Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL III



1. (UCS RS/2006) Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre os resultados da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
(__) Nela morreram cerca de 45 milhões de pessoas, a maioria constituída por civis. Contribuíram para isso os bombardeios indiscriminados às grandes cidades e os campos de extermínio nazistas, que dizimaram cerca de 6 milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, comunistas e homossexuais. Com 26 milhões de mortos, a União Soviética foi o país mais sacrificado.
(__) Terminada a Guerra, o mundo foi dividido em dois blocos antagônicos: o bloco capitalista e o bloco socialista. O primeiro era liderado pelos Estados Unidos, o outro, pela União Soviética. Essa divisão bipolar marcou o início da Guerra Fria, período caracterizado pela corrida armamentista entre as duas superpotências, pelo terror nuclear e pela ação da espionagem.
(__) O Canadá foi um dos países beneficiados economicamente com a Guerra: produziu 16 mil aviões e 3 milhões de toneladas de navios para ajudar os ingleses. Em poucos anos, montou sua indústria de alumínio, passou a usar níquel e cromo em grande escala e dobrou a produção de aço. Os maiores benefícios econômicos, contudo, foram obtidos pelos Estados Unidos, cuja produção industrial dobrou nesse período.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) VVV
c) FVF
d) FFV
e) FFF


2. (UFPI/2006) Dentre as características da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:
a) Teve início com o ataque e a invasão Japonesa a um arquipélago americano, no Norte da Ásia.
b) Teve como motivação inicial as desavenças entre o Nacionalismo Alemão e as pretensões expansionistas de Stálin no Leste Europeu.
c) Foi causada pelas disputas entre o Bloco Socialista, co-liderado pela Alemanha, Itália e Rússia, e o Bloco Capitalista, co-liderado naquele momento pelos Estados Unidos, Inglaterra e França.
d) Foi marcada pelo forte avanço tecnológico, no que diz respeito às armas utilizadas, culminando com a utilização, pela primeira vez, de armas nucleares.
e) Contou com o envolvimento exclusivo de países desenvolvidos.


3. (ESCS DF/2007) “O impacto da Segunda Guerra sobre o conjunto da sociedade europeia teve características inéditas.
O fato de ter sido uma guerra total, envolvendo a mobilização de todos os setores produtivos e recursos naturais, deixou cicatrizes profundas entre os sobreviventes.”
(Enrique Serra Padrós. Capitalismo, prosperidade e Estado do bem-estar social).
Assinale a opção que NÃO corresponde aos fatos relativos à reconstrução da Europa no pós-Segunda Guerra Mundial:
a) a expansão de regimes nacionalistas de esquerda que pregavam um sentimento antiamericano no continente;
b) a adoção do Plano Marshall para a recuperação econômica europeia;
c) a implantação de políticas keynesianas com vistas a implantar o Estado de bem-estar social;
d) a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vistas a integrar a produção de carvão, aço e ferro da Alemanha e França;
e) a divisão da Alemanha como uma imposição do novo equilíbrio de poder no mundo bipolarizado entre EUA e URSS.


4. (ESPM/2006) No primeiro semestre de 2006, a morte do ex-líder sérvio Slobodam Milosevic, durante o seu julgamento pelo Tribunal Penal Internacional em Haia, na Holanda, suscitou comparações entre o seu julgamento e o ocorrido no Tribunal de Nuremberg. Este último constituiu:
a) Um tribunal que julgou líderes do regime nazista acusados de crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
b) Um tribunal que julgou líderes japoneses acusados de crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
c) Um tribunal que julgou líderes do regime fascista italiano acusados de crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
d) Um tribunal que julgou comandantes militares alemães acusados de cometerem atrocidades durante a Primeira Guerra Mundial.
e) Um tribunal que julgou governantes sul-africanos acusados de crimes contra a humanidade durante a vigência do “apartheid” na África do Sul.


5. (UNIOESTE PR/2007) Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Em 1938, os alemães anexaram a Áustria, fazendo com que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos declarassem guerra ao Terceiro Reich.
b) O Pacto Germano-Soviético dividiu o território polonês em duas zonas de influência, a alemã e a soviética, evitando que a Alemanha tivesse de lutar em duas frentes.
c) A derrota alemã em Stalingrado, nas margens do Volga, marcou o início do refluxo do Exército nazista.
d) O ataque aéreo de surpresa à base militar norte-americana de Pearl Harbor levou os Estados Unidos a declarar guerra ao Japão, em 1941.
e) Como consequência da Segunda Guerra, o território alemão foi dividido em quatro zonas de ocupação entre as potências aliadas.


6. (ETAPA SP/2007) “Hoje sabemos que Stálin foi a principal vítima dessa falta de realismo, recusando-se obstinada e sistematicamente a aceitar a acumulação de provas detalhadas e absolutamente confiáveis do plano de Hitler de atacar a União Soviética, mesmo depois que os alemães já haviam cruzado suas fronteiras.”
(Eric John Ernest Hobsbawm, Tempos interessantes. São Paulo, 2002.)
Assinale a alternativa correta:
a) Hobsbawm responsabiliza Stálin pelo ataque alemão.
b) Stálin foi advertido por Hobsbawm sobre o perigo alemão.
c) Na época não era possível saber sobre o plano de Hitler.
d) A Alemanha e a União Soviética tinham um acordo de paz.
e) Stálin tinha ciência dos planos germânicos.


7. (UFCG PB/2007)
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada”.
(A Rosa de Hiroshima — Vinícius de Moraes)
É CORRETO afirmar que a composição A Rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes, faz alusão à (aos)
a) campos minados da África contemporânea, que gestam corpos mutilados pelas constantes explosões.
b) bombardeios norte-americanos no Iraque a partir de 2003, destruidores das identidades locais.
c) radioatividade presente nos campos de concentração nazistas, dizimando judeus, Testemunhas de Jeová, ciganos e homossexuais.
d) “estúpida e inválida” bomba de Hiroshima, fabricada pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial.
e) bomba atômica lançada pelos norte-americanos em Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.


8. (UFMA/2006) O contexto econômico europeu, após a Segunda Guerra Mundial, pode ser caracterizado como:
a) O período de conquista de novas colônias na África e na Ásia, consolidando o predomínio europeu em regiões e continentes que não foram atingidos pelas consequências da segunda guerra mundial, restaurando o vigor da economia.
b) O período marcado pela política de reconstrução da Europa, financiada pelos Estados Unidos, denominada de Plano Marshall, a qual visava o fortalecimento do capitalismo europeu, por meio de empréstimos e créditos a países e a empresas.
c) O estabelecimento da hegemonia norte-americana sobre os países aliados europeus, em contraposição ao bloco socialista liderado pela União Soviética, pela China Comunista e por Cuba, países cooperadores entre si para a expansão do comunismo de mercado.
d) O fortalecimento das políticas econômicas contrárias à intervenção do Estado na economia, permitindo ao mercado o poder de livremente regular a oferta e a procura de produtos industrializados, bem como favorecer os ajustes naturais de preços.
e) O avanço das economias europeias que conseguiram se reerguer sozinhas depois do fim da guerra, concorrendo com os Estados Unidos e formalizando um bloco econômico independente, a Comunidade Econômica Europeia.


9. (UFTM MG/2007) A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar (...). Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX)
Um dos momentos de tensão dessa “guerra muito peculiar” foi
a) o apoio soviético à República da China, chefiada por Chiang Kai-shek.
b) a divisão da Coréia, ficando o Norte sob influência dos EUA e o Sul, da URSS.
c) a independência da Índia do domínio britânico, com apoio norte-americano.
d) a crise em Berlim, quando Stalin decretou o bloqueio da parte ocidental da cidade.
e) o envolvimento direto de tropas americanas e soviéticas na Guerra da Argélia.


10. (IBMEC SP/2008)
"COMEÇO DA GUERRA
Quando a Alemanha estiver armada até os dentes
Uma grande injustiça lhe acontecerá
E o tocador de tambor fará sua guerra.
Vocês, porém, defenderão a Alemanha
Em terras estranhas, de vocês desconhecidas
E lutarão contra homens seus iguais.
O tocador de tambor soltará disparates sobre liberdade
Mas a opressão no país será sem igual.
E ele poderá vencer todas as batalhas
Exceto a última,
Quando o tocador de tambor perder sua guerra
A Alemanha ganhará a sua."
(BRECHT, Bertolt. Poemas. 1913-1956. SP: Brasiliense, 1987, p. 145)
Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos da Alemanha contemporânea. Perseguido pelos nazistas viveu entre 1933 e 1949 no exílio em Paris, Praga, Helsinque, Moscou e Nova York até seu retorno para a Alemanha. Suas peças de teatro e seus poemas são importantes referências na literatura contemporânea.
Considerando o poema, podemos deduzir que para Bertolt Brecht a (o):
a) Vitória alemã na segunda guerra seria importante para a consolidação da liberdade.
b) Propaganda nazista sobre a liberdade dos alemães representava uma verdade parcial.
c) Derrota do projeto expansionista nazista traria benefícios para a própria Alemanha.
d) Exército alemão conseguiria vencer todas as batalhas impulsionado pelo fervor nazista.
e) Contato com outros povos favoreceria a consolidação de um desejo de paz entre os soldados alemães.


11. (UNESP SP/2008) Meu avô francês foi feito prisioneiro pelos prussianos em 1870; meu pai alemão foi feito prisioneiro pelos franceses em 1918; eu, francês, fui feito prisioneiro pelos alemães em junho de 1940, e depois, recrutado à força pela Wehrmacht [exército alemão] em 1943, fui feito prisioneiro pelos russos em 1945.
(Memórias de um mineiro loreno.)
O texto configura a situação política de regiões europeias marcadas
a) por disputas iniciadas no processo de unificação política da França.
b) pelo projeto do Estado francês de revidar a derrota imposta pela Rússia.
c) por lutas entre nações pelo domínio de regiões ricas em petróleo.
d) pela instabilidade e redefinições de fronteiras dos países europeus.
e) pela vitória francesa na guerra franco-prussiana no século XIX.


12. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.


13. (UNIMONTES MG/2008) Yehudi Menuhin, músico britânico, declarou: “Se eu tivesse de resumir o século XX, diria que foi o século que despertou as maiores esperanças já concebidas pela humanidade e destruiu todas as ilusões e ideais”.
(In: HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX –1914–1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 12)
Entre os argumentos que justificam a afirmativa do violinista Yehudi Menuhin, é INCORRETO elencar:
a) O desenvolvimento da tecnologia e das pesquisas científicas ampliou o conhecimento biológico e de produção de remédios, possibilitando o aumento da expectativa e a melhoria das condições de vida da população do planeta em geral.
b) O pós-Segunda Guerra Mundial deu ensejo ao surgimento de instituições garantidoras da paz, a exemplo da ONU, cujos papéis e decisões foram se ampliando desde sua criação, culminando com a pacificação internacional conquistada com o fim da Guerra Fria.
c) O século XX vivenciou uma crise de poder das instituições públicas modernas, que foram gradativamente se desorganizando, ao mesmo tempo em que ocorreu o desenvolvimento de organizações privadas que afrontavam o poder do Estado, exemplificadas nos cartéis, nas multinacionais e no crime internacional organizado.
d) Cerca de 120 milhões de pessoas, entre civis e militares, perderam a vida em conflitos: na I Grande Guerra, morreram cerca de 10 milhões de soldados; a II Guerra Mundial gerou cerca de 50 milhões de mortos, enquanto a Guerra na Coréia dizimou cerca de cinco milhões e trezentas mil vidas em combates diretos, pela fome, epidemias ou bombardeios.


14. (UNIMONTES MG/2008) Acerca dos acontecimentos ocorridos na primeira década que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, é INCORRETO afirmar que
a) os recursos do Plano Marshal permitiram a recuperação dos aliados americanos e da Alemanha Ocidental, transformando-os em economias prósperas.
b) a Espanha franquista e Portugal salazarista recuperaram rapidamente suas economias e índices de produção por terem sido menos afetados pela guerra.
c) os soviéticos impediram que os países do bloco socialista recebessem ajuda financeira norte-americana, conforme a lógica bipolar dos tempos da Guerra Fria.
d) a Alemanha foi dividida entre os quatro países vencedores dessa guerra, dando origem à República Federal Alemã, capitalista, e à República Democrática Alemã, socialista.


15. (UFOP MG/2007) Sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial entre os países envolvidos, assinale a alternativa incorreta:
a) Houve uma grande alteração na política internacional com o declínio de tradicionais potências europeias como Inglaterra, Alemanha e França.
b) Em razão dos traumas do conflito, os povos europeus não superaram as rivalidades históricas, o que impediu o processo de unificação europeia.
c) Ao término da Segunda Guerra Mundial, o processo de descolonização acelerou-se em decorrência das dificuldades enfrentadas pelas tradicionais potências europeias.
d) Duas nações saíram efetivamente do conflito como vencedoras, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).


16. (UFOP MG/2009) O século XX foi marcado por uma grande quantidade de guerras, que resultaram em milhares de mortes. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
a) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) caracterizou-se principalmente pela disputa ideológica entre Estados fascistas e socialistas.
b) Os Estados Unidos consolidaram-se como a nação mais influente do mundo, por terem evitado envolver-se diretamente nos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.
c) A América Latina foi uma das regiões mais pacíficas do mundo, já que nenhum de seus Estados esteve envolvido nos conflitos que marcaram o século.
d) A Segunda Guerra Mundial teve como uma de suas principais características o uso de bombardeios sobre áreas civis, causando grande perda de vidas humanas.


17. (UECE/2009) Hiroshima era a sétima cidade do Japão.
Contava com 344 mil habitantes civis e 150 mil soldados. Com localização privilegiada situada entre vales, foi bombardeada em 6 de agosto de 1945. Segundo fontes japonesas morreram 240 mil pessoas. Assinale o correto.
a) O bombardeio de Hiroshima foi ação de países do Eixo que disputavam o controle sobre o Japão, devido a sua posição geográfica e seu avanço tecnológico.
b) A bomba atômica chamada “Little Boy”, lançada sobre Hiroshima partiu do avião americano B-29 - “Enola Gay”, do esquadrão atômico.
c) A bomba atômica foi utilizada pela Alemanha, mediante o emprego de aviões decolados de porta-aviões para destruir a frota e a aviação nipônicas.
d) Apesar da gravidade e intensidade da incursão promovida contra a população de Hiroshima, a cidade conseguiu resistir e revidar aos ataques.


18. (UFAC/2009) O Dia “D” durante a II Guerra Mundial ocorreu quando:
a) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1944, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
b) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1945, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;
c) A frente aliada desembarcou na Inglaterra no dia 06 de junho de 1945, derrotando o exército alemão;
d) Hitler suicidou-se;
e) Hitler entregou-se às forças aliadas no dia 06 de junho de 1945;


19. (UNIFEI SP/2008) Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os norte-americanos, com o Plano Marshall, promoveram uma intensa ajuda econômica para a reconstrução do mundo capitalista. O Plano Marshall objetivava ajudar:
a) a Europa
b) a Ásia
c) a América do Sul
d) a África


20. (ESPM/2009) Na frente ocidental, a Segunda Guerra Mundial chegou ao final com a capitulação dos alemães, no dia 8 de maio de 1945, perante os norte-americanos e no dia seguinte perante os soviéticos. Em julho do mesmo ano foi firmado o acordo de Potsdam.
(Elza Nadai. História Geral Moderna e Contemporânea)
O Tratado de Potsdam estabelecia:
a) a criação da Organização das Nações Unidas – ONU;
b) que a União Soviética incorporaria os países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia;
c) que a União Soviética participaria do ataque aliado ao Japão;
d) a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN;
e) a divisão da Alemanha e também de Berlim, em zonas de ocupação: inglesa, francesa, norte-americana e soviética.


21. (UCS RS/2009) A segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um conflito que opôs os Aliados, que se definiam como antifascistas, às Potências do Eixo, simpatizantes do regime fascista. Com relação à II Guerra Mundial, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os governantes das duas grandes potências do pós-guerra, Estados Unidos e União Soviética, assumiram posições favoráveis à descolonização e procuraram atrair as lideranças emancipacionistas afro-asiáticas.
b) As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, território japonês, levaram milhares de pessoas à morte e alertaram sobre o risco de destruição do planeta pelo uso de armas nucleares.
c) A Doutrina Truman (1947) e o Plano Marshall (1948) possibilitaram a aproximação da URSS ao Ocidente, pois Stalin, em 1945, não mantinha relações amistosas com as potências ocidentais.
d) O massacre cometido contra judeus e outras minorias foi julgado por um tribunal militar internacional, que se reuniu em Nuremberg, entre 1945 e 1946, condenando inclusive à morte os principais líderes nazistas.
e) O clima de otimismo pela preservação da paz, que dominara o mundo após a 2ª Guerra Mundial, foi interrompido pela Guerra Fria, em que a maior preocupação dos Estados Unidos era conter e evitar a ampliação da área sob influência da União Soviética.


22. (UDESC SC/2009) Leia os excertos abaixo:
“Acreditava-se, também, que a parte habitável da Etiópia era moradia de seres monstruosos: os homens de faces queimadas. [...] A cor negra, associada à escuridão e ao mal, remetia no inconsciente europeu, ao inferno e às criaturas das sombras. O Diabo, nos tratados de demonologia, nos contos moralistas e nas visões das feiticeiras perseguidas pela Inquisição, era, coincidentemente, quase sempre negro.”
(DEL PRIORE, Mary e VENÂNCIO, Renato. Ancestrais. Uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004, p. 56)
“A África não é uma parte histórica do mundo. Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela. Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou asiático. Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-histórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo.”
(HEGEL, Friedrich. Filosofia da História. Brasília, Editora da UnB, 1995, p. 174)
Assinale a alternativa incorreta sobre as representações construídas relativas à História da África e dos africanos, evidenciadas acima.
a) A partir do século XVI, monstros, terras inóspitas, seres humanos deformados, imoralidades, regiões e hábitos demoníacos foram elementos constantes nas descrições de viajantes, aventureiros e missionários sobre o continente africano e os africanos.
b) As histórias dos reinos e das civilizações africanas foram utilizadas como exemplo da capacidade africana de organização, transformação e produção, que em nada ficava a dever para os padrões europeus. Os vestígios materiais deixados do passado - técnicas de cultivo, padrões de estética da arte estatuária, ruínas dos mais diversos matizes - foram usados para evidenciar as qualidades do Continente.
c) No século XIX, as ideias científicas, pautadas nas concepções do Darwinismo Social e do Determinismo Racial, situaram os africanos nos últimos degraus da evolução das raças humanas.
d) Infantis, primitivos, tribais, incapazes de aprender ou evoluir, os africanos deveriam receber a benfazeja ajuda europeia, por meio das intervenções imperialistas no Continente.
e) A História da África teria começado somente no momento em que os europeus passaram a manter relações com as populações do Continente, não só pela ação de registrar e relatar, mas principalmente pelas mudanças introduzidas pelos europeus na África.


23. (UERGS/2009) Durante a batalha de Iwo Jima, no Pacífico, um sangrento episódio da guerra ficou imortalizado na fotografia de seis soldados colocando uma bandeira dos Estados Unidos em cima do Monte Suribachi (imagem abaixo). A fotografia serviu de inspiração para Clint Eastwood fazer o filme “A Conquista da Honra” que mostrou os dramas vividos pelos soldados que ergueram a bandeira e, depois, viajaram pelos Estados Unidos a fim de angariar fundos para manter o exército na guerra.
A batalha de Iwo Jima fez parte de que conflito?
a) Primeira Guerra Mundial.
b) Segunda Guerra Mundial.
c) Guerra da Coréia.
d) Guerra do Vietnã.
e) Guerra do Golfo.


24. (UEL PR/2010) Considere as afirmativas a seguir:
I. Um dos principais fatores que provocou a transformação na arquitetura do poder no mundo, pós 1945, foi a invenção e utilização da bomba atômica.
II. A descoberta da fusão do isótopo 235U tornou obsoleto e inútil o emprego das Forças Armadas convencionais nas guerras posteriores a 1945.
III. A energia liberada a partir da fusão nuclear foi empregada como fonte de abastecimento das novas indústrias surgidas no pós II Guerra.
IV. A fissão do isótopo de 235U, a partir de uma reação em cadeia liberando uma energia sem precedentes na história, é uma narrativa, em termos da Física, do evento ocorrido em Hiroshima em agosto de 1945.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


25. (UEL PR/2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki em agosto de 1945.
a) Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.
b) A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.
c) A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.
d) A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e) Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob a influência soviética.


GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários