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QUESTÕES SOBRE SOCIALISMO UTÓPICO



1. (UFRN/2008) Claude de Saint-Simon, pensador francês, é um dos representantes do chamado “socialismo utópico”, corrente filosófica que criticava os resultados sociais da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Em suas obras, Saint-Simon propunha
a) a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos (militares, clero, nobreza, magistrados) nem ocorreria a exploração do homem pelo homem.
b) a divisão do trabalho, a concorrência entre as empresas e o livre comércio como meios para se alcançar a harmonia e a justiça social.
c) a abolição das regulamentações econômicas e das corporações, possibilitando que a economia funcionasse segundo suas leis naturais.
d) a união do proletariado de todos os países, de modo a promover a revolução que construiria uma sociedade justa e igualitária.


2. (CEFET PR/2008) “A necessidade de modificações profundas na sociedade foi expressa, inicialmente, por alguns pensadores sociais. Suas ideias, desenvolvidas na primeira metade do século XIX, de uma maneira geral, se distinguiram por propor certas mudanças desejáveis, visando alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, sem, no entanto, apresentar de maneira concreta os meios pelos quais essa sociedade se estabeleceria, pois não fizeram uma análise crítica da evolução da própria sociedade capitalista. Dentre alguns de seus principais teóricos podemos enumerar: Charles Fourier, Robert Owen e o Conde de Saint Simon.”
O texto acima se refere a uma corrente de pensamento político-social de contestação ao sistema capitalista:
a) Ludismo.
b) Socialismo Utópico.
c) Cartismo.
d) Socialismo Científico.
e) Anarquismo.


3. (CEFET PR/2009) O “Socialismo Utópico” pode ser definido como um conjunto de ideias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais, combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa para se atingir tal fim. A ausência de fundamentação científica é o traço determinante dessas ideias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por ideais românticos. Assinale a alternativa que apresenta o único autor que NÃO pertenceu a este ramo do socialismo.
a) Robert Owen
b) Karl Marx
c) Charles Fourier
d) Louis Blanc
e) Claude Saint-Simon


4. (UNIMONTES MG/2014) Analise as afirmativas a seguir, marcando C para as corretas ou I para as incorretas, em relação ao socialismo utópico.
(__) Os socialistas utópicos formaram o primeiro grupo de teóricos a formular críticas profundas ao progresso industrial e a propor reformas sociais.
(__) Os teóricos do socialismo utópico atacaram a propriedade privada e formularam a teoria da luta de classes como agente transformador da sociedade.
(__) Os socialistas utópicos propunham a criação de uma sociedade sem classes, baseada na doutrina social da Igreja, exposta pela Teologia da Libertação.
(__) Os socialistas utópicos idealizavam propostas baseadas em acordos entre as classes sociais, como mecanismo de construção de um mundo mais justo.
A sequência CORRETA é:
a) I, I, I, I.
b) C, I, I, C.
c) C, C, C, C.
d) I, C, C, I.


5. (UFJF MG) Na Europa do final do século XVIII e início do século XIX, vários pensadores difundiam seus projetos políticos, econômicos e filosóficos com o objetivo de transformar radicalmente a sociedade e a economia capitalista. Influenciados pelas ideias oriundas da Revolução Francesa, pregavam a melhoria da condição de vida dos trabalhadores com base nos preceitos da igualdade e solidariedade. Saint-Simon (1760-1825), Robert Owen (1771-1858) e Charles Furrier (1772-1837) faziam parte de um grupo de pensadores que pretendia transformar a sociedade através da boa vontade e participação de todos. Almejavam a melhoria das condições de vida dos operários explorados pela Revolução Industrial e a igualdade de gênero (entre homens e mulheres). E defendiam a necessidade de desenvolver o cooperativismo entre os trabalhadores.
Tal movimento filosófico e político ficou conhecido como:
a) Comunismo Primitivo.
b) Anarco-Sindicalismo.
c) Socialismo Utópico.
d) Marxismo Leninista.
e) Darwinismo Social.


6. (UFOP MG/1996) As ideias socialistas, difundidas ao longo da primeira metade do século XIX ampliaram muito as reivindicações liberais por governos constitucionais e por participação democrática, defendendo ainda a construção de uma nova sociedade fundada no espírito de cooperação e planejamento para fazer frente aos males surgidos com a industrialização.
São características do socialismo utópico da primeira metade do século XIX, exceto:
a) Teve como principais pensadores, divulgadores e implantadores de sociedades comunais os franceses Henri de Saint-Simon e Charles Fourier além do inglês Robert Owen.
b) O sant-simonismo apregoava a substituição da elite clerical e aristocrática no poder por uma nova elite de cientistas e industriais mais apta a governar e a planejar a sociedade de acordo com as necessidades da nova era industrial.
c) O socialismo utópico era hostil a todo e qualquer fundamento da sociedade industrial, propondo a constituição de pequenas comunidades agrárias, como as fundadas por Fourier e Owen.
d) As comunidades planejadas por Fourier chamavam-se falanstérios, e deveriam agrupar em torno de 1600 pessoas, sendo que, em meados do século XIX, haviam sido implantadas 29 dessas comunidades nos Estados Unidos.
e) O proprietário de fábricas e reformador infantil, recusando-se a contratar crianças abaixo de 10 anos, criando ainda um programa especial de ensino para crianças.


7. (FGV) Na distinção entre 'socialistas utópicos e socialistas científicos', são representantes dos primeiros:
a) L. Bianc, R. Owen e M. Bakunin.
b) C. Fouder, Saint-Simom e F. Engels.
c) M. Bakunin, Proudhon e A. Bebel.
d) R. Owen, F. Engels e A. Bebel.
e) L. Blanc, Saint-Simom e Proudhon.


8. (Mackenzie) Os primeiros socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes.
Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo
Os historiadores acima estão se referindo aos:
a) socialistas científicos.
b) socialistas utópicos.
c) anarquistas.
d) marxistas.
e) socialistas liberais.


9. (FGV) O movimento de Owenismo (Robert Owen), no chamado socialismo utópico do século XIX, caracterizou-se por:
a) pretender a conquista do poder imediatamente e através da luta armada;
b) pretender destruir o sistema capitalista, através de sua paralisação por uma greve universal e de duração indeterminada;
c) pretender a criação de comunidades-modelo, a base da cooperação nas quais não haveria a instituição do lucro;
d) pretender chegar ao socialismo, através de barganhas entre a cúpula sindical e os representantes dos patrões, unicamente;
e) sustentar que havia o capitalismo em virtude de os homens terem sido condenados à miséria terrena, sendo o mundo celestial socialista, daí a abdicação de qualquer movimento de rebelião ou greve.


10. (UNIUBE MG/2013) No século XIX, na Europa, enquanto se intensificava o processo de industrialização, os trabalhadores viam agravar suas precárias condições de vida. Nesse contexto, desenvolveu-se o pensamento socialista no afã de buscar soluções para essa realidade. O pensamento socialista ficou dividido em duas correntes: socialismo utópico e socialismo científico. As ideias comum e divergente entre eles são, respectivamente:
a) a tomada do poder político pelo proletariado; a distribuição das riquezas de acordo com as necessidades dos indivíduos.
b) a base da justiça social está na centralização estatal; a bondade dos homens levará à igualdade social.
c) o reconhecimento da luta de classes como base das desigualdades sociais; o trabalho como mecanismo produtor de riquezas e bem-estar.
d) a transformação social pela revolução; a criação de uma sociedade alternativa de base humanista e cristã.
e) a concepção de uma sociedade mais justa; a ausência de análise da realidade concreta para viabilização das transformações sociais.


GABARITO

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