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QUESTÕES SOBRE O REALISMO I



1. (FCC-BA) Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana porque, a partir dele, o autor
a) assume de vez a visão romântica da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
b) se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos patológicos e os aspectos mais repugnantes da sociedade.
c) procede a uma retificação da própria obra, através da voz de personagens por meio das quais renega os valores da primeira fase.
d) antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
e) desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.


2. (FEI-SP) Leia atentamente:
I. "Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte, o evolucionismo formam o contexto sociopolítico-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista."
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos."
III. "Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia."
IV. "Poderíamos citar como característica da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade."
Verificamos que em relação ao Realismo/naturalismo está (estão) correta (corretas):
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e IV.
d) apenas II e III.
e) apenas III e IV.



3. (FEI-SP) "Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento." (Alfredo Bosi)
O texto refere-se ao:
a) Romantismo
b) Realismo.
c) Simbolismo.
d) Parnasianismo.
e) Modernismo.


4. (MACK-SP) Várias características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:
a) nacionalista e positivista.
b) positivista e evolucionista.
c) evolucionista e sentimentalista.
d) neoclassicista e socialista.
e) bucólica e antropocêntrica.


5. (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas..."
a) Realismo, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
b) Naturalismo, Aluísio Azevedo, O mulato.
c) Naturalismo, Júlio Ribeiro, A carne.
d) Pré-Modernismo, Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma.
e) Romantismo, Álvares de Azevedo, Lembrança de morrer.


6. (FAAP) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens." 
Machado de Assis Machado de Assis filia-se (e o trecho é exemplo disso) ao estilo de época do: 
a) arcadismo 
b) romantismo 
c) realismo 
d) simbolismo 
e) modernismo. 


7. (UFPA) Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:
a) pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.
b) pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
c) por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
d) por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
e) por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.



8. (FMTM) Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo. 
a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa. 
b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais. 
c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher. 
d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-herói; sentimentalismo. 
e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.


9. (FGV-SP) Machado de Assis, a rigor, não foi seguidor fiel de nenhuma escola literária. No entanto, temos de convir que o autor não deixou de aceitar concepções próprias do:
a) Neoclassicismo.
b) Ultra-romantismo.
c) Realismo.
d) Futurismo.
e) Modernismo.


10. (E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:
a) é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
b) Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a sequência do tempo cronológico.
c) memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
d) constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
e) revela crítica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.


11. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Realismo:
a) Preocupação em justificar, à luz da razão, as reações das personagens, seus procedimentos e os problemas sentimentais e metafísicos apresentados.
b) A apresentação do homem como um ser dominado pelos instintos, taras, pela carga hereditária, em detrimento da razão.
c) A preocupação em retratar a realidade como ela é, sem transformá-la. O autor, ao relatar, deverá estar baseado na documentação e observação da realidade.
d) amor é visto unicamente sob o aspecto da sexualidade e apresentado como uma mera satisfação de instintos animais.
e) Aspectos descritivos e minuciosos, sempre que possível, baseados na observação da realidade e do subjetivismo e sentimentalismo do autor.


12. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que não diz respeito ao Realismo:
a) Finalidade subjetiva da emoção na prosa.
b) Causa e efeito é preocupação do autor.
c) As causas e circunstâncias são importantes.
d) Atitude mais contida que a do Romantismo.
e) empenho na defesa de opiniões.


13. (EU-BA) A respeito da ficção de Machado de Assis, pode-se afirmar que
a) se desenvolveu do Romantismo para o Naturalismo, consagrando-se sobretudo nas crônicas políticas e nos contos satíricos.
b) amadureceu sob a influência de José de Alencar, de quem tomou os temas e o estilo, tal como se vê em Quincas Borba.
c) é exemplo típico da literatura naturalista, sendo apenas superada pela obra-prima O Cortiço, de seu mestre Aluísio Azevedo.
d) representa a conquista da maturidade da literatura nacional a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
e) atingiu com Ressurreição e A mão e a luva o plano mais alto de nossa literatura de expressão realista.


14. (FMTM-2003) Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo.
a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa.
b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais.
c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher.
d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-herói; sentimentalismo.
e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.


15. (PUC - PR-2007) Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.
b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.
c) O Realismo surgiu como consequência do cientificismo do século XIX.
d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary.
e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.


16. (Faap-1997) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens."
Machado de Assis
Machado de Assis filia-se (e o trecho é exemplo disso) ao estilo de época do:
a) arcadismo
b) romantismo
c) realismo
d) simbolismo
e) modernismo.


17. (ITA-2005) Em 1891, Machado de Assis publicou o romance Quincas Borba, no qual um dos temas centrais do Realismo, o triângulo amoroso (formado, a princípio, pelos personagens Palha-Sofia-Rubião), cede lugar a uma equação dramática mais complexa e com diversos desdobramentos. Isso se explica porque
a) o que levava Sofia a trair Palha era apenas o interesse na fortuna de Rubião, pois ela amava muito o marido.
b) Palha sabia que Sofia era amante de Rubião, mas fingia não saber, pois dependia financeiramente dele.
c) Sofia não era amante de Rubião, como pensava seu marido, mas sim de Carlos Maria, de quem Palha não tinha suspeita alguma.
d) Sofia não era amante de Rubião, mas se interessou por Carlos Maria, casado com uma prima de Sofia, e este por Sofia.
e) Sofia não se envolvia efetivamente com Rubião, pois se sentia atraída por Carlos Maria, que a seduziu e depois a rejeitou.


18. (UEL-1995) É correto afirmar sobre Machado de Assis:
I. Foi sobretudo pela imaginação de suas narrativas, mais do que pelo estilo ou senso de realismo, que se notabilizou como nosso maior ficcionista do século XIX.
II. Seus primeiros romances consagraram-no como um grande prosador realista, mas a partir de MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS sua obra tomou o rumo inesperado da ficção fantástica.
III. Seus contos, sobretudo a partir de PAPÉIS AVULSOS, são obras-primas de análise psicológica, alegorizacão social e interpretação das fraquezas humanas.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação II é verdadeira.
b) Apenas a afirmação III é verdadeira.
c) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
e) As afirmações I, II e III são verdadeiras.


19. Podemos verificar que o Realismo revela:
I- Senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro.
II- O retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.
III- Técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
Assinale:
a) se as afirmativas II e III forem corretas;
b) se as três afirmativas forem corretas;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as três afirmativas forem incorretas.


20. (UECE 2008) Sobre o Realismo, assinale o INCORRETO.
a) O Realismo na Literatura manifesta-se na prosa. A poesia da época vive o Simbolismo.
b) O romance - social, psicológico e de tese - é a principal forma de expressão do Realismo.
c) O romance realista deixa de ser apenas distração e torna-se veículo de crítica a instituições, como a Igreja Católica, e à hipocrisia burguesa.
d) A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta. 


21. (FASEH 2013) Assinale a alternativa CORRETA, considerando as características do Realismo no Brasil e suas concepções de vida social.
a) Um dos traços mais interessantes do Realismo brasileiro é a atenta e detalhada caracterização das classes dominantes como prepotentes e arrogantes.
b) Os romances realistas deram início a um processo de educação popular, com a participação ativa e responsável de padres e de outros clérigos católicos.
c) No Realismo, os escritores acreditavam que o impedimento ao amor era de ordem política, pois sabiam que não haveria como se impor aos poderes estabelecidos.
d) As pesquisas históricas exaltadas pelos escritores realistas enalteciam o poder transformador das religiões em vista de uma realidade social desregrada.


22. (UPE 2012) Sobre a escola literária Realista, analise as afirmativas a seguir.
I. Fundamentada numa linha de pensamento racionalista e ao mesmo tempo não racionalista, a escola literária realista brasileira tem como premissa central criar uma arte tomada pelos ideários que definiram o pensamento de importantes autores brasileiros, tanto na poesia quanto na prosa.
II. Um dos princípios da estética realista é a busca pela relação biunívoca entre realidade e fantasia. Isso implica uma tentativa de conseguir a produção de textos literários, identificados com propostas positivistas, cuja base de pensamento é a racionalidade como a faculdade humana única e legítima para conceber a verdade.
III. No Brasil, a chamada estética naturalista tem em livros, como O cortiço, de Aluísio Azevedo, e A carne, de Júlio Ribeiro, expressiva manifestação. A estética realista se diferencia da estética naturalista em vários pontos, porém o que mais se destaca é que a primeira busca a realidade, e a segunda almeja lampejos do fantasmagórico.
IV. No conto “Antes da Missa”, Machado de Assis critica o comportamento da sociedade brasileira no que diz respeito à moralidade. O referido autor pode ser considerado, no Brasil, um dos mais importantes autores da estética realista, e o conto citado, um exemplo dessa estética em sua obra.
V. Há uma expressiva diferença entre a estética romântica e a realista. No entanto, em ambas, a linguagem, por ser de natureza literária, encontra-se sempre figurada. Segundo a crítica especializada, Machado de Assis perpassa essas estéticas, sendo de ambas um exímio representante.
Estão CORRETAS, apenas,
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.


23. (UNICENTRO 2010) São características do Realismo
I. apresentar o caráter das personagens, com interpretação científica (psicológica) das emoções e problemas do homem – um ser atuante, vivo e dinâmico;
II. explorar os “detalhes”, reunindo-os harmoniosamente, para criar um efeito fiel de uma realidade;
III. encarar a vida como ela é, buscando dar-lhe um sentido através dos fatos que se interligam. O momento presente é prioritário. Nele está o ser humano, com seus conflitos e o relacionamento com o ambiente que o cerca.
a) Apenas II está correta.
b) Apenas III está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


24. (UNEMAT 2008) O Realismo foi uma escola literária que tinha como proposta representar com fidelidade a realidade, com base nos pressupostos científicos e conceitos da época.
Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com essa afirmação.
a) O Cientificismo do século XIX.
b) O Positivismo de August Comte.
c) O Determinismo de Tayne.
d) As Vanguardas Europeias.
e) O conceito de literatura em voga na época.


25. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
a) romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter ego do autor.
b) romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
c) romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o materialismo de sua mulher com os alunos.
d) romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do Império.
e) romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.


GABARITO

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4 Comentários

  1. excelente blog!! ajudando muito

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  2. Esse site é sensacional , não somente na literatura, como também em geografia,história e outros. Deus abençoe e não parem , por favor!

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  3. Desejo a ti, ó escritor desse site, uma vida exímias, mereces, mesmo com os intemperes do tempo e as cóleras da época, estás a trazer para nós, meros hospedeiros de nossas mentes, sedentos pelo néctar doce e desolador do conhecimento, um conteúdo que beira a perfeição, com custos o qual nem o tempo pode negligenciar. Agradecemos.

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