1. (PUC RJ/2006) A Guerra Civil Espanhola
(1936-1939) foi uma das experiências que, nas suas particularidades,
representou grande parte das contradições políticas do cenário europeu, durante
o entreguerras (1919-1939). Sobre esse acontecimento, podemos afirmar que:
I. na década de 1930, a sociedade espanhola foi palco de crescente
polarização, no tocante à promoção de determinadas reformas sociais, entre os
nacionais-socialistas, agrupados na Falange, e diversas facções políticas de
esquerda, reunidas na Frente Popular.
II. com a vitória da Frente Popular, nas eleições de 1936, militares
conservadores e nacionalistas, sob o comando do General Francisco Franco,
iniciaram a guerra civil que culminou com a vitória dos grupos franquistas, em
1939, e a implantação de regime ditatorial, em vigor até 1975.
III. o bombardeio da vila de Guernica, em 1937, pela aviação alemã, em apoio
à ofensiva das tropas de Franco, tornou-se, na tela pintada por Pablo Picasso,
um dos episódios símbolo das atrocidades que caracterizaram a Guerra Civil
Espanhola.
IV. o governo republicano da
Frente Popular, a despeito dos apelos realizados, pouca ajuda recebeu de
governos e/ou voluntários estrangeiros, não oferecendo resistência ostensiva ao
golpe militar franquista.
Assinale a
alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
2. (PUC MG/2006) “Hitler considerava que a
propaganda deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a
levar em conta o nível de compreensão dos mais baixos. [...] O essencial da
propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo
maniqueísta, representar seus sentimentos.”
LENHARO,
Alcir. Nazismo, o triunfo da vontade. São Paulo: Ática. 1990. p. 47-48. Considerando
o trecho acima, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) a liberdade de imprensa foi suprimida, e a comunicação passou a ser
controlada pelo partido nazista, que incorporou a vontade do povo alemão.
b) o esporte e os grandes espetáculos públicos foram explorados pelo
nazismo como forma de reafirmar a superioridade racial ariana.
c) o projeto cultural do nazismo estimulava valores tipicamente
cosmopolitas, em detrimento das expressões tradicionais locais e dos costumes
rurais.
d) o nazismo recorreu à construção de grandes obras arquitetônicas como
forma de promover a coesão das massas e a consciência nacional.
3. (UDESC SC/2005) Após a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica do capitalismo
liberal, em 1929, assistiu-se à expansão de movimentos autoritários de extrema
direita, que tiveram no fascismo e no nazismo seus mais importantes exemplos.
Sobre esse contexto histórico, é INCORRETO
afirmar:
a) Na
Alemanha, grande derrotada na Primeira Guerra Mundial, o regime nazista
preconizava uma forte oposição ao capitalismo e a adesão ao socialismo.
b) A juventude e
os trabalhadores alemães foram enquadrados em organizações que pregavam o
militarismo e a superioridade racial.
c) Na Itália
fascista, Benito Mussolini ascendeu ao poder prometendo a restauração da
grandeza italiana, inspirada nos tempos no Império Romano.
d) A guerra
civil espanhola teve como resultado final a vitória das forças de Francisco
Franco e a instauração de um regime ditatorial de direita.
e) O Estado
Novo, instaurado no Brasil em 1937, estava associado ao processo de emergência
de ideais autoritárias do período.
4. (UFRRJ/2006)
I) “A frase ‘os
judeus devem ser eliminados’, com suas poucas palavras, meus senhores, é muito
fácil de ser dita. Para aqueles que têm que levá-la a efeito, é a mais difícil,
a mais dura das tarefas que existem. (...)
Nos perguntaram: e o que acontecerá com as mulheres e as crianças? (...) Eu não
acho justo, eliminar os homens – falando claro, matá-los ou fazer que os matem
– e deixar vivas as crianças deles que um dia se vingarão sobre nossos filhos e
netos. A difícil decisão de eliminar este povo da face da terra teve que ser
tomada.”
II) “O principal
inimigo do povo alemão se encontra exatamente na Alemanha: o imperialismo
alemão(...). Ao povo alemão está colocada a tarefa de enfrentar este inimigo em
seu próprio país; de enfrentá-lo na luta política, em conjunto com o
proletariado de outros países, cuja luta se trava em seu próprio país contra
seus próprios imperialistas.”
Fontes: (Himmler, H. Geheimreden 1933-1945.
Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propyläen, 1974: e K. Liebknecht In: Bartel, H. et
al. Geschichte der Deutschen Arbeiterbewegung. Berlin: Dietz, 1966: 452-453.)
Os textos acima traduzem, respectivamente,
princípios dos seguintes movimentos políticos contemporâneos:
a) I) Anarquismo
II) Socialismo
b) I) Nazismo II) Socialismo
c) I)
Salazarismo II) Anarquismo
d) I) Fascismo
II) Franquismo
e) I) Franquismo
II) Fascismo
5. (UEG GO/2006) Sem dúvida, o fenômeno do fascismo é bastante complexo, se considerarmos
as suas origens, a sua evolução e, principalmente, a sua transformação através
do tempo.
A partir do exposto, julgue os seguintes
itens:
I. A ideologia
corporativista defendia a organização do povo em corporações sindicais que
governariam o país por meio do Partido Fascista.
II. O nazifascismo
alemão, caracterizado pelo antissemitismo, emergiu da desastrosa derrota da
Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
III. As
características fascistas presentes no Estado Novo provocaram a ruptura entre
Vargas e a Igreja Católica, em decorrência das propostas da reforma de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente as
proposições I e II são verdadeiras.
b) Somente as
proposições I e III são verdadeiras.
c) Somente as
proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as
proposições são verdadeiras.
6. (UFJF MG/2006) Sobre o contexto de emergência do nazifascismo na Europa, marque a
alternativa CORRETA:
a) Período
marcado pela descrença na democracia, em diversas nações europeias.
b) Período de
declínio do Nacionalismo, principalmente nos países que foram derrotados na I
Grande Guerra.
c) Período de
grande prosperidade das economias nacionais, especialmente nos países que
compunham a aliança vitoriosa na I Guerra Mundial.
d) Período
marcado pelo chamado “fim das ideologias” e pela expansão do Liberalismo.
e) Período de
paz entre as nações e tolerância racial e étnica nos países ocidentais.
7. (UERJ/2005) As causas do neonazismo
levam ao nascimento do próprio nazismo: a ausência do Estado.
A República de Weimar, nascida no mesmo caldo que fabricou o Tratado de
Versalhes, teria de gerar um monstro. (...)
Fazer da política a expressão da vitória do mais forte é o centro de
gravidade do nazismo. De qualquer tipo de nazismo. O resto é tempero, produção
teatral.
Uma sociedade centrada na justiça social jamais será nazista.
Não é o caso
do Brasil, onde se discriminam negros, nordestinos, crianças sem casa e
torcedores do Botafogo.
(CONY, Carlos
Heitor. Proibição inútil. Folha de S. Paulo, 09/06/1994.)
Conforme
mostra Carlos Heitor Cony, já em 1994, o neonazismo deve ser motivo de
preocupação para os governos e as sociedades democráticas em todo mundo.
As duas
características político-ideológicas que identificam tanto o nazismo quanto o
neonazismo são:
a) federalismo – arianismo
b) xenofobismo – militarismo
c) fascismo – bipartidarismo
d) pluripartidarismo – corporativismo
8. (UCS RS/2006) A derrota na Primeira
Guerra Mundial e o fim do regime monárquico deixaram a Alemanha à beira da
guerra civil. A crise mundial de 1929 atingiu violentamente o País, aguçando o descontentamento
popular e fortalecendo os movimentos radicais, sobretudo o nazismo.
Relacione as
características do nazismo, listadas na Coluna A, com as informações
correspondentes, indicadas na Coluna B.
COLUNA A
1. Totalitarista
2. Nacionalista
3. Unipartidarista
COLUNA B
(__) O indivíduo pertencia ao Estado. Assim, o Estado não poderia ser liberal
nem parlamentar, pois não deveria fragmentar-se em função de interesses
particulares. Esse princípio podia ser assim resumido: um povo (Volk), um
império (Reich), um chefe (Führer).
(__) A nova ordem não seria atingida com um Estado democrático. As mudanças
necessárias deveriam ser conduzidas por uma vanguarda que constituísse um
partido hierarquizado e dirigido segundo o princípio da chefia absoluta, o
Partido Nacional-Socialista.
(__) Ideia que defendia a
construção da Grande Alemanha, entendida como espaço vital para o arianismo
cumprir seu destino, constituiria o agrupamento das comunidades germânicas da
Europa, como a Áustria, os Sudetos e Dantzig.
Assinale a
alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1
c) 2 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 2
e) 3 – 1 – 2
9. (UFCG PB/2006) “Os sinais principais que
nos levam a reconhecer o judeu são pois: esse famoso nariz recurvado, olhos que
piscam sem parar, dentes acavalados, orelhas salientes, unhas quadradas, em vez
de serem arredondadas em forma de amêndoa, torso excessivamente longo, pé
chato, joelhos redondos, tornozelos extraordinariamente para fora, mão mole e
derretida de hipócrita e traidor. Frequentemente tem um braço mais curto que o
outro”.
Marpon &
Flamarion, apud FONTENE, François de. História do Anti-Semitismo. Rio de Janeiro:
Zahar Editor, 1989, p. 75.
O fragmento
acima apresenta uma descrição sobre a identidade do judeu, construída por uma
obra francesa datada do final do século XIX, que credita argumentos à política antissemita
do nazismo alemão. É INCORRETO afirmar que essa política
a) apresentou um componente excludente e afirmava que o judeu era o
destruidor das civilizações e a encarnação do mal.
b) concebeu os judeus como sujeitos de segunda categoria, negando seus
direitos civis, como o de se casarem com ‘arianos puros’.
c) associou os judeus com o movimento comunista internacional ou com o
liberalismo representado pela grande depressão de 1929.
d) perseguiu também ciganos, homossexuais e deficientes físicos com a
intenção de eliminar os diferentes da raça ariana.
e) construiu sua identidade de extrema violência em relação aos considerados
diferentes durante a República de Weimar.
10. (UFRRJ/2006) “O Corpo de Apolônio de
Carvalho, herói da esquerda Brasileira, foi velado ontem no salão Ary Barroso
da Câmara municipal do Rio de Janeiro. (...) Apolônio lutou na Guerra Civil Espanhola
e na Resistência Francesa. Enfrentou a Ditadura Vargas no Estado Novo e a do
Regime Militar instituído em 1964. Era chamado “herói de três pátrias”.
(O Globo, 26
de setembro de 2005, pág. 12)
Sobre a Guerra
Civil Espanhola, na qual Apolônio de Carvalho lutou, é correto afirmar que:
a) foi um conflito que, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, já
anunciava a bipolarização do mundo do período da Guerra Fria, contrapondo
forças diretamente apoiadas pela União Soviética e forças apoiadas pelos Estados
Unidos.
b) foi um conflito que contou com a intervenção de regimes fascistas,
lutando ao lado das forças de Franco, principalmente a Itália e a Alemanha, e
de regimes democráticos, lutando ao lado das forças republicanas,
principalmente França e Inglaterra.
c) foi um conflito que não contou com a intervenção direta de potências
estrangeiras, restringindo-se a uma luta entre cidadãos de um mesmo país, por
isso chamada de “guerra civil”.
d) foi uma prévia do que seria a Segunda Guerra Mundial, contando com a
intervenção direta ao lado dos republicanos da URSS, dos EUA e da Inglaterra,
e, ao lado dos Franquistas, a Alemanha, a Itália e o Japão.
e) foi um conflito que contou com a intervenção direta da Itália
Fascista e da Alemanha Nazista, ao lado de Franco, e com o auxílio da União
Soviética aos republicanos.
11. (UECE/2015) O Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1931, escolheu Berlim como
sede da XI Olímpiada que aconteceria no ano de 1936. A opinião mundial
dividiu-se e muitos foram contra. O deputado comunista francês Florimond Bonte
afirmou: “Ir à Berlim é aceitar tornar-se cúmplice dos carrascos”. Nos Estados
Unidos, as universidades de Long Island, Notre Dame e Nova York recusaram ceder
seus atletas para a seleção. Na Europa, alguns grupos tentaram promover jogos
alternativos para concorrer como os jogos Olímpicos daquele ano. Na Alemanha, o
partido Nazista também se posicionou contra, entretanto, em 1933 Hitler ao
assumir o poder mudou de opinião, visto que os jogos serviriam como
a) cilada para
sequestrar atletas importantes que seriam usados como reféns na guerra.
b) propaganda e
oportunidade de mostrar para o mundo a suposta superioridade ariana.
c) motivo para
entender que se tratava de um infame festival promovido pelos judeus.
d) oportunidade
de encontrar políticos importantes do mundo nas delegações atléticas.
12. (UNESP SP/2006) Queremos um Estado integrador que, diferentemente do Estado anárquico
atual, imponha sua peculiar autoridade sobre todas as classes, sejam sociais ou
econômicas. A era ruinosa da luta de classes está chegando ao fim...
(Manifesto do Bloco Nacional de Espanha,
1934.)
Os autores do manifesto defendem o surgimento
de um modelo de Estado
a) fascista.
b) liberal.
c) anarquista.
d) neoliberal.
e)
social-democrata.
13. (UEPB/2007) Comparando os vários momentos fascistas surgidos no período entre as
grandes guerras, podemos perceber o quanto eles tiveram de comum entre si.
Assinale a opção que NÃO corresponde a uma
característica comum a esses movimentos:
a)
totalitarismo: o Estado deve controlar todas as atividades individuais.
b)
anticomunista: a igualdade social é desprezada pelos fascistas.
c)
antiliberalismo: o regime ditatorial é considerado como necessário.
d) antissemitismo:
observa-se uma intolerância contra o povo judeu.
e) militarismo:
a guerra é glorificada como atividade nobre do homem.
14. (UEPB/2007) “Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes para lhes contar.
Nossos amigos estão sendo levados embora às
dúzias. Essa gente está sendo tratada pela Gestapo sem um mínimo de decência
(...) Westbork parece ser terrível: um único lavatório para centenas de pessoas
e muito poucas privadas. Não há acomodação separada para homens e mulheres e
todos têm de dormir juntos (...)” (trecho de “O diário de Anne Frank”).
A autora, em seu texto, refere-se
a) à descrição
das ações nazistas, quando do rompimento com o bloco soviético.
b) à perseguição
dos judeus, na I Guerra, em toda a Europa, como retaliação às suas práticas
religiosas.
c) aos fatos
ocorridos na Segunda Guerra, contra os judeus da Holanda, especialmente.
d) à caça aos
militantes de esquerda, aos intelectuais e aos artistas simpatizantes do
socialismo nos EUA.
e) à intervenção
direta norte-americana no Vietnã.
15. (UFPE/2007) Durante todo o século XX, o mundo ocidental conviveu com muitas turbulências
políticas, que ameaçaram seus ideais democráticos e a prevalência da justiça
social. Entre essas crises políticas, os sistemas totalitários se destacaram,
pois:
a) destruíram os
governos socialistas, criando regimes militaristas que radicalizaram as
práticas capitalistas e colonialistas.
b) reconstruíram
os ideais monárquicos do antigo regime europeu, defendendo a centralização
política e a rigidez da hierarquia social.
c) foram
expressivos politicamente, nas nações onde havia forte tradição democrática e
tinham um passado político nacionalista.
d) combateram
as liberdades democráticas, usando da violência e do corporativismo para
silenciar os adversários.
e) mostraram a
fragilidade da democracia ocidental, praticamente desaparecida da vida política,
na primeira metade do século XX.
16. (UFT TO/2007) O nacional-socialismo, ou
nazismo, fundamentou-se em uma doutrina cuidadosamente veiculada pelo regime
dirigido por Adolf Hitler, utilizando-se de técnicas sofisticadas de propaganda
política.
Considerando-se
os fundamentos ideológicos do nacional-socialismo, é INCORRETO afirmar que esse
regime defendia
a) a desigualdade entre as raças, a pureza dos arianos e o antissemitismo.
b) a preponderância dos interesses coletivos e nacionais sobre os direitos
individuais.
c) o nacionalismo, o expansionismo e a unidade do povo alemão.
d) o respeito à ordem legal republicana herdada da década de 1920.
17. (UNIPAR PR/2007) Em 1936, as Olimpíadas de Berlim prometiam ser o ponto alto do regime de
Hitler que pregava, entre outras coisas, a superioridade do homem branco ariano
(alemão). No entanto, o maior nome desse evento acabou sendo um atleta
americano, negro, que conquistou quatro medalhas de ouro. O atleta em questão
era:
a) Carl Lewis
b) Jesse
Owens
c) Ben Johnson
d) Mohammed Ali
e) Joe Louis
18. (Mackenzie SP/2007) Ein Volk, ein Reich, ein Führer (“Um povo, um império, um líder”)
Essa frase, estampada como divisa de um
cartaz de propaganda política da década de 1930, sintetiza os ideais do Partido
Nacional-Socialista, que dominou por mais de uma década a vida do povo alemão.
Uma das alternativas abaixo resume uma característica ou princípio que NÃO
pertence ao movimento nacional-socialista. Assinale-a.
a) O antissemitismo,
que sustentava serem os judeus uma “raça degenerada, cujo contágio põe em risco
a saúde do povo alemão”.
b) O belicismo,
que valorizava a guerra de conquista “como caminho necessário rumo à construção
da Grande Alemanha”.
c) O
socialismo revolucionário, que pregava “a superação histórica do capitalismo
por meio da luta de classes e sua consumação: a revolução proletária”.
d) O regime de
partido único, identificado ao Estado e baseado na submissão incondicional à
autoridade do líder, o qual reuniria em si “um poder ilimitado e uma
responsabilidade absoluta”.
e) O
totalitarismo, segundo o qual não deveria haver direitos individuais opostos às
“necessidades do Estado, a que todos se acham completamente subordinados”.
19. (PUC MG/2007) Edwin Black afirma, em A IBM e os Judeus (2001), que “A IBM, quase
sozinha, trouxe a guerra moderna para a era da informação (...) em termos simples,
a IBM organizou os organizadores da guerra de Hitler”. Os cartões perfurados da
tecnologia hollerith, utilizados pela IBM, vasculharam registros de todos os
tipos, organizando estatisticamente todos os dados com o intuito de isolar o
judaísmo na Alemanha e nos territórios ocupados.
Com base nessas informações e em seus
conhecimentos sobre a Europa nazista, É CORRETO afirmar que:
a) a perseguição
nazista voltava-se para a necessidade de excluir os não-arianos da economia
capitalista.
b) a ideologia
que amparava o extermínio estava carregada de misticismo negando os princípios
do cientificismo em alta na época.
c) a forma de
extermínio empreendida pelos nazistas tinha características de uma organização
industrial com análises, metas e produtividade.
d) a
identificação do judeu apoiava-se nos censos, que se baseavam na declaração do
próprio entrevistado sobre sua religião.
20. (PUC RS/2007) “26 de abril, 1937 – Eram 16h30 desta segunda-feira [...] e centenas de
camponeses das imediações ofereciam seus produtos na praça central do povoado
[...]. Os sinos das igrejas anunciaram então o ataque aéreo. Esquadrilhas de
aviões Heinkel 111 e Junkers 52, da Legião Condor, atiraram toneladas de bombas
incendiárias sobre a cidadezinha de 7 mil habitantes, dominada pelos
republicanos que se opõem ao golpe militar [...]. Mais de mil pessoas morreram
no ataque. O pintor Pablo Picasso, simpatizante republicano que foi encarregado
de pintar um mural para o pavilhão [...] na próxima Exposição Mundial de Paris,
afirmou que poderá usar como tema o massacre [...].”
(BRENER, J. Jornal do século XX. São Paulo:
Moderna, p. 144).
Esse fragmento de texto se refere ao massacre
de
a) Kosovo.
b) Guernica.
c) Leningrado.
d) Dresden.
e) Potsdam.
21. (PUC RS/2007) Considere as afirmativas abaixo, sobre o fascismo italiano e o
nacional-socialismo alemão.
I. O desemprego,
a inflação galopante, as greves operárias, o total distanciamento entre o povo
e os representantes parlamentares fizeram crescer a oposição aos governos
liberais, tanto no caso da Itália como da Alemanha.
II. Ambos são
regimes totalitários de direita, e tiveram como instrumentos de propaganda o
culto à personalidade do grande líder, o uso de uniformes estilizados e de
símbolos, as festas patrióticas, os desfiles militares e vários organismos de
socialização ideológica.
III. Os regimes –
fascista e nazista – eram hostis aos princípios da democracia igualitária e ao
sufrágio universal. O Estado assume o papel de “protetor dos fracos”.
Está/ Estão correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e
III.
e) I, II e III.
22. (UFRGS/2007) Considere as afirmações
abaixo em relação à Guerra Civil espanhola (1936–1939).
I. Ela serviu de laboratório para a experimentação de armamentos, táticas
e estratégias militares que foram massivamente utilizadas na Segunda Guerra
Mundial
II. Ela constitui um conflito de fortes conotações ideológicas, no qual
destacaram, entre outros elementos, o anticomunismo e o antifascismo
III. Ela comportou,
simultaneamente ao confronto militar, um processo revolucionário de expropriação
de terras e de fábricas, particularmente na Catalunha e em Aragão
Quais estão
corretas?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e III
d) apenas II e III
e) I, II e III
23. (UNIMONTES MG/2007) O centralismo castelhano
negador da pluralidade nacional e cultural da Espanha chegou ao paroxismo, sob
a ditadura de Franco.
(GALEANO,
Eduardo. A descoberta da América que ainda não houve. 2. ed. Porto Alegre:
UFRGS, s/d.)
O texto de
Galeano refere-se à(s)/ao
a) unificação espanhola sob a égide de Isabel de Castela e Fernando de
Aragão.
b) imposição do Cristianismo conduzida pelos jesuítas nas colônias
espanholas da América.
c) centralismo franquista que amordaçou as diferentes manifestações
culturais, após a Guerra Civil de 1936.
d) constantes lutas dos bascos, através do terrorismo, para separar-se da
Espanha.
24. (FGV/2008) Leia as afirmativas sobre
o período do entreguerras.
I. Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista torna-se
rapidamente, na Itália, um forte movimento de massas ao defender o liberalismo
político e os direitos individuais.
II. Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por
meio de golpe de Estado.
III. No livro Mein Kampf (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial
baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente
civilização liberal e do comunismo.
IV. A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o
apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados
pelas brigadas internacionais.
V. A Ação Integralista
Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido
político que mais se aproximou das ideais totalitárias dos anos 1930 e tinha
como lema “Deus, Pátria e Família”.
São corretas
as afirmativas
a) I, II e III, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III, V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
25. (UECE/2008) O Fascismo pode ser
definido como uma ideologia e um sistema político. Foi introduzido na Itália
por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945.
Assinale a
alternativa que apresenta suas principais características.
a) Anti-arianismo e nacionalismo exacerbado.
b) Corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo.
c) Tolerância religiosa e pluralismo cultural.
0 Comentários