1. (UEPB/2010) Após a rendição alemã, Churchill (Reino Unido), Truman (EUA) e Stálin
(URSS) foram, entre julho e agosto de 1945, à Conferência de Potsdam para tratarem
de questões importantes como as relações entre os países no pós-guerra.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Em Potsdam,
Stálin defendeu que a Alemanha tivesse autonomia para se reorganizar, pois a
queria no bloco socialista. Truman e Churchill foram radicalmente contra e a
Conferência acabou sem que decisões fossem tomadas.
b) Não havia, em
Potsdam, desgastes na aliança (de junho de 1941) para derrotar a Alemanha. A
guerra seguia e os aliados se encontravam para darem um ultimato ao Japão, que
resistia no Pacífico.
c) Em
Potsdam, o desgaste entre os aliados era notório. Assim mesmo eles dividiram a
Alemanha em quatro zonas de ocupação, criaram um Conselho de Ministros de
Relações Exteriores, redefiniram fronteiras e fizeram acordos de paz com países
como a Itália.
d) A Conferência
de Potsdam aconteceu para que se transmitisse ao mundo a certeza do término da
2ª Guerra. Nela nada foi tratado, pois as diretrizes político-econômicas já
tinham sido tomadas nas Conferências de Teerã (1943) e Ialta (fevereiro de
1945).
e) A única
decisão em Potsdam foi a de instalar um tribunal internacional, na cidade alemã
de Nuremberg, para julgar os criminosos de guerra nazistas.
2. (UFT TO/2010) As formas de resistência podem ser elementares e espontâneas, como a
reação dos dinamarqueses que acabavam de tomar seu chope e iam embora do bar
assim que entrava um oficial alemão. Entre os exemplos mais elaborados
contam-se a recusa dos religiosos e professores noruegueses de se alistarem, ou
as manifestações espontâneas de Praga, em 28 de outubro, data da independência,
pelos estudantes secundários. Também importante foi a constituição, na Polônia,
de uma sociedade paralela, subterrânea, que passa a educar os jovens desde que
os alemães suprimiram as características nacionais do país para poder
germanizá-lo.
FERRO, Marc. História da Segunda Guerra
Mundial. São Paulo: Ática, 1995, p. 126
Com base no texto, considere as afirmações
abaixo:
I. A
resistência, forma de luta contra o domínio alemão durante a Segunda Guerra
Mundial, ocorreu tanto no cotidiano dos envolvidos quanto nas organizações
civis e militares armadas.
II. A
resistência, ação exclusiva da Primeira Guerra Mundial, ocorria tanto no
cotidiano dos civis quanto nas ações armadas planejadas.
III. Além da
conjugação de forças militares de americanos, ingleses e russos, os focos de
resistência civil foram importantes para o enfraquecimento do exército alemão
durante a Segunda Guerra Mundial.
IV. Os líderes
dos países considerados aliados condenaram as resistências dos civis
dinamarqueses, noruegueses e poloneses, ainda que essas manifestações fossem
consideradas importantes para a derrocada do nazismo.
V. A resistência
espontânea entrou para a História como uma das mais eficazes formas de luta
contra o nazismo.
Assinale a alternativa contendo apenas as
afirmações CORRETAS em relação ao texto de Marc Ferro:
a) I, II, III e
IV.
b) I, IV e V.
c) II, III, IV e
V
d) I, III e
V.
e) I, II e V.
3. (UESPI/2010) Com o final da 2ª. Guerra Mundial, novas recomposições nas relações de
poder aconteceram no mundo, massacrado pelas perdas. Dois países se afirmaram
com lideranças expressivas na condução da política internacional. Foram eles:
a) a Inglaterra
e a França.
b) a União
Soviética e a Bélgica.
c) a França e os
Estados Unidos.
d) a Inglaterra
e os Estados Unidos.
e) os Estados
Unidos e a União Soviética.
4. (FGV/2010) Em 23 de agosto de 1939, foi assinado em Moscou o chamado Pacto
Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Germano-Soviético. A respeito
desse pacto é correto afirmar:
a) Tratou-se de
um armistício duradouro entre a União Soviética e a Alemanha, em razão da
entrada da Polônia nos conflitos que levariam à Segunda Guerra Mundial.
b) Tratou-se de
um acordo entre a União Soviética e o Reino Unido contra a Alemanha nazista,
que ameaçava anexar a Polônia, invadir o território francês, e que prejudicava
os interesses soviéticos no mar Báltico.
c) Tratou-se de
um acordo entre a União Soviética e a resistência eslava dos territórios da Tchecoslováquia
anexados pelos nazistas, que levaria à montagem de um forte grupo de
resistência apoiado pelos soviéticos.
d) Tratou-se
de um acordo entre a União Soviética e a Alemanha, que permitia, entre outros
aspectos, a tomada da Polônia pelos nazistas e a invasão da Finlândia pelos
soviéticos.
e) Tratou-se do
ato de deflagração da Segunda Guerra Mundial assinado pela União Soviética,
Reino Unido, França e Estados Unidos contra as forças da Alemanha e Itália.
5. (PUC SP/2010) Apesar de os combates da Segunda Guerra, ocorrida entre 1939 e 1945,
terem transcorrido principalmente na Europa e no Oceano Pacífico, ela pode ser
considerada “mundial”, pois
a) os países
participantes envolveram suas colônias americanas, africanas e asiáticas nos conflitos
e estenderam as ações armadas a todos os continentes e oceanos.
b) não era
possível a nenhum país manter-se neutro diante do choque entre os membros do
Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (liderados por Inglaterra e
França).
c) os seus
efeitos políticos e econômicos atingiram as diversas partes do planeta e
provocaram alterações importantes nas relações internacionais, durante e após
os conflitos.
d) todos os
países do Ocidente tiveram parte de sua população envolvida nos confrontos e
computaram mortos e feridos durante o conflito e mesmo após seu desfecho.
e) os únicos
países que se mantiveram afastados da luta foram Estados Unidos e União
Soviética, as chamadas superpotências, que representavam a força do capitalismo
e do socialismo.
6. (PUCCamp SP/2009) A explosão de bombas atômicas sobre núcleos populacionais ocorreu
a) pela primeira
vez na História na forma de um ataque relâmpago de pilotos kamikase à ilha de
Pearl Harbour, como parte do conflito entre japoneses e norte-americanos.
b) após a
criação da ONU e durante a Guerra do Pacífico, na perspectiva da rendição do
Japão e na contenção do crescimento do poder soviético no Oriente.
c) no contexto
da corrida armamentista, no final da II Guerra Mundial, quando os países do
Eixo detinham a vantagem e demonstravam maior poderio bélico.
d) de forma
arbitrária, devido a erros estratégicos das forças aéreas norte-americanas que
deveriam lançar as bombas em alto mar, durante a operação batizada de “Dia D”.
e) como resposta
dos países Aliados à divulgação das ações nazistas nos campos de concentração,
causando outra tragédia humana, com sérios danos ambientais.
7. (UFG GO/2010) A divisão da Alemanha entre os Aliados, no final da Segunda Guerra
Mundial (1939-1945), expressa a relação entre as disputas políticas e a
definição de fronteiras territoriais. Considerando as tensões europeias nessa
circunstância, conclui-se que a
a) zona de
influência francesa em território alemão pretendia pôr fim ao revanchismo entre
esses países, presente desde o Tratado de Versalhes.
b) intervenção
aliada desejava controlar os desejos expansionistas alemães, sustentados pela
permanência da propaganda nazista.
c) atuação dos
ingleses na partilha das zonas alemãs visava apoiar a presença soviética na
região do Leste Europeu.
d) constituição
das zonas de influência na Alemanha expunha o temor europeu em relação aos
interesses nacionalistas que agitavam os Bálcãs.
e) criação da
República Democrática Alemã e da República Federal Alemã expôs a força política
soviética e norte-americana no Continente Europeu.
8. (FGV/2010) A Conferência Monetária e Financeira reuniu representantes dos 44 países
aliados na Segunda Guerra Mundial, em julho de 1944. Buscou-se prevenir e
evitar situações análogas ao caos monetário, ao desastre financeiro
entreguerras e à Grande Depressão.
Sobre o Acordo de Bretton Woods (Bretton
Woods Agreement), assinado durante a Conferência, é correto afirmar que:
a) Buscou
regulamentar a política econômica internacional, o que provocou desvalorizações
monetárias repentinas e altas flutuações das taxas cambiais.
b) Reforçou os
objetivos dos Estados Unidos para a economia pós-guerra, abolindo o direito das
nações a iguais oportunidades no comércio internacional.
c) Reforçou a
política do liberalismo clássico de não intervencionismo estatal na economia,
como forma de preservação do sistema capitalista de produção e o
desenvolvimento econômico.
d) Desencorajou
medidas de incentivo governamental para aumento do emprego e garantia de
mercado.
e) Estabeleceu
o dólar como moeda padrão para o mercado mundial e instituiu organismos
internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
9. (UEPB/2011) “O jornalista italiano Luigi Romerso presenciou um teste nuclear em uma
ilha do Mar Báltico, em 1944. Em Hitler Secret Weapon afirma que os testes
nucleares nazistas estavam mais avançados do que o de cientistas americanos e ingleses.
‘... Hitler esteve muito próximo de adquirir a primeira arma nuclear do mundo,
e só não pode utilizá-la por falta de urânio enriquecido”. Revista História em
Curso – A Guerra da Coréia. Ano I. Nº 02. pag. 07/08.
Muitos países defendiam (e defendem) a
utilização da energia nuclear para fins pacíficos ou não, pois se considera que
os que a detêm fatalmente vencem conflitos. Assinale V para as alternativas
verdadeiras e F para as falsas.
(__) O Projeto
Manhattan, suposto programa dos EUA para desenvolver a bomba atômica, não
existiu. O exército americano, com colaboração de agências de propaganda, o
criou para desviar a atenção de Hitler do esforço que se fazia para a
construção de material bélico.
(__) Em 1939,
cientistas europeus imigraram para os EUA e alertaram o governo americano da
real possibilidade de Hitler usar armas nucleares. Um deles, Albert Einstein,
escreveu ao presidente Roosevelt pedindo que verbas fossem investidas na
pesquisa do urânio enriquecido.
(__) No início da
2ª Guerra cientistas alemães concluíram que podiam enriquecer urânio e
convertê-lo para fins militares. Hitler investiu vultosas somas nessa fonte de
energia. Mas a urgência em desenvolver armas dificultou o avanço do programa
nuclear alemão.
(__) A Alemanha
nazista dominou o conhecimento da bomba atômica e fez provas com estes
artefatos. O teste de Thuringia (no Mar Báltico em 1945) destruiu uma área de
500 metros quadrados e usou prisioneiros de um campo de concentração como
cobaias.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, F, V
b) V, V, V, V
c) F, F, V, V
d) V, F, V, V
e) F, V, V, V
10. (UERJ/2011) DAPIEVE, Arthur e LOREDANO, Cássio. J. Carlos contra a guerra: as
grandes tragédias do século XX na visão de um caricaturista brasileiro. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2000.
A charge de J. Carlos na capa da revista
Careta representa a ofensiva dos aliados, em julho de 1944, que delineou os
rumos da Segunda Guerra Mundial.
No que se refere às relações internacionais,
a vitória dos aliados provocou mudanças que tiveram como um dos seus efeitos:
a) extinção dos
regimes totalitários
b) redefinição
da ordem geopolítica
c) controle do
expansionismo tecnológico
d)
multipolaridade das relações diplomáticas
11. (UFAL/2011) Após a II Guerra Mundial, a proposta de reconstrução da economia alemã,
de acordo com o Plano Marshal, objetivava:
a) neutralizar a
influência do Kominform sobre os partidos socialistas.
b) provocar
crises políticas e rebeliões sociais na Europa Ocidental.
c) garantir o
equilíbrio europeu com o fortalecimento do novo Estado alemão.
d) liberar a
economia americana da crise de superprodução de alimentos.
e) impedir o
desdobramento da Alemanha em duas nações, conforme proposta em Yale.
12. (ESPM/2014) Em 6 de junho de 2014 se completam 70 anos daquele que é considerado o
maior desembarque da história. A maioria das pessoas o chama de Dia D, mas este
não é seu verdadeiro nome. Para os militares que trabalharam em seu
planejamento era Operação Netuno e os desembarques de tropas nas semanas
seguintes Operação Overlord.
O enunciado trata:
a) do
desembarque aliado no sul da Itália, o primeiro desembarque de tropas aliadas
em território de um dos países do Eixo;
b) do
desembarque aliado na Normandia, França, enfrentando defesas, construídas pelos
alemães, denominadas de Muralha do Atlântico;
c) do
desembarque norte-americano em Iwojima, ataque que levou os combates da II
Guerra Mundial para o próprio arquipélago japonês;
d) do monumental
ataque praticado pelas forças do III Reich contra a União Soviética, ataque que
contava com tropas alemãs, italianas, croatas, húngaras, romenas;
e) do ataque de
surpresa promovido pelos japoneses contra Pearl Harbor, base norte-americana no
Havaí.
13. (UCS RS/2010) Após o final da I Guerra Mundial (1918), a Europa sofreu uma
reconfiguração que dimensionou as forças políticas do mundo. O período entre
guerras (1918-1939) é fundamental para o entendimento da crise alemã, da
ascensão de Hitler, da reorientação do regime soviético e das alianças e
antagonismos que desencadearam a invasão da Polônia (1939), dando origem à II
Guerra Mundial.
Sobre o período entre guerras (1918-1939),
podemos afirmar que
a) Hitler, como
chanceler do Reich, contou com o apoio do Parlamento, do Partido Comunista
Alemão e do Nacional-Socialismo para o êxito de seu golpe militar.
b) o Acordo de
Munique (1938), assinado pelos primeiros ministros da Alemanha (Adolf Hitler) e
da Espanha (general Franco), teve como objetivo a não agressão à diplomacia de
Moscou.
c) o Komintern
constituía uma Organização Internacional anarco-sindicalista com orientação
socialista, que objetivava fazer frente a qualquer tentativa de unificação dos
Partidos Comunistas.
d) o Tratado
de Versalhes (1919), assinado após a I Guerra Mundial, apresentava 440 itens,
que penalizavam os países derrotados, principalmente a Alemanha.
e) Hitler, em
maio de 1939, ocupou o restante da Tchecoslováquia, com a sua entrada em Praga.
Entretanto, sofreu uma derrota militar e estratégica, com a perda do porto de
Danzig, que fora adquirido pelo Tratado de Versalhes (1919).
14. (ACAFE SC/2011) O espaço compreendido entre o término da Primeira Guerra (1918) e o
início da Segunda Guerra (1939) ficou conhecido como período entre guerras.
Sobre esse contexto, assinale a alternativa
correta.
a) O
anti-semitismo desapareceu da Europa com a ascensão dos regimes totalitários.
b) Iniciou-se a
Guerra Fria, rivalizando soviéticos e estadunidenses.
c) Ocorreu a
Guerra Civil Espanhola, que teve como vitorioso o exército franquista.
d) O plano
conhecido como “New Deal” (novo acordo), criado pelo presidente dos Estados
Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, tinha como finalidade deter o avanço
do fascismo em território estadunidense.
15. (ESPM/2011) Correspondência dirigida à Embaixada da Alemanha no Rio de Janeiro pelo
Ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, em 28 de janeiro de 1942:
Senhor Embaixador
As repúblicas americanas reunidas no Rio de
Janeiro, reafirmam a declaração que considera qualquer ato de agressão de um
estado extracontinental contra uma delas como praticado contra todas, por
constituir ameaça à liberdade e a à independência da América.
Em consequência, integrando-se no sentimento
unânime de solidariedade continental, em momento grave para este hemisfério,
recomendaram a ruptura de suas relações diplomáticas com a Alemanha, a Itália e
o Japão, por ter este agredido um Estado americano e lhe haverem os dois outros
declarado guerra.
À vista dessa recomendação, é o Governo
brasileiro levado a suspender as relações diplomáticas e comerciais com a
Alemanha. (...)
(Diplomacia Brasileira e Política Externa:
documentos históricos (1493-2008) organização Eugênio Vargas Garcia)
O trecho do telegrama apresentado deve ser
considerado como um desdobramento da seguinte agressão citada nessa
correspondência diplomática:
a) invasão alemã
ao território da Polônia;
b) invasão
italiana ao território da Abissínia;
c) afundamento
de navios brasileiros por submarinos alemães;
d) invasão
japonesa na Manchúria, na China;
e) ataque
japonês contra a base norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí.
16. (UDESC SC/2011) Sobre a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos, é correto afirmar
que:
a) a OTAN (Organização do Tratado do
Atlântico Norte) ainda é um exemplo dos desdobramentos da Segunda Guerra, e em
plena atividade, como demonstrou em sua participação recente na Crise
enfrentada pela Líbia.
b) o Estado
Alemão saiu fortalecido da Guerra, o que em larga medida explica a riqueza
desse país nos dias atuais.
c) a bomba de
Hiroxima, explodida no Japão, mostrou ao mundo a capacidade de esse país
produzir armas nucleares.
d) na aliança
realizada entre Inglaterra e Alemanha, os franceses foram prejudicados, o que
justifica a complicada e tensa relação, ainda hoje, existente entre França e
Inglaterra.
e) houve acordo
entre Mussolini e Rossevelt, presidentes da Itália e dos Estados Unidos,
respectivamente, o que possibilitou o fim da guerra.
17. (PUC RS/2011) Considere as afirmativas abaixo, sobre o período de entreguerras
(1919-1939).
I. Um dos
principais pontos de atrito entre as potências ocidentais eram as reparações de
guerra que a Alemanha, derrotada, não reunia condições de pagar.
II. No princípio
da década de 1920, os Estados Unidos encontravam-se em uma situação financeira
difícil, devido a sua participação na guerra, apresentando alto grau de
endividamento com a França e a Inglaterra.
III. Ao longo dos
anos 1920, os Estados ocidentais firmaram novos pactos de não agressão e de
limitação da corrida armamentista, nas Conferências de Washington e Locarno,
bem como no Pacto Briand-Kellog.
IV. As camadas
dirigentes ocidentais em geral não consideravam relevantes os riscos da
expansão internacional do socialismo através da Terceira Internacional, pois a
URSS encontrava-se isolada estrategicamente.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I, III e IV.
18. (UPE/2012) Leia atentamente o trecho que se segue, extraído do livro de memórias do
cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983):
“Em julho de 1936, Franco desembarcava à
frente de tropas marroquinas, com a intenção inabalável de acabar com a
República e de restabelecer ‘a ordem’ na Espanha. Minha mulher e meu filho
acabavam de retornar a Paris, fazia um mês. Eu estava sozinho em Madri. Em uma
manhã, bem cedo, fui acordado por uma explosão, seguida de várias outras. Um
avião republicano bombardeava o quartel de La Montaña, e ouvi também alguns
disparos de canhão. [...]. Eu mal podia crer. [...]. A revolução violenta que
sentíamos germinar havia alguns anos, e que pessoalmente eu tanto almejara,
passava sob a minha janela, diante dos meus olhos. Ela me encontrava
desorientado, descrente.”
(BUÑUEL, Luis. Meu último suspiro. São Paulo:
Casac & Naify, 2009, p. 215. Adaptado.
Baseando-se no texto acima e no fato histórico
por ele mencionado, analise as afirmações seguintes:
I. Madri foi um
dos palcos da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), que dividiu a Espanha entre
radicais conservadores de direita e republicanos de esquerda.
II. O general
Franco tinha o apoio interno da Igreja, do exército e dos latifundiários,
contando, ainda, com o apoio internacional da Alemanha hitlerista.
III. A fuga para o
exterior, como fez a esposa e o filho de Buñuel, foi uma prática comum entre os
cidadãos espanhóis, durante a guerra, a qual recebia apoio dos republicanos.
IV. Apoiados pela
Igreja, os republicanos não aceitaram a participação de voluntários
estrangeiros em seu exército.
V. Os
republicanos de esquerda foram influenciados pelo pensamento socialista e
anarquista.
Estão CORRETAS
a) I, III e IV.
b) I, IV e V.
c) II, III e IV.
d) II, IV e V.
e) I, II e V.
19. (ESPCEX/2011) A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) vitimou milhões de pessoas e
alastrou-se por terras, mares, oceanos e ares de quase todo o planeta.
A postura brasileira durante o conflito, foi
a de
a) neutralidade
durante todo o tempo, em virtude da posição pró-Eixo do governo brasileiro.
b) aliar-se ao
Eixo, sem, no entanto, participar diretamente do conflito com o envio de
tropas.
c) após
declarar guerra ao Eixo, enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que
combateu em terras italianas.
d) manter
neutralidade durante todo o conflito, pois o continente americano e os mares
que o cercam não foram ameaçados nesta Guerra.
e) declarar
guerra ao Eixo, sem, no entanto, enviar tropas para os campos de batalhas
europeus, em respeito à tradicional postura não-belicista do País.
20. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Alguns fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial estão relacionados à
Primeira Guerra. Entre eles, pode-se destacar
a) a presença da
Rússia na elaboração do Tratado de Versalhes, o que prejudicou a relação com a
Alemanha.
b) a força do
Império Austro-Húngaro ao final da Primeira Guerra, acirrando as tensões com a
Alemanha.
c) o papel
desempenhado pela Inglaterra logo após a Primeira Guerra, devido à sua posição
de neutralidade.
d) a dificuldade
dos EUA e da Alemanha de reconhecer Inglaterra e França como vencedoras da
guerra.
e) a Paz dos
Vencedores estabelecida no Tratado de Versalhes, que responsabilizava a
Alemanha pelo conflito de 1914.
21. (UDESC SC/2013) Analise as proposições sobre a II Guerra Mundial (1939-1945), e assinale
(V) para verdadeira e (F) para falsa.
(__) A II Guerra
Mundial foi marcada por atrocidades de ambos os lados, como, por exemplo, os
campos de concentração, o extermínio nazista e o lançamento das bombas atômicas
contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.
(__) O Brasil, que
durante o período da guerra era governado pelo presidente Getúlio Vargas,
apoiou os países do Eixo. Entre os motivos que levaram o Brasil a enviar tropas
para lutar nesta guerra foram os ataques de submarinos alemães a navios
brasileiros e a defesa da democracia e da liberdade.
(__) A guerra
iniciou em 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia. Nos primeiros
anos o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) obteve várias vitórias contra os
Aliados. Os rumos da guerra começam a modificar no ano de 1941, quando o
governo de Adolf Hitler decidiu invadir a União Soviética, e os EUA declaram
guerra aos países do Eixo, após o ataque japonês a Pearl Harbour.
(__) Um dos
fatores que levou à guerra foi o apoio da população alemã às ideias de Adolf
Hitler, difundidas no livro Mein Kampf (Minha Luta), conhecidas como nazistas e
que pregavam a superioridade da raça germânica em relação a outros grupos, como
os judeus, comunistas e ciganos.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, de cima para baixo.
a) F – F – V – V
b) V – V – F – V
c) V – F – V
– V
d) V – F – V – F
e) V – V – V – V
22. (UECE/2013) Um dos episódios bélicos mais significativos da história da humanidade,
o lançamento de duas bombas atômicas pela aeronáutica americana, destruindo
milhares de pessoas, a grande maioria civis, e causando graves danos diretos e
indiretos, em diferentes aspectos da vida, suscitou sérios questionamentos
sobre as implicações éticas da utilização de armas de destruição em massa.
Sobre o uso da bomba atômica em 1945, é
correto afirmar-se que
a) ocorreu pela
primeira vez na Manchúria, contra a cidade de Manchukuo.
b) provocou o
fim da Primeira Grande Guerra.
c) abalou a União
Soviética, que declarou guerra contra a Alemanha.
d) causou danos irreparáveis em Hiroshima e
Nagasaki.
23. (UPE/2013) Entre os fatores que desencadearam a Segunda Guerra Mundial, podemos
destacar o desejo de consolidação de zonas de influência internacional, bem
como a busca por matéria-prima para fomentar a indústria das nações
beligerantes. Com base nesses fatores, analise as seguintes proposições:
I. O Leste
Europeu foi uma zona de influência requerida tanto pela União Soviética quanto
pela Alemanha ao longo da Guerra.
II. Os EUA
declararam guerra ao Japão, entre outras razões, por acreditarem que esse país
estava comprometendo a influência estadunidense sobre o pacífico.
III. A Força
Expedicionária Brasileira (FEB) teve papel decisivo nos conflitos ocorridos no
Norte da África.
IV. O general
francês Charles de Gaulle apoiou a ação nazista para o domínio da França.
V. Apesar das
proporções inimagináveis que a guerra alcançou, alguns países europeus
conseguiram se manter neutros ao longo de todo o conflito.
Estão CORRETAS
a) I, II e V.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e V.
e) III, IV e V.
24. (FPS PE/2013) O século XX enfrentou dificuldades para afirmar a democracia, apesar de
toda a luta de liberais e socialistas favoráveis à ampliação dos direitos para
maioria da população. Na Espanha, o franquismo estabeleceu um sistema
totalitário de poder muito criticado por artistas como Picasso, na sua obra
Guernica. O totalitarismo:
a) reforçou a
repressão e instituiu condições para a violência ter um papel importante no
jogo do poder.
b) prevaleceu
como crítico do capitalismo, sem maiores repercussões nas sociedades fora da Europa.
c) defendeu a
liberdade dos partidos políticos, desde que eles não combatessem o sistema
parlamentar.
d) fez do
preconceito racial sua base de contestação aos ideais democráticos e à
liberdade cultural.
e) firmou-se nos
tempos das guerras mundiais, sem conseguir manter-se no poder depois da criação
da ONU.
25. (UFT TO/2012) Considere os dois trechos abaixo
Em 11 de janeiro de 1948, um editorial do Le
monde, intitulado “Os sobreviventes dos Campos de Extermínio,” conseguiu aludir
de modo tocante a “280 mil deportados, 25 mil sobreviventes,” mas sem mencionar
uma única vez a palavra “judeu.”
(...)
Em 15 de março de 2005, no Museu do
Holocausto, em Jerusalém, o primeiro ministro francês Jean-Pierre Raffarin
declarou solenemente: “A França foi, por vezes, cúmplice dessa infâmia. Ela
contraiu uma dívida imprescindível que a mantém sob obrigação”.
Adaptado de JUDT, Tony. Pós-guerra. Uma
história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2008.
A reavaliação do passado feita por
Jean-Pierre Raffarin é perceptível ao contrapormos os dois trechos. Com base
nessa reavaliação é CORRETO afirmar que existiu
a) a
colaboração de cidadãos franceses com os alemães na captura e envio de judeus
para os campos de concentração.
b) a colaboração
francesa com o exército alemão durante a invasão da Bélgica em 1939.
c) um acordo
militar secreto de não agressão entre o governo francês e a Itália fascista no
começo de 1938, o que impediu que os exércitos franceses entrassem prontamente
na guerra.
d) apoio militar
e logístico francês ao exército alemão durante a invasão da União Soviética em
1943.
e) participação
francesa no extermínio de judeus nos campos de concentração localizados na
Espanha.
GABARITO
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