1. (PUC RJ/1995) As transformações ocorridas após o término da Primeira Guerra Mundial
assinalam a crise da sociedade liberal clássica. Nessa conjuntura surgem os
movimentos fascistas, buscando afirmar-se como uma alternativa política tanto
ao liberalismo quanto ao movimento operário.
Sobre o Fascismo são corretas as afirmações
abaixo, com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.
a) na Itália os
fascistas não precisaram tomar o poder através da força; Mussolini foi chamado
pelo rei Vitório Emanuel a formar o governo após a Marcha sobre Roma e 1922.
b) o Fascismo
tinha na apologia do Estado Nacional e no combate ao capitalismo as sua
principais bases ideológicas.
c) na Alemanha
uma das realizações do regime totalitário nazista foi a eliminação dos partidos
e sindicatos de trabalhadores, visando a combater o avanço do socialismo.
d) o Partido
Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, liderado por Hitler, ao assumir
a postura de defensor da ordem contra o “perigo” comunista, recebeu o apoio da
classe média alemã.
e) O fascismo
foi um regime político totalitário, pois pretendeu controlar todos os aspectos
da vida social subordinando-os ao Estado.
2. (PUC RJ/1996) Sobre o fascismo italiano é correto afirmar:
I. O parlamento
italiano, dominado por uma maioria liberal, ao promover uma política de
restrição dos direitos civis, permitiu que a ideia de um Estado forte, capaz de
garantir a cidadania a todos os membros da nação, ganhasse força.
II. A
instabilidade social e política após a Primeira Guerra Mundial provocou uma
descrença em relação aos partidos tradicionais e aos princípios do Estado
liberal, permitindo o surgimento de soluções autoritárias para a crise.
III. Os fascistas
conseguiram chegar ao poder de forma legítima graças a uma aliança com os
partidos de esquerda, principalmente os comunistas, todos interessados em
construir uma alternativa ao frágil liberalismo italiano.
IV. O Partido
Fascista abrigava uma organização paramilitar, muito disciplinada, que atuava
perseguindo e intimidando seus adversários políticos.
Assinale a alternativa que contém a(s)
afirmativa(s) corretas(s):
a) somente I e
II.
b) somente II
e IV.
c) somente I,
III e IV.
d) somente I e
III.
e) somente II e
III.
3. (UERJ/2002) “O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexão do passado com o
presente, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de se empenharem num projeto
comum para o futuro de sua nação, uma entidade a que eles pertenciam e que os
transcendia. Integrando o proletariado à comunidade nacional, o fascismo consegue
apagar a identificação, efetuada pela democracia, da nação com a burguesia.
(...) A nação, como entidade complexa, baseada na ligação com um território
determinado, passado histórico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez
mais a força da consciência comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o
destino político comum. A nação revela-se o foco primordial da lealdade.”
(GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o
estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar,1997.)
Tomando como ponto de referência o texto, uma
das características do nacionalismo de tipo fascista pode ser identificada na
seguinte alternativa:
a) proposição
de uma ideia de nação acima dos interesses de classe.
b) propaganda de
símbolos da nação identificados com os valores de classe.
c) organização
do proletariado em uma comunidade única vinculada à nação.
d) constituição
de uma consciência antinacional oposta à ideia de uma cultura comum.
4. (UFPE/2009) A existência dos sistemas totalitários frustrou os defensores dos
regimes democráticos e causou decepções. No século XX, o totalitarismo se fez
presente em várias nações. Na Itália, o fascismo liderado por Mussolini:
a) baseou-se no
combate ao capitalismo, consolidando uma política socializante radical e
corporativa.
b) tinha os
mesmos princípios do nazismo alemão, embora fossem adversários na 2ª. Guerra
Mundial.
c) combatia
os comunistas com violência, não aceitando críticas nem propostas políticas
fora de seus princípios.
d) defendia
estratégias imperialistas, sendo apoiado pelos governos russo e espanhol, na
guerra contra os aliados.
e) fortaleceu a
indústria, mas o corporativismo e a homogeneidade na forma de pensar a nação
foram combatidos.
5. (UFPB/1999) “O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de
que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com
um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São
Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 122.)
Considerando algumas noções gerais e as
informações contidas no texto acima, o fascismo pode ser caracterizado como um
movimento
a) nacionalista,
de forte contestação à Igreja Católica, surgido no início do século XX e de
origem espanhola.
b) autoritário,
baseado numa crítica ao avanço tecnológico, voltado ao pacifismo e originário
da Rússia.
c) dogmático, de
forte apelo camponês e operário, emergente do salazarismo.
d)
antidemocrático, violento e racista, originário da Alemanha.
e) xenófobo,
propagador de dogmas, utilizando modernas tecnologias e surgido na Itália.
6. (UNIFOR CE/1998) No período Entreguerras, surgiu na Europa o fascismo, tendo como uma de
suas características
a) o apoio da
classe trabalhadora à política econômica dos governos totalitários, em troca da
autonomia sindical.
b) a defesa dos
princípios liberais e democráticos como base da organização política e do
fortalecimento do Estado.
c) o
intervencionismo estatal na economia, objetivando garantir os ganhos da classe
empresarial em meio à crise da sociedade capitalista.
d) a valorização
da pessoa como o bem maior da sociedade, o que exigia do Estado qualquer
sacrifício para bem do indivíduo.
e) a
coletivização dos meios de produção, objetivando garantir a presença do Estado
na mediação dos conflitos entre capital e trabalho.
7. (UNIFOR CE/1998) Analise os textos abaixo.
I. "A luta
contra as doutrinas liberais, democráticas, socialistas, maçônicas e populistas
foi conduzida simultaneamente às expedições punitivas..."
II. "Para
mim, a massa não é mais do que um rebanho de ovelhas, pois não conhece
organização. Não sou de modo algum contra ela, apenas nego que ela possa
governar a si mesma."
III.
"...decidindo-nos pela guerra, o objetivo tem de ser a destruição das
forças armadas abissínias e a conquista total da Etiópia. O império não será
conquistado de outra forma."
IV. "...cada
corporação elabora as normas para a regulação coletiva das relações econômicas
e para uma disciplina unitária da produção; tem o poder de fixar os preços dos
serviços e dos bens de consumo..."
V. "...o
amor ao próximo não exclui a severidade educativa e necessária e menos ainda a
disparidade e a diferença (...) rejeita os congraçamentos universais e
encara-os com olhar vigilante e suspeitoso..."
Eles identificam o
a) fascismo.
b) comunismo.
c) anarquismo.
d) nazismo.
e) liberalismo.
8. (ESCS DF/2005) “Agora estamos enterrando o liberalismo econômico”
(Benito Mussolini, 1933. Apud Mazower, Mark.
Continente sombrio: a Europa no século XX. São Paulo, Companhia das Letras,
2001)
A declaração de Mussolini representa um dos
ideários do pensamento da extrema direita europeia.
Assinale a opção que expressa as ideais
políticas do fascismo europeu nos anos 20 e 30:
a) anticomunismo
e democracia;
b) tolerância
racial e militarismo;
c) totalitarismo
e anticomunismo;
d) nacionalismo
e pluripartidarismo;
e)
fundamentalismo religioso e coletivismo.
9. (UECE/2008) O Fascismo pode ser definido como uma ideologia e um sistema político.
Foi introduzido na Itália por Mussolini e vigorou no período de 1922 a 1945.
Assinale a alternativa que apresenta suas
principais características.
a)
Anti-arianismo e nacionalismo exacerbado.
b) Corporativismo,
totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo.
c) Tolerância
religiosa e pluralismo cultural.
d)
Desenvolvimento econômico e não intervenção do Estado.
10. (UFMG/2008) Leia este trecho:
“Camisas negras de Milão, camaradas
operários!
Há cinco anos as colunas de um templo que
parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim
de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e
capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções
aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la,
pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado.
Outra impõe-se pela lógica: é o
corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e, quando digo
produtores, não me refiro somente aos industriais, mas também aos operários. O
fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença
existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...]
O Estado deve resolver o problema da
repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da
miséria no meio da opulência.”
Discurso de Mussolini dirigido aos operários
milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e
documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo:
Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177.
A partir dessa leitura e considerando-se
outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que o fascismo
italiano
a) era
anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem
classes.
b) fazia uma defesa
veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais.
c) propunha a
união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no
corporativismo.
d) se
considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o
discurso socialista.
11. (UESPI/2009) O fascismo propaga a violência política e destrói as liberdades
democráticas. Na Itália, a chegada de Mussolini ao poder, com suas ideias
fascistas:
a) fortaleceu as
tendências militaristas, embora não abalasse a vida parlamentar.
b) afirmou o
nacionalismo radical, atacando as ideias liberais e socialistas.
c) facilitou o
surgimento de uma classe operária com autonomia sindical.
d) desfavoreceu
a força da Igreja Católica, contrária à violência dos fascistas.
e) trouxe a
recuperação econômica do país, sem a ajuda política dos industriais.
12. (Mackenzie SP/2009) “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador.
Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo,
o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito
das pessoas e aí reinar completamente.”
Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em
fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda
a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
a) submeter o
indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com
a militarização da vida escolar.
b) promover,
para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando
exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a
transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do
conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a
educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma
mente analítica.
e) exaltar a
inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros
construtores da nação.
13. (UESPI/2011) Os sistemas totalitários impediram o aprofundamento da convivência
democrática, em muitos países da Europa. No século XX, o fascismo dominou, com
Mussolini no poder. O fascismo italiano, por exemplo:
a) divulgou
uma concepção militar e autoritária de mundo, incentivando o imperialismo e a
censura.
b) trouxe o
crescimento dos preconceitos raciais contra os africanos, respeitando, porém, a
cultura judaica tradicional.
c) centralizou a
organização econômica, mas não proibiu a vida partidária nos grandes centros
urbanos.
d) era diferente
do nazismo alemão, pois evitou as censuras artísticas e celebrou o passado
renascentista com destaque.
e) criticou a
industrialização e defendeu ideias corporativistas, sem, contudo, admitir a
formação de sindicatos urbanos.
14. (UFV MG/2011) Ao término da Primeira Guerra Mundial, a Itália assistiu ao surgimento
do regime fascista, que se utilizava de um discurso nacionalista radical e da
ideia de um Estado forte. Considere as afirmativas abaixo, sobre o fascismo
italiano, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
(__) Caracterizava-se
por ser um regime que cerceava as liberdades individuais.
(__) Expressou uma
concepção de Estado democrático e igualitário.
(__) Valorizou o
nacionalismo e a cultura do próprio país.
(__) Utilizou a
propaganda e os meios de comunicação para divulgar suas ideologias.
(__) Adotou os
princípios democráticos e o pluripartidarismo.
Assinale a sequência CORRETA:
a) V, F, F, V,
V.
b) V, V, V, F,
F.
c) V, F, V,
V, F.
d) F, V, F, V,
V.
15. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Os “fasci di combattimento”, que deram origem ao fascismo na Itália,
surgiram em 1919 com o objetivo de
a) restaurar a
monarquia italiana existente antes da conclusão do processo de unificação em
1870.
b) combater o
movimento operário italiano e os grupos de esquerda em meio à crise revolucionária
vivida pelo país.
c) retomar para
o país os territórios da Alsácia e da Lorena, perdidos para a França no final
da guerra.
d) combater o
discurso pacifista da Igreja Católica, reafirmando princípios belicosos, laicos
e anticlericais.
e) reafirmar os
laços entre a Itália e a Alemanha, manifestando solidariedade ao líder nazista
Adolf Hitler.
GABARITO
1 Comentários
Vocês fazem questões apenas de história? Não fazem de geografia por exemplo? Gosto muito do conteúdo de vcs🙏🏻 parabéns pelo desenvolvimento💛
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