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QUESTÕES SOBRE O PARNASIANISMO II



1. (FMABC-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Parnasianismo:
a) subjetivismo, imaginação e sentimentalismo.
b) "Sob o manto diáfano da fantasia, a nudez crua da verdade."
c) impassibilidade, perfeição formal, rimas raras, seleção vocabular.
d) registro de impressões, emoções e sentimentos despertados no espírito do poeta.


2. (FEI-SP) São características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante:
a) predomínio da razão, individualismo.
b) determinismo biológico, retorno à Idade Média.
c) culto da forma, arte pela arte.
d) objetividade, sentimentalismo exagerado.


3. (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:
a) prevalência de formas fixas de composição poética.
b) anseio de liberdade criadora.
c) preocupação com a perfeição formal.
d) gosto pela precisão descritiva.
e) ideal de objetividade no tratamento dos temas.


4. (PUC-MG)
“Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.” trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta:
a) distanciado da realidade.
b) engajado.
c) crítico.
d) irônico.
e) informal.


5. (PUC-RS) Vila Rica
“O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;
Sangram, em laivos de ouro, as minas, que a ambição
Na torturada entranha abriu da terra nobre:
E cada cicatriz brilha como brasão.
[...]
Como uma procissão espectral que se move …
Dobra o sino… Soluça um verso de Dirceu …
Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.”
O poema, pertencente ao autor de “Profissão de Fé”, não segue rigidamente o padrão ___________ no que se refere à ___________.
a) romântico / idealização do mundo
b) simbolista / busca do eu profundo
c) parnasiano / alienação dos problemas sociais
d) simbolista / inteligibilidade sintática
e) parnasiano / sonoridade dos versos


6. (PUC-RS)
“Tu,
artista, com zelo, Esmerilha e investiga! Níssia, o melhor modelo Vivo,
oferece, da beleza antiga. Para esculpi-la, em vão, árduos, no meio. De
esbraseada arena, Batem-se, quebram-se em fatal torneio, Pincel, lápis,
buril, cinzel e pena.” [...]
O trecho evidencia tendências
__________, na medida em que __________ o rigor formal e utiliza-se de imagens __________.

a) Românticas/ neutraliza/ abstratas
b) simbolistas/ valoriza/ concretas
c) parnasianas/ exalta/ mitológicas
d) simbolistas/ busca/ cotidianas
e) parnasianas/ evita/ prosaicas


7. (FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta:
a) O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.
b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.


8. (CEFET-PAR)
E sobre mim, silenciosa e triste,
A Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)
Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:
a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes” visa a presentificar o movimento dos astros.
d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.


9. (UFTM 2011) Considere as informações.
É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética [desse movimento literário].
(...)
Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida (a mimese pela mimese), concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilhavam com os [escritores] do tempo.
(Alfredo Bosi. História concisa da Literatura Brasileira.)
O texto alude aos poetas
a) ultrarromânticos, que romperam com a poesia indianista e ufanista. a exemplo de Alvares de Azevedo.
b) realistas, que trataram. em sua obra poética, de temas ligados ao cotidiano, tal como fez Machado de Assis.
c) parnasianos, que, afastando-se dos ideais românticos, buscavam a linguagem isenta de subjetivismo. a exemplo de Olavo Bilac.
d) simbolistas, que romperam com o pessimismo romântico e propuseram uma poética espiritualizada. como fez Cruz e Souza.
e) modernistas. que. negando os preceitos da poesia romântica. buscavam uma poética nacional, a exemplo de Mário de Andrade.


10. (FGV 2005) Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:
a) A inspiração é mais importante que a técnica.
b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, as rimas ricas ou raras.
c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.
e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.


11. (Espcex 2014) Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que se caracteriza por
a) buscar uma linguagem capaz de sugerir a realidade, fazendo, para tanto, uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e antirracional.
b) cultivar o desprezo pela vida urbana, ressaltando o gosto pela paisagem campestre; elevar o Ideal de uma vida simples, integrada a natureza; conter nos poemas elementos da cultura greco-latina; apresentar equilíbrio espiritual, racionalismo.
c) apresentar interesse por temas religiosos, refletindo o conflito espiritual, a morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida, além do emprego constante de figuras de linguagem e de termos requintados.
d) possuir subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo, ampliando a experiência da sondagem Interior e preparando o terreno para investigação psicológica.
e) pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal.


12. (UFRGS 2006) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações.
I - Pode ser considerado um movimento antirromântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico.
II - Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.
III - Definiu-se, no Brasil, com o livro "Poesias", de Olavo Bilac, publicado em 1888.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, Il e III.


13. (UEL 1995) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Esses poetas dedicavam-se, muitas vezes, a escrever sobre um "vaso grego", uma "taça de coral", uma "brilhante copa".  Ao mesmo tempo em que admiravam os "áureos relevos", o "fino lavor" e o som "canoro e doce" desses objetos, viam-se a si mesmos como artesãos do verso, verdadeiros "ourives" da língua.  Essa tendência preciosista teve em ____________ e _____________dois dos principais representantes, dentro do estilo ______________.
a) Castro Alves e Gonçalves Dias - romântico
b) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira - parnasiano
c) Gonçalves Dias e Olavo Bilac - romântico
d) Alberto de Oliveira e Castro Alves - parnasiano
e) Gonçalves Dias e Alberto de Oliveira - parnasiano


14. (UEL 1998) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira representam um estilo de época de acordo com o qual
a) o valor estético deve resultar da linguagem subjetiva e espontânea que brota diretamente das emoções.
b) a forma literária não pode afastar-se das tradições e das crenças populares, sem as quais não se enraíza culturalmente.
c) a poesia deve sustentar-se enquanto forma bem lapidada, cuja matéria-prima é um vocabulário raro, numa sintaxe elaborada.
d) devem ser rejeitados os valores do antigo classicismo, em nome da busca de formas renovadas de expressão.
e) os versos devem fluir segundo o ritmo irregular das impressões, para melhor atender ao ímpeto da inspiração.


15. (UFAM 2010) Coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequência correta.
Pode-se descrever o Parnasianismo como um movimento
(__) cujo conteúdo é mais importante que a forma de seus textos.
(__) que trabalha com temas greco-latinos e prefere formas fixas, como o soneto.
(__) que legou obras de cunho social, preocupado com a situação do país em seu tempo.
(__) cujo descritivismo dos poemas se iguala ao Romantismo, ambos preocupados com o ambiente político de seus respectivos momentos históricos.
(__) em que a mulher é apresentada como a musa inspiradora, situada em meio à natureza brasileira.
a) F – V – F – V – F
b) V – V – F – F – V
c) F – V – F – F – F
d) F – F – F – V – V
e) V – F – F – F – V


16. (UFAL 2000) As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:
I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa.
II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.
III. Por se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas.
e) I, II e III 


17. (UNIFESP 2013) Essa poesia não logrou estabelecer-se em Portugal. De origem francesa, suas primeiras manifestações datam de 1866, quando um editor parisiense publica uma coletânea de poemas; em 1871 e 1876, saem outras duas coletâneas. Os poetas desse movimento literário pregam o princípio da Arte pela Arte, isto é, defendem uma arte que não sirva a nada e a ninguém, uma arte inútil, uma arte voltada para si própria. A Arte procuraria a Beleza e a Verdade que existiriam nos seres concretos, e não no sentimento do artista. Por isso, o belo se confundiria com a forma que o reveste, e não com algo que existiria dentro dele. Daí vem que esses poetas sejam formalistas e preguem o cuidado da forma artística como exigência preliminar. Para consegui-lo, defendem uma atitude de impassibilidade diante das coisas: não se emocionar jamais; antes, impessoalizar-se tanto quanto possível pela descrição dos objetos, via de regra inertes ou obedientes aos movimentos próprios da Natureza (o fluxo e refluxo das ondas do mar, o voo dos pássaros, etc.). Esteticistas, anseiam uma arte universalista.
Em Portugal, tentou-se introduzir esse movimento; certamente, impregnou alguns poetas, exerceu influência, mas não passou de prurido, que pouco alterou o ritmo literário do tempo. Na verdade, o modo fortuito como alguns se deixaram contaminar da nova moda poética revelava apenas veleidade francófila, em decorrência de razões de gosto pessoal ou de grupos restritos: faltou-lhes intuito comum.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa, 1999 (adaptado).
As informações apresentadas no texto referem-se à literatura
a) simbolista, cuja busca pelo Belo implicou a liberdade na expressão dos sentimentos. O texto deixa claro que essa literatura alcançou notável aceitação entre os poetas da época.
b) simbolista, cuja preocupação com a expressão do sentimento filia-se à tradição poética do Renascimento. O texto deixa claro que essa literatura teve um desenvolvimento tímido na cena literária portuguesa.
c) parnasiana, cuja preocupação com a objetividade a opõe ao subjetivismo romântico. O texto deixa claro que essa literatura não se impôs na cena literária portuguesa.
d) parnasiana, cuja liberdade de expressão e cujo compromisso social permitem fundamentar a Arte pela Arte. O texto deixa claro que essa literatura teve pouco espaço na cena literária portuguesa.
e) realista, cuja influência da tradição clássica é fundamental para se chegar à perfeição. O texto deixa claro que essa literatura teve uma disseminação irregular na cena literária portuguesa.


18. (UFRR 2016) Assinale a afirmação INCORRETA acerca do movimento literário parnasiano.
a) Enquanto a poesia romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto.
b) Foi o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo brasileiro.
c) Em virtude da preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras, na riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o trabalho do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou escultor.
d) O movimento parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia poética O Parnaso Contemporâneo.
e) Quanto à mulher, a poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo, privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.


19. (FUVEST)
"Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito."
A concepção de poema como peça de ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos acima, é característica fundamental do:
a) Romantismo
b) Trovadorismo
c) Movimento Antropofágico
d) Arcadismo
e) Parnasianismo.


20. (PUCC-SP) É incorreto afirmar que no Parnasianismo:
a) a natureza é apresentada objetivamente.
b) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica.
c) valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema.
d) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.
e) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.


21. (UNIFESP 2006)
Leia os versos de Olavo Bilac e responda
Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
E a força e a graça na simplicidade.
Nos versos, apresenta-se uma concepção de arte baseada __________, própria dos poetas _________.

Na frase, os espaços devem ser preenchidos por
a) na expressão dos sentimentos ... românticos.
b) na sugestão de sons e imagens ... parnasianos.
c) na contestação dos valores sociais ... simbolistas.
d) no extremo rigor formal ... parnasianos.
e) na expressão dos conflitos humanos ... simbolistas.


(Unifesp 2004) O poema a seguir, de Raimundo Correia, é a base para as três questões seguintes:
As pombas Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada... E à tarde, quando a rígida noitada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Rufiando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada... Também dos corações onde abotoam, Os sonhos, um por um céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos corações não voltam mais...

22. O poema de Raimundo Correia ilustra o Parnasianismo brasileiro. Dele, podem-se depreender a seguintes características desse movimento literário:
a) soneto em versos decassílabos, com predominância de descrição e vocabulário seleto.
b) versos livres, com predominância de narração e ênfase nos aspectos sonoros.
c) versos sem rima, liberdade na expressão dos sentimentos e recorrência às imagens.
d) soneto com versos livres, exploração do plano imagético e sonoro.
e) soneto com rimas raras, com descrição e presença da mitologia.

23. Os dois últimos versos do poema revelam
a) um enobrecimento da velhice após a realização dos sonhos de juventude.
b) uma mentalidade conformista em relação ao amor e às desilusões vividas na juventude.
c) uma irritação com a dificuldade de se realizarem os sonhos.
d) um relativo menosprezo para com os sentimentos humanos vividos na juventude.
e) uma visão pessimista da condição humana em relação à vida e ao tempo.

24. Há uma equivalência entre os dois quartetos e os dois tercetos do poema As pombas. Assim, é correio afirmar que pombas, metaforicamente, representa
a) a adolescência
b) os sonhos
c) os corações
d) o envelhecimento
e) a desilusão

25. (UNB 2012) Vaso grego
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos que a suspendia
Então e, ora repleta ora esvazada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de roxas pétalas colmada.
Depois... Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,
lgnota voz, quai se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.
Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197. p.144.
A partir da leitura do soneto Vaso grego, assinale a opção correta a respeito do tratamento estético conferido aos mitos antigos pela poética parnasiana.
a) recorrência a temas mitológicos atraía o leitor comum e amenizava os efeitos de distanciamento impostos a ele pelo rebuscamento da linguagem parnasiana.
b) Os mitos antigos são atualizados na poesia parnasiana e recebem um significado poético novo, que promove a ruptura efetiva com o passado e a tradição mítica.
c) O tratamento estético dos mitos gregos na poesia parnasiana aproxima o antigo mundo mitológico dos problemas imediatos e concretos da vida social brasileira.
d) A presença de elementos da arte e da mitologia gregas no soneto apresentado está de acordo com uma máxima do Parnasianismo: a arte pela arte.



GABARITO

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