas saberem, pois não há evidências remanescentes.
Nos primeiros momentos após o Big Bang, o universo era inimaginavelmente quente e denso. À medida que o universo se expandia, tornou-se menos denso e começou a esfriar. Após apenas alguns segundos, prótons, nêutrons e elétrons se formaram. Após alguns minutos, essas partículas subatômicas se juntaram para criar hidrogênio. A energia no universo foi significativa o suficiente para iniciar a fusão nuclear, e os núcleos de hidrogênio foram fundidos em núcleos de hélio. Os primeiros átomos neutros que incluíam elétrons não se formaram até 380.000 anos depois.
O universo primitivo não era distribuído sem problemas pelo espaço. Densos aglomerados de matéria mantidos juntos pela gravidade estavam espalhados. Eventualmente, esses aglomerados formaram incontáveis ​​trilhões de estrelas, bilhões de galáxias e outras estruturas que agora formam a maior parte da massa visível do universo. Se olharmos para uma imagem de galáxias na extremidade do que podemos ver, estaremos observando grandes distâncias. No entanto, também estamos procurando um tipo diferente de distância. Como leva muito tempo para a luz de tão longe chegar até nós, também estamos olhando para trás no tempo.




Postar um comentário

0 Comentários