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QUESTÕES SOBRE OS REGIMES TOTALITÁRIOS III



1. (PUC RJ/2006) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi uma das experiências que, nas suas particularidades, representou grande parte das contradições políticas do cenário europeu, durante o entreguerras (1919-1939). Sobre esse acontecimento, podemos afirmar que:
I. na década de 1930, a sociedade espanhola foi palco de crescente polarização, no tocante à promoção de determinadas reformas sociais, entre os nacionais-socialistas, agrupados na Falange, e diversas facções políticas de esquerda, reunidas na Frente Popular.
II. com a vitória da Frente Popular, nas eleições de 1936, militares conservadores e nacionalistas, sob o comando do General Francisco Franco, iniciaram a guerra civil que culminou com a vitória dos grupos franquistas, em 1939, e a implantação de regime ditatorial, em vigor até 1975.
III. o bombardeio da vila de Guernica, em 1937, pela aviação alemã, em apoio à ofensiva das tropas de Franco, tornou-se, na tela pintada por Pablo Picasso, um dos episódios símbolo das atrocidades que caracterizaram a Guerra Civil Espanhola.
IV. o governo republicano da Frente Popular, a despeito dos apelos realizados, pouca ajuda recebeu de governos e/ou voluntários estrangeiros, não oferecendo resistência ostensiva ao golpe militar franquista.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.



2. (PUC MG/2006) “Hitler considerava que a propaganda deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta o nível de compreensão dos mais baixos. [...] O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos.”
LENHARO, Alcir. Nazismo, o triunfo da vontade. São Paulo: Ática. 1990. p. 47-48. Considerando o trecho acima, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) a liberdade de imprensa foi suprimida, e a comunicação passou a ser controlada pelo partido nazista, que incorporou a vontade do povo alemão.
b) o esporte e os grandes espetáculos públicos foram explorados pelo nazismo como forma de reafirmar a superioridade racial ariana.
c) o projeto cultural do nazismo estimulava valores tipicamente cosmopolitas, em detrimento das expressões tradicionais locais e dos costumes rurais.
d) o nazismo recorreu à construção de grandes obras arquitetônicas como forma de promover a coesão das massas e a consciência nacional.



3. (UDESC SC/2005) Após a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica do capitalismo liberal, em 1929, assistiu-se à expansão de movimentos autoritários de extrema direita, que tiveram no fascismo e no nazismo seus mais importantes exemplos.
Sobre esse contexto histórico, é INCORRETO afirmar:
a) Na Alemanha, grande derrotada na Primeira Guerra Mundial, o regime nazista preconizava uma forte oposição ao capitalismo e a adesão ao socialismo.
b) A juventude e os trabalhadores alemães foram enquadrados em organizações que pregavam o militarismo e a superioridade racial.
c) Na Itália fascista, Benito Mussolini ascendeu ao poder prometendo a restauração da grandeza italiana, inspirada nos tempos no Império Romano.
d) A guerra civil espanhola teve como resultado final a vitória das forças de Francisco Franco e a instauração de um regime ditatorial de direita.
e) O Estado Novo, instaurado no Brasil em 1937, estava associado ao processo de emergência de ideais autoritárias do período.


4. (UFRRJ/2006)
I) “A frase ‘os judeus devem ser eliminados’, com suas poucas palavras, meus senhores, é muito fácil de ser dita. Para aqueles que têm que levá-la a efeito, é a mais difícil, a mais dura das tarefas que existem.  (...) Nos perguntaram: e o que acontecerá com as mulheres e as crianças? (...) Eu não acho justo, eliminar os homens – falando claro, matá-los ou fazer que os matem – e deixar vivas as crianças deles que um dia se vingarão sobre nossos filhos e netos. A difícil decisão de eliminar este povo da face da terra teve que ser tomada.”
II) “O principal inimigo do povo alemão se encontra exatamente na Alemanha: o imperialismo alemão(...). Ao povo alemão está colocada a tarefa de enfrentar este inimigo em seu próprio país; de enfrentá-lo na luta política, em conjunto com o proletariado de outros países, cuja luta se trava em seu próprio país contra seus próprios imperialistas.”
Fontes: (Himmler, H. Geheimreden 1933-1945. Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propyläen, 1974: e K. Liebknecht In: Bartel, H. et al. Geschichte der Deutschen Arbeiterbewegung. Berlin: Dietz, 1966: 452-453.)
Os textos acima traduzem, respectivamente, princípios dos seguintes movimentos políticos contemporâneos:
a) I) Anarquismo II) Socialismo
b) I) Nazismo II) Socialismo
c) I) Salazarismo II) Anarquismo
d) I) Fascismo II) Franquismo
e) I) Franquismo II) Fascismo


5. (UEG GO/2006) Sem dúvida, o fenômeno do fascismo é bastante complexo, se considerarmos as suas origens, a sua evolução e, principalmente, a sua transformação através do tempo.
A partir do exposto, julgue os seguintes itens:
I. A ideologia corporativista defendia a organização do povo em corporações sindicais que governariam o país por meio do Partido Fascista.
II. O nazifascismo alemão, caracterizado pelo antissemitismo, emergiu da desastrosa derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
III. As características fascistas presentes no Estado Novo provocaram a ruptura entre Vargas e a Igreja Católica, em decorrência das propostas da reforma de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.


6. (UFJF MG/2006) Sobre o contexto de emergência do nazifascismo na Europa, marque a alternativa CORRETA:
a) Período marcado pela descrença na democracia, em diversas nações europeias.
b) Período de declínio do Nacionalismo, principalmente nos países que foram derrotados na I Grande Guerra.
c) Período de grande prosperidade das economias nacionais, especialmente nos países que compunham a aliança vitoriosa na I Guerra Mundial.
d) Período marcado pelo chamado “fim das ideologias” e pela expansão do Liberalismo.
e) Período de paz entre as nações e tolerância racial e étnica nos países ocidentais.


7. (UERJ/2005) As causas do neonazismo levam ao nascimento do próprio nazismo: a ausência do Estado.
A República de Weimar, nascida no mesmo caldo que fabricou o Tratado de Versalhes, teria de gerar um monstro. (...)
Fazer da política a expressão da vitória do mais forte é o centro de gravidade do nazismo. De qualquer tipo de nazismo. O resto é tempero, produção teatral.
Uma sociedade centrada na justiça social jamais será nazista.
Não é o caso do Brasil, onde se discriminam negros, nordestinos, crianças sem casa e torcedores do Botafogo.
(CONY, Carlos Heitor. Proibição inútil. Folha de S. Paulo, 09/06/1994.)
Conforme mostra Carlos Heitor Cony, já em 1994, o neonazismo deve ser motivo de preocupação para os governos e as sociedades democráticas em todo mundo.
As duas características político-ideológicas que identificam tanto o nazismo quanto o neonazismo são:
a) federalismo – arianismo
b) xenofobismo – militarismo
c) fascismo – bipartidarismo
d) pluripartidarismo – corporativismo



8. (UCS RS/2006) A derrota na Primeira Guerra Mundial e o fim do regime monárquico deixaram a Alemanha à beira da guerra civil. A crise mundial de 1929 atingiu violentamente o País, aguçando o descontentamento popular e fortalecendo os movimentos radicais, sobretudo o nazismo.
Relacione as características do nazismo, listadas na Coluna A, com as informações correspondentes, indicadas na Coluna B.
COLUNA A
1. Totalitarista
2. Nacionalista
3. Unipartidarista
COLUNA B
(__) O indivíduo pertencia ao Estado. Assim, o Estado não poderia ser liberal nem parlamentar, pois não deveria fragmentar-se em função de interesses particulares. Esse princípio podia ser assim resumido: um povo (Volk), um império (Reich), um chefe (Führer).
(__) A nova ordem não seria atingida com um Estado democrático. As mudanças necessárias deveriam ser conduzidas por uma vanguarda que constituísse um partido hierarquizado e dirigido segundo o princípio da chefia absoluta, o Partido Nacional-Socialista.
(__) Ideia que defendia a construção da Grande Alemanha, entendida como espaço vital para o arianismo cumprir seu destino, constituiria o agrupamento das comunidades germânicas da Europa, como a Áustria, os Sudetos e Dantzig.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1
c) 2 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 2
e) 3 – 1 – 2



9. (UFCG PB/2006) “Os sinais principais que nos levam a reconhecer o judeu são pois: esse famoso nariz recurvado, olhos que piscam sem parar, dentes acavalados, orelhas salientes, unhas quadradas, em vez de serem arredondadas em forma de amêndoa, torso excessivamente longo, pé chato, joelhos redondos, tornozelos extraordinariamente para fora, mão mole e derretida de hipócrita e traidor. Frequentemente tem um braço mais curto que o outro”.
Marpon & Flamarion, apud FONTENE, François de. História do Anti-Semitismo. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1989, p. 75.
O fragmento acima apresenta uma descrição sobre a identidade do judeu, construída por uma obra francesa datada do final do século XIX, que credita argumentos à política antissemita do nazismo alemão. É INCORRETO afirmar que essa política
a) apresentou um componente excludente e afirmava que o judeu era o destruidor das civilizações e a encarnação do mal.
b) concebeu os judeus como sujeitos de segunda categoria, negando seus direitos civis, como o de se casarem com ‘arianos puros’.
c) associou os judeus com o movimento comunista internacional ou com o liberalismo representado pela grande depressão de 1929.
d) perseguiu também ciganos, homossexuais e deficientes físicos com a intenção de eliminar os diferentes da raça ariana.
e) construiu sua identidade de extrema violência em relação aos considerados diferentes durante a República de Weimar.



10. (UFRRJ/2006) “O Corpo de Apolônio de Carvalho, herói da esquerda Brasileira, foi velado ontem no salão Ary Barroso da Câmara municipal do Rio de Janeiro. (...) Apolônio lutou na Guerra Civil Espanhola e na Resistência Francesa. Enfrentou a Ditadura Vargas no Estado Novo e a do Regime Militar instituído em 1964. Era chamado “herói de três pátrias”.
(O Globo, 26 de setembro de 2005, pág. 12)
Sobre a Guerra Civil Espanhola, na qual Apolônio de Carvalho lutou, é correto afirmar que:
a) foi um conflito que, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, já anunciava a bipolarização do mundo do período da Guerra Fria, contrapondo forças diretamente apoiadas pela União Soviética e forças apoiadas pelos Estados Unidos.
b) foi um conflito que contou com a intervenção de regimes fascistas, lutando ao lado das forças de Franco, principalmente a Itália e a Alemanha, e de regimes democráticos, lutando ao lado das forças republicanas, principalmente França e Inglaterra.
c) foi um conflito que não contou com a intervenção direta de potências estrangeiras, restringindo-se a uma luta entre cidadãos de um mesmo país, por isso chamada de “guerra civil”.
d) foi uma prévia do que seria a Segunda Guerra Mundial, contando com a intervenção direta ao lado dos republicanos da URSS, dos EUA e da Inglaterra, e, ao lado dos Franquistas, a Alemanha, a Itália e o Japão.
e) foi um conflito que contou com a intervenção direta da Itália Fascista e da Alemanha Nazista, ao lado de Franco, e com o auxílio da União Soviética aos republicanos.



11. (UECE/2015) O Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1931, escolheu Berlim como sede da XI Olímpiada que aconteceria no ano de 1936. A opinião mundial dividiu-se e muitos foram contra. O deputado comunista francês Florimond Bonte afirmou: “Ir à Berlim é aceitar tornar-se cúmplice dos carrascos”. Nos Estados Unidos, as universidades de Long Island, Notre Dame e Nova York recusaram ceder seus atletas para a seleção. Na Europa, alguns grupos tentaram promover jogos alternativos para concorrer como os jogos Olímpicos daquele ano. Na Alemanha, o partido Nazista também se posicionou contra, entretanto, em 1933 Hitler ao assumir o poder mudou de opinião, visto que os jogos serviriam como
a) cilada para sequestrar atletas importantes que seriam usados como reféns na guerra.
b) propaganda e oportunidade de mostrar para o mundo a suposta superioridade ariana.
c) motivo para entender que se tratava de um infame festival promovido pelos judeus.
d) oportunidade de encontrar políticos importantes do mundo nas delegações atléticas.


12. (UNESP SP/2006) Queremos um Estado integrador que, diferentemente do Estado anárquico atual, imponha sua peculiar autoridade sobre todas as classes, sejam sociais ou econômicas. A era ruinosa da luta de classes está chegando ao fim...
(Manifesto do Bloco Nacional de Espanha, 1934.)
Os autores do manifesto defendem o surgimento de um modelo de Estado
a) fascista.
b) liberal.
c) anarquista.
d) neoliberal.
e) social-democrata.


13. (UEPB/2007) Comparando os vários momentos fascistas surgidos no período entre as grandes guerras, podemos perceber o quanto eles tiveram de comum entre si.
Assinale a opção que NÃO corresponde a uma característica comum a esses movimentos:
a) totalitarismo: o Estado deve controlar todas as atividades individuais.
b) anticomunista: a igualdade social é desprezada pelos fascistas.
c) antiliberalismo: o regime ditatorial é considerado como necessário.
d) antissemitismo: observa-se uma intolerância contra o povo judeu.
e) militarismo: a guerra é glorificada como atividade nobre do homem.


14. (UEPB/2007) “Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes para lhes contar.
Nossos amigos estão sendo levados embora às dúzias. Essa gente está sendo tratada pela Gestapo sem um mínimo de decência (...) Westbork parece ser terrível: um único lavatório para centenas de pessoas e muito poucas privadas. Não há acomodação separada para homens e mulheres e todos têm de dormir juntos (...)” (trecho de “O diário de Anne Frank”).
A autora, em seu texto, refere-se
a) à descrição das ações nazistas, quando do rompimento com o bloco soviético.
b) à perseguição dos judeus, na I Guerra, em toda a Europa, como retaliação às suas práticas religiosas.
c) aos fatos ocorridos na Segunda Guerra, contra os judeus da Holanda, especialmente.
d) à caça aos militantes de esquerda, aos intelectuais e aos artistas simpatizantes do socialismo nos EUA.
e) à intervenção direta norte-americana no Vietnã.


15. (UFPE/2007) Durante todo o século XX, o mundo ocidental conviveu com muitas turbulências políticas, que ameaçaram seus ideais democráticos e a prevalência da justiça social. Entre essas crises políticas, os sistemas totalitários se destacaram, pois:
a) destruíram os governos socialistas, criando regimes militaristas que radicalizaram as práticas capitalistas e colonialistas.
b) reconstruíram os ideais monárquicos do antigo regime europeu, defendendo a centralização política e a rigidez da hierarquia social.
c) foram expressivos politicamente, nas nações onde havia forte tradição democrática e tinham um passado político nacionalista.
d) combateram as liberdades democráticas, usando da violência e do corporativismo para silenciar os adversários.
e) mostraram a fragilidade da democracia ocidental, praticamente desaparecida da vida política, na primeira metade do século XX.


16. (UFT TO/2007) O nacional-socialismo, ou nazismo, fundamentou-se em uma doutrina cuidadosamente veiculada pelo regime dirigido por Adolf Hitler, utilizando-se de técnicas sofisticadas de propaganda política.
Considerando-se os fundamentos ideológicos do nacional-socialismo, é INCORRETO afirmar que esse regime defendia
a) a desigualdade entre as raças, a pureza dos arianos e o antissemitismo.
b) a preponderância dos interesses coletivos e nacionais sobre os direitos individuais.
c) o nacionalismo, o expansionismo e a unidade do povo alemão.
d) o respeito à ordem legal republicana herdada da década de 1920.



17. (UNIPAR PR/2007) Em 1936, as Olimpíadas de Berlim prometiam ser o ponto alto do regime de Hitler que pregava, entre outras coisas, a superioridade do homem branco ariano (alemão). No entanto, o maior nome desse evento acabou sendo um atleta americano, negro, que conquistou quatro medalhas de ouro. O atleta em questão era:
a) Carl Lewis
b) Jesse Owens
c) Ben Johnson
d) Mohammed Ali
e) Joe Louis


18. (Mackenzie SP/2007) Ein Volk, ein Reich, ein Führer (“Um povo, um império, um líder”)
Essa frase, estampada como divisa de um cartaz de propaganda política da década de 1930, sintetiza os ideais do Partido Nacional-Socialista, que dominou por mais de uma década a vida do povo alemão. Uma das alternativas abaixo resume uma característica ou princípio que NÃO pertence ao movimento nacional-socialista. Assinale-a.
a) O antissemitismo, que sustentava serem os judeus uma “raça degenerada, cujo contágio põe em risco a saúde do povo alemão”.
b) O belicismo, que valorizava a guerra de conquista “como caminho necessário rumo à construção da Grande Alemanha”.
c) O socialismo revolucionário, que pregava “a superação histórica do capitalismo por meio da luta de classes e sua consumação: a revolução proletária”.
d) O regime de partido único, identificado ao Estado e baseado na submissão incondicional à autoridade do líder, o qual reuniria em si “um poder ilimitado e uma responsabilidade absoluta”.
e) O totalitarismo, segundo o qual não deveria haver direitos individuais opostos às “necessidades do Estado, a que todos se acham completamente subordinados”.


19. (PUC MG/2007) Edwin Black afirma, em A IBM e os Judeus (2001), que “A IBM, quase sozinha, trouxe a guerra moderna para a era da informação (...) em termos simples, a IBM organizou os organizadores da guerra de Hitler”. Os cartões perfurados da tecnologia hollerith, utilizados pela IBM, vasculharam registros de todos os tipos, organizando estatisticamente todos os dados com o intuito de isolar o judaísmo na Alemanha e nos territórios ocupados.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre a Europa nazista, É CORRETO afirmar que:
a) a perseguição nazista voltava-se para a necessidade de excluir os não-arianos da economia capitalista.
b) a ideologia que amparava o extermínio estava carregada de misticismo negando os princípios do cientificismo em alta na época.
c) a forma de extermínio empreendida pelos nazistas tinha características de uma organização industrial com análises, metas e produtividade.
d) a identificação do judeu apoiava-se nos censos, que se baseavam na declaração do próprio entrevistado sobre sua religião.


20. (PUC RS/2007) “26 de abril, 1937 – Eram 16h30 desta segunda-feira [...] e centenas de camponeses das imediações ofereciam seus produtos na praça central do povoado [...]. Os sinos das igrejas anunciaram então o ataque aéreo. Esquadrilhas de aviões Heinkel 111 e Junkers 52, da Legião Condor, atiraram toneladas de bombas incendiárias sobre a cidadezinha de 7 mil habitantes, dominada pelos republicanos que se opõem ao golpe militar [...]. Mais de mil pessoas morreram no ataque. O pintor Pablo Picasso, simpatizante republicano que foi encarregado de pintar um mural para o pavilhão [...] na próxima Exposição Mundial de Paris, afirmou que poderá usar como tema o massacre [...].”
(BRENER, J. Jornal do século XX. São Paulo: Moderna, p. 144).
Esse fragmento de texto se refere ao massacre de
a) Kosovo.
b) Guernica.
c) Leningrado.
d) Dresden.
e) Potsdam.


21. (PUC RS/2007) Considere as afirmativas abaixo, sobre o fascismo italiano e o nacional-socialismo alemão.
I. O desemprego, a inflação galopante, as greves operárias, o total distanciamento entre o povo e os representantes parlamentares fizeram crescer a oposição aos governos liberais, tanto no caso da Itália como da Alemanha.
II. Ambos são regimes totalitários de direita, e tiveram como instrumentos de propaganda o culto à personalidade do grande líder, o uso de uniformes estilizados e de símbolos, as festas patrióticas, os desfiles militares e vários organismos de socialização ideológica.
III. Os regimes – fascista e nazista – eram hostis aos princípios da democracia igualitária e ao sufrágio universal. O Estado assume o papel de “protetor dos fracos”.
Está/ Estão correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.


22. (UFRGS/2007) Considere as afirmações abaixo em relação à Guerra Civil espanhola (1936–1939).
I. Ela serviu de laboratório para a experimentação de armamentos, táticas e estratégias militares que foram massivamente utilizadas na Segunda Guerra Mundial
II. Ela constitui um conflito de fortes conotações ideológicas, no qual destacaram, entre outros elementos, o anticomunismo e o antifascismo
III. Ela comportou, simultaneamente ao confronto militar, um processo revolucionário de expropriação de terras e de fábricas, particularmente na Catalunha e em Aragão
Quais estão corretas?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e III
d) apenas II e III
e) I, II e III



23. (UNIMONTES MG/2007) O centralismo castelhano negador da pluralidade nacional e cultural da Espanha chegou ao paroxismo, sob a ditadura de Franco.
(GALEANO, Eduardo. A descoberta da América que ainda não houve. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, s/d.)
O texto de Galeano refere-se à(s)/ao
a) unificação espanhola sob a égide de Isabel de Castela e Fernando de Aragão.
b) imposição do Cristianismo conduzida pelos jesuítas nas colônias espanholas da América.
c) centralismo franquista que amordaçou as diferentes manifestações culturais, após a Guerra Civil de 1936.
d) constantes lutas dos bascos, através do terrorismo, para separar-se da Espanha.



24. (FGV/2008) Leia as afirmativas sobre o período do entreguerras.
I. Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista torna-se rapidamente, na Itália, um forte movimento de massas ao defender o liberalismo político e os direitos individuais.
II. Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por meio de golpe de Estado.
III. No livro Mein Kampf (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente civilização liberal e do comunismo.
IV. A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados pelas brigadas internacionais.
V. A Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido político que mais se aproximou das ideais totalitárias dos anos 1930 e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.
São corretas as afirmativas
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III, V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.



25. (UECE/2008) O Fascismo pode ser definido como uma ideologia e um sistema político. Foi introduzido na Itália por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945.
Assinale a alternativa que apresenta suas principais características.
a) Anti-arianismo e nacionalismo exacerbado.
b) Corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo.
c) Tolerância religiosa e pluralismo cultural.
d) Desenvolvimento econômico e não intervenção do Estado.


GABARITO





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