Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O NAZISMO



1. (UFSE/2001) "(...) O apoio das massas aos fascistas não pode ser explicado em função da eficácia da máquina propagandística, mas pelas próprias condições mentais e econômicas dessas massas (...)"
"A família pequeno-burguesa é o xis da questão para Reich. Ela opera com a energia sexual dos filhos para lhes impor as normas sociais e canalizá-la para os rumos da manutenção do status quo. Cultiva a honra, o dever, a docilidade não-crítica, a subserviência à autoridade. A posição que o pai assume em relação a seu superior hierárquico na sociedade, é introduzida por ele na família. Assim submetido a uma identificação com o pai, o filho manterá, com qualquer autoridade, as mesmas inclinações de subserviência dotadas de forte carga afetiva. O problema maior, para Reich, é que esta estrutura familiar pequeno-burguesa era copiada pelas famílias proletárias..."
(Ricardo. Ademar. Flávio. História. Minas Gerais: Lê. 1993. 3v)
A partir do texto pode-se afirmar que a novidade do nazismo era sua força
a) em convencer as massas marginalizadas e desempregadas de que o nazismo seria a solução dos problemas.
b) psicológica, que predispunha todos, trabalhadores ou não, a aceitarem ou assumirem seu corpo ideológico.
c) racionalista, que submetia a todos ao Estado, entendido pelos nazistas como catalizador da vontade nacional.
d) em imitar os ritos fascistas, na medida em que se criou campos de internamento para a educação de crianças e de jovens.
e) nacionalista, que impunha a crença de que em nome da religião qualquer tipo de sacrifício podia ser exigido dos indivíduos.


2. (Mackenzie SP/2001) O que temos que fazer é selecionar, numa nova categoria de senhores, homens que não se deixarão governar, como vós, pela moral da piedade. Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior.
Devem manter esse direito e consolidá-lo de maneira implacável... O que pregais é o liberalismo, nada mais que o liberalismo. Existe apenas uma espécie de revolução possível, e ela não é nem econômica, nem política, nem social, mas racial, e será sempre a mesma coisa: a luta entre as raças inferiores e as raças superiores.
Adolf Hitler
Dentre as principais características do nazismo, destaca-se, nesse texto, o:
a) Expansionismo.
b) Corporativismo.
c) Nacionalismo.
d) Racismo.
e) Militarismo.


3. (UFMT/2004) Em 1933, Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha abrindo caminho para a implementação do nazismo, movimento político que tentou englobar todos os aspectos da vida social e política.
Sobre o nazismo, é correto afirmar que:
a) o objetivo era dominar todo o planeta, pregando a destruição dos povos tidos como atrasados.
b) tinha contra si a maioria da população alemã que resistiu ao máximo à implementação dessa ideologia.
c) sua ideologia tinha afinidades com os regimes comunistas do leste europeu, promovendo alianças duradouras entre os países dessa região.
d) tinha um forte conteúdo racista, uma vez que pregava a existência da supremacia ariana.
e) foi uma ideologia de tipo socialista que pregava a estatização e a coletivização, opondo-se à exploração do homem pelo homem e à propriedade privada.


4. (UEL PR/2005) O programa partidário do Nazismo (1920) e os textos de Hitler sintetizam a proposta do totalitarismo de direita. Assinale a alternativa que apresenta um dos elementos fundamentais do nazismo.
a) Apoio a outras ideologias, tais como o liberalismo, a franco-maçonaria e a Igreja Católica, que pregavam a pureza e a união dos arianos.
b) Defesa do multipartidarismo no Estado Totalitário, dirigido por parlamentares eleitos e pelo chefe, o Führer.
c) Necessidade de aprimorar o sistema capitalista alemão, por acreditar que ele traria unidade ao Estado alemão e atenuaria as desigualdades sociais.
d) Implantação de uma sociedade militarista e de um regime onde o indivíduo era um instrumento da comunidade racial superior em relação a outros povos.
e) Uso da máquina de propaganda para divulgar e socializar a arte e o seu valor estético, renovando a tradição cultural alemã.


5. (FURG RS/2005) Entre os fatores que possibilitaram a emergência do nazismo na Alemanha em 1933 pode-se mencionar:
a) o advento do fascismo na Itália e França e o intenso avanço econômico alemão durante a década de 20.
b) a crise do regime parlamentar nas democracias europeias e o apoio dos socialistas e comunistas aos nazifascistas.
c) as vantagens conseguidas com a assinatura da paz de Versalhes e a tradição militarista na Alemanha.
d) as consequências desastrosas da II Guerra Mundial e a crise do Capitalismo Liberal.
e) os efeitos da crise econômica dos anos 20 e o agravamento das lutas de classes, provocando uma reação dos grupos dominantes ameaçados.


6. (PUC MG/2006) “Hitler considerava que a propaganda deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta o nível de compreensão dos mais baixos. [...] O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos.”
LENHARO, Alcir. Nazismo, o triunfo da vontade. São Paulo: Ática. 1990. p. 47-48. Considerando o trecho acima, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) a liberdade de imprensa foi suprimida, e a comunicação passou a ser controlada pelo partido nazista, que incorporou a vontade do povo alemão.
b) o esporte e os grandes espetáculos públicos foram explorados pelo nazismo como forma de reafirmar a superioridade racial ariana.
c) o projeto cultural do nazismo estimulava valores tipicamente cosmopolitas, em detrimento das expressões tradicionais locais e dos costumes rurais.
d) o nazismo recorreu à construção de grandes obras arquitetônicas como forma de promover a coesão das massas e a consciência nacional.


7. (UERJ/2005) As causas do neonazismo levam ao nascimento do próprio nazismo: a ausência do Estado.
A República de Weimar, nascida no mesmo caldo que fabricou o Tratado de Versalhes, teria de gerar um monstro. (...)
Fazer da política a expressão da vitória do mais forte é o centro de gravidade do nazismo. De qualquer tipo de nazismo. O resto é tempero, produção teatral.
Uma sociedade centrada na justiça social jamais será nazista.
Não é o caso do Brasil, onde se discriminam negros, nordestinos, crianças sem casa e torcedores do Botafogo.
(CONY, Carlos Heitor. Proibição inútil. Folha de S. Paulo, 09/06/1994.)
Conforme mostra Carlos Heitor Cony, já em 1994, o neonazismo deve ser motivo de preocupação para os governos e as sociedades democráticas em todo mundo.
As duas características político-ideológicas que identificam tanto o nazismo quanto o neonazismo são:
a) federalismo – arianismo
b) xenofobismo – militarismo
c) fascismo – bipartidarismo
d) pluripartidarismo – corporativismo


8. (UCS RS/2006) A derrota na Primeira Guerra Mundial e o fim do regime monárquico deixaram a Alemanha à beira da guerra civil. A crise mundial de 1929 atingiu violentamente o País, aguçando o descontentamento popular e fortalecendo os movimentos radicais, sobretudo o nazismo.
Relacione as características do nazismo, listadas na Coluna A, com as informações correspondentes, indicadas na Coluna B.
COLUNA A
1. Totalitarista
2. Nacionalista
3. Unipartidarista
COLUNA B
(__) O indivíduo pertencia ao Estado. Assim, o Estado não poderia ser liberal nem parlamentar, pois não deveria fragmentar-se em função de interesses particulares. Esse princípio podia ser assim resumido: um povo (Volk), um império (Reich), um chefe (Führer).
(__) A nova ordem não seria atingida com um Estado democrático. As mudanças necessárias deveriam ser conduzidas por uma vanguarda que constituísse um partido hierarquizado e dirigido segundo o princípio da chefia absoluta, o Partido Nacional-Socialista.
(__) Ideia que defendia a construção da Grande Alemanha, entendida como espaço vital para o arianismo cumprir seu destino, constituiria o agrupamento das comunidades germânicas da Europa, como a Áustria, os Sudetos e Dantzig.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1
c) 2 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 2
e) 3 – 1 – 2


9. (UFCG PB/2006) “Os sinais principais que nos levam a reconhecer o judeu são pois: esse famoso nariz recurvado, olhos que piscam sem parar, dentes acavalados, orelhas salientes, unhas quadradas, em vez de serem arredondadas em forma de amêndoa, torso excessivamente longo, pé chato, joelhos redondos, tornozelos extraordinariamente para fora, mão mole e derretida de hipócrita e traidor. Frequentemente tem um braço mais curto que o outro”.
Marpon & Flamarion, apud FONTENE, François de. História do Anti-Semitismo. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1989, p. 75.
O fragmento acima apresenta uma descrição sobre a identidade do judeu, construída por uma obra francesa datada do final do século XIX, que credita argumentos à política antissemita do nazismo alemão. É INCORRETO afirmar que essa política
a) apresentou um componente excludente e afirmava que o judeu era o destruidor das civilizações e a encarnação do mal.
b) concebeu os judeus como sujeitos de segunda categoria, negando seus direitos civis, como o de se casarem com ‘arianos puros’.
c) associou os judeus com o movimento comunista internacional ou com o liberalismo representado pela grande depressão de 1929.
d) perseguiu também ciganos, homossexuais e deficientes físicos com a intenção de eliminar os diferentes da raça ariana.
e) construiu sua identidade de extrema violência em relação aos considerados diferentes durante a República de Weimar.


10. (UFT TO/2007) O nacional-socialismo, ou nazismo, fundamentou-se em uma doutrina cuidadosamente veiculada pelo regime dirigido por Adolf Hitler, utilizando-se de técnicas sofisticadas de propaganda política.
Considerando-se os fundamentos ideológicos do nacional-socialismo, é INCORRETO afirmar que esse regime defendia
a) a desigualdade entre as raças, a pureza dos arianos e o antissemitismo.
b) a preponderância dos interesses coletivos e nacionais sobre os direitos individuais.
c) o nacionalismo, o expansionismo e a unidade do povo alemão.
d) o respeito à ordem legal republicana herdada da década de 1920.


11. (UFSCAR SP/2008) Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo – genocídio, que surgiu em 1944 (...)
(Mark Mazower. Continente sombrio. SP: Companhia das Letras, 2001.)
O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio
a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos romenos no seu processo de independência.
d) dos etíopes na invasão italiana.
e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.


12. (UNIMONTES MG/2008) Sobre o Nazismo, é INCORRETO afirmar que
a) foi favorecido pela crise do capitalismo norte-americano no final da década de 1920, uma vez que a Alemanha já estava reinserida na economia mundial.
b) se tratava de um movimento político, sem qualquer relação com sentimentos e crenças anteriormente existentes na sociedade alemã.
c) o programa de metas do nazismo atraiu a classe média alemã porque ela estava temerosa do avanço do socialismo.
d) o nacional-socialismo nazista previa a criação da Grande Alemanha, entendida como espaço vital para a realização do “destino ariano”.


13. (UNESP SP/2012) Nas primeiras sequências de O triunfo da vontade [filme alemão de 1935], Hitler chega de avião como um esperado Messias. O bimotor plaina sobre as nuvens que se abrem à medida que ele desce sobre a cidade. A propósito dessa cena, a cineasta escreveria: “O sol desapareceu atrás das nuvens. Mas quando o Führer chega, os raios de sol cortam o céu, o céu hitleriano”.
(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)
O texto mostra algumas características centrais do nazismo:
a) o desprezo pelas manifestações de massa e a defesa de princípios religiosos do catolicismo.
b) a glorificação das principais lideranças políticas e a depreciação da natureza.
c) o uso intenso do cinema como propaganda política e o culto da figura do líder.
d) a valorização dos espaços urbanos e o estímulo à migração dos camponeses para as cidades.
e) o apreço pelas conquistas tecnológicas e a identificação do líder como um homem comum.

14. (UERJ/2013) O direito ao solo e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho.
Adolf Hitler Minha luta, 1925.
Adaptado de FERREIRA, Marieta de M. e outros. História em curso: da Antiguidade à globalização. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV, 2008.
As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela
Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:
a) xenofobia
b) espaço vital
c) purificação racial
d) revanchismo militar


15. (ACAFE SC/2013) Em 2013 completam-se 80 anos da ascensão do Nacional-Socialismo na Alemanha.
Acerca dos antecedentes e da chegada do Nazismo ao poder na Alemanha, bem como suas características, analise as afirmações a seguir.
I Através de um acordo com o partido socialdemocrata, Adolf Hitler chegou ao poder, na Alemanha, em 1933.
II A República de Weimar, em virtude da crise econômica que assolava a Alemanha, e do sentimento de humilhação causado pela derrota na Primeira Guerra Mundial, não conseguiu superar os movimentos ultranacionalistas que combatiam o governo republicano.
III Nas eleições de 1932 os representantes do Nazismo receberam uma expressiva votação, ocupando diversas cadeiras no parlamento alemão. Hitler foi nomeado chanceler.
IV Mesmo na vigência do Nacional-Socialismo, a República de Weimar durou até a rendição alemã, contribuindo para a formação do governo alemão após a derrota na Segunda Guerra Mundial.
V Apesar do radicalismo da ideologia nacional socialista, as eleições para o parlamento alemão foram mantidas. O controle sobre os outros partidos, porém, era muito rigoroso.
Todas as afirmações corretas estão nos itens:
a) II - III
b) II - V
c) III - IV - V
d) I - II - III – IV


16. (UNIMONTES MG/2014) Analise as afirmativas a seguir, marcando C para as corretas ou I para as incorretas, em relação ao nazismo.
(__) A derrota da Alemanha, na Primeira Guerra Mundial, e a humilhação decorrente do Tratado de Versalhes contribuíram para a emergência do nazismo.
(__) O nacionalismo, o militarismo, o anticomunismo e o antissemitismo são consideradas características do nazismo.
(__) A crise de 1929 agravou a situação da Alemanha, ocasionando o desemprego, desestabilizando a República de Weimar e favorecendo a ascensão de Hitler ao poder.
(__) O corporativismo constituía a peculiaridade do regime nazista alemão e era baseado na crença da superioridade da raça ariana exposta nos Protocolos dos Sábios de Sião.
A sequência CORRETA é:
a) C, C, C, I.
b) I, C, C, C.
c) C, I, I, I.
d) I, I, I, C.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários