1. (FMJ SP/2012) Leia os textos.
I. “Truman,
Stalin e Churchill (substituído depois por Clement Attle) foram os principais
líderes do encontro que, em julho de 1945, tratou da desmilitarização da
Alemanha e ratificou a decisão anterior de dividi-la em quatro zonas de
ocupação militar (britânica, francesa, norte-americana e soviética). Nesse
encontro, diferentemente dos anteriores, predominaram as diferenças e
hostilidades entre Estados Unidos e União Soviética.”
II. Terminado o
conflito, (...) Estados Unidos, URSS, Reino Unido e França firmaram o acordo
pelo qual se instituía um tribunal militar internacional para julgar os maiores
criminosos de guerra. O processo teve início a 20 de novembro de 1945.
Os acusados eram 22 e estavam incluídos, à
exceção de Hitler que se suicidara, todos os máximos dirigentes políticos e
militares da Alemanha.
(Norberto Bobbio, Dicionário de política.
Brasília: UnB, 1986. P. 302. Adaptado)
Os textos aludem, respectivamente,
a) à Conferência
de Paris e ao Tribunal de Frankfurt.
b) ao Tratado de
Versalhes e ao Tribunal de Rosenberg.
c) à Conferência
de Munique e ao Tribunal Internacional de Haia.
d) ao Pacto de
Varsóvia e aos Julgamentos de Auschwitz.
e) à
Conferência de Potsdam e ao Tribunal de Nuremberg.
2. (UEPA/2013) “Seu nome é Paul Tibbets, 30 anos, veterano de batalhas aéreas, ele foi
escolhido a dedo para liderar a missão cujo propósito exato não foi dito a
nenhum de seus homens. Eles sabem apenas que irão pôr fim à guerra. O avião
chamado Enola Gay leva a bomba atômica intitulada Little Boy para ser lançada
em uma cidade japonesa. Após o seu lançamento, o impacto na cidade é imediato e
catastrófico. Hiroshima havia desaparecido e cerca de 80 mil pessoas morreram
nos primeiros segundos depois da explosão. Outros milhares irão morrer mais
tarde, pelas queimaduras ou radiações. Um dos participantes do voo capta sete
imagens da nuvem em forma de cogumelo: era a imagem da aniquilação”.
(Hiroshima. 2 º Guerra Mundial. Revista
História. Ano 1. Edição n° 11, s/d, p.36)
O fato acima descrito representou historicamente:
a) o
estabelecimento de uma ordem mundial unipolar liderada pelos EUA.
b) a rendição do
Japão e o final da 2ª Guerra Mundial.
c) o banimento
de armas nucleares dos arsenais bélicos mundiais.
d) um
prolongado atraso econômico e tecnológico do Japão.
e) uma opção
racista de aniquilamento do inimigo asiático em lugar do europeu.
3. (UFG GO/2013) Leia o fragmento a seguir.
Desde o primeiro conflito mundial, a “trégua
dos padioleiros” se apaga e não reaparece mais, salvo de maneira excepcional;
os feridos agonizam no local dos combates e, na maioria dos casos, o inimigo
atira sobre os que lhes prestam socorro. Está livre o caminho para as
atrocidades que têm o corpo como alvo.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. Massacres: o corpo
e a guerra. In: COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo:
as mutações do olhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 396. (Adaptado).
Ocorridas na primeira metade do século XX, as
guerras mundiais causaram impacto na imagem civilizada que a Europa construíra
de si. Esse impacto decorre de uma mudança na concepção de guerra, explorada no
fragmento, que se associa
a) à
precariedade técnica do trabalho médico nas ambiências de conflito, indicando
as dificuldades de atendimento aos soldados.
b) à ampliação da ideia de inimigo,
demarcando a proteção física como um problema para os beligerantes, em meio à
escalada da violência.
c) à
disseminação de imagens dos corpos dilacerados, traduzindo a morte como uma
circunstância natural no cenário da guerra.
d) à disciplina
militar exigida dos socorristas, resultando em cursos de treinamento sobre
métodos de sobrevivência em campo de batalha.
e) ao
desrespeito aos tratados assinados para a guerra, considerando a proibição de
maus-tratos direcionados ao inimigo aprisionado.
4. (UFPA/2013) “Os judeus tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que
entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam
proibidos de dirigir automóveis.[...] só podiam fazer compras das três às cinco
horas e só em casas que tivessem placa dizendo ‘casa israelita’. Os judeus
deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de
ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão.”
FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo:
Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição.
Esse trecho, que foi retirado do diário de
uma adolescente judia prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde
morreu em 1945, revela
a) poucas e
distorcidas informações para se compreender o que foi a 2ª Guerra Mundial.
b) detalhes das
perseguições sofridas pelos judeus na Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.
c) ideias
falsas, pois os alemães não podiam abrir mão do dinheiro que os judeus gastavam
em locais como cinemas e teatros.
d) aspectos
importantes para nossa compreensão acerca das perseguições sofridas pelos
judeus, desde a 2ª Guerra Mundial até os anos de 1960, com o fim do apartheid.
e) a
importância desse diário como documento histórico que registrou, para a
posteridade, a perseguição sofrida pelos judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
5. (UFTM MG/2013) Os combates entre Estados Unidos e Japão, durante a Segunda Guerra
Mundial,
a) eliminaram as
influências chinesa e soviética sobre o centro da Ásia e o Norte do Pacífico.
b) derivaram,
em grande medida, dos interesses políticos e estratégicos conflitantes dos dois
países no sudeste asiático.
c) iniciaram-se
com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e se encerraram
com o ataque japonês a Pearl Harbor.
d) contribuíram,
em grande medida, para a manutenção da hegemonia militar britânica e francesa
no Sul do Pacífico Sul e no sudeste asiático.
e) incluíram
amplas ações militares de aliados dos dois países e deslocaram o conflito,
antes concentrado no Oceano Pacífico, para o continente europeu.
6. (IFPE/2014) “Hiroshima lembra os 68 anos da bomba atômica. Cerimônia na cidade
japonesa tem minuto de silêncio para lembrar as vítimas do 1º ataque nuclear da
história e pede o fim da proliferação das armas atômicas”
Disponível em:
Acesso em: 28ago.2013
As guerras passam, mas as memórias de suas
atrocidades e perdas têm que ser reativadas constantemente para que as novas
gerações participem e tentem entender o que aconteceu. A II Guerra Mundial
aconteceu entre 1939 e 1945. Sobre este fato histórico lembrado pelas vítimas
de Hiroshima, leia as afirmativas abaixo e marque a opção que se apresenta
correta.
a) Em agosto de
1941, diante do Parlamento, Winston Churchill proferiu sua famosa frase: “Esta
guerra, de fato, é uma continuação da anterior." Estava, com certeza,
referindo-se à guerra civil espanhola causadora de muitos rancores entre os
aliados.
b) Em 1945, recém-saídos
da invasão da China ao seu território, os japoneses atacaram a base americana
de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico, razão pela qual se justificou o lançamento
das bombas atômicas em território japonês.
c) Em 1938, a
Áustria foi anexada pelo 3º Reich, caracterizando o início da expansão
imperialista alemã, o que causou uma reação de apaziguamento pelas demais potências
ocidentais.
d) O acesso aos
poços de petróleo explorados na Polônia levou os alemães a invadirem-na. Este
fato, apesar de sério, não foi o que levou à declaração de guerra contra a
Alemanha pelos aliados.
e) Em junho de
1944, uma força conjunta de norte-americanos, ingleses, franceses, italianos e
japoneses estabeleceram um acordo de paz que acabou por isolar a Alemanha,
favorecendo a vitória dos aliados.
7. (Mackenzie SP/2014) Com relação aos dois grandes conflitos mundiais, de 1914–1918 e de 1939–1945,
considere as afirmativas.
I. O
imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens dos dois conflitos
mundiais, uma vez que o primeiro intensificou as tensões mundiais devido à
disputa por áreas de influência e o segundo favoreceu a formação dos regimes
totalitários fascistas.
II. As duas
guerras mundiais, envolvendo povos extra europeus, desenvolveram a consciência
nacional deles, influenciando decisivamente no processo de descolonização
afro-asiática.
III. O
questionamento dos postulados liberais do capitalismo foi intensificado a
partir dos dois conflitos, o que criou as condições favoráveis para a expansão
dos ideais anarquistas em todo o mundo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a
afirmativa I está correta.
b) Somente a
afirmativa II está correta.
c) Somente a
afirmativa III está correta.
d) Somente as
afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as
afirmativas II e III estão corretas.
8. (UDESC SC/2014) Analise as proposições que se referem ao período entre a I e a II Guerra
Mundial na Europa, e marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(__) As condições
do tratado de paz que encerrou a I Guerra Mundial e obrigou a Alemanha a pagar
pesadas indenizações de guerra foi um dos fatores que contribuiu para a
ascensão do partido de Adolf Hitler ao poder.
(__) Com a
necessidade dos homens irem para o front de guerra, as mulheres foram
convocadas a trabalhar em postos de trabalhos, normalmente ocupados pelos
homens, como por exemplo, nas indústrias metalúrgicas e de armamentos.
(__) O período do
entre guerras foi marcado por revoltas e greves dos trabalhadores em muitos
países europeus, devido às condições de trabalho e à carestia. Em muitos países
este foi um fator que levou governos autoritários e nacionalistas ao poder.
(__) Este período
foi marcado pelo surgimento da televisão, meio de comunicação que foi muito
utilizado pelos governantes para fazer propaganda de suas políticas sociais
durante a II Guerra Mundial.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V
b) V – V – V
– F
c) V – V – F – V
d) V – V – V – V
e) V – F – V – V
9. (Fuvest/2009) As bombas atômicas,
lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente
300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela
exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa
histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo
desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.
Considerando
essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas
pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da
Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no
material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas
para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III. Desde o fim da Segunda
Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre
as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França,
Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o
que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
10. (IFPE/2014) Em 24 de abril de 1945, as tropas soviéticas cercaram Berlim. Hitler,
que se refugiava numa fortaleza – o bunker – cometeu suicídio no dia 30 de
abril. Em 2 de maio, Berlim capitulou e as tropas alemães renderam-se aos
aliados.
O texto acima retrata o final da Segunda
Guerra Mundial, um trágico acontecimento que marcou profundamente a história
dos povos no século XX. Sobre a Segunda Guerra Mundial e suas consequências,
assinale a alternativa correta.
a) O conflito
teve início em 1º de setembro de 1939, quando as tropas nazistas invadiram a
Inglaterra.
b) A Segunda
Guerra Mundial foi a expressão da luta entre as democracias ocidentais e o
socialismo soviético.
c) Após a
Guerra, em 1945, foi criada a ONU, organismo voltado para promover a paz
mundial.
d) A Alemanha
derrotada teve seu território dividido entre norte-americanos e franceses,
situação que perdura até os dias atuais.
e) Entre as
consequências imediatas da Guerra está a derrocada da hegemonia econômica e
bélica dos Estados Unidos.
11. (UERN/2013) Tratado de Versalhes
Os governos aliados e associados declaram e a
Alemanha reconhece que a Alemanha e seus aliados são responsáveis por tê-los
causado, por todas as perdas e danos sofridos pelos governos aliados e
associados e pelos seus nacionais em consequência da Guerra, que lhes foi
imposta por agressão da Alemanha e de seus aliados. (...) (Apud. Kátia Mattoso.
Op. Cit.. O Tratado de Versalhes, art. 231. p. 166-169.)
O Tratado de Versalhes é um marco importante
no final da Primeira Guerra Mundial. Tanto a Primeira Guerra quanto a Segunda
marcaram de forma indelével a história da humanidade. Sobre as duas grandes
guerras mundiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) As perdas
humanas e materiais foram desastrosas, tanto na Primeira quanto na Segunda
Guerra, porém consideradas justificadas diante dos avanços
político-territoriais e econômicos alcançados no continente Europeu.
(__) Na Primeira
Guerra, ao contrário do que ocorreu na Segunda, o conflito é denominado
“mundial”, pois incorporou todos os países europeus e asiáticos, com exceção da
URSS, já envolvida no processo de implantação do socialismo.
(__) Na Segunda
Guerra, apesar da existência da “guerra de movimento” e da “guerra de
trincheiras”, como na Primeira Guerra, a predominância das batalhas foi no meio
marítimo devido à concentração dos conflitos no Mar Mediterrâneo.
(__) Os tratados
de paz, assinados em ambas as guerras, foram seguidos criteriosamente pelos
países- membros, com a orientação e a direção da ONU, organização que se incumbiu
de exigir o cumprimento dos mesmos.
A sequência está correta em
a) F, F, F, F
b) V, V, F, F
c) V, F, V, V
d) V, V, V, V
12. (ENEM/2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para
Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito,
entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a
Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de
defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.
Para a Alemanha, o resultado dessa invasão
foi
a) a ocupação de
todo o território francês, usando–o como base para a conquista da Suíça e da
Espanha durante a segunda fase da guerra.
b) a tomada do
território francês, que foi então usado como base para a ocupação nazista da
África do norte, durante a guerra de trincheiras.
c) a posse de
apenas parte do território, devido á resistência armada do exército francês na
Linha Maginot.
d) a vitória
parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar, devido á resistência
dos blindados do general De Gaulle, em 1940.
e) a vitória militar, com ocupação de parte
da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista
francês.
13. (ENEM/2009) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos
e japoneses no pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações
entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente
da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a
“doutrina Monroe Japonesa”.
A expansão japonesa havia começado em 1895,
quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer a
tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção o Japão passou a ter
atritos constantes com a china e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os
Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a
china, em 1937.
REIS FILHO, D.A. (org). o século XX, o tempo
das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Sobre a expansão japonesa, infere-se que
a) o Japão
tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da
doutrina Monroe.
b) o Japão
buscou promover a prosperidade da Coréia, tutelando-a à semelhança do que os
EUA faziam.
c) o povo
japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e
proporem o desenvolvimento da Ásia.
d) a China
aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria
entre os dois.
e) a Manchúria
era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra
entre os dois países.
14. (IFPE/2015) Um dos aspectos mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial foi o
holocausto, que se constituiu
a) na migração
forçada de alemães para países aliados.
b) na
execução em massa de judeus.
c) na ascensão
de Hitler ao poder.
d) no lançamento
das bombas atômicas no Japão.
e) na censura
aos meios de comunicação.
15. (IFPE/2015) Analise as proposições abaixo sobre a Segunda Guerra Mundial.
I. Os países que
compunham o Eixo, contra o qual foi declarada a guerra, foram Alemanha, Itália
e Japão.
II. O início
desta guerra se deu com o lançamento, pelos Estados Unidos, das bombas atômicas
nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
III. Um dos fatos
determinantes para a entrada dos Estados Unidos no conflito foram os ataques à
base militar estadunidense de Pearl Harbor.
IV. A mulheres
participaram de diversas formas da II Guerra Mundial, como, por exemplo,
enfermeiras nos fronts ou fabricando armas e munições.
V. Antes
alinhado com os Estados Unidos, o Brasil, governado por Getúlio Vargas, sofreu
pressão italiana e entrou no conflito para lutar ao lado dos países do Eixo.
Estão corretas, apenas:
a) I, III e
IV
b) I, III e V
c) II e III
d) III, IV e V
e) III e IV
16. (UEG GO/2015) “Os olhos do mundo estão sobre vocês” (Dwight Eisenhower)
A frase acima foi dita pelo comandante das
tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se
os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II
Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele
a) possibilitou
que os exércitos britânico e americano apressadamente evitassem a conquista da
Europa Ocidental pelo exército soviético.
b) permitiu a
abertura de uma nova frente de batalha pelo exército Aliado e iniciou a
libertação da Europa do jugo nazista.
c) demonstrou a
superioridade técnica do exército nazista, que, liderado por Romell, antecipou
o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.
d) viabilizou a
libertação de Paris pelo exército da resistência francesa, liderado pelo
experiente herói de guerra, Charles de Gaule.
17. (UNIMONTES MG/2015) Nos primeiros anos, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão,
derrotado, teve que aceitar a imposição de severas medidas. Entre essas
medidas, é INCORRETO elencar:
a) A ocupação
norte-americana e a dissolução dos Zaibatsu (fortes conglomerados econômicos).
b) A divisão
do país em áreas de influência e a perda de vinte por cento do seu território.
c) A imposição
de uma Constituição Parlamentar que limitou os poderes do imperador Hiroito.
d) A
desmilitarização, por meio, principalmente, da dissolução da maioria de suas
indústrias bélicas.
18. (Fundação Lusíadas – SP) Realizar o “Anchluss” era um velho sonho dos nazistas. E isso começou a
ser conseguido por Hitler em março de 1938. A expressão entre aspas e a data
são suficientes para elucidar o sonho nazista de:
a) ocupação da
região do Reno, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.
b) anexação do
corredor polonês, restabelecendo a relação com a Prússia.
c) repúdio total
às imposições do Tratado de Versalhes.
d) ascensão de
Hitler ao poder.
e) marchar
sobre a Áustria, a sua anexação e a concretização da ideia do pangermanismo
(reunificação das etnias alemãs).
19. (Fac. Med. Ribeirão Preto-SP) A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941,
adquire um caráter mundial quando os:
a) russos tomam
a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
b) alemães
invadem a região mediterrânica da Ásia.
c) japoneses
atacam a base americana de Pearl Habor.
d) franceses,
por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.
e) chineses
cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.
20. (Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”
(Winston Churchill, em discurso feito no
Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade
latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram
para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Entre esses problemas, identificamos:
a) o
crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados
consumidores e por áreas de investimentos.
b) o
desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os
antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.
d) a oposição
ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo
de nacionalismo.
e) a divisão da
Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.
21. (UFRN) Em
relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler
empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis
milhões de pessoas.
b) os
norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam
Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi
o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque
alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de
1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
22. (UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a
Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com
relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar
que
a) a experiência
da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial
(1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.
b) a tomada
de Monte Castelo, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos
pracinhas da FEB.
c) o Brasil,
durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não
permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.
d) a
participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em
consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas,
desde 1937.
e) a
participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente
no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
23. (UFPR/2015) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos
contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”.
Fonte: CPDOC. "Fatos & Imagens >
1944: O Brasil vai à guerra com a FEB".
Assinale a alternativa que justifica a
declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força
Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro
governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
a) Ao lutar
pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas
perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.
b) Ao lutar pela
democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio
popular para derrubar a ditadura de Vargas.
c) Ao derrubar o
regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a
lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo.
d) Ao derrotar
os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio
norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas.
e) Ao lutar pela
libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos
financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas.
24. (Fuvest/2009) As bombas atômicas,
lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de
aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças
causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova
etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo
desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.
Considerando
essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas
pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da
Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no
material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas
para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III. Desde o fim da Segunda
Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre
as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França,
Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o
que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
25. (UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos
invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia;
b) a tomada do
“Corredor Polonês” que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki),
pelos italianos;
c) a invasão
da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de
sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich;
d) a efetivação
do “Anschluss”, que desmembrou a Áustria da Alemanha;
e) a invasão da
Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.
GABARITO
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