Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O NEW DEAL



1. (ENEM/2009) A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933–1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.
EDSFORD, R. America’s response to the great depression. Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada)
A partir do texto, conclui-se que
a) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia.
b) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para diminuir a produção e o consumo.
c) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes no combate à crise econômica.
d) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e gerou uma corrida armamentista.
e) a intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem-sucedida, apoiando-se em suas necessidades.


2. (UNIRIO RJ/1995) A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o “New Deal”, adotado por Roosevelt, em 1933.
Uma das medidas principais desse programa foi ao:
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras da infraestrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.
e) redução dos incentivos à produção agrícola.


3. (UNIFOR CE/1998) Em relação ao New Deal, conjunto de medidas adotadas pelo governo americano, em razão das consequências da crise de 1929, que objetivavam a recuperação econômica do país, pode-se afirmar que:
a) Revelou a inadequação do intervencionismo estatal sobre a economia como forma de promover o desenvolvimento social.
b) Impôs um novo pensamento econômico: o do planejamento estatal objetivando a coletivização dos meios de produção.
c) Criou condições para a desregulamentação da economia, consolidando os ideais do capitalismo comercial e de livre cambismo.
d) Acentuou os antagonismos entre as potências imperialistas, gerando instabilidade política entre as nações, contribuiu para a eclosão da nova guerra mundial.
e) Representou um marco na passagem do capitalismo clássico, liberal e concorrencial para o capitalismo monopolista e estatal.



4. (UNIFOR CE/2000) O New Deal foi um programa de ação executado pelo governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, nos Estado Unidos, entre 1933 e 1945, com o objetivo de resgatar o crescimento econômico interrompido pelo crash de 1929.
O New Deal visava:
a) Recuperar a capacidade produtiva e comercial dos países europeus, incentivar o desenvolvimento de mercado consumidor de produtos de bens duráveis, consolidando as estruturas capitalistas no continente.
b) Estimular o desenvolvimento econômico, através de reformas estruturais profundas que objetivavam atingir os seguintes setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
c) Restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço entre a cidade e o campo, reativar o mercado interno pelo controle dos preços da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas.
d) Promover a expansão econômica do país, da industrialização de forma intensa e rápida através de planos quinquenais que estipulavam o que produzir, como produzir e como distribuir para satisfazer as necessidades das sociedades.
e) Incentivar a entrada de capitais pela privatização e liberalização da economia, promover maior disponibilidade de crédito e mais investimento para favorecer o crescimento sustentado da economia e gerar empregos bem remunerados.


5. (UNIFOR CE/2001) Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa... O novo presidente, discursando em sua posse, disse: "O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez".
A solução encontrada denominou-se:
a) New Deal, nova política governamental destinada a revitalizar e preservar o sistema capitalista.
b) Fair Deal, política de estabilização dos preços agrícolas com subsídios aos produtos rurais.
c) Big Stick, desenvolvido pelo presidente, com o direito de intervenção na América Latina.
d) Política de Portas Abertas, na qual reivindicava a liberdade de comércio para todas as nações.
e) NEP, um misto de princípios socialistas e capitalistas, que dava ao Estado o direito de propriedade sobre os meios de produção.


6. (UFRGS/2007) O New Deal consistiu em um programa adotado pelos EUA para superar os terríveis afeitos da Grande Depressão gerados pela quebra da Bolsa de valores de Nova Iorque.
Em relação às medidas aplicadas nesse programa, são feitas as seguintes afirmações.
I. O Estado tomou a iniciativa de realizar diversas obras públicas com o objetivo de criar postos de trabalho para milhões de desempregados.
II. As diretrizes keynesianas foram abandonadas em benefício do liberalismo econômico e da autonomia das forças do mercado como marcos reguladores da relação capital–trabalho.
III. A aplicação do programa contou com forte oposição dos setores conservadores, que denunciavam a intervenção do estado na economia como um processo de socialização da vida nacional.
Quais estão corretas?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e II
e) apenas I e III


7. (UNICID SP/2009) A implantação do New Deal, plano econômico elaborado com o objetivo de combater os efeitos da Crise de 29, pelo presidente F. D. Roosevelt, foi inspirada na teoria de
a) Adam Smith que pregava a não intervenção do Estado na economia, visto que ela se autorregulava.
b) John Keynes, pela qual o intervencionismo estatal sobre a economia deve ser substituído pelo liberalismo econômico.
c) Adam Smith, pela qual o Estado deveria atuar como o coordenador da economia, intervindo sempre que julgasse necessário.
d) Quesnay, principal ideólogo da escola fisiocrata, pela qual o Estado deveria entregar a solução da crise à iniciativa privada.
e) John Keynes e marcou a substituição do modelo econômico liberal por um modelo baseado na intervenção do Estado na economia.


8. (UFRR/2009) A atual crise financeira internacional tem sido comparada à Crise de 1929. Naquele contexto, a queda da Bolsa de Nova York teve consequências mundiais e atingiu de forma diferenciada os vários países. Nos Estados Unidos, o período de desemprego e miséria vivido nos primeiros anos da década de 1930 ficou conhecido como Grande Depressão. A principal resposta do governo americano à crise foi a criação de uma política federal denominada New Deal. Assinale a alternativa correta sobre o New Deal.
a) Os projetos postos em prática pelo Estado tinham como única meta recolocar os Estados Unidos na sua posição de superpotência política e militar.
b) O governo, preocupado em gerar empregos, promoveu a realização de concursos públicos e incentivou o setor financeiro.
c) Seus principais objetivos foram criar atividades econômicas, fomentar o consumo e estimular o setor privado, visando a geração de empregos.
d) Na avaliação dos economistas, a década de 1930 foi considerada uma década perdida para o desenvolvimento dos Estados Unidos.
e) A construção civil foi um setor da economia norte-americana pouco atingido, por isso foi o setor onde o governo investiu menos.


9. (UFV MG/2010) Sobre a crise de 1929 e o período entre as duas guerras mundiais, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A URSS foi a região mais atingida pela crise econômica de 1929 devido ao rígido planejamento da sua economia.
b) Os Estados Unidos foram profundamente atingidos pela crise de 1929, pois rejeitavam o liberalismo econômico.
c) A Europa Ocidental foi marcada pela consolidação do liberalismo político e do declínio do corporativismo, o que explica a pouca expressão do fascismo nesse período.
d) Os Estados Unidos adotaram uma política, denominada New Deal, para superar os desafios da crise de 1929 a partir do intervencionismo estatal na economia.


10. (Mackenzie SP/2010) A partir de 1933, o governo de F. D. Roosevelt, nos Estados Unidos, pôs em marcha uma série coordenada de ações nas áreas social e econômica, conhecida como New Deal, para fazer frente à depressão que se estabelecera no país e no mundo capitalista a partir de 1929. Uma das principais ações do New Deal para superar a crise foi
a) a extinção do financiamento do seguro social pelo Banco Central norte-americano.
b) a intervenção legislativa do Estado nas relações capital-trabalho.
c) o fortalecimento do padrão ouro através da diminuição do papel-moeda circulante.
d) o ajuste das contas públicas por meio da supressão de obras como estradas e hidrelétricas.
e) o corte de subsídios à agricultura, visando a tornar a produção do setor mais competitiva.


11. (FGV/2013) Quando se processaram as eleições de novembro de 1932, o país estava numa situação pior do que nunca. Todas as “curas” do Sr. Hoover não conseguiram dar vigor ao paciente moribundo. Os trabalhadores eram assolados pelo desemprego; os lavradores eram arrasados pela crise da agricultura; a classe média tinha perdido suas economias nas falências dos bancos e temia pela sua segurança econômica.
Em 8 de novembro de 1932 o povo americano elegeu Franklin D. Roosevelt para presidente dos Estados Unidos.
O “New Deal” do Sr. Roosevelt foi chamado de revolução. Era e não era. Era uma revolução quanto às ideias, mas não na sua parte econômica.
[Leo Huberman, História da riqueza dos EUA (Nós, o povo)]
Não era uma revolução econômica, pois
a) o volume de recursos destinados à recuperação econômica era pequeno e beneficiou apenas as regiões industrializadas.
b) não ocorreu qualquer alteração no direito à propriedade privada, assim como foi mantida a mesma estrutura de classe.
c) os operários e produtores rurais não tiveram nenhum ganho importante, uma vez que os benefícios atingiram exclusivamente as classes médias.
d) os principais causadores da crise - os grandes conglomerados oligopolistas - foram os que mais recursos receberam do governo americano.
e) privilegiaram-se os investimentos diretos em agentes econômicos tradicionais, como as grandes casas bancárias e as principais corporações.


12. (ENEM/2009) A depressão econômica gerada pela Crise de 1929 teve no presidente americano Franklin Roosevelt (1933–1945) um de seus vencedores. New Deal foi o nome dado à série de projetos federais implantados nos Estados Unidos para recuperar o país, a partir da intensificação da prática da intervenção e do planejamento estatal da economia. Juntamente com outros programas de ajuda social, o New Deal ajudou a minimizar os efeitos da depressão a partir de 1933. Esses projetos federais geraram milhões de empregos para os necessitados, embora parte da força de trabalho norte-americana continuasse desempregada em 1940. A entrada do país na Segunda Guerra Mundial, no entanto, provocou a queda das taxas de desemprego, e fez crescer radicalmente a produção industrial. No final da guerra, o desemprego tinha sido drasticamente reduzido.
EDSFORD, R. America’s response to the great depression. Blackwell Publishers, 2000 (tradução adaptada)
A partir do texto, conclui-se que
a) o fundamento da política de recuperação do país foi a ingerência do Estado, em ampla escala, na economia.
b) a crise de 1929 foi solucionada por Roosevelt, que criou medidas econômicas para diminuir a produção e o consumo.
c) os programas de ajuda social implantados na administração de Roosevelt foram ineficazes no combate à crise econômica.
d) o desenvolvimento da indústria bélica incentivou o intervencionismo de Roosevelt e gerou uma corrida armamentista.
e) a intervenção de Roosevelt coincidiu com o início da Segunda Guerra Mundial e foi bem-sucedida, apoiando-se em suas necessidades.



GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários