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QUESTÕES SOBRE O FASCISMO



1. (PUC RJ/1995) As transformações ocorridas após o término da Primeira Guerra Mundial assinalam a crise da sociedade liberal clássica. Nessa conjuntura surgem os movimentos fascistas, buscando afirmar-se como uma alternativa política tanto ao liberalismo quanto ao movimento operário.
Sobre o Fascismo são corretas as afirmações abaixo, com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.
a) na Itália os fascistas não precisaram tomar o poder através da força; Mussolini foi chamado pelo rei Vitório Emanuel a formar o governo após a Marcha sobre Roma e 1922.
b) o Fascismo tinha na apologia do Estado Nacional e no combate ao capitalismo as sua principais bases ideológicas.
c) na Alemanha uma das realizações do regime totalitário nazista foi a eliminação dos partidos e sindicatos de trabalhadores, visando a combater o avanço do socialismo.
d) o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, liderado por Hitler, ao assumir a postura de defensor da ordem contra o “perigo” comunista, recebeu o apoio da classe média alemã.
e) O fascismo foi um regime político totalitário, pois pretendeu controlar todos os aspectos da vida social subordinando-os ao Estado.


2. (PUC RJ/1996) Sobre o fascismo italiano é correto afirmar:
I. O parlamento italiano, dominado por uma maioria liberal, ao promover uma política de restrição dos direitos civis, permitiu que a ideia de um Estado forte, capaz de garantir a cidadania a todos os membros da nação, ganhasse força.
II. A instabilidade social e política após a Primeira Guerra Mundial provocou uma descrença em relação aos partidos tradicionais e aos princípios do Estado liberal, permitindo o surgimento de soluções autoritárias para a crise.
III. Os fascistas conseguiram chegar ao poder de forma legítima graças a uma aliança com os partidos de esquerda, principalmente os comunistas, todos interessados em construir uma alternativa ao frágil liberalismo italiano.
IV. O Partido Fascista abrigava uma organização paramilitar, muito disciplinada, que atuava perseguindo e intimidando seus adversários políticos.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) corretas(s):
a) somente I e II.
b) somente II e IV.
c) somente I, III e IV.
d) somente I e III.
e) somente II e III.


3. (UERJ/2002) “O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexão do passado com o presente, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de se empenharem num projeto comum para o futuro de sua nação, uma entidade a que eles pertenciam e que os transcendia. Integrando o proletariado à comunidade nacional, o fascismo consegue apagar a identificação, efetuada pela democracia, da nação com a burguesia. (...) A nação, como entidade complexa, baseada na ligação com um território determinado, passado histórico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez mais a força da consciência comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o destino político comum. A nação revela-se o foco primordial da lealdade.”
(GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997.)
Tomando como ponto de referência o texto, uma das características do nacionalismo de tipo fascista pode ser identificada na seguinte alternativa:
a) proposição de uma ideia de nação acima dos interesses de classe.
b) propaganda de símbolos da nação identificados com os valores de classe.
c) organização do proletariado em uma comunidade única vinculada à nação.
d) constituição de uma consciência antinacional oposta à ideia de uma cultura comum.


4. (UFPE/2009) A existência dos sistemas totalitários frustrou os defensores dos regimes democráticos e causou decepções. No século XX, o totalitarismo se fez presente em várias nações. Na Itália, o fascismo liderado por Mussolini:
a) baseou-se no combate ao capitalismo, consolidando uma política socializante radical e corporativa.
b) tinha os mesmos princípios do nazismo alemão, embora fossem adversários na 2ª. Guerra Mundial.
c) combatia os comunistas com violência, não aceitando críticas nem propostas políticas fora de seus princípios.
d) defendia estratégias imperialistas, sendo apoiado pelos governos russo e espanhol, na guerra contra os aliados.
e) fortaleceu a indústria, mas o corporativismo e a homogeneidade na forma de pensar a nação foram combatidos.


5. (UFPB/1999) “O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 122.)
Considerando algumas noções gerais e as informações contidas no texto acima, o fascismo pode ser caracterizado como um movimento
a) nacionalista, de forte contestação à Igreja Católica, surgido no início do século XX e de origem espanhola.
b) autoritário, baseado numa crítica ao avanço tecnológico, voltado ao pacifismo e originário da Rússia.
c) dogmático, de forte apelo camponês e operário, emergente do salazarismo.
d) antidemocrático, violento e racista, originário da Alemanha.
e) xenófobo, propagador de dogmas, utilizando modernas tecnologias e surgido na Itália.


6. (UNIFOR CE/1998) No período Entreguerras, surgiu na Europa o fascismo, tendo como uma de suas características
a) o apoio da classe trabalhadora à política econômica dos governos totalitários, em troca da autonomia sindical.
b) a defesa dos princípios liberais e democráticos como base da organização política e do fortalecimento do Estado.
c) o intervencionismo estatal na economia, objetivando garantir os ganhos da classe empresarial em meio à crise da sociedade capitalista.
d) a valorização da pessoa como o bem maior da sociedade, o que exigia do Estado qualquer sacrifício para bem do indivíduo.
e) a coletivização dos meios de produção, objetivando garantir a presença do Estado na mediação dos conflitos entre capital e trabalho.


7. (UNIFOR CE/1998) Analise os textos abaixo.
I. "A luta contra as doutrinas liberais, democráticas, socialistas, maçônicas e populistas foi conduzida simultaneamente às expedições punitivas..."
II. "Para mim, a massa não é mais do que um rebanho de ovelhas, pois não conhece organização. Não sou de modo algum contra ela, apenas nego que ela possa governar a si mesma."
III. "...decidindo-nos pela guerra, o objetivo tem de ser a destruição das forças armadas abissínias e a conquista total da Etiópia. O império não será conquistado de outra forma."
IV. "...cada corporação elabora as normas para a regulação coletiva das relações econômicas e para uma disciplina unitária da produção; tem o poder de fixar os preços dos serviços e dos bens de consumo..."
V. "...o amor ao próximo não exclui a severidade educativa e necessária e menos ainda a disparidade e a diferença (...) rejeita os congraçamentos universais e encara-os com olhar vigilante e suspeitoso..."
Eles identificam o
a) fascismo.
b) comunismo.
c) anarquismo.
d) nazismo.
e) liberalismo.


8. (ESCS DF/2005) “Agora estamos enterrando o liberalismo econômico”
(Benito Mussolini, 1933. Apud Mazower, Mark. Continente sombrio: a Europa no século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 2001)
A declaração de Mussolini representa um dos ideários do pensamento da extrema direita europeia.
Assinale a opção que expressa as ideais políticas do fascismo europeu nos anos 20 e 30:
a) anticomunismo e democracia;
b) tolerância racial e militarismo;
c) totalitarismo e anticomunismo;
d) nacionalismo e pluripartidarismo;
e) fundamentalismo religioso e coletivismo.


9. (UECE/2008) O Fascismo pode ser definido como uma ideologia e um sistema político. Foi introduzido na Itália por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945.
Assinale a alternativa que apresenta suas principais características.
a) Anti-arianismo e nacionalismo exacerbado.
b) Corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo.
c) Tolerância religiosa e pluralismo cultural.
d) Desenvolvimento econômico e não intervenção do Estado.


10. (UFMG/2008) Leia este trecho:
“Camisas negras de Milão, camaradas operários!
Há cinco anos as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado.
Outra impõe-se pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e, quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais, mas também aos operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...]
O Estado deve resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência.”
Discurso de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177.
A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que o fascismo italiano
a) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes.
b) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais.
c) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no corporativismo.
d) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o discurso socialista.


11. (UESPI/2009) O fascismo propaga a violência política e destrói as liberdades democráticas. Na Itália, a chegada de Mussolini ao poder, com suas ideias fascistas:
a) fortaleceu as tendências militaristas, embora não abalasse a vida parlamentar.
b) afirmou o nacionalismo radical, atacando as ideias liberais e socialistas.
c) facilitou o surgimento de uma classe operária com autonomia sindical.
d) desfavoreceu a força da Igreja Católica, contrária à violência dos fascistas.
e) trouxe a recuperação econômica do país, sem a ajuda política dos industriais.


12. (Mackenzie SP/2009) “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.”
Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.


13. (UESPI/2011) Os sistemas totalitários impediram o aprofundamento da convivência democrática, em muitos países da Europa. No século XX, o fascismo dominou, com Mussolini no poder. O fascismo italiano, por exemplo:
a) divulgou uma concepção militar e autoritária de mundo, incentivando o imperialismo e a censura.
b) trouxe o crescimento dos preconceitos raciais contra os africanos, respeitando, porém, a cultura judaica tradicional.
c) centralizou a organização econômica, mas não proibiu a vida partidária nos grandes centros urbanos.
d) era diferente do nazismo alemão, pois evitou as censuras artísticas e celebrou o passado renascentista com destaque.
e) criticou a industrialização e defendeu ideias corporativistas, sem, contudo, admitir a formação de sindicatos urbanos.


14. (UFV MG/2011) Ao término da Primeira Guerra Mundial, a Itália assistiu ao surgimento do regime fascista, que se utilizava de um discurso nacionalista radical e da ideia de um Estado forte. Considere as afirmativas abaixo, sobre o fascismo italiano, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
(__) Caracterizava-se por ser um regime que cerceava as liberdades individuais.
(__) Expressou uma concepção de Estado democrático e igualitário.
(__) Valorizou o nacionalismo e a cultura do próprio país.
(__) Utilizou a propaganda e os meios de comunicação para divulgar suas ideologias.
(__) Adotou os princípios democráticos e o pluripartidarismo.
Assinale a sequência CORRETA:
a) V, F, F, V, V.
b) V, V, V, F, F.
c) V, F, V, V, F.
d) F, V, F, V, V.


15. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Os “fasci di combattimento”, que deram origem ao fascismo na Itália, surgiram em 1919 com o objetivo de
a) restaurar a monarquia italiana existente antes da conclusão do processo de unificação em 1870.
b) combater o movimento operário italiano e os grupos de esquerda em meio à crise revolucionária vivida pelo país.
c) retomar para o país os territórios da Alsácia e da Lorena, perdidos para a França no final da guerra.
d) combater o discurso pacifista da Igreja Católica, reafirmando princípios belicosos, laicos e anticlericais.
e) reafirmar os laços entre a Itália e a Alemanha, manifestando solidariedade ao líder nazista Adolf Hitler.


GABARITO

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1 Comentários

  1. Vocês fazem questões apenas de história? Não fazem de geografia por exemplo? Gosto muito do conteúdo de vcs🙏🏻 parabéns pelo desenvolvimento💛

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