Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O HOLOCAUSTO



1. (IFPE/2015) Um dos aspectos mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial foi o holocausto, que se constituiu
a) na migração forçada de alemães para países aliados.
b) na execução em massa de judeus.
c) na ascensão de Hitler ao poder.
d) no lançamento das bombas atômicas no Japão.
e) na censura aos meios de comunicação.


2. (FATEC SP/2005) Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.
(Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes.)
O texto acima refere-se
a) ao chamado holocausto do povo palestino.
b) ao chamado holocausto do povo judeu.
c) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.
d) à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.


3. (UFRN) O filósofo alemão Theodor Adorno, refletindo sobre aspectos da sociedade ocidental do século XX, chegou à conclusão de que “Pessoas que se enquadram cegamente em coletividades transformam-se em algo análogo à matéria bruta e omitem-se como seres autodeterminantes. Isso combina com a disposição de tratar os outros como massa amorfa [...] Aquilo que exemplificava apenas alguns monstros nazistas poderá ser observado hoje em grande número de pessoas, como delinquentes juvenis, chefes de quadrilhas e similares, que povoam o noticiário dos jornais, diariamente [...] As pessoas dessa índole equiparam-se de certa forma às coisas. Depois, caso o consigam, elas igualam os outros às coisas. A expressão ‘acabar com eles’, tão popular no mundo dos valentões, como no dos nazistas, revela muito bem essa ideia”.
COHN, Gabriel (Org). Theodor Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 40.
O acontecimento da história da Alemanha que, no século XX, serviu de base para as reflexões de Adorno no fragmento anterior foi:
a) a ascensão política dos junker – grandes proprietários, conservadores, protestantes –, que tinham se beneficiado com a alta dos preços, após a Guerra Franco-prussiana.
b) a agressiva política externa do III Reich, reivindicando territórios da Polônia, que acabaria sendo invadida por Hitler.
c) a política de manutenção da “pureza da raça” ariana, com a eliminação das raças ou elementos considerados inferiores, sobretudo os judeus.
d) a tomada do poder pelo Partido Comunista Alemão, que pregava a revolução socialista como alternativa para sair da crise econômica decorrente do Tratado de Versalhes.


4. (UFSCAR 2008) "Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em 1944 (...)"
(Mark Mazower. "Continente sombrio". SP: Companhia das Letras, 2001.)
O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio:
a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos romenos no seu processo de independência.
d) dos etíopes na invasão italiana.
e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.



GABARITO


Postar um comentário

0 Comentários