Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ADOLF HITLER



1. (FUVEST SP/1997) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes.
b) através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do partido nazista.
c) em consequência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas.
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, para chefiar uma coalizão governamental.
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.


2. (UECE/2009) A obra chamada Mein Kampf, cuja tradução é “Minha Luta”, escrita por Adolf Hitler, foi um veículo de propagação dos ideais nazistas e constitui-se em um documento importante para a compreensão da ideologia difundida pelo Partido Nacional Socialista alemão. Assinale o correto.
a) O ideal nazista não exaltou o nacionalismo, a pureza da raça alemã e a necessidade de crescimento e expansão da Alemanha.
b) O ideal nazista baseou-se na perspectiva nacionalista, na construção de um novo mundo e na superioridade do povo alemão.
c) O ideal nazista defendeu a união entre todos os povos, assim como, a extinção das fronteiras e a mistura das raças.
d) O Partido Nacional Socialista alemão foi contrário a difusão dos ideais nacionalistas pregados pelo ideal nazista.


3. (UEMA/2012) Sobre a ascensão de Hitler ao poder, é possível afirmar que
a) os nazistas chegaram ao poder através de um golpe, o Putsch de Munique e, logo após, Hitler iniciou uma política militarista anexando a Áustria, a Tchecoslováquia e a Itália à Alemanha.
b) o Partido Nazista chegou ao poder por via eleitoral, no início de 1930, devido à grave crise econômica, decorrente da Crise de 29 na Alemanha, que provocou alta inflação e desemprego.
c) o Partido de Hitler ascendeu logo após o fim da Primeira Grande Guerra, em virtude de a burguesia alemã ter dado a ele o seu apoio por medo de uma revolução proletária.
d) os nazistas foram apoiados inicialmente por Stálin (URSS), que patrocinou o livro Minha Luta, de Hitler, e o apoiou financeiramente em virtude de suas ideias nacionais socialistas.
e) o Partido Nazista realizou um golpe e tomou o poder a partir dos anos 30, na medida em que os comunistas haviam realizado o incêndio criminoso do Reichstag.


4. (UFTM MG/2013) Nós nos encontramos todos aqui e o milagre desse encontro enche nossa alma. Cada um de vocês pode me ver e eu não posso ver a cada um de vocês, mas eu os sinto e vocês me sentem. É a fé em nosso povo que, de pequenos, nos tornou grandes, de pobres, nos fez ricos, de homens angustiados, desencorajados e hesitantes que éramos, fez de nós homens corajosos e valentes, aos homens errantes que éramos, nos deu a visão e nos reuniu a todos.
(Adolf Hitler, discurso de 1936. Apud Alcir Lenharo. Nazismo: “o triunfo da vontade”, 1986.)
Podemos dizer que Hitler se apresenta, no fragmento de discurso acima, como
a) o guia da comunhão nacional que permitira a superação de um período crítico na economia e na política.
b) o herdeiro da tradição política imperial alemã, que levou o país ao sucesso na Primeira Guerra Mundial.
c) o representante dos alemães no processo de formação e consolidação do Estado nacional.
d) um líder que se sacrifica em nome dos interesses nacionais, mas reconhece a importância da ajuda divina.
e) um alemão igual aos outros, que prega a união para a reconstrução nacional em meio a uma profunda crise econômica.


5. (UNIFICADO RJ/2013) Na Alemanha, o difícil contexto econômico e social ao longo dos anos 1920 foi marcado pela grave situação de 1922-1923 (com a queda do marco e a hiperinflação), seguida das consequências dramáticas da crise de 1929 [...]. [...] O NSDAP [pequeno partido político liderado por Hitler] aproveitou-se da franca decomposição do regime. Hitler estrategicamente aproximou-se dos meios industriais e dos partidos conservadores [...]. Em janeiro de 1933, o presidente da República [...] convidou Hitler para fazer parte do governo. Um mês depois, o Reichstag estava em chamas [...]. Com a crise deflagrada, os parlamentares (exceto os social-democratas) aprovaram a cessão de plenos poderes a Hitler pelo período de quatro anos. Com Hitler no poder, o NSDAP tornou-se [...] o único partido autorizado na Alemanha. Os prisioneiros políticos foram colocados em campos de trabalho [...].
ENDERS, Armelle et al. História em Curso: Da Antiguidade à Globalização. São Paulo: Editora do Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008. p.308. Adaptado.
No contexto apresentado acima, com a chegada de Hitler ao poder, instaurou-se na Alemanha o(a)
a) sistema econômico socialista
b) Estado republicano
c) partido progressista
d) regime político totalitário
e) ordem democrática


6. (UNIFICADO RJ/2014) Já se especulou como a História seria outra se Adolf Hitler tivesse se tratado com seu conterrâneo e contemporâneo Sigmund Freud, em Viena. Curado de seus complexos e de suas fobias, Hitler teria abandonado a ideia de dominar o mundo e vivido uma pacata vida de burguês, ou talvez se contentado em dominar só um quarteirão.
VERISSIMO, L. A explicação. O Globo. Rio de Janeiro, p. 23, 18 ago. 2013.
Hitler, em seu livro Minha luta, defendia uma ideia de expansão e dominação em que os alemães teriam direito a um território na Europa que abrigasse todos os povos germânicos num único império.
A formação desse império seria condicionada pelo fortalecimento do(a)
a) Reichstag
b) Sionismo
c) Espaço vital
d) Segundo Reich
e) República de Weimar


7. (Mackenzie) [...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza. (Adolf Hitler).
No livro Mein Kampf, Hitler expressava que:
a) O movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético através da eugenia.
b) Os alemães eram superiores e a raça ariana era inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.
c) O mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.
d) A necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.
e) O racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus.


8. (Uel 2006) "A guerra europeia que se iniciou no 1 de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala". (KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados. 
II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.
III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada.
IV. As decisões de Hitler, bem como a política interna e externa por ele encetada, foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.


9. (COSEAC 2016) Adolf Hitler tentou um golpe nos dias 8 e 9 de novembro de 1923, em Munique - O Putch da Cervejaria. Com relação a esse movimento, são corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:
a) Hitler tinha a intenção de tomar o poder na Bavária e depois seguir em marcha por toda a Alemanha.
b) a justificativa era a acusação de que os capitalistas e os judeus conspiravam contra a república.
c) o golpe era uma imitação clara à marcha sobre Roma, que levara Mussolini ao poder na Itália.
d) Hitler foi preso e condenado a cinco anos em consequência da tentativa de golpe.
e) foi um sucesso e abriu caminho para tomada imediata de poder pelos nazistas.


10. (ENEM 2008) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de 'apaziguamento europeu', e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães."
Internet: (com adaptações).
Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que
a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de 'apaziguamento europeu'.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.


GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários