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QUESTÕES SOBRE OS REGIMES TOTALITÁRIOS IV



1. (UFSCAR SP/2008) Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo – genocídio, que surgiu em 1944 (...)
(Mark Mazower. Continente sombrio. SP: Companhia das Letras, 2001.)
O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio
a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos romenos no seu processo de independência.
d) dos etíopes na invasão italiana.
e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.


2. (UNIMONTES MG/2008) Sobre o Nazismo, é INCORRETO afirmar que
a) foi favorecido pela crise do capitalismo norte-americano no final da década de 1920, uma vez que a Alemanha já estava reinserida na economia mundial.
b) se tratava de um movimento político, sem qualquer relação com sentimentos e crenças anteriormente existentes na sociedade alemã.
c) o programa de metas do nazismo atraiu a classe média alemã porque ela estava temerosa do avanço do socialismo.
d) o nacional-socialismo nazista previa a criação da Grande Alemanha, entendida como espaço vital para a realização do “destino ariano”.



3. (URCA CE/2007) Constituiu característica do regime fascista na Itália:
a) Estado totalitário, corporativista, antidemocrático.
b) Apresentava um perfil revolucionário nos moldes socialistas. Por isso recebeu apoio das lideranças soviéticas, de quem foram os principais aliados na Segunda Guerra Mundial.
c) Estado liberal e democrático.
d) Elementos racistas, notadamente contra os judeus.
e) O Estado deveria estar à serviço do indivíduo, principal finalidade do governo do Duce.


4. (FGV/2008) “A revolução de Hitler é uma garantia suficiente de que o Comunismo russo não irá se propagar em direção ao Ocidente. A sólida burguesia alemã é uma fortaleza central da Europa.”
H.A.L.Fisher, History of Europe, 1936
O autor:
a) mostra isenção diante dos acontecimentos políticos que estavam ocorrendo naquele momento.
b) toma posição em favor da futura aliança entre democratas e comunistas na luta contra fascismo e nazismo.
c) manifesta uma visão pessimista sobre o futuro político da Europa, antevendo o período da guerra-fria.
d) expressa a política de apaziguamento praticada pelas democracias europeias com relação ao regime nazista.
e) revela afinidade ideológica com o nazismo, ao silenciar sobre o seu caráter militarista e expansionista.


5. (UFMG/2008) Leia este trecho:
“Camisas negras de Milão, camaradas operários!
Há cinco anos as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado.
Outra impõe-se pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e, quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais, mas também aos operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...]
O Estado deve resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência.”
Discurso de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177.
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que o fascismo italiano
a) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes.
b) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais.
c) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no corporativismo.
d) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o discurso socialista.



6. (UFU MG/2007) O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.
Trecho 1
“Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia – para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extraoficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina.”
Trecho 2
“Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica.
– Vamos botar essas três judias pra fora! – exclama de repente uma mulher. – Estaremos bem melhor sem elas.
Uma forte reprimenda faz com que ela se cale.
– Mais uma palavra – um homem mutilado diz asperamente – e quem vai ser jogada pra fora é você.”
BAUMAN, Janina. Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.
Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.
a) A perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois diferentes práticas antissemitas eram comuns no dia-a-dia em várias partes da Europa.
b) O catolicismo e o anglicanismo eram muito difundidos na Polônia já naquela época. Fato este que justificava o forte preconceito contra outras religiões, até mesmo antes do surgimento do nazismo.
c) O convívio entre praticantes de diferentes religiões é indesejável, sobretudo em regiões com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de violências.
d) Hostilidades, restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.


7. (UFU MG/2007) Considere o texto abaixo.
O filme 300, que chegou aos cinemas no início do ano de 2007, provocou nos meios de comunicação discussões e inquietações acerca das diferenças entre Ocidente e Oriente, tendo a “democracia” como um dos principais aspectos diferenciadores entre os dois pólos. Mesmo com a derrota momentânea diante dos persas, os gregos são exaltados no filme e na mídia como aqueles que jamais aceitariam o “domínio de um só homem que estivesse acima da lei” (Super Interessante, n.238, abr. 2007, p.72.). No entanto, a Democracia no mundo ocidental nem sempre esteve na ordem do dia, especialmente com relação as duas décadas que antecederam a II Grande Guerra Mundial.
Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:
a) a forma de governo adotada na Itália foi seguida por diversos países, entre eles Portugal, cuja longa tradição republicana mostrava-se abalada em tempos de crise.
b) nas nações ocidentais a exacerbação das desigualdades políticas, econômicas e sociais geradas pelo liberalismo favoreceu a ascensão de regimes antidemocráticos.
c) a democracia adotada pelas nações ocidentais, tal qual o modelo das cidades gregas, privilegiava a participação direta dos cidadãos nas decisões do Estado.
d) o surgimento da república de Weimar e do governo de Franco são exemplos da ascensão de regimes não democráticos na Europa.


8. (UESPI/2009) O fascismo propaga a violência política e destrói as liberdades democráticas. Na Itália, a chegada de Mussolini ao poder, com suas ideias fascistas:
a) fortaleceu as tendências militaristas, embora não abalasse a vida parlamentar.
b) afirmou o nacionalismo radical, atacando as ideias liberais e socialistas.
c) facilitou o surgimento de uma classe operária com autonomia sindical.
d) desfavoreceu a força da Igreja Católica, contrária à violência dos fascistas.
e) trouxe a recuperação econômica do país, sem a ajuda política dos industriais.



9. (UNIFESP SP/2009) Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos.
(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nuremberg, 1933, in O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.)
O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a
a) defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes.
b) recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico.
c) submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência.
d) ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação.
e) eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império).


10. (FMJ SP/2008) Mussolini tinha grande cuidado com as informações sobre sua vida pessoal. Seu gabinete enviava diariamente instruções para a imprensa. Devido a sua veneração pela juventude, era proibida qualquer menção à sua idade, aos seus netos ou ao seu aniversário. Nada podia ser dito sobre suas úlceras ou sobre o fato de que enxergava mal. Como todos os italianos deveriam ser “sérios”, não deviam ser publicadas fotos em que estivesse sorrindo. Os jornais eram informados se podiam ou não comentar seus discursos e, se pudessem, o que deveriam dizer. Caso as pessoas tivessem alguma dúvida “Mussolini está sempre certo”, como rezavam os escritos nas paredes dos edifícios de todo o país.
(Angelo Trento, Fascismo Italiano)
Nas paradas e desfiles pelas ruas ou nas manifestações de massa, estáticas, em praças públicas, a multidão se emocionava de maneira contagiante. Essa emoção mantinha-se após os espetáculos, dando ao povo alemão um ânimo, uma energia vital, que lhe permitia escapar à monotonia da vida cotidiana. O uso de uniforme, comum entre os militantes nazistas, servia à dissimulação das diferenças sociais e projetava a imagem de uma comunidade coesa e solidária. Os emblemas da águia e da cruz gamada, dispostos nas braçadeiras, nas bandeiras e nos estandartes, funcionavam como marca de identificação.
(Alcir Lenharo, Nazismo – triunfo da vontade)
Os textos referem-se a determinadas características dos regimes totalitários surgidos em países da Europa no período entre guerras (1918-1939). Essas características são, respectivamente,
a) o corporativismo, baseado na idéia de uma sociedade sem classes; e o expansionismo territorial, pregando a necessidade do espaço físico como condição do desenvolvimento da nação.
b) a ideologia racista, baseada na tese da superioridade do povo germânico, como representante da raça ariana; e o culto à personalidade, identificando o governante como o condutor do povo.
c) o uso da violência como recurso legítimo para se chegar a um fim; e a arregimentação da juventude com o objetivo de doutriná-la nas ideias do partido e na exaltação ao regime.
d) o culto à personalidade, criando a imagem do líder infalível e perfeito; e o mito da igualdade social, anulando as diferenças de classe e estimulando um nacionalismo emocional e exaltado.
e) a identificação da nação como um corpo vivo, dependente da participação de todas as classes sociais; e o racismo, que condicionava o desenvolvimento ao extermínio das raças inferiores.


11. (UCS RS/2009) Entre o fim da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda (1939), a Europa viveu uma das mais graves crises de sua história, cuja marca foi o surgimento de uma nova forma de poder político e de organização do Estado: o totalitarismo.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, com relação ao totalitarismo.
(__) É uma forma de organização do Estado na qual todo o poder se concentra nas mãos de um pequeno grupo de pessoas, organizado sob a forma de partido único. Esse partido conta geralmente com o apoio das massas, mas apenas seus dirigentes têm poder de decisão.
(__) Uma de suas principais características é o grande uso dos meios de comunicação de massa para difundir a ideologia do regime, exaltar o governo e a figura do líder. Esse bombardeio ideológico começa nas escolas, entre crianças pequenas, que são condicionadas a pensar de acordo com os
padrões e valores estabelecidos pelo partido único no poder.
(__) O Estado totalitário tenta controlar a vida pessoal dos cidadãos, reduzindo-os a autômatos obedientes ao partido no poder. Para isso, utiliza mecanismos de controle do cotidiano e estimula a delação até entre indivíduos da mesma família.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V
b) V – F – F
c) V – V – F
d) F – F – V
e) F – V – V


12. (CEFET PR/2009) Um dos tratados assinados após a Primeira Guerra Mundial pôs fim ao Império Austro-Húngaro e estipulava expressamente a proibição da união da Áustria com a Alemanha. Como se sabe, a Áustria, na tradição do Império Austro-Húngaro, era uma nação multiétnica e multicultural. Todavia, muitos austríacos de origem germânica aspiravam a uma nação livre das outras etnias. Aos olhos de Hitler, o ideal a seguir pela Áustria era o do pangermanismo e, em 13 de março de 1938, a Alemanha anunciou, oficialmente, a anexação da República Austríaca e a converteu numa província do Reich. Esse episódio passou para a história com a designação de:
a) Lebensraum
b) Schleswig-Holstein
c) Schutzstaffel
d) Anschluss
e) Reichssicherheitshauptamt


13. (ESPM/2009) O Anschluss, ocorrido em 1938, pode ser considerado uma ação ordenada por Hitler, que governava a Alemanha nazista, no sentido de
a) firmar o acordo conhecido como Eixo, reunindo a Alemanha e a Itália.
b) destruir a localidade de Guernica, na Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola.
c) ordenar a invasão da Tchecoslováquia, fato que deu início à Segunda Guerra Mundial.
d) ordenar o ataque contra sinagogas e estabelecimentos de negócios de propriedade de judeus na Alemanha.
e) anexar a Áustria à Alemanha, pois, segundo Hitler, povos de mesma língua deveriam estar unidos.


14. (UFPA/2009) Adolf Hitler deu início à II Guerra Mundial por acreditar em um tipo integral de controle do Estado alemão, o mais forte do planeta. À época, a Alemanha era considerada a
a) menor economia do mundo, embora fosse a mais avançada em tecnologia nuclear, o que permitia Hitler subjugar outras regiões ricas em urânio, como a Ucrânia.
b) única nação formada por uma população de raça pura, o que a tornava a mais aguerrida nos conflitos militares desenrolados em regiões pantanosas e infestadas de mosquitos.
c) supremacia das nações do Eixo, que inclusive dominava todo o Pacífico e controlava uma enorme rede de informação e de ações terroristas em território polonês.
d) maior potência industrial do mundo, além de ser detentora de um poderoso exército, violando as condições do Tratado de Versalhes, que previa a desmilitarização da Alemanha após a I Guerra Mundial.
e) nação que mais tinha investido na tecnologia de destruição, isto é, na instalação de crematórios e de câmaras de gás, a serem usados no extermínio dos japoneses, que dominavam o Pacífico.


15. (Mackenzie SP/2009) “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.”
Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.



16. (UECE/2009) A obra chamada Mein Kampf, cuja tradução é “Minha Luta”, escrita por Adolf Hitler, foi um veículo de propagação dos ideais nazistas e constitui-se em um documento importante para a compreensão da ideologia difundida pelo Partido Nacional Socialista alemão. Assinale o correto.
a) O ideal nazista não exaltou o nacionalismo, a pureza da raça alemã e a necessidade de crescimento e expansão da Alemanha.
b) O ideal nazista baseou-se na perspectiva nacionalista, na construção de um novo mundo e na superioridade do povo alemão.
c) O ideal nazista defendeu a união entre todos os povos, assim como, a extinção das fronteiras e a mistura das raças.
d) O Partido Nacional Socialista alemão foi contrário a difusão dos ideais nacionalistas pregados pelo ideal nazista


17. (UNIMONTES MG/2010) Como garantia, iniciou-se a nazificação das escolas e universidades. Todos os professores, dos jardins de infância à Universidade, foram compelidos a se filiarem à Liga Nacional-Socialista de professores e a ensinar o que lhes era ordenado. As universidades alemãs, outrora famosas por sua pesquisa científica, tornaram-se centros de ciência racista.
(BULLOCK, Alan. O século XX. São Paulo: Abril, 1968, p. 1513.)
O texto acima
a) comprova que os maiores intelectuais alemães trabalharam para ajudar a legitimar os argumentos étnicos, sociais e políticos do regime nazi.
b) revela a difusão e o poder do III Reich, o mais duradouro regime político entre as principais potências europeias no século XX.
c) comprova que o regime de Hitler era apoiado pela totalidade da população alemã, razão pela qual só um ataque externo pôde depor o Führer.
d) revela que o projeto nazista era conquistar todos os setores da sociedade, incluindo as diversas gerações, bem como os mais escolarizados.


18. (FATEC SP/2010) Considere o texto a seguir:
No dia 26 de abril, pela manhã, os pilotos concretizaram a missão de massacrar Guernica e Durango com bombas incendiárias. A estratégia perdurou durante todo o mês de maio. Em 19 de junho de 1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram que partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio.
(RICHARD, Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Le monde Diplomatique. Abril de 2007.) (http://diplo.org.br/2007-04,a1541. Acesso em 08.03.2010.)
Os ataques descritos fazem parte do contexto
a) da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do governo inglês aos ataques sofridos anterior-mente pela Luftwaffe.
b) da Guerra Civil Espanhola, em que aviões nazistas bombardearam cidades espanholas numa clara demonstração de força da aviação nazista.
c) da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de Hitler à recusa de Franco de entrar na guerra ao lado do Eixo.
d) da Revolução Mexicana, em que aviões do go-verno de Porfirio Díaz aniquilaram as cidades zapatistas.
e) da Revolução Russa, uma reação do Exército Vermelho à tentativa do regime czarista de retornar ao poder.



19. (FGV/2011) Em 1936, a Espanha viu-se envolvida em uma sangrenta guerra civil que se estendeu até 1939 e causou cerca de um milhão de mortos. A respeito desse conflito, é correto afirmar:
a) Foi provocado por uma revolução popular que proclamou a república, estabeleceu um regime socialista em fevereiro de 1936 e contou com o apoio de tropas do exército soviético.
b) Foi provocado pela reação de setores conservadores e antirrepublicanos à vitória da Frente Popular nas eleições de fevereiro de 1936 e contou com o apoio de forças militares nazifascistas.
c) Foi provocado pelo movimento separatista da Catalunha, que se recusou a integrar a República espanhola a partir de 1936 e contou com a intervenção militar de tropas francesas.
d) Foi provocado por setores antimonarquistas derrotados nas eleições de fevereiro de 1936 e que desejavam proclamar uma república na Espanha, e contou com o apoio de brigadas de voluntários vindos de diversos países.
e) Foi provocado pela reação de monarquistas, militares, fascistas e setores da Igreja católica contra a instauração da república na Espanha, em 1931, e contou com o apoio de tropas militares da Inglaterra.



20. (IBMEC RJ/2011) Nos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados em 1936, o atleta norte-americano Jesse Owens foi o ganhador de quatro medalhas de ouro, tendo na disputa do salto em distância cravado 8,06 metros (novo recorde olímpico), ficando com a prata o alemão Lutz Long. Indignado, Adolf Hitler abandonou o estádio, antes da cerimônia de premiação. Tomando como referência as características ideológicas do nazismo, foi determinante para a irritação de Hitler:
a) o fato do atleta ser afrodescendente, colocando em xeque a superioridade da raça ariana;
b) a vitória ter sido de um atleta norte-americano, país rival declarado dos alemães, em função da prática naquele país do capitalismo;
c) a presença ostensiva da imprensa internacional, contrariando a tradição antidemocrática da Alemanha nazista;
d) ser Jesse Owens, reconhecidamente, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos e crítico feroz do nazifascismo;
e) a hipótese de condecorar um mero soldado do exército dos Estados Unidos.


21. (UESPI/2011) Os sistemas totalitários impediram o aprofundamento da convivência democrática, em muitos países da Europa. No século XX, o fascismo dominou, com Mussolini no poder. O fascismo italiano, por exemplo:
a) divulgou uma concepção militar e autoritária de mundo, incentivando o imperialismo e a censura.
b) trouxe o crescimento dos preconceitos raciais contra os africanos, respeitando, porém, a cultura judaica tradicional.
c) centralizou a organização econômica, mas não proibiu a vida partidária nos grandes centros urbanos.
d) era diferente do nazismo alemão, pois evitou as censuras artísticas e celebrou o passado renascentista com destaque.
e) criticou a industrialização e defendeu ideias corporativistas, sem, contudo, admitir a formação de sindicatos urbanos.



22. (UFF RJ/2011) Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.
a) Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929.
b) Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim.
c) Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real.
d) Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano.
e) Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud.


23. (UPE/2011) O totalitarismo foi um fenômeno político da Europa do pós-Primeira Guerra, que acentuou as tensões políticas de então, contribuindo para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Na Europa Ocidental, países, como a Alemanha, a Itália e a Espanha, assistiram a governos baseados em preceitos totalitários. Sobre essa realidade, é CORRETO afirmar que
a) a ascensão política de Hitler na Alemanha não contou com o apoio de manifestações populares nem com a receptividade de suas propostas políticas em eleições.
b) na Itália, Mussolini só conseguiu chegar ao controle do Estado com o apoio do partido nazista alemão.
c) o caráter antissemita do totalitarismo de direita só se manifestou de forma acentuada, na Itália fascista.
d) o apoio da Alemanha nazista foi de suma importância para a vitória das forças de direita na Guerra Civil Espanhola e para a subida de Franco ao poder.
e) apesar de compactuar com posturas políticas da Alemanha hitlerista, a Itália permaneceu neutra durante toda a Segunda Guerra Mundial.



24. (UDESC SC/2011) Mesmo que vitoriosas na Primeira Guerra Mundial, as chamadas democracias liberais não puderam evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica europeia, das ameaças dos comunistas motivados pela revolução russa de 1917 e da insatisfação de alguns países, a exemplo da Alemanha, com o que foi resolvido nos acordos de paz. Assim, no período conhecido por entreguerras pode-se observar a emergência de fenômenos como o totalitarismo.
Sobre o período citado e o totalitarismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
(__) Nesse período o fascismo italiano e o nazismo alemão foram apoiados por grande parte da população desses países.
(__) Na Itália, o Duce, Mussolini, implantou regime de exceção, dissolveu partidos políticos, fechou jornais e criou um Estado interventor e autoritário.
(__) Hitler, na Alemanha, teve uma ação mais discreta, evitando a propaganda e investindo fortemente na política de boa vizinhança, seguida pelos norte-americanos na década de 40.
(__) Em Portugal, Salazar, na condição de chefe de governo ainda em 1932, não mediu esforços para evitar que o totalitarismo e a ditadura chegassem a Portugal.
(__) Semelhante ao fascismo italiano, na Espanha foram criadas corporações de trabalho e partido único em 1924.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F – F
b) V – F – V – V – F
c) F – F – V – F – V
d) F – V – F – V – V
e) V – V – F – F – V



25. (UFU MG/2011) Sobre as características da propaganda nazista, assinale a alternativa correta.
a) A ascensão de Hitler se deu pela natureza científica de suas afirmações, sendo a propaganda e o terror utilizados apenas quando se tratava da oposição política.
b) A propaganda utiliza fundamentos dissociados da cultura e das disposições sociais da população, por esta razão usa de insinuações indiretas, veladas.
c) O terror e a propaganda tiveram semelhante grau de importância no estabelecimento da ideologia nazista, ao mostrar à população os benefícios de quem a ela aderisse e o horror destinado aos inimigos.
d) A ameaça, a efetiva violência, o uso político da ciência e a propaganda alinhada aos princípios culturais de um povo nunca foram usados como estratégia de doutrinação das massas.


GABARITO

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