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QUESTÕES SOBRE O REALISMO II



1. (Faap-1997) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens."
Machado de Assis
Machado de Assis filia-se (e o trecho é exemplo disso) ao estilo de época do:
a) arcadismo
b) romantismo
c) realismo
d) simbolismo
e) modernismo.


2. (UFMG-1998) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o narrador do romance O Ateneu, exceto:
a) O narrador entremeia à narrativa dos acontecimentos da vida escolar as suas opiniões.
b) O narrador dá mais ênfase aos fatos sociais do que aos da sua experiência pessoal.
c) O narrador estrutura o enredo, revelando a existência de etapas no processo de formação de sua personalidade.
d) O narrador apresenta as relações entre os personagens de modo a desnudar alguns aspectos ocultos dessas relações.


3. (PUC - MG-2007) A literatura de Eça de Queirós ocupa-se frequentemente de contrapor as características do Realismo às da literatura romântica.
Em José Matias, essa contraposição só NÃO se demonstra:
a) pelo contraste entre a descrição idealizada da personagem Elisa e suas ações no enredo do conto.
b) pela oposição que marca as visões de mundo do narrador e do personagem principal, este idealista, aquele racionalista.
c) pela posição que assumem na trama, em relação a Elisa, o apontador de obras públicas e José Matias.
d) pela referência, predominante no conto, a outras obras do próprio autor representantes do Realismo literário português. 


4. (UEMG-2007) Com relação às técnicas e estratégias narrativas adotadas na obra “DOM CASMURRO”
, SÓ NÃO é CORRETO afirmar que
a) o narrador estabelece diálogos com um suposto ‘leitor incluso’.
b) o texto apresenta relações intertextuais com a tradição filosófica, artística e literária.
c) a narrativa contém recursos metalinguísticos, sobretudo no diálogo narrador / leitor.
d) o memorialismo da narrativa é comprometido com a fidelidade dos fatos ocorridos.


5. (PUC-RS) Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
a) apresenta todas as características do Realismo, exceto a influência do meio sobre o comportamento do indivíduo.
b) tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem principal.
c) constitui-se num documento fotográfico da realidade objetiva.
d) segue uma ordem cronológica, apoiando-se no real.
não se atém a reflexões críticas em relação ao contexto social.


6. (FMTM-2005) O cônego Dias era muito conhecido em Leiria. Ultimamente engordara, o ventre saliente enchia-lhe a batina; e a sua cabecinha grisalha, as olheiras papudas, o beiço espesso faziam lembrar velhas anedotas de frades lascivos e glutões.
(Eça de Queirós, O crime do padre Amaro)
No trecho selecionado, estão presentes importantes características da literatura de Eça de Queirós. Essas características são:
a) o idealismo, a linguagem coloquial e o tom sarcástico.
b) o psicologismo, a linguagem prolixa e o tom retórico.
c) o criticismo, a linguagem concisa e o tom reflexivo.
d) o elitismo, a linguagem rebuscada e o tom aristocrático.
e) o anticlericalismo, a linguagem mordaz e o tom descritivo.


7. (IBMEC-2006) Leia atentamente o fragmento abaixo e assinale a alternativa que apresenta o autor e a obra a que se refere.
“Livre das convenções sociais, pois está morto, o narrador fala não só de sua vida mas de todos os que com ele conviveram, revelando a hipocrisia das relações humanas. Ao longo da obra são narrados vários casos: sua paixão juvenil pela bela e interesseira Marcela, que o amou ‘durante quinze meses e onze contos de réis’; sua amizade com o filósofo maluco Quincas Borba; seus amores clandestinos com uma mulher casada, Virgília.”
a) Memórias póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis.
b) Memórias póstumas de Brás Cubas — José de Alencar.
c) Memórias sentimentais de João Miramar — Oswald de Andrade.
d) Memórias de um sargento de milícias — Manuel Antonio de Almeida.
e) Memórias de sargento de milícias — Lima Barreto.


8. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.
a) Por apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência literária.
b) Tem como narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no passado.
c) A ação desse romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
d) A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando seus aspectos negativos.
e) Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica de personagens.


9. (FMTM-2005) O cônego Dias era muito conhecido em Leiria. Ultimamente engordara, o ventre saliente enchia-lhe a batina; e a sua cabecinha grisalha, as olheiras papudas, o beiço espesso faziam lembrar velhas anedotas de frades lascivos e glutões.
(Eça de Queirós, O crime do padre Amaro)
Ao apresentar o cônego Dias, o narrador o faz de forma irônica e sarcástica. No texto, isso pode ser verificado:
I. pelo uso sistemático de adjetivos que, pelo contexto, assumem conotação pejorativa;
II. pela caracterização psicológica do personagem;
III. pelo uso da palavra beiço (para designar lábio).
Está correto o contido apenas em
a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.


10. (UEL-1995) É correto afirmar sobre Machado de Assis:
I. Foi sobretudo pela imaginação de suas narrativas, mais do que pelo estilo ou senso de realismo, que se notabilizou como nosso maior ficcionista do século XIX.
II. Seus primeiros romances consagraram-no como um grande prosador realista, mas a partir de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS sua obra tomou o rumo inesperado da ficção fantástica.
III. Seus contos, sobretudo a partir de PAPÉIS AVULSOS, são obras-primas de análise psicológica, alegorizacão social e interpretação das fraquezas humanas.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação II é verdadeira.
b) Apenas a afirmação III é verdadeira.
c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.


11. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
a) romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do autor.
b) romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
c) romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o materialismo de sua mulher com os alunos.
d) romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do Império.
e) romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.


12. (PUC-SP-2003) Das alternativas abaixo, indique a que NÃO condiz com o romance O Primo Basílio, de Eça de Queirós.
a) É uma obra realista-naturalista e nela o narrador aparece como um observador imparcial que vê os acontecimentos com neutralidade.
b) Apresenta como tema central o adultério e o autor explora o erotismo ao detalhar a relação entre os amantes.
c) Mostra-se como uma lente de aumento sobre a intimidade das famílias e revela criticamente a pequena burguesia do final do século XIX em Lisboa.
d) Ataca as instituições sociais como a Família, a Igreja, a Escola e o Estado, sempre com a preocupação de fazer um vasto inquérito da sociedade portuguesa e moralizar os costumes da época.
e) Caracteriza-se por ironia fina, caricaturismo e humor na composição das personagens, entre as quais se destaca o Conselheiro Acácio.


13. (Fuvest-1997) Com essa história enjoada de traiu ou não traiu, de Capitu ser anjo ou demônio, o leitor de Dom Casmurro acaba se esquecendo do fundamental: as memórias são do velho narrador, não da mulher, e o autor é Machado de Assis, e não um escritor romântico dividido entre mistérios. Aceitas as observações anteriores, o leitor de Dom Casmurro deverá
a) identificar o ponto de vista de Capitu, considerando ainda o universo próprio da ficção naturalista.
b) reconhecer os limites do tipo de narrador adotado, subordinando-o ao peculiar universo de valores do autor.
c) aceitar os juízos do velho narrador, por meio de quem se representa a índole confessional de Machado de Assis.
d) rejeitar as acusações do jovem Bentinho, preferindo-lhes a relativização promovida pelo velho narrador.
e) relativizar o ponto de vista da narração, cuja ambiguidade se deve à personalidade oblíqua de Capitu.


14. (UFSC) A(s) citação(ões) extraída(s) do livro O Ateneu é(são):
a) "Na repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notícia desse seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo - Ubirajara."
b) "... chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos trinta anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade..."
c) "Aristarco todo era um anúncio. Os gestos calmos, soberanos, era um rei – o autocrata excelso."
d) "Ralf pega a velha maleta do Homig, abre-a devagarinho, como quem abre uma gaiola de pássaro, para pegá-lo mansamente."
e) "Entrei apressado, atravessei o corredor do lado direito e no meu quarto dei com algumas pessoas soltando exclamações. Arredei-as e estaquei; Madalena estava estirada na cama, branca, de olhos vidrados, espuma nos cantos da boca."


15. (PUC-SP-2002) A obra O Primo Basílio, escrita por Eça de Queirós em 1878, é considerada uma das mais representativas do romance realista-naturalista português. Indique a alternativa abaixo que NÃO confirma o conteúdo desse romance.
a) Romance de tese, apresenta os mecanismos do casamento e analisa o comportamento da pequena burguesia de Lisboa.
b) Luísa, personagem central do romance, é caracterizada como uma mulher romântica, sonhadora e frágil, comportamento esse que a predispõe ao adultério.
c) O narrador do romance aproxima-se bastante do modelo proposto pela literatura realista, que se caracteriza pela objetividade e pelo senso da minúcia.
d) Entre as diferentes personagens que se movem na narrativa, está o Conselheiro Acácio, homem de caráter marcado por sagacidade, espírito crítico, franqueza e originalidade.
e) Basílio, personagem que dá título ao romance, não se compromete nem se envolve emocionalmente; apenas busca na aventura amorosa uma maneira agradável de ocupar o tempo.


16. (Faap-1996) OLHOS DE RESSACA
Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momentos houve que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Machado de Assis
Texto extraído do romance:
a) "Memórias Póstumas de Brás Cubas"
b) "Dom Casmurro"
c) "Quincas Borba"
d) "Esaú e Jacó"
e) "Memorial de Aires"


17. (UM-SP) Assinale a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompéia.
a) romance se realiza pelo processo memorialista do narrador, permeado por uma profunda visão crítica.
b) Trata-se de uma crônica de saudades, em que o narrador revela, a cada instante, vontade de voltar.
Ateneu representa uma apologia aos colégios internos como forma ideal para a formação do adolescente.
c) Apesar da tentativa de atingir um estilo realista, a obra mantém uma estrutura romântica aos moldes de José de Alencar.
d) Todas as personagens do romance buscam identificar-se com o diretor do Ateneu.


18. (Fuvest-2002) Como se sabe, Eça de Queirós concebeu o livro O primo Basílio como um romance de crítica da sociedade portuguesa, cujas “falsas bases” ele considerava um “dever atacar”.
A crítica que ele aí dirige a essa sociedade incide mais diretamente sobre
a) o plano da economia, cuja estagnação estava na base da desordem social.
b) os problemas de ordem cultural, como os que se verificavam na educação e na literatura.
c) a excessiva dependência de Portugal em relação às colônias, responsável pelo parasitismo da burguesia metropolitana.
d) a extrema sofisticação da burguesia de Lisboa, cujo luxo e requinte conduziam à decadência dos costumes.
e) os grupos aristocráticos, remanescentes da monarquia, que continuavam a exercer sua influência corruptora em pleno regime republicano.


19. (Mack-1998) Sobre Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) Em sua extensa obra, ainda se podem encontrar peças de teatro, crônicas e ensaios.
b) Seus primeiros romances como Ressurreição e Iaiá Garcia apresentam traços ainda ligados ao Romantismo.
c) Sua poesia apresenta, muitas vezes, características próprias do Parnasianismo como a busca da perfeição formal e um vocabulário elevado.
d) Nos contos, não se percebem elementos que o consagraram nos romances, evidenciando as características que o diferenciam na literatura brasileira.
e) Os romances de sua Segunda fase tornam-se totalmente realistas, evidenciando as características que o diferenciam na literatura brasileira.


20. (UNICENTRO) A única passagem que NÃO encontra apoio em A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, é:
a) Em A Cidade e as Serras, José Fernandes, de rica família proveniente de Guiães, região serrana de Portugal, narra a história de Jacinto de Tormes, seu amigo também fidalgo, embora nascido e criado em Paris.
b) A Cidade e as Serras explora uma grave tese sociológica: ser-nos preferível viver e proliferar pacificamente nas aldeias a naufragar no estéril tumulto das cidades.
c) Para Jacinto, Portugal estava associado à infelicidade, enquanto Paris associava-se à felicidade; ao longo do romance, contudo, essa opinião se modifica.
d) No romance dois ambientes distintos são enfocados ao longo das duas partes em que o livro pode ser dividido: a civilização e a natureza.
e) Já avançado em idade, Jacinto se aborrece com as serras e tenciona reviver as orgias parisienses, mas faltam-lhe, agora, saúde e riqueza. 


21. (UDESC 2008) Analise as afirmações abaixo, em relação ao O Ateneu.
I - O diretor que esse fragmento menciona foi sempre um homem magnânimo e justo, atento às necessidades dos educandos de seu colégio.
II - O Ateneu é um romance memorialista, com as ações acontecendo em tempo anterior ao da narração dos fatos.
III - Apresentando características do Romantismo, em seu lançamento o romance foi saudado pela forma como o autor urdiu uma história repleta de intrigas.
IV - O Ateneu representa um mundo fechado; ao querer moldar os meninos que ali estudam, acaba por deformar-lhes a personalidade.
V - Ema, esposa de Aristarco, transforma se em dedicada professora para os alunos.
VI - A história aborda dois anos da vida do narrador, em um internato masculino. É narrada em primeira pessoa, por Sérgio já adulto.
Assinale a alternativa cujas afirmações se justificam pelo texto.
a) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas IV e VI são verdadeiras.


22. (Faap-1997) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens."
Machado de Assis
Machado de Assis ficou célebre pelo romance:
a) paisagista.
b) de fuga - evasão.
c) psicológico.
d) histórico.
e) medieval.


23. (UFRGS-RS) Leias as afirmações sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompeia.
I. Sérgio, em seu relato memorialista, revela a outra face da fachada moralista e virtuosa que circundava O Ateneu, a face em que se incluem a corrupção, o interesse econômico, a bajulação, as intrigas e a homossexualidade entre os adolescentes.
II. A narrativa, ainda que feita na primeira pessoa, evita o comentário subjetivo e as impressões individuais, uma vez que o narrador adota uma postura rigorosa, condizente com o cientificismo da época.
III. Através da figura de Dr. Aristarco, diretor do colégio, com sua retórica pomposa e vazia, Raul Pompeia critica o sistema educacional da época e a hipocrisia da sociedade.
Quais estão corretas:
a) apenas I        
b) apenas II   
c) apenas I e III    
d) apenas II e III    
e) I, II e III


24. (FAAP 1997) Eça de Queirós só não escreveu:
a) O Primo Basílio.
b) O Crime do Padre Amaro.
c) A Ilustre Casa de Ramires.
d) A Cidade e as Serras.
e) Euríco, o Presbítero.


25. (Mack-2002) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o estilo de Machado de Assis.
a) Sua linguagem irônica e sarcástica está relacionada à quebra de valores absolutos.
b) A linguagem metafórica, usada com frequência, concretiza conceitos e juízos de valor.
c) Realizou rupturas na organização linear do texto narrativo, impondo outra lógica à sequência de capítulos.
d) Utilizou-se com frequência da metalinguagem, fazendo referências ao próprio ato de narrar.
e) A ruptura com a tradição literária deu origem a um estilo irreverente, afastado da norma culta.


GABARITO

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