1. (UFSCAR SP/2008) Esse mundo novo de
extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem
a um novo termo – genocídio, que surgiu em 1944 (...)
(Mark Mazower.
Continente sombrio. SP: Companhia das Letras, 2001.)
O termo
genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio
a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos romenos no seu processo de independência.
d) dos etíopes na invasão italiana.
e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.
2. (UNIMONTES
MG/2008) Sobre o Nazismo, é INCORRETO afirmar que
a) foi favorecido pela crise do capitalismo norte-americano no final da
década de 1920, uma vez que a Alemanha já estava reinserida na economia
mundial.
b) se tratava de um movimento político, sem qualquer relação com
sentimentos e crenças anteriormente existentes na sociedade alemã.
c) o programa de metas do nazismo atraiu a classe média alemã porque ela
estava temerosa do avanço do socialismo.
d) o nacional-socialismo nazista previa a criação da Grande Alemanha,
entendida como espaço vital para a realização do “destino ariano”.
3. (URCA CE/2007) Constituiu característica do regime fascista na Itália:
a) Estado
totalitário, corporativista, antidemocrático.
b) Apresentava
um perfil revolucionário nos moldes socialistas. Por isso recebeu apoio das
lideranças soviéticas, de quem foram os principais aliados na Segunda Guerra
Mundial.
c) Estado
liberal e democrático.
d) Elementos
racistas, notadamente contra os judeus.
e) O Estado
deveria estar à serviço do indivíduo, principal finalidade do governo do Duce.
4. (FGV/2008) “A revolução de Hitler é uma garantia suficiente de que o Comunismo
russo não irá se propagar em direção ao Ocidente. A sólida burguesia alemã é uma
fortaleza central da Europa.”
H.A.L.Fisher, History of Europe, 1936
O autor:
a) mostra
isenção diante dos acontecimentos políticos que estavam ocorrendo naquele
momento.
b) toma posição
em favor da futura aliança entre democratas e comunistas na luta contra
fascismo e nazismo.
c) manifesta uma
visão pessimista sobre o futuro político da Europa, antevendo o período da
guerra-fria.
d) expressa a
política de apaziguamento praticada pelas democracias europeias com relação ao
regime nazista.
e) revela
afinidade ideológica com o nazismo, ao silenciar sobre o seu caráter
militarista e expansionista.
5. (UFMG/2008) Leia este trecho:
“Camisas
negras de Milão, camaradas operários!
Há cinco anos
as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia
debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da
economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e
irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia
da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários
do Estado.
Outra impõe-se
pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e,
quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais, mas também aos
operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença
existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...]
O Estado deve
resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato
paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência.”
Discurso de
Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In:
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea
(1789-1963). São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177.
A partir dessa
leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO
afirmar que o fascismo italiano
a) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social
coletivista, sem classes.
b) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento
unificador das forças sociais.
c) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e
baseada no corporativismo.
d) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que
rivalizava com o discurso socialista.
6. (UFU MG/2007) O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985,
relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos
finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.
Trecho 1
“Àquela época, era difícil para qualquer um
ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia – para uma moça ou
um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não
tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara
restrição extraoficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial
nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina.”
Trecho 2
“Os guardas obrigam mais e mais pessoas a
entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e
blasfemam, uma pessoa fica histérica.
– Vamos botar essas três judias pra fora! –
exclama de repente uma mulher. – Estaremos bem melhor sem elas.
Uma forte reprimenda faz com que ela se cale.
– Mais uma palavra – um homem mutilado diz
asperamente – e quem vai ser jogada pra fora é você.”
BAUMAN, Janina. Inverno na Manhã. Uma jovem
no Gueto de Varsóvia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.
Considerando a narrativa apresentada e o
contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.
a) A
perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois
diferentes práticas antissemitas eram comuns no dia-a-dia em várias partes da
Europa.
b) O catolicismo
e o anglicanismo eram muito difundidos na Polônia já naquela época. Fato este
que justificava o forte preconceito contra outras religiões, até mesmo antes do
surgimento do nazismo.
c) O convívio
entre praticantes de diferentes religiões é indesejável, sobretudo em regiões
com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de
violências.
d) Hostilidades,
restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o
holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.
7. (UFU MG/2007) Considere o texto abaixo.
O filme 300, que chegou aos cinemas no início
do ano de 2007, provocou nos meios de comunicação discussões e inquietações
acerca das diferenças entre Ocidente e Oriente, tendo a “democracia” como um
dos principais aspectos diferenciadores entre os dois pólos. Mesmo com a
derrota momentânea diante dos persas, os gregos são exaltados no filme e na
mídia como aqueles que jamais aceitariam o “domínio de um só homem que
estivesse acima da lei” (Super Interessante, n.238, abr. 2007, p.72.). No
entanto, a Democracia no mundo ocidental nem sempre esteve na ordem do dia,
especialmente com relação as duas décadas que antecederam a II Grande Guerra
Mundial.
Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:
a) a forma de
governo adotada na Itália foi seguida por diversos países, entre eles Portugal,
cuja longa tradição republicana mostrava-se abalada em tempos de crise.
b) nas nações
ocidentais a exacerbação das desigualdades políticas, econômicas e sociais
geradas pelo liberalismo favoreceu a ascensão de regimes antidemocráticos.
c) a democracia
adotada pelas nações ocidentais, tal qual o modelo das cidades gregas,
privilegiava a participação direta dos cidadãos nas decisões do Estado.
d) o surgimento
da república de Weimar e do governo de Franco são exemplos da ascensão de
regimes não democráticos na Europa.
8. (UESPI/2009) O fascismo propaga a
violência política e destrói as liberdades democráticas. Na Itália, a chegada
de Mussolini ao poder, com suas ideias fascistas:
a) fortaleceu as tendências militaristas, embora não abalasse a vida
parlamentar.
b) afirmou o nacionalismo radical, atacando as ideias liberais e
socialistas.
c) facilitou o surgimento de uma classe operária com autonomia sindical.
d) desfavoreceu a força da Igreja Católica, contrária à violência dos
fascistas.
e) trouxe a recuperação econômica do país, sem a ajuda política dos
industriais.
9. (UNIFESP SP/2009) Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem
já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só
peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo
seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos
que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser
pacíficos.
(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de
Nuremberg, 1933, in O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.)
O trecho identifica algumas das
características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945.
Entre elas, a
a) defesa da
adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes.
b) recusa do uso
da violência, expressa na ideia de povo pacífico.
c) submissão total da sociedade ao Estado,
expressa na ideia de obediência.
d) ampliação do
acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação.
e) eliminação
das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império).
10. (FMJ SP/2008) Mussolini tinha grande cuidado com as informações sobre sua vida
pessoal. Seu gabinete enviava diariamente instruções para a imprensa. Devido a
sua veneração pela juventude, era proibida qualquer menção à sua idade, aos
seus netos ou ao seu aniversário. Nada podia ser dito sobre suas úlceras ou
sobre o fato de que enxergava mal. Como todos os italianos deveriam ser
“sérios”, não deviam ser publicadas fotos em que estivesse sorrindo. Os jornais
eram informados se podiam ou não comentar seus discursos e, se pudessem, o que
deveriam dizer. Caso as pessoas tivessem alguma dúvida “Mussolini está sempre
certo”, como rezavam os escritos nas paredes dos edifícios de todo o país.
(Angelo Trento, Fascismo Italiano)
Nas paradas e desfiles pelas ruas ou nas
manifestações de massa, estáticas, em praças públicas, a multidão se emocionava
de maneira contagiante. Essa emoção mantinha-se após os espetáculos, dando ao
povo alemão um ânimo, uma energia vital, que lhe permitia escapar à monotonia
da vida cotidiana. O uso de uniforme, comum entre os militantes nazistas,
servia à dissimulação das diferenças sociais e projetava a imagem de uma
comunidade coesa e solidária. Os emblemas da águia e da cruz gamada, dispostos
nas braçadeiras, nas bandeiras e nos estandartes, funcionavam como marca de
identificação.
(Alcir Lenharo, Nazismo – triunfo da vontade)
Os textos referem-se a determinadas
características dos regimes totalitários surgidos em países da Europa no
período entre guerras (1918-1939). Essas características são, respectivamente,
a) o
corporativismo, baseado na idéia de uma sociedade sem classes; e o
expansionismo territorial, pregando a necessidade do espaço físico como
condição do desenvolvimento da nação.
b) a ideologia
racista, baseada na tese da superioridade do povo germânico, como representante
da raça ariana; e o culto à personalidade, identificando o governante como o
condutor do povo.
c) o uso da
violência como recurso legítimo para se chegar a um fim; e a arregimentação da
juventude com o objetivo de doutriná-la nas ideias do partido e na exaltação ao
regime.
d) o culto à
personalidade, criando a imagem do líder infalível e perfeito; e o mito da
igualdade social, anulando as diferenças de classe e estimulando um
nacionalismo emocional e exaltado.
e) a
identificação da nação como um corpo vivo, dependente da participação de todas
as classes sociais; e o racismo, que condicionava o desenvolvimento ao
extermínio das raças inferiores.
11. (UCS RS/2009) Entre o fim da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda
(1939), a Europa viveu uma das mais graves crises de sua história, cuja marca
foi o surgimento de uma nova forma de poder político e de organização do
Estado: o totalitarismo.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das
proposições abaixo, com relação ao totalitarismo.
(__) É uma forma de
organização do Estado na qual todo o poder se concentra nas mãos de um pequeno
grupo de pessoas, organizado sob a forma de partido único. Esse partido conta
geralmente com o apoio das massas, mas apenas seus dirigentes têm poder de
decisão.
(__) Uma de suas
principais características é o grande uso dos meios de comunicação de massa
para difundir a ideologia do regime, exaltar o governo e a figura do líder.
Esse bombardeio ideológico começa nas escolas, entre crianças pequenas, que são
condicionadas a pensar de acordo com os
padrões e valores estabelecidos pelo partido
único no poder.
(__) O Estado
totalitário tenta controlar a vida pessoal dos cidadãos, reduzindo-os a
autômatos obedientes ao partido no poder. Para isso, utiliza mecanismos de
controle do cotidiano e estimula a delação até entre indivíduos da mesma
família.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V
b) V – F – F
c) V – V – F
d) F – F – V
e) F – V – V
12. (CEFET PR/2009) Um dos tratados assinados após a Primeira Guerra Mundial pôs fim ao
Império Austro-Húngaro e estipulava expressamente a proibição da união da
Áustria com a Alemanha. Como se sabe, a Áustria, na tradição do Império Austro-Húngaro,
era uma nação multiétnica e multicultural. Todavia, muitos austríacos de origem
germânica aspiravam a uma nação livre das outras etnias. Aos olhos de Hitler, o
ideal a seguir pela Áustria era o do pangermanismo e, em 13 de março de 1938, a
Alemanha anunciou, oficialmente, a anexação da República Austríaca e a
converteu numa província do Reich. Esse episódio passou para a história com a
designação de:
a) Lebensraum
b)
Schleswig-Holstein
c) Schutzstaffel
d) Anschluss
e)
Reichssicherheitshauptamt
13. (ESPM/2009) O Anschluss, ocorrido em 1938, pode ser considerado uma ação ordenada
por Hitler, que governava a Alemanha nazista, no sentido de
a) firmar o
acordo conhecido como Eixo, reunindo a Alemanha e a Itália.
b) destruir a
localidade de Guernica, na Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola.
c) ordenar a
invasão da Tchecoslováquia, fato que deu início à Segunda Guerra Mundial.
d) ordenar o
ataque contra sinagogas e estabelecimentos de negócios de propriedade de judeus
na Alemanha.
e) anexar a Áustria à Alemanha, pois, segundo
Hitler, povos de mesma língua deveriam estar unidos.
14. (UFPA/2009) Adolf Hitler deu início à II Guerra Mundial por acreditar em um tipo
integral de controle do Estado alemão, o mais forte do planeta. À época, a
Alemanha era considerada a
a) menor
economia do mundo, embora fosse a mais avançada em tecnologia nuclear, o que
permitia Hitler subjugar outras regiões ricas em urânio, como a Ucrânia.
b) única nação
formada por uma população de raça pura, o que a tornava a mais aguerrida nos
conflitos militares desenrolados em regiões pantanosas e infestadas de
mosquitos.
c) supremacia
das nações do Eixo, que inclusive dominava todo o Pacífico e controlava uma
enorme rede de informação e de ações terroristas em território polonês.
d) maior potência industrial do mundo, além
de ser detentora de um poderoso exército, violando as condições do Tratado de
Versalhes, que previa a desmilitarização da Alemanha após a I Guerra Mundial.
e) nação que
mais tinha investido na tecnologia de destruição, isto é, na instalação de
crematórios e de câmaras de gás, a serem usados no extermínio dos japoneses,
que dominavam o Pacífico.
15. (Mackenzie SP/2009) “O fascismo não é apenas
fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter,
sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e
disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar
completamente.”
Benito
Mussolini
O governo
fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz
de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina
fascista era
a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a
educação infantil e com a militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles
paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a
excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o
indivíduo de uma mente analítica.
e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos
indivíduos, futuros construtores da nação.
16. (UECE/2009) A obra chamada Mein Kampf, cuja tradução é “Minha Luta”, escrita por
Adolf Hitler, foi um veículo de propagação dos ideais nazistas e constitui-se
em um documento importante para a compreensão da ideologia difundida pelo
Partido Nacional Socialista alemão. Assinale o correto.
a) O ideal
nazista não exaltou o nacionalismo, a pureza da raça alemã e a necessidade de
crescimento e expansão da Alemanha.
b) O ideal
nazista baseou-se na perspectiva nacionalista, na construção de um novo mundo e
na superioridade do povo alemão.
c) O ideal
nazista defendeu a união entre todos os povos, assim como, a extinção das
fronteiras e a mistura das raças.
d) O Partido
Nacional Socialista alemão foi contrário a difusão dos ideais nacionalistas
pregados pelo ideal nazista
17. (UNIMONTES MG/2010) Como garantia, iniciou-se a nazificação das escolas e universidades.
Todos os professores, dos jardins de infância à Universidade, foram compelidos
a se filiarem à Liga Nacional-Socialista de professores e a ensinar o que lhes
era ordenado. As universidades alemãs, outrora famosas por sua pesquisa
científica, tornaram-se centros de ciência racista.
(BULLOCK, Alan. O século XX. São Paulo:
Abril, 1968, p. 1513.)
O texto acima
a) comprova que
os maiores intelectuais alemães trabalharam para ajudar a legitimar os
argumentos étnicos, sociais e políticos do regime nazi.
b) revela a
difusão e o poder do III Reich, o mais duradouro regime político entre as
principais potências europeias no século XX.
c) comprova que
o regime de Hitler era apoiado pela totalidade da população alemã, razão pela
qual só um ataque externo pôde depor o Führer.
d) revela que
o projeto nazista era conquistar todos os setores da sociedade, incluindo as
diversas gerações, bem como os mais escolarizados.
18. (FATEC SP/2010) Considere o texto a
seguir:
No dia 26 de
abril, pela manhã, os pilotos concretizaram a missão de massacrar Guernica e
Durango com bombas incendiárias. A estratégia perdurou durante todo o mês de
maio. Em 19 de junho de 1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram que
partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio.
(RICHARD,
Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Le monde Diplomatique. Abril de 2007.)
(http://diplo.org.br/2007-04,a1541. Acesso em 08.03.2010.)
Os ataques
descritos fazem parte do contexto
a) da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do governo inglês aos ataques
sofridos anterior-mente pela Luftwaffe.
b) da Guerra Civil Espanhola, em que aviões nazistas bombardearam
cidades espanholas numa clara demonstração de força da aviação nazista.
c) da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de Hitler à recusa de Franco de
entrar na guerra ao lado do Eixo.
d) da Revolução Mexicana, em que aviões do go-verno de Porfirio Díaz
aniquilaram as cidades zapatistas.
e) da Revolução Russa, uma reação do Exército Vermelho à tentativa do
regime czarista de retornar ao poder.
19. (FGV/2011) Em 1936, a Espanha viu-se
envolvida em uma sangrenta guerra civil que se estendeu até 1939 e causou cerca
de um milhão de mortos. A respeito desse conflito, é correto afirmar:
a) Foi provocado por uma revolução popular que proclamou a república,
estabeleceu um regime socialista em fevereiro de 1936 e contou com o apoio de
tropas do exército soviético.
b) Foi provocado pela reação de setores conservadores e
antirrepublicanos à vitória da Frente Popular nas eleições de fevereiro de 1936
e contou com o apoio de forças militares nazifascistas.
c) Foi provocado pelo movimento separatista da Catalunha, que se recusou a
integrar a República espanhola a partir de 1936 e contou com a intervenção
militar de tropas francesas.
d) Foi provocado por setores antimonarquistas derrotados nas eleições de
fevereiro de 1936 e que desejavam proclamar uma república na Espanha, e contou
com o apoio de brigadas de voluntários vindos de diversos países.
e) Foi provocado pela reação de monarquistas, militares, fascistas e
setores da Igreja católica contra a instauração da república na Espanha, em
1931, e contou com o apoio de tropas militares da Inglaterra.
20. (IBMEC RJ/2011) Nos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados em 1936, o atleta
norte-americano Jesse Owens foi o ganhador de quatro medalhas de ouro, tendo na
disputa do salto em distância cravado 8,06 metros (novo recorde olímpico),
ficando com a prata o alemão Lutz Long. Indignado, Adolf Hitler abandonou o
estádio, antes da cerimônia de premiação. Tomando como referência as
características ideológicas do nazismo, foi determinante para a irritação de
Hitler:
a) o fato do
atleta ser afrodescendente, colocando em xeque a superioridade da raça ariana;
b) a vitória ter
sido de um atleta norte-americano, país rival declarado dos alemães, em função
da prática naquele país do capitalismo;
c) a presença
ostensiva da imprensa internacional, contrariando a tradição antidemocrática da
Alemanha nazista;
d) ser Jesse
Owens, reconhecidamente, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos e
crítico feroz do nazifascismo;
e) a hipótese de
condecorar um mero soldado do exército dos Estados Unidos.
21. (UESPI/2011) Os sistemas totalitários
impediram o aprofundamento da convivência democrática, em muitos países da
Europa. No século XX, o fascismo dominou, com Mussolini no poder. O fascismo
italiano, por exemplo:
a) divulgou uma concepção militar e autoritária de mundo, incentivando
o imperialismo e a censura.
b) trouxe o crescimento dos preconceitos raciais contra os africanos,
respeitando, porém, a cultura judaica tradicional.
c) centralizou a organização econômica, mas não proibiu a vida partidária
nos grandes centros urbanos.
d) era diferente do nazismo alemão, pois evitou as censuras artísticas e
celebrou o passado renascentista com destaque.
e) criticou a industrialização e defendeu ideias corporativistas, sem,
contudo, admitir a formação de sindicatos urbanos.
22. (UFF RJ/2011) Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em
decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as
matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.
Assinale a alternativa que relaciona
corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a
1930.
a) Começo da
militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929.
b) Início da
hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do
Muro de Berlim.
c) Ascensão do
nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real.
d) Fim da
hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais
críticos do liberalismo, como o fascismo italiano.
e) Inauguração
dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas
com Freud.
23. (UPE/2011) O totalitarismo foi um
fenômeno político da Europa do pós-Primeira Guerra, que acentuou as tensões
políticas de então, contribuindo para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Na
Europa Ocidental, países, como a Alemanha, a Itália e a Espanha, assistiram a
governos baseados em preceitos totalitários. Sobre essa realidade, é CORRETO
afirmar que
a) a ascensão política de Hitler na Alemanha não contou com o apoio de
manifestações populares nem com a receptividade de suas propostas políticas em
eleições.
b) na Itália, Mussolini só conseguiu chegar ao controle do Estado com o
apoio do partido nazista alemão.
c) o caráter antissemita do totalitarismo de direita só se manifestou de
forma acentuada, na Itália fascista.
d) o apoio da Alemanha nazista foi de suma importância para a vitória
das forças de direita na Guerra Civil Espanhola e para a subida de Franco ao
poder.
e) apesar de compactuar com posturas políticas da Alemanha hitlerista, a
Itália permaneceu neutra durante toda a Segunda Guerra Mundial.
24. (UDESC SC/2011) Mesmo que vitoriosas na
Primeira Guerra Mundial, as chamadas democracias liberais não puderam evitar a
crise generalizada diante da desorganização econômica europeia, das ameaças dos
comunistas motivados pela revolução russa de 1917 e da insatisfação de alguns
países, a exemplo da Alemanha, com o que foi resolvido nos acordos de paz.
Assim, no período conhecido por entreguerras pode-se observar a emergência de
fenômenos como o totalitarismo.
Sobre o
período citado e o totalitarismo, analise as proposições e assinale (V) para
verdadeira ou (F) para falsa.
(__) Nesse período o fascismo italiano e o nazismo alemão foram apoiados por
grande parte da população desses países.
(__) Na Itália, o Duce, Mussolini, implantou regime de exceção, dissolveu
partidos políticos, fechou jornais e criou um Estado interventor e autoritário.
(__) Hitler, na Alemanha, teve uma ação mais discreta, evitando a propaganda
e investindo fortemente na política de boa vizinhança, seguida pelos
norte-americanos na década de 40.
(__) Em Portugal, Salazar, na condição de chefe de governo ainda em 1932,
não mediu esforços para evitar que o totalitarismo e a ditadura chegassem a
Portugal.
(__) Semelhante ao fascismo
italiano, na Espanha foram criadas corporações de trabalho e partido único em
1924.
Assinale a
alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F – F
b) V – F – V – V – F
c) F – F – V – F – V
d) F – V – F – V – V
e) V – V – F – F – V
25. (UFU MG/2011) Sobre as características da propaganda nazista, assinale a alternativa
correta.
a) A ascensão de
Hitler se deu pela natureza científica de suas afirmações, sendo a propaganda e
o terror utilizados apenas quando se tratava da oposição política.
b) A propaganda
utiliza fundamentos dissociados da cultura e das disposições sociais da
população, por esta razão usa de insinuações indiretas, veladas.
c) O terror e
a propaganda tiveram semelhante grau de importância no estabelecimento da
ideologia nazista, ao mostrar à população os benefícios de quem a ela aderisse
e o horror destinado aos inimigos.
d) A ameaça, a
efetiva violência, o uso político da ciência e a propaganda alinhada aos
princípios culturais de um povo nunca foram usados como estratégia de
doutrinação das massas.
GABARITO
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