Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A CRISE DE 1929 I



1. (PUCCamp SP/1994) Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
a) Da queda da exportação, desemprego e aumento de consumo interno.
b) Da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas.
c) Do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças.
d) Da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.
e) Da emissão de papel-moeda e o abandono do padrão-ouro que permitiram ao Banco Central financiar o seguro-desemprego.


2. (PUC MG/2002) A Política da Boa Vizinhança do Presidente Franklin D. Roosevelt, relativamente à América Latina, de 1933 até fins da Segunda Guerra Mundial, tem relação com, EXCETO:
a) a possibilidade de eclodirem rebeliões nacionalistas nos países latino-americanos assolados pela crise econômica, ameaçando os investimentos dos EUA.
b) os efeitos da crise de 1929 na economia norte-americana e, em consequência, na dos países latino-americanos, tornando-se impraticável a política de “dólares e tiros”.
c) a ascensão da Alemanha hitlerista no cenário internacional e sua aproximação com os países latino-americanos, principalmente Argentina e Brasil.
d) a necessidade de legitimar a política intervencionista dos EUA com o apoio das lideranças latino-americanas interessadas na privatização de empresas estatais.


3. (UFC CE/2002) Ante a grande depressão de 1929, o economista John M. Keynes defendia o déficit público como uma forma de enfrentar a recessão. Nos Estados Unidos, o Presidente Franklin Roosevelt, a partir de 1930, financiou obras públicas a fim de diminuir o desemprego.
A partir desse período, as mudanças na política econômica propiciaram:
a) a oposição do governo norte-americano ao desenvolvimento do intervencionismo na economia.
b) a intervenção do Estado na economia, como estratégia de ampliação do mercado de trabalho.
c) a consolidação dos grupos econômicos que impediam a intervenção estatal.
d) o fechamento do comércio europeu ao capital norte-americano.
e) a livre aplicação do capital pela iniciativa privada.



4. (UFF RJ/1998) A Grande Depressão foi um dos episódios mais trágicos da história do capitalismo contemporâneo, podendo-se afirmar que a crise de 1929 destruiu o liberalismo econômico por cerca de meio século.
Dentre as opções abaixo, assinale a que não corresponde a este enunciado.
a) Atingidos pela crise de 1929, os Estados Unidos, principal expressão econômica da década de 20, provocaram reflexos mundiais pelo comprometimento de um terço do comércio internacional.
b) Países como Argentina, México e Brasil, agroexportadores, viram na industrialização a saída para suas crises.
c) Os Estados Unidos protegeram-se com tarifas alfandegárias altas, desmantelando o sistema dominante de comércio multilateral.
d) A Grande Depressão obrigou os governos ocidentais a darem prioridade às questões sociais.
e) O fracasso dos planos quinquenais, na União Soviética, determinou um rápido processo de desindustrialização.


5. (CESJF MG/2001) O Período chamado de Entreguerras recebe essa denominação porque se estende do final da Primeira Guerra Mundial (1918) até o início da Segunda Guerra Mundial (1939).
Sobre a Crise de 29 é CORRETO afirmar que:
a) A partir do fim da Primeira Grande Guerra Mundial, a economia dos Estados Unidos entrou em decadência e em processo de recessão.
b) A Crise de 1929 resultou do colapso econômico causado pela superprodução, pela impossibilidade de a capacidade de consumo continuar crescendo e pela grande especulação financeira.
c) A Crise de 29 que começou com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, não se espalhou pelo mundo.
d) Os países da América Latina não foram afetados pela Crise de 29, pois os mercados europeus
continuavam negociando normalmente os produtos agrícolas de exportação destes países.
e) Mesmo com a crise econômica, o mercado de emprego continuou a se expandir, beneficiando principalmente a classe operária.


6. (UNIFICADO RJ/1995) O Entreguerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período.
a) A rápida recuperação da produção europeia impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial.
b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo.
c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana.
d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa.
e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas.


7. (UNIPAR PR/2002) Dentre os aspectos que marcaram os anos de 1930, podemos destacar corretamente:
a) a Grande Depressão nos EUA que enfrentavam os sérios desdobramentos da Crise de 1929.
b) a ascensão do fascismo na Itália através dos partidários de Benito Mussolini.
c) o espírito pacificador na Europa após a consolidação de Hitler no poder na Alemanha.
d) a aliança entre EUA e Japão que dividiu a bacia do Pacífico entre as duas potências militares.
e) a descolonização da África e da Ásia que levou à generalização da Segunda Guerra.


8. (UNIRIO RJ/1995) A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o “New Deal”, adotado por Roosevelt, em 1933.
Uma das medidas principais desse programa foi ao:
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras da infraestrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.
e) redução dos incentivos à produção agrícola.



9. (UNIUBE MG/2002) A crise de 1929, iniciada nos Estados Unidos, atingiu rapidamente quase todos os países. Podemos apontar como repercussões da crise.
a) o estímulo à indústria de bens de consumo em substituição às importações, que se tornaram inviáveis com o colapso do modelo econômico agroexportador, tanto no Brasil quanto na Argentina.
b) o redirecionamento da política econômica na União Soviética que, privada do fornecimento de máquinas e ferramentas essenciais à construção do seu parque industrial, optou pela coletivização forçada do campo.
c) o reforço ao Estado liberal na Europa e América Latina e a ampliação dos princípios da liberdade, da democracia burguesa e do livre comércio entre as nações, princípios estes que eram vistos como essenciais para superar a recessão econômica e o desemprego.
d) a adoção, nos países economicamente mais importantes da América Latina, de uma legislação trabalhista que transferia ao mercado a resolução dos conflitos entre capital e trabalho.


10. (UNESP SP/1991) A crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina contribuindo para:
a) a revogação de todas as tarifas protecionistas, o intervencionismo estatal e a substituição de importações.
b) abalar o poder das oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.
c) a modernização do campo através do deslocamento de mão-de-obra que sobrevivia precariamente nas cidades.
d) Juan Domingo Perón destaca-se como governante populista no México.
e) a ruptura da estrutura de espoliação do povo latino-americano.


11. (UNIUBE MG/2001) A crise de 1929, iniciada nos Estados Unidos, atingiu rapidamente quase todos os países.
Podemos apontar como repercussões da crise.
a) o estímulo à indústria de bens de consumo em substituição às importações, que se tornaram inviáveis com o colapso do modelo econômico agroexportador, tanto no Brasil quanto na Argentina.
b) o redirecionamento da política econômica na União Soviética que, privada do fornecimento de máquinas e ferramentas essenciais à construção do seu parque industrial, optou pela coletivização forçada do campo.
c) o reforço ao Estado liberal na Europa e América Latina e a ampliação dos princípios da liberdade, da democracia burguesa e do livre comércio entre as nações, princípios estes que eram vistos como essenciais para superar a recessão econômica e o desemprego.
d) a adoção, nos países economicamente mais importantes da América Latina, de uma legislação trabalhista que transferia ao mercado a resolução dos conflitos entre capital e trabalho.


12. (FUVEST SP/1991) “A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos.”
Paul Raynaud – La France a sauvé l’Europe, T.I. Flamarion
O autor se refere a crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
a) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.


13. (ACAFE SC/2002) Em relação à crise de 1929, iniciada nos EUA, a alternativa incorreta é:
a) O "New Deal" foi uma política econômica adotada pelo presidente norte–americano Franklin Delano Roosevelt, para tirar seu país da crise.
b) A superprodução industrial foi um dos fatores dessa crise capitalista.
c) A queda no preço das ações das grandes empresas, na bolsa de valores de Nova York, levou inúmeras fábricas e bancos à falência.
d) Essa crise não atingiu o Brasil, visto que nossas exportações de café estavam vinculadas ao mercado europeu.
e) No auge dessa crise, os índices de desemprego cresceram assustadoramente nos Estados Unidos, país ícone do capitalismo.


14. (ACAFE SC/2002) A crise de 1929 colocou em dúvida o crescimento exagerado do capitalismo. Iniciada nos Estados Unidos, teve repercussão mundial.
Sobre esse período e suas consequências, assinale a alternativa incorreta.
a) O número de desempregados cresceu muito, gerando um quadro de miséria que, nos Estados Unidos, ficou conhecido como "grande depressão".
b) Não atingiu o sistema financeiro da Bolsa de Valores de Nova York, instituição não abalada pela crise.
c) Dependente do mercado norte-americano, a exportação do café brasileiro também foi muito prejudicada com a crise.
d) O Nazismo soube explorar a crise para fundamentar sua ideologia na sociedade alemã.
e) Para superar a crise, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt adotou uma série de medidas, conhecidas como New Deal (novo acordo).


15. (UNESP SP/1997) A crença liberal no equilíbrio espontâneo do mercado foi reforçada em 1803 pela “lei de Say”. Formulada pelo francês Jean-Baptiste Say, essa lei afirmava que toda oferta cria a sua demanda e inversamente, de tal modo que excluía a possibilidade de crise de superprodução no capitalismo.
Qual, dentre os seguintes acontecimentos, constitui a refutação mais importante e direta da “lei de Say”?
a) Revolução Russa de 1917.
b) Crise de 1929.
c) Movimento de independência da América Latina.
d) Unificação da Alemanha.
e) Ascensão dos Estados Unidos depois da Segunda Grande Guerra.


16. (UNIFOR CE/1998) Em relação ao New Deal, conjunto de medidas adotadas pelo governo americano, em razão das consequências da crise de 1929, que objetivavam a recuperação econômica do país, pode-se afirmar que:
a) Revelou a inadequação do intervencionismo estatal sobre a economia como forma de promover o desenvolvimento social.
b) Impôs um novo pensamento econômico: o do planejamento estatal objetivando a coletivização dos meios de produção.
c) Criou condições para a desregulamentação da economia, consolidando os ideais do capitalismo comercial e de livre cambismo.
d) Acentuou os antagonismos entre as potências imperialistas, gerando instabilidade política entre as nações, contribuiu para a eclosão da nova guerra mundial.
e) Representou um marco na passagem do capitalismo clássico, liberal e concorrencial para o capitalismo monopolista e estatal.



17. (UNIFOR CE/2000) O New Deal foi um programa de ação executado pelo governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, nos Estado Unidos, entre 1933 e 1945, com o objetivo de resgatar o crescimento econômico interrompido pelo crash de 1929.
O New Deal visava:
a) Recuperar a capacidade produtiva e comercial dos países europeus, incentivar o desenvolvimento de mercado consumidor de produtos de bens duráveis, consolidando as estruturas capitalistas no continente.
b) Estimular o desenvolvimento econômico, através de reformas estruturais profundas que objetivavam atingir os seguintes setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
c) Restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço entre a cidade e o campo, reativar o mercado interno pelo controle dos preços da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas.
d) Promover a expansão econômica do país, da industrialização de forma intensa e rápida através de planos quinquenais que estipulavam o que produzir, como produzir e como distribuir para satisfazer as necessidades das sociedades.
e) Incentivar a entrada de capitais pela privatização e liberalização da economia, promover maior disponibilidade de crédito e mais investimento para favorecer o crescimento sustentado da economia e gerar empregos bem remunerados.



18. (UNIFOR CE/2001) Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa... O novo presidente, discursando em sua posse, disse: "O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez".
A solução encontrada denominou-se:
a) New Deal, nova política governamental destinada a revitalizar e preservar o sistema capitalista.
b) Fair Deal, política de estabilização dos preços agrícolas com subsídios aos produtos rurais.
c) Big Stick, desenvolvido pelo presidente, com o direito de intervenção na América Latina.
d) Política de Portas Abertas, na qual reivindicava a liberdade de comércio para todas as nações.
e) NEP, um misto de princípios socialistas e capitalistas, que dava ao Estado o direito de propriedade sobre os meios de produção.



19. (UNIFOR CE/2002) “Há neste momento nos Estados Unidos cerca de 14 milhões de desempregados e, como muitos deles têm família, 20 a 30 milhões de homens e mulheres vivem de esmolas, públicas ou privadas. O espetáculo de uma grande nação de que um quarto se acha reduzido à impotência, produz emoções mais fortes do que uma estatística em preto e branco. Desde que se põe o pé neste país, o estrangeiro compreende de repente que em nenhum momento a Europa imaginou a dolorosa intensidade da situação dos Estados Unidos.”
(André Mourois. In: Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, s/d p. 153)
No texto, ao tratar da história dos Estados Unidos da América, o autor faz referência às consequências:
a) da guerra civil entre os estados do Norte e do Sul que destruiu grande parte dos setores produtivos da economia.
b) da chamada “Festa do Chá” que destruiu as plantações de chá produzidas pelos camponeses dos estados do Norte.
c) da grande depressão, em diferentes setores da economia, provocada por uma crise de superprodução.
d) dos ataques realizados pelos japoneses nas indústrias bélicas na revanche do episódio de Pearl Harbor.
e) do processo de avanço tecnológico e da automação industrial adotado no país depois da queda do Muro de Berlim.


20. (PAES MG/2004) Entre as medidas tomadas pelo Governo norte-americano para o enfrentamento da grande crise de 1929, NÃO se inclui
a) a legalização dos sindicatos e a limitação da jornada diária de trabalho.
b) o aumento dos salários dos operários e a proibição definitiva do trabalho infantil.
c) a contenção das despesas previdenciárias para reforçar as finanças do Estado.
d) a adoção de uma política de concessão de empréstimos a fazendeiros endividados.


21. (UEG GO/2006)
- Mamãe estou com fome. Por que não tem pão?
- Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava.
- Por que mandaram ele embora?
- Por causa da crise.
- Por que tem crise?
- Porque há pão demais!
SCHIMIDT, Mario. Nova história crítica: moderna e contemporânea. São Paulo: Editora Nova Geração, 1986. p. 208.
Considerada a maior crise econômica de todos os tempos, a Crise de 1929 ou Grande Depressão atingiu em cheio os Estados Unidos, a maior potência capitalista do mundo. Acerca das causas da Crise de 1929, julgue os seguintes itens:
I. A especulação desenfreada nas bolsas de valores norte-americanas, principalmente na Bolsa de Nova Iorque, fez com que os preços das ações subissem de forma artificial.
II. A recuperação da economia europeia dos abalos da Primeira Guerra Mundial provocou a substituição da importação dos produtos norte-americanos por uma produção nacional.
III. A intervenção dos governos republicanos na economia, privilegiando a indústria do automóvel em detrimento da agricultura, provocou uma crise de abastecimento de alimentos nos Estados Unidos.
a) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
b) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.


22. (ETAPA SP/2006) “E, o que é mais importante, uma multidão de cidadãos desempregados enfrenta o grave problema da subsistência, e um número igualmente grande recebe salários reduzidos pelo seu trabalho. Somente um otimista tolo pode negar a realidade sombria do momento. (...) Este país necessita de ação e ação imediata.
Nossa principal e mais importante tarefa consiste em dar trabalho para todos. Esta não é uma questão insolúvel se a considerarmos com prudência e coragem. (...) Essa tarefa pode ser coadjuvada por esforços definidos para elevar os preços dos produtos agrícolas e, com isso, elevar o poder aquisitivo para a compra da produção de nossas cidades (...).”
Franklin Delano Roosevelt. “Discurso ao assumir a presidência”, 04 de março de 1933,
in: Coletânea de documentos de história da América para o segundo grau, primeira série. São Paulo:
Secretaria de Estado da Educação, Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas, 1983. p. 114.
De acordo com o texto:
a) a economia de subsistência provoca o desemprego.
b) a garantia de preços na agricultura favorece o meio urbano.
c) todos estavam desempregados nas cidades.
d) a economia urbana garante os preços agrícolas.
e) a elevação de juros impede a alta da inflação.


23. (FURG RS/2006) As transformações do sistema capitalista, entre 1870 e 1875 e a enorme crise internacional, que para muitos autores foi maior que a Grande Depressão de 1929/1935, nas sociedades mais industrializadas, tiveram como características principais
a) o protecionismo, o livrecambismo e a tendência à concentração do capitalismo.
b) o socialismo reformista, o imperialismo e a centralização das empresas.
c) a tendência à concentração do capital, à centralização das empresas e o imperialismo.
d) o colonialismo, o livrecambismo e o aparecimento dos oligopólios.
e) o imperialismo, o capital monopolista e o Liberalismo Econômico na teoria e na prática.


24. (UCS RS/2006) A queda da Bolsa de Nova York, em 1929, detonou a mais séria crise econômica vivida pelo sistema capitalista: a Grande Depressão.
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre os resultados dessa crise.
(__) Dos Estados Unidos, ela se propagou quase instantaneamente para os países industrializados da Europa, atingindo, em seguida, outras nações do mundo capitalista, como o Brasil.
(__) Uma das suas consequências mais importantes foi ampliar e legitimar a intervenção do Estado na economia, abalando a ideologia liberal do capitalismo, que pregava a liberdade irrestrita do mercado.
(__) A crise favoreceu também a ação de ideologias e movimentos políticos que pregavam a necessidade urgente de uma revolução socialista, como forma de acabar com a luta de classes e o desemprego.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) VVV
c) FVF
d) VVF
e) FFF


25. (FGV/2007) Os Estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. A necessidade é um estimulante do ideal; o ideal, um estimulante da ação. Meio milhão de homens caminha pelas estradas; um milhão mais prepara-se para a caminhada; dez milhões mais sentem as primeiras inquietudes. E tratores abrem sulcos múltiplos nas terras abandonadas.
(John Steinbeck. As vinhas da ira, 1939.)
Tendo como referência o texto acima, assinale a afirmativa correta quanto aos significados e efeitos da crise de 1929.
a) Assistiu-se, nos Estados Unidos, e em diversas sociedades europeias, à elevação das taxas de desemprego a níveis que beiravam o colapso social.
b) O impacto da depressão econômica restringiu-se às atividades industriais, pouco atingindo o setor agrícola e terciário.
c) A crise, de natureza financeira, desorganizou países industrialmente mais desenvolvidos, não afetando os que dependiam da agro exportação.
d) Os efeitos desastrosos da crise foram rapidamente contornados, a partir de 1931, pelas políticas de bem-estar social implantadas nos Estados Unidos e na Europa. 
e) A crise foi consequência, no caso dos Estados Unidos, do desequilíbrio entre o aumento do consumo e a desaceleração da produção industrial e agrícola.



GABARITO

Postar um comentário

1 Comentários