1. (UCP-PR) O desejo de
morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de
Lira dos vinte anos. Trata-se de:
a)
Gonçalves Dias.
b)
Castro Alves.
c)
Gonçalves de Magalhães.
d)
Casimiro de Abreu.
e)
Álvares de Azevedo.
2. (UFRN) Sobre Gonçalves
Dias, é correto afirmar:
a)
natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e
Ubirajara.
b)
poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e
sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna.
c)
poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu
poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo,
Timbiras.
d)
natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao
escrever Inspirações do Claustro.
e)
poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra
Conferências Literárias.
3. (FAU-SP) O indianismo
de nossos poetas românticos é:
a)
uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como
elemento étnico da futura raça brasileira.
b)
um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a
instalação da capitania de São Vicente.
c)
um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada
difere do modelo europeu.
d)
um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização
que se instalava.
e)
uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com
simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades
morais superiores.
4. (U.F. Juiz de Fora-MG) Em
relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
a)
expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b)
análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c)
desenvolvimento do teatro nacional.
d)
expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e)
caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
5. (OSEC-SP) A época
romântica caracteriza-se por ser:
a)
lusófoba e nacionalista.
b)
de influência inglesa.
c)
ateia e influenciada pelo positivismo.
d)
carente de bons poetas.
6. (FMABC-SP) Assinale a
alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao
qual se dá o nome de Romantismo:
a)
predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos
b)
reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
c)
anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte
pela arte
d)
desejo de expressar a realidade objetiva, visão materialista do universo
e)
preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa
de expressar a realidade inconsciente.
7. (UFRS) A produção
de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão:
a)
do culto à natureza
b)
do cientificismo
c)
da arte pela arte
d)
do culto ao "bom selvagem"
e)
do mal-do-século.
8. (FMU/FIAM-SP) O homem de
todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo
particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a)
um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante
que o elemento humano.
b)
um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua
realização.
c)
um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções
humanas.
d)
confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a
natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e)
um cenário idealizado, onde todos são felizes e os poetas são pastores.
9. (UNIP-SP) Assinale a
característica não-aplicável à poesia romântica:
a)
artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
b)
importante é o culto da forma, a arte pela arte;
c)
a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
d)
enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo;
e)
a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.
10. (UFV-MG) Assinale a
alternativa falsa:
a)
Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a
forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b)
Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos
medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os
escritores da época.
c)
Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno
estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição
racionalista e clássica do século XVIII.
d)
Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única
qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade
extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
e)
Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o
subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e
o escapismo.
11. (Cesgranrio-RJ) O
próprio Romantismo produziu uma literatura em desacordo com certas tônicas do
movimento. Através da ironia, autores românticos revelam irreverência muitas
vezes feroz.
Assinale a opção em que o autor se mantém dentro
dos preceitos mais conhecidos da escola romântica, tais como a glorificação do
ideal e do sublime e o desapego ao mundo material:
a)
"Dos prazeres do amor as primícias,/ De meu pai entre os braços gozei;/ E
de amor as extremas delícias/ Deu-me um filho, que dele gerei." (Bernardo
Guimarães)
b)
"Como dormia! Que profundo sono!.../ tinha na mão o ferro do engomado.../
Como roncava maviosa e pura!.../ Quase caí na rua desmaiado!" (Álvares de
Azevedo)
c)
"(Damas da nobreza) – Não precisa aprendê/ Quem tem pretos p'herdá/ e
escravidão p'escrevê;/ Basta tê/ Burra d'ouro e casá." (Sousândrade)
d)
"Porque Deus pôs em meu peito/ Um tesouro de harmonia:/ Deu-me a sina
de seus anjos,/ Deu-me o dom da poesia.' (Junqueira Freire)
e)
"Nem há de negá-lo – não há doce lira/ Nem sangue de poeta ou alma virgem/
Que valha o talismã que no oiro vibra!" (Álvares de Azevedo)
12. (UFSCar-SP) Assinale a
opção que melhor preencha a lacuna existente no seguinte texto:
"Segundo a interpretação de Karl Mannehim, o
__________ expressa os sentimentos dos descontentes com as novas estruturas: a
nobreza, que já caiu, e a pequena burguesia que ainda não subiu: de onde, as
atitudes saudosistas ou reivindicatórias que pontuam todo o movimento."
a)
Realismo
b)
Romantismo
c)
Modernismo
d)
Impressionismo
e)
Arcadismo
13. (FUVEST-SP) Tomadas em
conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves
demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
a)
pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a
inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
b)
repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da
literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e
a crença em lutas libertárias.
c)
constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando
livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais
abolicionistas e republicanos.
d)
refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus,
evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.
e)
cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória
nostálgica das civilizações da Antigüidade clássica, representadas por suas
ruínas.
14. (FEI-SP) Assinale o
item que contém somente características românticas:
a)
Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
b)
subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
c)
Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
d)
Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
e)
Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.
15. (UCP-PR) "O
público gostava de obras que lhe permitissem auto-identificar-se com as
personagens, que lhe fornecessem meios de esquecer, com a leitura, a monotonia
da vida regulada pelos estreitos horizontes burgueses."
O texto acima faz referência à estética:
a)
barroca
b)
simbolista
c)
modernista
d)
romântica
e)
parnasiana
16. (UFV-MG) A ficção romântica
é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de
realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual
"... e foram felizes para sempre".
Assinale a alternativa que não corresponde à
afirmação acima:
a)
amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último
da vida.
b)
Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a
ele.
c)
A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d)
Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos.
e)
A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional
romântico.
17. (UFPA) Na época da
independência do Brasil, quando nosso país precisava auto afirmar-se como nação,
entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade
que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar
esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:
a)
Romantismo
b)
Barroco
c)
Realismo/Naturalismo
d)
Modernismo
e)
Neoclassicismo
18. (FUVEST) Entre as obras mais
comentadas do Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A Retirada da Laguna e,
principalmente, o romance:
a)
A Moreninha;
b)
Inocência;
c)
Clarissa;
d)
Rosa;
e)
A Escrava Isaura
19. (U.F.GOIÁS) Em relação à
obra Memórias de um Sargento de Milícias pode-se afirmar que:
a)
contraste entre o bem e o mal próprio dos romances românticos desaparece na
figura do ator herói;
b)
personagem Leonardo nasce malandro feito, como em Macunaíma;
c)
Leonardo adquire as características da malandragem por força das
circunstâncias;
d)
panorama traçado pelo autor é limitado espaço em que as ações se desenvolvem;
e)
panorama traçado pelo autor é ampliado espaço em que as ações se desenvolvem.
20. (UM-SP) O gosto pela
expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo
interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os
autores do:
a)
movimento realista
b)
movimento árcade
c)
movimento romântico
d)
movimento barroco
e)
movimento naturalista.
21. (PUC-MG) Os
fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a
ideologia criada pelo Indianismo, exceto:
a)
"(...) No Guarani o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar,
despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas..."
b)
"(...) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue
da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a
bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade."
c)
"(...) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem
religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural
à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação."
d)
"(...) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do
sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em
face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança."
e)
"(...) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de
Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz."
22. (FUVEST-SP) "A
identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante
rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade,
a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um
pouco, por certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e
concepções existenciais dos poetas:
a)
barrocos.
b)
arcádicos.
c)
românticos.
d)
simbolistas.
e)
parnasianos.
23. (FUVEST-SP) Sobre o
romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
a)
analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências
sociais.
b)
é um composto resultante de formas originais do conto.
c)
dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
d)
representa contestação política ao domínio português.
e)
mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
24. (UFPA) A liberdade
de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade
formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o
consequente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como consequência,
no Brasil:
a)
Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.
b)
Registra-se o abandono total do soneto.
c)
Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já
existentes, possibilitando o aparecimento de novos.
d)
Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e
ao teatro.
e)
Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o
desenvolvimento de nossa poesia.
25. (UFES) Em relação
ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que:
a)
analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a
riqueza material.
b)
é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora
que aparece no texto.
c)
narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e
frívola.
d)
protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de
Lúcia.
e)
autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem
anos atrás.
GABARITO
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