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QUESTÕES SOBRE O ROMANTISMO II



1. (USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
a) retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto episódico para descrição da natureza.
d) visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e) representado como um primitivo feroz e de maus instintos. 


2. (UEL) Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção:
O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por
a) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença.
b) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
d) teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
c) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.


3. (USC) A respeito do Romantismo no Brasil, pode-se afirmar que:
a) sua ação nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa Independência;
b) coincidiu com o momento decisivo de definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;
c) espelhou sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor locais;
d) foi decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na Inconfidência Mineira;
e) ganhou relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.


4. (F. C. CHAGAS) O movimento romântico, cujas origens estão na Alemanha e na Inglaterra, adquiriu na literatura brasileira um reflexo extraordinário porque:
a) nossas letras contavam, à época, com artistas do talento de um Machado de Assis e de um Raul Pompéia;
b) coincidiu com o momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do nosso passado histórico;
c) prosperavam, entre nós, os sentimentos nativistas elevados ao mais alto plano estético, como demonstram os poemas "O Uruguai" e "Caramuru";
d) nosso complexo cultural de colonizadores encontrava na prosa intimista sua expressão mais adequada e natural;
e) nossos homens de letras e de ciências criaram teorias em que se demonstrava a flagrante superioridade do pensamento anglo-germânico sobre o de outros povos.


5. (PUC) Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem-dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
a) Conde Lopo;
b) Macário;
c) espumas Flutuantes;
d) Noite na Taverna;
e) Pedro Ivo.


6. (F.C. CHAGAS) A poesia confessional e fantasia de Álvares de Azevedo pertence a uma geração romântica situada entre a de
a) Gonçalves Dias e a de Cláudio Manuel da Costa;
b) Gonçalves de Magalhães e a de Gonçalves Dias;
c) Castro Alves e a de Cruz e Sousa;
d) Gonçalves Dias e a de Castro Alves;
e) Cláudio Manuel da Costa e a de Tomás Antônio Gonzaga.


7. (FEI) Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração

(__) abolicionismo
(__) condoreirismo
(__) autocomiseração exacerbada
(__) obsessão pela morte
(__) indianismo
(__) nacionalismo
Agora, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:
a) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1
b) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3
c) 3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2
d) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1
e) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1


8. (F.C. CHAGAS) A palavra de Castro Alves seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta à realidade da nação, indignando-se o poeta com o problema do escravo e entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já atingiam o meio rural. Esse último aspecto permite afirmar que Castro Alves
a) identifica-se aos poetas da segunda geração romântica no que se refere à concepção da natureza como refúgio.
b) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que o consideram o campo um antídoto para os males da cidade;
c) trata a natureza da mesma forma que o poeta árcade que o antecedeu;
d) antecipa o comportamento do poeta parnasiano que se entusiasma com a realidade exterior;
e) idealiza a natureza da pátria, buscando preservar a sua simplicidade e pureza, tal como Gonçalves Dias.


9. (FUVEST) Lucíola e Senhora; O Gaúcho, Sertanejo; e o Guarani e As Minas de Prata representam na obra de Alencar, de acordo com os seus conteúdos e seus cenários, romances de tipos, respectivamente:
a) urbanos, regionalistas e pré-históricos;
b) documentais, sociais e histórico-indianistas;
c) europeus, nacionais e indianistas;
d) psicológicos, documentais e folclóricos;
e) realistas, impressionistas e românticos.


10. (PUC) Nos romances Senhora e Lucíola, José de Alencar dá um passo em relação à crítica dos valores da sociedade burguesa, na medida em que coloca como protagonistas personagens que se deixam corromper por dinheiro. Entretanto, essa crítica se dilui e ele se reafirma como escritor romântico, nessas obras, porque
a) pune os protagonistas no final, levando-os a um casamento infeliz;
b) justifica o conflito dos protagonistas com a sociedade pela diferença de raça: uns, índios idealizados; outros, brasileiros com maneiras europeias;
c) confirma os valores burgueses, condenando os protagonistas à morte;
d) resolve a contradição entre o dinheiro e valores morais tornando os protagonistas ricos e poderosos;
e) permite aos protagonistas recuperarem sua dignidade pela força do amor.


11. (Fuvest-2001)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso ... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a
a) ironia romântica.
b) tendência romântica ao misticismo.
c) melancolia romântica.
d) aversão dos românticos à natureza.
e) fuga romântica para o sonho.


12. (PUC-SP-2001) A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance.
a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.


13. (UEL-1995) O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século _________ , retratando sobretudo __________ ; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de _______________ .
Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem:
a) XVII - a alta aristocracia - conto.
b) XVIII - o mundo burguês - folhetim.
c) XVIII - o mundo burguês - crônica.
d) XIX - o mundo burguês - folhetim.
e) XIX - a alta aristocracia - crônica.


14. (UEL-1996) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado.
Vista de forma panorâmica, a poesia romântica brasileira é muito rica em temas e em tons: estão nela a bravura do silvícola cantada por _____________ , a timidez amorosa e idealizante da lira de _____________ , a pujança oratória dos versos _____________ de Castro Alves.
a) Casimiro de Abreu - Olavo Bilac - líricos.
b) Fagundes Varela - Gonçalves Dias - anti-abolicionistas.
c) Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - condoreiros.
d) Álvares de Azevedo - Fagundes Varela - satíricos.
e) Olavo Bilac - Casimiro de Abreu - libertários.


15. (FEI-1995) Assinalar a alternativa que contém três poetas representantes, respectivamente, das três gerações românticas:
a) Tobias Barreto - Fagundes Varela - Joaquim M. de Macedo.
b) Casimiro de Abreu - José de Alencar - Bernardo Guimarães.
c) Gonçalves Dias - Álvares de Azevedo - Castro Alves.
d) Junqueira Freire - Castro Alves - Tobias Barreto.
e) Álvares de Azevedo - Bernardo Guimarães - José de Alencar.


16. (UFMG-1997) É característica da Lira dos vinte anos, de Alvares de Azevedo:
a) a apresentação do índio como símbolo da nacionalidade brasileira.
b) a manifestação do mal - do - século, pessimismo e desejo de morrer.
c) a opção por uma poesia de denúncia social, engajada na luta abolicionista.
d) a representação de uma natureza brasileira, tropical e exótica.


17. (UFMG-1997) A personagem Leonardo Filho, do romance Memórias de um Sargento de Milícias:
a) apresenta um forte moralismo que o faz traçar um quadro crítico dos costumes e das classes sociais do início do século XIX.
b) classifica-se como um típico herói romântico, por seus infortúnios amorosos.
c) mostra-se como um vadio, que vive ao sabor do acaso, nada aprendendo com a experiência.
d) participa da condição servil, apresentando visões variadas da sociedade em que vive, a partir das diversas posições que nela ocupa.


18. (UFC-2003) Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.
I. O público leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e estudantes.
II. Com a popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para o consumo.
III. O romance romântico veio atender uma necessidade de um público predominantemente rural.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Apenas I e II são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.


19. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa que identifica as qualidades do Romantismo presentes no poema "O poeta", de Álvares de Azevedo:
"no meu leito adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!"
a) é do Romantismo pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) porque tem metáforas.
d) porque apresenta um poeta enamorado.
e) porque trata a natureza de forma humanizada.


20. (PUC - PR-2007) Assinale a alternativa correta.
A poesia brasileira do Romantismo do século XIX pode ser dividida em:
a) três fases: a poesia da natureza e indianista, a poesia individualista e subjetiva, e a poesia liberal e social.
b) duas fases: a histórica e indianista, e a fase subjetiva e individualista.
c) três fases: a subjetiva, a nacionalista e a experimental.
d) quatro fases: a histórica, a de crítica nacionalista, a experimental e a subjetiva.
e) duas fases: a amorosa e sentimental e a fase nacionalista.


21. (FGV - SP-2007) Leia o texto a seguir, de Iracema, de José de Alencar, e responda às questões a ele pertinentes.
Quanto mais seu passo o aproxima da cabana, mais lento se torna e pesado. Tem medo de chegar; e sente que sua alma vai sofrer, quando os olhos tristes e magoados da esposa entrarem nela.
Há muito que a palavra desertou seu lábio seco; o amigo respeita este silêncio, que ele bem entende. É o silêncio do rio quando passa nos lugares profundos e sombrios.
Tanto que os dois guerreiros tocaram as margens do rio, ouviram o latir do cão a chamá-los e o grito da ará, que se lamentava. Estavam mui próximos à cabana, apenas oculta por uma língua de mato. O cristão parou calcando a mão no peito para sofrear o coração, que saltava como o poraquê
- O latido de Japi é de alegria, disse o chefe.
- Porque chegou; mas a voz da jandaia é de tristeza. Achará o guerreiro ausente a paz no seio da esposa solitária, ou terá a saudade matado em suas entranhas o fruto do amor?
O cristão moveu o passo vacilante. De repente, entre os ramos das árvores, seus olhos viram sentada, à porta da cabana, Iracema com o filho no regaço, e o cão a brincar. Seu coração o arrojou de um ímpeto, e a alma lhe estalou nos lábios:
- Iracema!...
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: FTD, 1991, p. 86.
Assinale a alternativa correta em relação ao romance.
a) Seu autor escreveu também A Moreninha.
b) Nele, não se ressaltam valores culturais, apenas políticos.
c) O irmão de Iracema é o legendário índio Peri.
d) A natureza não passa de pano de fundo da narrativa.
e) É narrado, em terceira pessoa, por um narrador onisciente.



22. (UNIP-SP) Assinale a característica não aplicável à poesia romântica:
a) artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
b) importante é o culto da forma, a arte pela arte;
c) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
d) enfatiza-se a auto expressão, o subjetivismo, o individualismo;
e) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.


23. (UESPI 2012) O Romantismo brasileiro encerra determinadas características próprias. Seja porque ele nasce quase conjugado com a nossa Independência política e a criação do Estado-Nação, seja porque recaiu sobre os escritores pátrios a missão de construir parte da nossa identidade nacional e cultural. Ainda sobre o Romantismo no Brasil e a obra de José de Alencar, assinale a alternativa correta.
a) Iracema não só inaugurou o indianismo, como José de Alencar lhe deu continuidade ao escrever O Guarani e Ubirajara.
b) Iracema se enquadra dentro do chamado romance psicológico, que veio a ser cultivado por quase todos os romancistas brasileiros.
c) A paisagem brasileira foi sempre um elemento secundário ou quase inexistente na obra de Alencar, particularmente em Iracema.
d) Os Timbiras é um poema épico escrito por Alencar. Neste, ele retoma muitos dos personagens que encontramos em Iracema.
e) Encontramos em Iracema tanto um delineado argumento histórico quanto o lirismo que vai caracterizar a literatura indigenista.


24. (UPE 2011) Considerando a escola literária Romantismo, analise as afirmativas a seguir:
I. “Minha terra tem palmeiras,/ Onde canta o sabiá;/ As aves que aqui gorjeiam,/ Não gorjeiam como lá.” Nesta estrofe, Castro Alves pretende trazer à tona o espírito nacionalista que tomou conta do Brasil durante conturbado período histórico.
II. Em “Se eu morresse amanhã, viria ao menos/ Fechar meus olhos minha triste irmã;/ Minha mãe de saudades morreria/ Se eu morresse amanhã”, Álvares de Azevedo apresenta um eu lírico tomado pela dor e pela tristeza, sentimentos comuns a sua poesia.
III. “São duas flores unidas,/ São duas rosas nascidas/ Talvez no mesmo arrebol,/ Vivendo no mesmo galho,/ Da mesma gota de orvalho,/ Do mesmo raio de sol”. Nesta estrofe do poema “As duas flores”, Castro Alves dá indícios de uma estética subjetivista.
IV. Em “Meu canto de morte,/ Guerreiros, ouvi: Sou filho das selvas,/ Nas selvas, cresci;/ Guerreiros, descendo/ Da tribo Tupi”, Gonçalves Dias assim como José de Alencar, em O guarani, tenta evidenciar a cultura indígena no Brasil.
V. Castro Alves, Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias, a despeito de suas diferenças temporais e estéticas, podem ser entendidos como poetas com a seguinte visão de mundo: A racionalidade humana deve ser o crivo da vida.
Está CORRETO o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) II, IV e V.


25. (UNEMAT 2008) O indianismo na narrativa romântica brasileira é:
a) uma forma de apresentar o índio como motivo estético e idealizado.
b) um meio de demonstrar que o índio era inofensivo para o Império brasileiro.
c) um modelo francês a ser seguido no Brasil.
d) um modelo de realidade exótica que não interessava ao público europeu.
e) uma forma de fazer os índios aceitarem a sua própria condição de raça inferior.



GABARITO

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