1. (UCS RS/2006) Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas
abaixo sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
(__) Nela morreram
cerca de 45 milhões de pessoas, a maioria constituída por civis. Contribuíram
para isso os bombardeios indiscriminados às grandes cidades e os campos de
extermínio nazistas, que dizimaram cerca de 6 milhões de pessoas, entre judeus,
ciganos, comunistas e homossexuais. Com 26 milhões de mortos, a União Soviética
foi o país mais sacrificado.
(__) Terminada a
Guerra, o mundo foi dividido em dois blocos antagônicos: o bloco capitalista e
o bloco socialista. O primeiro era liderado pelos Estados Unidos, o outro, pela
União Soviética. Essa divisão bipolar marcou o início da Guerra Fria, período
caracterizado pela corrida armamentista entre as duas superpotências, pelo
terror nuclear e pela ação da espionagem.
(__) O Canadá foi
um dos países beneficiados economicamente com a Guerra: produziu 16 mil aviões e
3 milhões de toneladas de navios para ajudar os ingleses. Em poucos anos, montou
sua indústria de alumínio, passou a usar níquel e cromo em grande escala e
dobrou a produção de aço. Os maiores benefícios econômicos, contudo, foram
obtidos pelos Estados Unidos, cuja produção industrial dobrou nesse período.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) VVV
c) FVF
d) FFV
e) FFF
2. (UFPI/2006) Dentre as características da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é
correto afirmar que:
a) Teve início
com o ataque e a invasão Japonesa a um arquipélago americano, no Norte da Ásia.
b) Teve como
motivação inicial as desavenças entre o Nacionalismo Alemão e as pretensões
expansionistas de Stálin no Leste Europeu.
c) Foi causada
pelas disputas entre o Bloco Socialista, co-liderado pela Alemanha, Itália e
Rússia, e o Bloco Capitalista, co-liderado naquele momento pelos Estados
Unidos, Inglaterra e França.
d) Foi
marcada pelo forte avanço tecnológico, no que diz respeito às armas utilizadas,
culminando com a utilização, pela primeira vez, de armas nucleares.
e) Contou com o
envolvimento exclusivo de países desenvolvidos.
3. (ESCS DF/2007) “O impacto da Segunda Guerra sobre o conjunto da sociedade europeia teve
características inéditas.
O fato de ter sido uma guerra total,
envolvendo a mobilização de todos os setores produtivos e recursos naturais,
deixou cicatrizes profundas entre os sobreviventes.”
(Enrique Serra Padrós. Capitalismo,
prosperidade e Estado do bem-estar social).
Assinale a opção que NÃO corresponde aos
fatos relativos à reconstrução da Europa no pós-Segunda Guerra Mundial:
a) a expansão
de regimes nacionalistas de esquerda que pregavam um sentimento antiamericano
no continente;
b) a adoção do
Plano Marshall para a recuperação econômica europeia;
c) a implantação
de políticas keynesianas com vistas a implantar o Estado de bem-estar social;
d) a criação da
Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vistas a integrar a produção
de carvão, aço e ferro da Alemanha e França;
e) a divisão da
Alemanha como uma imposição do novo equilíbrio de poder no mundo bipolarizado
entre EUA e URSS.
4. (ESPM/2006) No primeiro semestre de 2006, a morte do ex-líder sérvio Slobodam
Milosevic, durante o seu julgamento pelo Tribunal Penal Internacional em Haia,
na Holanda, suscitou comparações entre o seu julgamento e o ocorrido no
Tribunal de Nuremberg. Este último constituiu:
a) Um
tribunal que julgou líderes do regime nazista acusados de crimes de guerra
cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
b) Um tribunal
que julgou líderes japoneses acusados de crimes de guerra cometidos durante a
Segunda Guerra Mundial.
c) Um tribunal
que julgou líderes do regime fascista italiano acusados de crimes de guerra
durante a Segunda Guerra Mundial.
d) Um tribunal que
julgou comandantes militares alemães acusados de cometerem atrocidades durante
a Primeira Guerra Mundial.
e) Um tribunal
que julgou governantes sul-africanos acusados de crimes contra a humanidade
durante a vigência do “apartheid” na África do Sul.
5. (UNIOESTE PR/2007) Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), assinale a afirmativa
INCORRETA:
a) Em 1938,
os alemães anexaram a Áustria, fazendo com que a Grã-Bretanha e os Estados
Unidos declarassem guerra ao Terceiro Reich.
b) O Pacto
Germano-Soviético dividiu o território polonês em duas zonas de influência, a
alemã e a soviética, evitando que a Alemanha tivesse de lutar em duas frentes.
c) A derrota
alemã em Stalingrado, nas margens do Volga, marcou o início do refluxo do
Exército nazista.
d) O ataque
aéreo de surpresa à base militar norte-americana de Pearl Harbor levou os
Estados Unidos a declarar guerra ao Japão, em 1941.
e) Como consequência
da Segunda Guerra, o território alemão foi dividido em quatro zonas de ocupação
entre as potências aliadas.
6. (ETAPA SP/2007) “Hoje sabemos que Stálin foi a principal vítima dessa falta de realismo,
recusando-se obstinada e sistematicamente a aceitar a acumulação de provas
detalhadas e absolutamente confiáveis do plano de Hitler de atacar a União Soviética,
mesmo depois que os alemães já haviam cruzado suas fronteiras.”
(Eric John Ernest Hobsbawm, Tempos
interessantes. São Paulo, 2002.)
Assinale a alternativa correta:
a) Hobsbawm
responsabiliza Stálin pelo ataque alemão.
b) Stálin foi
advertido por Hobsbawm sobre o perigo alemão.
c) Na época não
era possível saber sobre o plano de Hitler.
d) A Alemanha e
a União Soviética tinham um acordo de paz.
e) Stálin
tinha ciência dos planos germânicos.
7. (UFCG PB/2007)
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada”.
(A Rosa de Hiroshima — Vinícius de Moraes)
É CORRETO afirmar que a composição A Rosa de
Hiroshima, de Vinicius de Moraes, faz alusão à (aos)
a) campos
minados da África contemporânea, que gestam corpos mutilados pelas constantes
explosões.
b) bombardeios
norte-americanos no Iraque a partir de 2003, destruidores das identidades
locais.
c)
radioatividade presente nos campos de concentração nazistas, dizimando judeus,
Testemunhas de Jeová, ciganos e homossexuais.
d) “estúpida e
inválida” bomba de Hiroshima, fabricada pelos japoneses após a Segunda Guerra
Mundial.
e) bomba
atômica lançada pelos norte-americanos em Hiroshima e Nagasaki, durante a
Segunda Guerra Mundial.
8. (UFMA/2006) O contexto econômico europeu, após a Segunda Guerra Mundial, pode ser
caracterizado como:
a) O período de
conquista de novas colônias na África e na Ásia, consolidando o predomínio
europeu em regiões e continentes que não foram atingidos pelas consequências da
segunda guerra mundial, restaurando o vigor da economia.
b) O período
marcado pela política de reconstrução da Europa, financiada pelos Estados
Unidos, denominada de Plano Marshall, a qual visava o fortalecimento do
capitalismo europeu, por meio de empréstimos e créditos a países e a empresas.
c) O
estabelecimento da hegemonia norte-americana sobre os países aliados europeus,
em contraposição ao bloco socialista liderado pela União Soviética, pela China
Comunista e por Cuba, países cooperadores entre si para a expansão do comunismo
de mercado.
d) O
fortalecimento das políticas econômicas contrárias à intervenção do Estado na
economia, permitindo ao mercado o poder de livremente regular a oferta e a
procura de produtos industrializados, bem como favorecer os ajustes naturais de
preços.
e) O avanço das
economias europeias que conseguiram se reerguer sozinhas depois do fim da
guerra, concorrendo com os Estados Unidos e formalizando um bloco econômico
independente, a Comunidade Econômica Europeia.
9. (UFTM MG/2007) A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no
que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora
uma guerra muito peculiar (...). Gerações inteiras se criaram à sombra de
batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a
qualquer momento e devastar a humanidade.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve
século XX)
Um dos momentos de tensão dessa “guerra muito
peculiar” foi
a) o apoio
soviético à República da China, chefiada por Chiang Kai-shek.
b) a divisão da
Coréia, ficando o Norte sob influência dos EUA e o Sul, da URSS.
c) a
independência da Índia do domínio britânico, com apoio norte-americano.
d) a crise em Berlim, quando Stalin decretou
o bloqueio da parte ocidental da cidade.
e) o
envolvimento direto de tropas americanas e soviéticas na Guerra da Argélia.
10. (IBMEC SP/2008)
"COMEÇO DA GUERRA
Quando a Alemanha estiver armada até os
dentes
Uma grande injustiça lhe acontecerá
E o tocador de tambor fará sua guerra.
Vocês, porém, defenderão a Alemanha
Em terras estranhas, de vocês desconhecidas
E lutarão contra homens seus iguais.
O tocador de tambor soltará disparates sobre
liberdade
Mas a opressão no país será sem igual.
E ele poderá vencer todas as batalhas
Exceto a última,
Quando o tocador de tambor perder sua guerra
A Alemanha ganhará a sua."
(BRECHT, Bertolt. Poemas. 1913-1956. SP:
Brasiliense, 1987, p. 145)
Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos
da Alemanha contemporânea. Perseguido pelos nazistas viveu entre 1933 e 1949 no
exílio em Paris, Praga, Helsinque, Moscou e Nova York até seu retorno para a
Alemanha. Suas peças de teatro e seus poemas são importantes referências na
literatura contemporânea.
Considerando o poema, podemos deduzir que
para Bertolt Brecht a (o):
a) Vitória alemã
na segunda guerra seria importante para a consolidação da liberdade.
b) Propaganda
nazista sobre a liberdade dos alemães representava uma verdade parcial.
c) Derrota do
projeto expansionista nazista traria benefícios para a própria Alemanha.
d) Exército
alemão conseguiria vencer todas as batalhas impulsionado pelo fervor nazista.
e) Contato com
outros povos favoreceria a consolidação de um desejo de paz entre os soldados alemães.
11. (UNESP SP/2008) Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai
alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito
prisioneiro pelos alemães em junho de 1940, e depois, recrutado à força pela
Wehrmacht [exército alemão] em 1943, fui feito prisioneiro pelos russos em
1945.
(Memórias de um mineiro loreno.)
O texto configura a situação política de regiões
europeias marcadas
a) por disputas
iniciadas no processo de unificação política da França.
b) pelo projeto
do Estado francês de revidar a derrota imposta pela Rússia.
c) por lutas
entre nações pelo domínio de regiões ricas em petróleo.
d) pela
instabilidade e redefinições de fronteiras dos países europeus.
e) pela vitória
francesa na guerra franco-prussiana no século XIX.
12. (UEMT) A
Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de
dezembro de 1941, quando:
a) os russos
tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães
invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os
japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses,
por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses
cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.
13. (UNIMONTES MG/2008) Yehudi Menuhin, músico britânico, declarou: “Se eu tivesse de resumir o
século XX, diria que foi o século que despertou as maiores esperanças já
concebidas pela humanidade e destruiu todas as ilusões e ideais”.
(In: HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o
breve século XX –1914–1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 12)
Entre os argumentos que justificam a afirmativa
do violinista Yehudi Menuhin, é INCORRETO elencar:
a) O
desenvolvimento da tecnologia e das pesquisas científicas ampliou o
conhecimento biológico e de produção de remédios, possibilitando o aumento da
expectativa e a melhoria das condições de vida da população do planeta em
geral.
b) O
pós-Segunda Guerra Mundial deu ensejo ao surgimento de instituições
garantidoras da paz, a exemplo da ONU, cujos papéis e decisões foram se
ampliando desde sua criação, culminando com a pacificação internacional
conquistada com o fim da Guerra Fria.
c) O século XX
vivenciou uma crise de poder das instituições públicas modernas, que foram
gradativamente se desorganizando, ao mesmo tempo em que ocorreu o
desenvolvimento de organizações privadas que afrontavam o poder do Estado,
exemplificadas nos cartéis, nas multinacionais e no crime internacional
organizado.
d) Cerca de 120
milhões de pessoas, entre civis e militares, perderam a vida em conflitos: na I
Grande Guerra, morreram cerca de 10 milhões de soldados; a II Guerra Mundial
gerou cerca de 50 milhões de mortos, enquanto a Guerra na Coréia dizimou cerca
de cinco milhões e trezentas mil vidas em combates diretos, pela fome,
epidemias ou bombardeios.
14. (UNIMONTES MG/2008) Acerca dos acontecimentos ocorridos na primeira década que se seguiu à
Segunda Guerra Mundial, é INCORRETO afirmar que
a) os recursos
do Plano Marshal permitiram a recuperação dos aliados americanos e da Alemanha
Ocidental, transformando-os em economias prósperas.
b) a Espanha
franquista e Portugal salazarista recuperaram rapidamente suas economias e
índices de produção por terem sido menos afetados pela guerra.
c) os soviéticos
impediram que os países do bloco socialista recebessem ajuda financeira
norte-americana, conforme a lógica bipolar dos tempos da Guerra Fria.
d) a Alemanha
foi dividida entre os quatro países vencedores dessa guerra, dando origem à
República Federal Alemã, capitalista, e à República Democrática Alemã,
socialista.
15. (UFOP MG/2007) Sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial entre os países
envolvidos, assinale a alternativa incorreta:
a) Houve uma
grande alteração na política internacional com o declínio de tradicionais
potências europeias como Inglaterra, Alemanha e França.
b) Em razão dos
traumas do conflito, os povos europeus não superaram as rivalidades históricas,
o que impediu o processo de unificação europeia.
c) Ao término da
Segunda Guerra Mundial, o processo de descolonização acelerou-se em decorrência
das dificuldades enfrentadas pelas tradicionais potências europeias.
d) Duas
nações saíram efetivamente do conflito como vencedoras, os Estados Unidos da
América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
16. (UFOP MG/2009) O século XX foi marcado por uma grande quantidade de guerras, que
resultaram em milhares de mortes. A respeito disso, assinale a alternativa
correta.
a) A Primeira
Guerra Mundial (1914-1918) caracterizou-se principalmente pela disputa
ideológica entre Estados fascistas e socialistas.
b) Os Estados
Unidos consolidaram-se como a nação mais influente do mundo, por terem evitado
envolver-se diretamente nos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.
c) A América
Latina foi uma das regiões mais pacíficas do mundo, já que nenhum de seus
Estados esteve envolvido nos conflitos que marcaram o século.
d) A Segunda
Guerra Mundial teve como uma de suas principais características o uso de
bombardeios sobre áreas civis, causando grande perda de vidas humanas.
17. (UECE/2009) Hiroshima era a sétima cidade do Japão.
Contava com 344 mil habitantes civis e 150
mil soldados. Com localização privilegiada situada entre vales, foi bombardeada
em 6 de agosto de 1945. Segundo fontes japonesas morreram 240 mil pessoas.
Assinale o correto.
a) O bombardeio
de Hiroshima foi ação de países do Eixo que disputavam o controle sobre o
Japão, devido a sua posição geográfica e seu avanço tecnológico.
b) A bomba
atômica chamada “Little Boy”, lançada sobre Hiroshima partiu do avião americano
B-29 - “Enola Gay”, do esquadrão atômico.
c) A bomba
atômica foi utilizada pela Alemanha, mediante o emprego de aviões decolados de
porta-aviões para destruir a frota e a aviação nipônicas.
d) Apesar da
gravidade e intensidade da incursão promovida contra a população de Hiroshima,
a cidade conseguiu resistir e revidar aos ataques.
18. (UFAC/2009) O Dia “D” durante a II Guerra Mundial ocorreu quando:
a) A frente
aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1944,
anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente
e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
b) A frente
aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1945,
anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo
continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
c) A frente
aliada desembarcou na Inglaterra no dia 06 de junho de 1945, derrotando o
exército alemão;
d) Hitler
suicidou-se;
e) Hitler
entregou-se às forças aliadas no dia 06 de junho de 1945;
19. (UNIFEI SP/2008) Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os norte-americanos, com o
Plano Marshall, promoveram uma intensa ajuda econômica para a reconstrução do
mundo capitalista. O Plano Marshall objetivava ajudar:
a) a Europa
b) a Ásia
c) a América do
Sul
d) a África
20. (ESPM/2009) Na frente ocidental, a Segunda Guerra Mundial chegou ao final com a
capitulação dos alemães, no dia 8 de maio de 1945, perante os norte-americanos
e no dia seguinte perante os soviéticos. Em julho do mesmo ano foi firmado o
acordo de Potsdam.
(Elza Nadai. História Geral Moderna e
Contemporânea)
O Tratado de Potsdam estabelecia:
a) a criação da
Organização das Nações Unidas – ONU;
b) que a União
Soviética incorporaria os países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia;
c) que a União
Soviética participaria do ataque aliado ao Japão;
d) a criação da
Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN;
e) a divisão
da Alemanha e também de Berlim, em zonas de ocupação: inglesa, francesa,
norte-americana e soviética.
21. (UCS RS/2009) A segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um conflito que opôs os
Aliados, que se definiam como antifascistas, às Potências do Eixo,
simpatizantes do regime fascista. Com relação à II Guerra Mundial, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) Os
governantes das duas grandes potências do pós-guerra, Estados Unidos e União
Soviética, assumiram posições favoráveis à descolonização e procuraram atrair
as lideranças emancipacionistas afro-asiáticas.
b) As bombas
atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, território japonês, levaram
milhares de pessoas à morte e alertaram sobre o risco de destruição do planeta
pelo uso de armas nucleares.
c) A Doutrina
Truman (1947) e o Plano Marshall (1948) possibilitaram a aproximação da URSS ao
Ocidente, pois Stalin, em 1945, não mantinha relações amistosas com as
potências ocidentais.
d) O massacre
cometido contra judeus e outras minorias foi julgado por um tribunal militar
internacional, que se reuniu em Nuremberg, entre 1945 e 1946, condenando
inclusive à morte os principais líderes nazistas.
e) O clima de
otimismo pela preservação da paz, que dominara o mundo após a 2ª Guerra
Mundial, foi interrompido pela Guerra Fria, em que a maior preocupação dos
Estados Unidos era conter e evitar a ampliação da área sob influência da União
Soviética.
22. (UDESC SC/2009) Leia os excertos abaixo:
“Acreditava-se, também, que a parte habitável
da Etiópia era moradia de seres monstruosos: os homens de faces queimadas.
[...] A cor negra, associada à escuridão e ao mal, remetia no inconsciente
europeu, ao inferno e às criaturas das sombras. O Diabo, nos tratados de
demonologia, nos contos moralistas e nas visões das feiticeiras perseguidas
pela Inquisição, era, coincidentemente, quase sempre negro.”
(DEL PRIORE, Mary e VENÂNCIO, Renato.
Ancestrais. Uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro:
Editora Campus, 2004, p. 56)
“A África não é uma parte histórica do mundo.
Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela.
Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou
asiático. Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito
a-histórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural
e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo.”
(HEGEL, Friedrich. Filosofia da História.
Brasília, Editora da UnB, 1995, p. 174)
Assinale a alternativa incorreta sobre as
representações construídas relativas à História da África e dos africanos,
evidenciadas acima.
a) A partir do
século XVI, monstros, terras inóspitas, seres humanos deformados, imoralidades,
regiões e hábitos demoníacos foram elementos constantes nas descrições de
viajantes, aventureiros e missionários sobre o continente africano e os
africanos.
b) As histórias dos reinos e das civilizações
africanas foram utilizadas como exemplo da capacidade africana de organização,
transformação e produção, que em nada ficava a dever para os padrões europeus.
Os vestígios materiais deixados do passado - técnicas de cultivo, padrões de
estética da arte estatuária, ruínas dos mais diversos matizes - foram usados
para evidenciar as qualidades do Continente.
c) No século
XIX, as ideias científicas, pautadas nas concepções do Darwinismo Social e do
Determinismo Racial, situaram os africanos nos últimos degraus da evolução das
raças humanas.
d) Infantis,
primitivos, tribais, incapazes de aprender ou evoluir, os africanos deveriam
receber a benfazeja ajuda europeia, por meio das intervenções imperialistas no
Continente.
e) A História da
África teria começado somente no momento em que os europeus passaram a manter
relações com as populações do Continente, não só pela ação de registrar e
relatar, mas principalmente pelas mudanças introduzidas pelos europeus na
África.
23. (UERGS/2009) Durante a batalha de Iwo Jima, no Pacífico, um sangrento episódio da guerra
ficou imortalizado na fotografia de seis soldados colocando uma bandeira dos
Estados Unidos em cima do Monte Suribachi (imagem abaixo). A fotografia serviu
de inspiração para Clint Eastwood fazer o filme “A Conquista da Honra” que
mostrou os dramas vividos pelos soldados que ergueram a bandeira e, depois,
viajaram pelos Estados Unidos a fim de angariar fundos para manter o exército
na guerra.
A batalha de Iwo Jima fez parte de que conflito?
a) Primeira
Guerra Mundial.
b) Segunda
Guerra Mundial.
c) Guerra da
Coréia.
d) Guerra do
Vietnã.
e) Guerra do
Golfo.
24. (UEL PR/2010) Considere as afirmativas a seguir:
I. Um dos
principais fatores que provocou a transformação na arquitetura do poder no
mundo, pós 1945, foi a invenção e utilização da bomba atômica.
II. A descoberta
da fusão do isótopo 235U tornou obsoleto e inútil o emprego das Forças Armadas
convencionais nas guerras posteriores a 1945.
III. A energia
liberada a partir da fusão nuclear foi empregada como fonte de abastecimento
das novas indústrias surgidas no pós II Guerra.
IV. A fissão do
isótopo de 235U, a partir de uma reação em cadeia liberando uma energia sem
precedentes na história, é uma narrativa, em termos da Física, do evento
ocorrido em Hiroshima em agosto de 1945.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as
afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as
afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as
afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as
afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as
afirmativas II, III e IV são corretas.
25. (UEL PR/2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas
por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica
contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki em agosto de 1945.
a) Apesar das
vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência
devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da
guerra.
b) A base
industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais,
permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade
com os aliados.
c) A despeito
das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não
tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter
insular.
d) A resposta
negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra
e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e) Para garantir
a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era
necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico
ficasse sob a influência soviética.
GABARITO
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