Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O NAZIFASCISMO



1. (UFF RJ/1998) As décadas de 20 e 30 do século atual foram marcadas pela ascensão do nazifascismo na Europa, caracterizado como um movimento que resultou em regimes antiliberais, antidemocráticos e antissocialistas.
Assinale a opção que se refere corretamente a tal fenômeno:
a) O fenômeno do fascismo reproduziu-se ao longo da História através dos regimes militares latino-americanos contemporâneos.
b) Sua influência no Brasil resumiu-se à emergência da ação integralista brasileira.
c) O nazifascismo seduziu as massas na Europa porque se assentou somente em bases psicológicas.
d) Ao responder à ameaça da bolchevização, o fascismo buscou atender aos apelos de uma população miserável, bem como salvaguardar os interesses das classes médias perante os riscos da proletarização.


2. (PUC PR/2002) Comparando o totalitarismo da direita ou nazifascismo e o totalitarismo de esquerda ou socialismo, na teoria e na prática governamental onde existiram, pode-se afirmar corretamente que:
I. Ambos censuravam os meios de comunicação, quer falados ou escritos.
II. Ambos procuravam fazer a igualdade de classes sociais, promovendo a coletivização dos campos e fábricas.
III. O nazifascismo revelou-se tão internacionalista quanto o socialismo.
IV. Enquanto as bases teóricas do nazismo são encontradas na obra Mein Kampf, de Adolf Hitler, o socialismo inspirou-se nos escritos de Karl Marx e de Frederico Engels.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II, III e IV.


3. (UNESP SP/1996) “A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular.”
(Eric Hobsbawn – Era dos extremos)
Identifique a “direita radical” que ascendia no período Entreguerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários.
a) Bolchevista
b) Liberal
c) Menchevista
d) Nazifascista
e) Anarcosindicalista



4. (Univ.Potiguar RN/1999) O Nazifascismo foi uma ideologia que marcou o período entre guerras (1918-1939). Sobre essa ideologia não se pode afirmar que era:
a) expansionista e nacionalista.
b) nacionalista e democrático-liberal.
c) totalitária e anticomunista.
d) autoritária e nacionalista.


5. (UNESP SP/2005) A União Europeia desistiu ontem dos planos de banir a insígnia nazista e outros símbolos que possam incitar ao ódio, mas concordou em reiniciar discussões sobre como harmonizar as leis antirracismo na Europa.
(Folha de S.Paulo, 25.02.2005.)
Itália multa atleta e clube por gesto nazista: Paolo di Canio e a Lazio pagarão aproximadamente R$ 37 mil cada um à Liga Italiana de Futebol. O jogador comemorou um de seus dois gols na vitória sobre a Roma (3 a 1), em janeiro, com o braço estendido, típica saudação utilizada pelos nazistas.
(Folha de S. Paulo, 11.03.2005.)
Os dois textos revelam que o ideário nazifascista, apesar da derrota sofrida em 1945, continua presente na sociedade europeia. São características desse ideário:
a) parlamentarismo; anticomunismo; racionalismo.
b) nacionalismo; militarismo; autoritarismo.
c) imperialismo; elitismo; internacionalismo.
d) expansionismo; antibolchevismo; pluripartidarismo.
e) neocolonialismo; centralismo; igualitarismo.


6. (UFJF MG/2006) Sobre o contexto de emergência do nazifascismo na Europa, marque a alternativa CORRETA:
a) Período marcado pela descrença na democracia, em diversas nações europeias.
b) Período de declínio do Nacionalismo, principalmente nos países que foram derrotados na I Grande Guerra.
c) Período de grande prosperidade das economias nacionais, especialmente nos países que compunham a aliança vitoriosa na I Guerra Mundial.
d) Período marcado pelo chamado “fim das ideologias” e pela expansão do Liberalismo.
e) Período de paz entre as nações e tolerância racial e étnica nos países ocidentais.


7. (UDESC SC/2012) Para o historiador René Rémond, “entre 1919 e 1939, dificilmente se encontrarão países que não tenham sido tentados pelo fascismo. Mas se alguns sucumbiram a ele, outros lhe opuseram resistência. [...] Grosso modo, podemos dizer que os êxitos do fascismo são proporcionais à amplidão dos efeitos da crise. Nas sociedades abaladas em profundidade por ela, milhões de pessoas estão dispostas a acolher todas as doutrinas.”
RÉMOND, René. O século XX: de 1914 aos nossos dias. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993, pp. 103-104.
Sobre o nazifascismo e as causas que ajudam a explicar a adesão de alguns países ao fenômeno, analise as proposições abaixo:
I. Na Espanha destaca-se a crise experienciada pelo país, traduzida por greves gerais, e os movimentos separatistas (basco e catalão), após a derrubada da monarquia e a proclamação da república. Insatisfeitos, os setores ultraconservadores apoiaram a Falange, grupo fascista ultraconservador, e as forças nacionalistas, chefiadas pelo general Francisco Franco. Estavam dadas as condições para a emergência da Espanha fascista de Franco.
II. Derrotada na Primeira Guerra, economicamente destruída e sujeita às imposições dos vitoriosos, como o pagamento de indenizações, a Alemanha enfrentou desordens sociais que se seguiram às crises econômicas. Essas são razões que contribuíram para explicar a grande adesão da Alemanha ao nazismo.
III. Na França, o nacional-socialismo foi motivado pela tradição nacionalista, pangermista, antissemita do país. Mas a principal explicação da sua adesão ao fascismo deve-se à grave crise econômica pela qual passava, desde o fim da Primeira Guerra, devido às pesadas indenizações que teve de pagar aos vitoriosos.
IV. No caso da Itália, o quadro político, econômico e social do país era bastante crítico no pós-guerra. Além da crise – marcada por milhares de mortos, devastação de algumas regiões, estagnação da produção industrial e agrícola, inflação, etc. –, o sentimento nacional foi duramente abalado pelo modo rude com que os aliados trataram o país, após a Primeira Guerra, exemplificado no Tratado de Versalhes.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


8. (UNIMONTES MG/2013) Os regimes nazifascistas, na Europa do período entre as duas guerras mundiais, caracterizavam-se pelo(a)
a) existência de uma pluralidade de partidos políticos imbuídos de um nacionalismo guerreiro cristão.
b) exaltação dos valores democráticos apregoados principalmente pelo poder legislativo.
c) predomínio dos interesses individuais na vida social e política em detrimento do Estado.
d) exacerbado orgulho nacional em oposição às tendências internacionalistas dos partidos de esquerda.


GABARITO




Postar um comentário

0 Comentários