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QUESTÕES SOBRE PADRE JOSÉ DE ANCHIETA



1. (UFPE) “Se suas cartas não apresentam valor literário reconhecível, os demais aspectos da obra do missionário – um representado por criações literárias com objetivo pedagógico em relação à catequese, outro por criações desinteressadas – devem ser literariamente valorizados, sobretudo o teatro em verso”. 
O texto refere-se aos textos produzidos no século XVI por: 
a) José de Anchieta. 
b) Pero Vaz de Caminha. 
c) Antônio Vieira. 
d) Bento Teixeira. 
e) Manuel da Nóbrega.


2. (Unifor/CE) A obra catequética de José de Anchieta, os sermões do Padre Antônio Vieira e a lírica de Tomás Antônio Gonzaga:
a) representam gêneros e estilos diversos da literatura do período colonial;
b) constituem o que se costuma caracterizar como literatura de informação;
c) constituem obras do mesmo gênero, distribuídas em períodos diversos;
d) representam os momentos mais altos do estilo barroco;
e) constituem obras de gêneros diferentes, produzidas no século XVII.


3. (Fed. Lavras - MG) Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, exceto:
a) Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
b) Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos.
c) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
d) Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
e) Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.


4. (FEI-SP) Dos oito (autos) que lhe são atribuídos, o melhor é o intitulado na festa de São Lourenço, representado, pela primeira vez, em Niterói, em 1583. Seu autor é:
a) José de Anchieta.    
b) Gregório de Matos.    
c) Bento Teixeira.
d) Padre Manuel da Nóbrega.
e) Gabriel Soares de Sousa.


5. (UNIMEP) “Esta virtude estrangeira / me irrita sobremaneira./ Quem a teria trazido/com seus hábitos polidos estragando a terra inteira? /Quem é forte como eu? / Como eu, conceituado? / Sou diabo bem assado,/ Boa medida é beber / cauim até vomitar. / Que bom costume é bailar! /Adornar-se, andar pintado, / tingir penas, empenado / fumar e curandeirar / andar de negro pintado”.
(Auto de São Lourenço, José de Anchieta)
Nestes versos aparecem características da produção poética de José de Anchieta, exceto:
a) versos curtos de tradição popular;
b) preocupação catequética;
c) linguagem direta;
d) tensão e elaboração artística renascentista;
e) conflito entre o bem e o mal.


6. (UFMS) Assinale a única alternativa correta.
As manifestações literárias no Brasil do século XVI foram fundamentalmente:
a) relatos de viajantes e missionários estrangeiros e escritos catequéticos do padre José de Anchieta
b) poemas épicos indianistas e poesia lírica de caráter religioso.
c) teatro de sátira política e crônica sobre o cotidiano das pequenas cidades.
d) obras de caráter pedagógico, de circulação restrita.


7. (Ufam) Leia as estrofes abaixo, que constituem o início de um famoso poema chamado A Santa Inês:
“Cordeirinha linda,
como folga o povo
porque vossa vinda
lhe dá lume novo!
Cordeirinha santa,
de Iesu querida,
vossa santa vinda
o diabo espanta.”
Pela religiosidade e pelo didatismo do poema, seu autor só pode ser:
a) Frei Vicente do Salvador                     
b) José de Anchieta                                     
c) Gabriel Soares de Sousa
d) Pero Lopes de Sousa
e) Manuel da Nóbrega


8. (Ufam) A respeito das primeiras manifestações literárias no Brasil, NÃO é correto afirmar:
a) José de Anchieta escreveu um manual prático, intitulado Diálogo sobre a conversão do gentio, com evidentes intenções pedagógicas, nele expondo sobre a melhor forma de lidar com os indígenas.
b) Em sua Carta, Pero Vaz de Caminha descreveu a paisagem do litoral brasileiro e o aspecto físico dos índios, admirando-se da ausência de preconceito que eles demonstravam em relação ao próprio corpo e à nudez.
c) Pero de Magalhães Gandavo, demonstrando total incompreensão, julgou os índios de forma irônica, dizendo que, por não possuírem em sua língua as letras F, L e R, não podiam ter nem Fé, nem Lei, nem Rei.
d) Os textos dos viajantes, no primeiro século de vida do Brasil, foram escritos com o objetivo de informar a Coroa Portuguesa sobre as potencialidades econômicas da nova terra.
e) A Carta de Pero Vaz de Caminha é um documento fundado numa visão mercantilista (a conquista de bens materiais) e no espírito religioso (dilatação da fé cristã e a conquista de novas almas para a cristandade).


9. (UEL-PR) “José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, trouxe em sua bagagem, vindo da Canárias onde nasceu, mais do que seu pendor poético. Vinha ele com mais meia dúzia de bravos com a espantosa missão de converter e educar os índios, que seus olhos e dos outros, a princípio, não reconheciam qualquer cultura.”
DELACY, M. Introdução ao teatro. Petrópolis: Vozes,
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a prática de catequização de José de Anchieta, considere as afirmativas a seguir:
I. Para catequizar, Anchieta valeu-se de sua criatividade, usando cocares coloridos, pintura corporal e outros adereços que os indígenas lhe mostravam.
II.Com a missão de levar Jesus àqueles “bugres e incultos”, Anchieta se afastou de suas próprias crenças convertendo-se à religião daquele povo.
III. Com a finalidade de catequizar, Anchieta começou a escrever autos, baseados nos autos medievais, nas obras de Gil Vicente e em encenações espanholas.
IV. Para implantar a fé como lhe foi ordenado, Anchieta representava os autos na língua pátria de Portugal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.                     
b) I e IV.                    
c) II e IV.           
d) I, II e III.                
e) II, III e IV.


10. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
  

GABARITO

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