Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE EUCLIDES DA CUNHA



1. (PUC-RS) A obra pré-modernista de Euclides da Cunha situa-se a ________ e a _________ . 
a) História – Psicologia. 
b) Geografia – Economia. 
c) Literatura – Sociologia. 
d) Arte – Filosofia. 
e) Teologia – Geologia.


2. (PUC-RS) A literatura do pré-modernismo brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:
a) descrição e romantização da sociedade rural.
b) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
c) análise e idealização da sociedade urbana.
d) restauração e mitificação da temática histórica.
e) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.


3. (FCC-BA) Obra pré-modernista eivada de informações histórias e científicas, primeira grande interpretação da realidade brasileira, que, buscando compreender o meio áspero em que vivia o jagunço nordestino, denunciava uma campanha militar que investia contra o fanatismo religioso advindo da miséria e do abandono do homem do sertão. Trata-se de:
a) O sertanejo, de José de Alencar.
b) Pelo sertão, de Afonso Arinos.
c) Os Sertões, de Euclides da Cunha.
d) Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa.
e) Sertão, de Coelho Neto.


4. (UFC 2008) No cordel Antônio Conselheiro, lemos:
"Este cearense nasceu / lá em Quixeramobim, / se eu sei como ele viveu, / sei como foi o seu fim. / Quando em Canudos chegou, / com amor organizou / um ambiente comum / sem enredos nem engodos, / ali era um por todos / e eram todos por um"
A história de António Conselheiro, líder da Revolta de Canudos, evocada por Patativa, é tema também de:
a) "O Quinze", de Raquel de Queiroz.
b) "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
c) "Macunaíma", de Mário de Andrade.
d) "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.
e) "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa.



5. (MACKENZIE 2015) O planalto central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.
De sorte que quem o contorna, seguindo para o norte, observa notáveis mudanças de relevos: a princípio o traço contínuo e dominante das montanhas, precintando-o, com destaque saliente, sobre a linha projetante das praias, depois, no segmento de orla marítima entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, um aparelho litoral revolto, feito da envergadura desarticulada das serras, riçado de cumeadas e corroído de angras, e escancelando-se em baías, e repartindo-se em ilhas, e desagregando-se em recifes desnudos, à maneira de escombros do conflito secular que ali se trava entre os mares e a terra; em seguida, transposto o 15º paralelo, a atenuação de todos os acidentes — serranias que se arredondam e suavizam as linhas dos taludes, fracionadas em morros de encostas indistintas no horizonte que se amplia; até que em plena faixa costeira da Bahia, o olhar, livre dos anteparos de serras que até lá o repulsam e abreviam, se dilata em cheio para o ocidente, mergulhando no âmago da terra amplíssima lentamente emergindo num ondear longínquo de chapadas...
Este facies geográfico resume a morfogenia do grande maciço continental.
Euclides da Cunha, Os Sertões.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o contexto histórico e literário da prosa pré-modernista a que pertence o fragmento de Os Sertões.
a) Os prosadores pré-modernistas produziram uma literatura problematizadora da realidade brasileira de sua época.
b) Entre os temas pré-modernistas, está o subdesenvolvimento do sertão nordestino.
c) A investigação social presente na prosa pré-modernista colabora para o aprofundamento do sentimento ufanista nacional.
d) A prosa da época é marcada por obras de análise e interpretação social significativas para a literatura brasileira.
e) O pré-modernismo antecipou formal ou tematicamente práticas e ideias que foram desenvolvidas pelos modernistas.



6. (UFRGS – 2000) Assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) as afirmações abaixo sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.
(__) No texto de Euclides da Cunha, misturam- se o requinte da linguagem, a intenção científica e o propósito jornalístico.
(__) A obra euclideana insere-se numa tradição da literatura brasileira que tematiza o povoamento do sertão, iniciada ainda no Romantismo com autores como Bernardo Guimarães.
(__) Euclides da Cunha escreveu Os Sertões com base nas reportagens que realizou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo.
(__) Antônio Conselheiro é uma personagem fictícia criada pelo imaginário do autor.
(__) O episódio de Canudos, retratado no texto de Euclides da Cunha, faz parte dos movimentos de protesto surgidos logo após a proclamação da Independência do Brasil.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – F – V – F – F.
b) V – V – V – F – F.
c) F – F – V – V – F.
d) F – V – F – F – V.
e) V – V – F – F – F.



7. (UFRGS- 2009) Os Sertões, de Euclides da Cunha, é uma obra que
a) narra um episódio de messianismo ocorrido em vilarejos do interior de Pernambuco e do Sergipe no início do século XX.
b) narra a formação e a destruição de um povoado sertanejo liderado por Antônio Conselheiro na segunda metade do século XIX.
c) denuncia a ocupação de um povoado sertanejo por forças armadas de Pernambuco e do Sergipe aliadas a jagunços locais.
d) expõe a liderança carismática de Antônio Conselheiro em seu esforço para converter sertanejos monarquistas em republicanos.
e) denuncia a campanha difamatória contra o exército brasileiro promovida por jornais e políticos interessados em restaurar a monarquia.



8. (Serrita PE 2015) “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, no primeiro lance de vista, revela o contrário...”
Os Sertões – Euclides da Cunha
a) O autor quis mostrar que a superioridade do sertanejo em relação ao litorâneo tem um fundamento racial.
b) O autor valoriza a raça do homem do litoral.
c) O autor usa uma linguagem romântica para descrever o sertanejo e os sertões.
d) A denúncia do crime cometido pela nação conta si própria na Guerra de Canudos não é o tema de “Os Sertões.



9. (FHA-MG/IBFC) Considere o trecho abaixo, extraído de Os sertões, de Euclides da Cunha.
"Decididamente era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários."
Analise as afirmações abaixo.
I. O trecho indica a imparcialidade e a neutralidade de Euclides da Cunha, escritor e jornalista, apenas preocupado, com uso do narrador em terceira pessoa, em registrar o conflito.
II. Observa-se na obra, representante do Pré-Modernismo, a descrição apoiada no cientificismo para explicar o conflito, o povo e o cenário.
Está correto o que se afirma em
a) somente I
b) somente II
c) I e II
d) nenhuma



10. Os sertões, obra-prima de Euclides da Cunha, foi desenvolvido em três partes distintas. Assinale, a esse respeito, a alternativa que mostra a ordem em que essas partes aparecem no livro.
a) A terra- A luta- O homem
b) A luta- A terra- O homem
c) O homem- A terra- A luta
d) A luta- O homem- A terra
e) A terra- O homem- A luta



GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários