Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL II



1. (ACAFE SC/2002) Sobre a ll Guerra Mundial, apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a.
a) Após contornarem as defesas francesas da linha Maginot, os alemães invadiram a França, ocupando Paris.
b) Em 1939 a Alemanha, invadindo a Polônia, inaugurou a guerra-relâmpago (Blitzkrieg); era o início do conflito.
c) A Alemanha e a União Soviética assinaram um pacto de não agressão, sendo que esse acordo foi respeitado até o fim da guerra.
d) A entrada norte-americana no conflito deu-se pelo ataque japonês na base militar de Pearl Harbor.
e) O Brasil participou da guerra, com a Força Expedicionária Brasileira, na Itália.


2. (UNIFOR CE/2000) Considere as afirmativas sobre as transformações no cenário político-econômico mundial que foram consequências da Segunda Guerra Mundial.
I. Os maiores beneficiários da guerra foram os Estados Unidos, pois devido seu isolamento, pode realizar a sua Primeira Revolução Industrial.
II. Para a Europa, o legado da guerra foi devastador, com uma terrível destruição em termos de vidas e de bens materiais e uma profunda crise ideológica e moral.
III. As duas superpotências, à frente da respectiva esfera de influência, passaram a dar as cartas no jogo político internacional.
IV. Em termos políticos, no período posterior à guerra, surgiram partidos que não propuseram soluções à crise econômica, política e financeira na Europa.
V. Um dos fatos mais marcantes ocorrido após a guerra foi a descolonização da África e da Ásia, com o desmoronamento dos grandes impérios coloniais europeus e o surgimento de novas nações independentes nesses dois continentes.
São corretas SOMENTE:
a) I, II e IV
b) I, II e V
c) I, III e IV
d) II, III e V
e) III, IV e V


3. (UNIFOR CE/2001) "A década de 1930 apresenta uma sequência de fatos que, pouco a pouco, encaminha as nações para a Segunda Guerra Mundial. As relações internacionais no período que antecede o conflito foram extremamente tensas. Costuma-se dizer que nessa época ocorreu uma 'política de agressão e de apaziguamento'."
(Leonel Itaussu A. Mello e, Luís Cesar Amad Costa. História Moderna Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999)
A política a que o texto se refere pode ser identificada, entre outros, por meio dos fatos de que a:
I. Alemanha, Itália e Japão, insatisfeitos com a ordem internacional estabelecida após a Primeira Guerra Mundial, tentavam expandir suas fronteiras e suas áreas de influência econômica.
II. Grã-Bretanha e França, satisfeitas com as regiões em que impunham hegemonia econômica e com o grande número de colônias que possuíam, esforçavam-se por evitar uma guerra.
III. Liga das Nações, com o objetivo de manter a paz e a ordem internacional, teve um papel importante em evitar conflitos entre as potências no período, protegendo as pequenas nações da expansão imperialista.
Das afirmações, SOMENTE:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II e III estão corretas.


4. (UNIFOR CE/2002) Entre os fatores que criaram condições para a eclosão da Segunda Guerra Mundial pode-se citar:
I. As determinações do Tratado de Versalhes impondo excessivos tributos às potências derrotadas na Primeira Guerra.
II. A crise de 1929 e suas consequências políticas e sociais na Europa.
III. O surgimento de partidos totalitários, os nazifascistas militaristas e expansionistas.
IV. O fracasso da Sociedade das Nações para resolver problemas internacionais, já que não tinha força militar para impor suas decisões.
V. A vontade de Hitler de alcançar a supremacia mundial, e com isso buscar o "espaço vital" que levaria à construção de uma "nova ordem".
Estão corretas
a) I e II, somente.
b) II e IV, somente.
c) III e IV, somente.
d) IV e V, somente.
e) I, II, III, IV e V.


5. (Mackenzie SP/2005) A respeito do período anterior ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:
a) o fracasso do pacto de não-agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que invadiu a Polônia, dando início à guerra.
b) a política de apaziguamento, adotada pela Inglaterra e pela URSS, foi uma calculada manobra a fim de protelar o começo do conflito e aumentar o arsenal bélico daqueles países.
c) com a intervenção militar da Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações europeias romperam relações diplomáticas com esses países.
d) o Anschluss, ocorrido em 1938, sob a alegação de necessidade de formação de uma única nação ariana, acarretou a expulsão da Alemanha da Liga das Nações.
e) diante da política expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo.


6. (UFTM MG/2005) A respeito da Segunda Guerra Mundial, afirmou-se:
Esta guerra é, de fato, continuação da anterior.
Essa afirmação pode ser justificada, entre outros motivos,
a) pelos ressentimentos da Itália e da Alemanha, que passaram a desenvolver um nacionalismo exacerbado e uma política expansionista.
b) pelo enfraquecimento da França e da Grã-Bretanha como mediadoras da paz, diante da ascensão da União Soviética como potência hegemônica.
c) pela rivalidade industrial entre Inglaterra e Alemanha, acentuada pela concorrência econômica após a Crise de 1929, iniciada nos EUA.
d) pela emergência dos nacionalismos na região balcânica, o que gerou intervenções militares dos países do Eixo, contra os interesses dos Aliados.
e) pelo revanchismo francês em relação à Alemanha, devido à perda da região da Alsácia-Lorena na Guerra Franco-Prussiana.


7. (UEPB/2005) "A nuvem em forma de cogumelo" - emblema do mundo contemporâneo - está relacionado à II Guerra Mundial. Analise as proposições e coloque (V) nas verdadeiras e (F) nas falsas.
(__) A ocupação do norte da África facilitou a invasão da Sicília e o desembarque na Itália, onde foi deposto Benito Mussolini.
(__) A despeito da rendição da Itália (dezembro de 1943), foi grande a resistência alemã no interior do país, período em que foi significativa a participação de contingentes terrestres e aéreos brasileiros.
(__) A libertação da França se deu a partir do desembarque aliado na Normandia e em Provença.
(__) Mesmo tendo sido bombardeado com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Japão prolongou sua resistência até o final de l945.
Assinale a alternativa correta:
a) VVFF
b) VVVF
c) VFVF
d) FVFV
e) VVVV


8. (FGV/2001) No início dos anos 30, a produção industrial estava, aproximadamente, 38% menor do que anteriormente a 1929. Os EUA, para responder a essa crise mundial do capitalismo, implementaram internamente a política do New Deal, que consistia em:
a) sob a influência da teoria keynesiana, redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado;
b) ampliar a produção agrícola, abrindo crédito aos desempregados industriais para montagem e gestão de pequenas fazendas;
c) reduzir a interferência do Estado na economia, através da abertura irrestrita do mercado interno e, fundamentalmente, do saneamento das dívidas públicas;
d) produzir mais alimentos, criando um órgão regulador de crédito agrícola para fazendeiros endividados;
e) privatizar as empresas estatais, obtendo capitais de investimento para políticas sociais: seguro-desemprego, formação em serviço e (re)qualificação profissional.


9. (UFMG/2004) Os acordos de Bretton-Woods, firmados na década de 40 do século XX, relacionam-se:
a) aos arranjos econômicos para se viabilizar uma nova ordem na economia mundial no imediato pós-guerra.
b) à criação de condições para a realização de uma conferência internacional a fim de se negociar o término da II Guerra.
c) às tentativas de se reerguer a economia da Europa Ocidental por meio de empréstimos de capitais norte-americanos.
d) aos acordos para estabelecimento de um pacto militar entre os países vitoriosos, visando-se a garantir uma paz duradoura.


10. (UNIFOR CE/2003) Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), é correto afirmar que,
a) as vítimas civis foram em menor número que as ocorridas durante a Primeira Guerra, por ter sido um confronto que empregou uma moderna tecnologia bélica, como os mísseis monitorados por satélites e os bombardeios a alvos militares e industriais.
b) um dos episódios mais tensos e politicamente decisivos para seu desfecho foi o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, morto em virtude das questões diplomáticas e territoriais dos Balcãs.
c) a ação conjunta das tropas da ONU, dos exércitos das principais nações europeias capitalistas e dos países socialistas liderados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi responsável pela vitória dos Aliados no episódio conhecido como Dia D.
d) a participação dos Estados Unidos da América no conflito se restringiu à ajuda financeira aos países aliados e ao financiamento de armas para conter o avanço nazifascista, como as bombas atômicas usadas durante os ataques ao Japão.
e) a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) teve um papel importante para a vitória dos Aliados, ao empregar com êxito seu potencial humano e militar com o objetivo de conter o avanço do exército alemão na batalha de Stalingrado.


11. (PUC PR/2006) Apesar de possuírem zonas de influência no mundo, alguns países estavam insatisfeitos e, aliados, entraram na 2ª Guerra Mundial. Esses países eram:
a) Japão, Espanha e Itália.
b) Estados Unidos, Itália e Inglaterra.
c) Rússia, Letônia e França.
d) Alemanha, Itália e Japão.
e) França, Inglaterra e Itália.


12. (PUC RJ/2006) Nos anos de 1941 e 1942, houve mudanças na configuração das alianças políticas e militares que então caracterizavam a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Frente a tais alterações, o governo do Presidente Getúlio Vargas imprimiu novos rumos à política externa brasileira. Sobre esses acontecimentos, podemos afirmar que:
I. o ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, deflagrou a participação militar ostensiva dos EUA na guerra.
II. a invasão alemã, na União Soviética, em 1941, interferiu, entre outros aspectos, na aproximação diplomática e militar entre EUA, URSS e Inglaterra.
III. a crescente aproximação diplomática com os EUA condicionou a declaração de guerra ao Eixo, por parte do governo Vargas, em 1942.
IV. a participação militar brasileira na guerra, associada ao envio da FEB, conjugou-se à ofensiva das tropas aliadas, no front europeu, em meados de 1944.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.


13. (UFAM/2005) Com relação à Segunda Guerra Mundial, assinale a opção que contém um fator contribuinte para a mudança de rumo deste conflito em favor dos aliados, a partir de 1941:
a) As decisões tomadas na Conferência de Potsdam.
b) O assassinato do príncipe austríaco em Sarajevo.
c) O Pacto Germano-Soviético.
d) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima.
e) O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor.


14. (PUC MG/2006) Em 22/06/1941, os alemães abriram nova frente de batalha. Por determinação do Füher, numa ação militar que ficou conhecida por Operação Barbarossa, o exército alemão tem como meta:
a) atacar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, vista por Hitler como o último baluarte à sua política expansionista.
b) submeter a Polônia, ponto estratégico para a passagem do exército nazista em direção ao leste europeu.
c) anexar a Áustria, atendendo aos apelos nacionalistas da população de maioria alemã estabelecida nesse território.
d) controlar a região dos Sudetos, palco de exacerbadas manifestações, na luta pela defesa da unidade alemã.


15. (UEPB/2006) Este ano, o mundo comemorou os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, quando as forças do Eixo foram derrotadas pelos Países Aliados. Sobre essa guerra, afirma-se que:
I. Duas das principais marcas da 2ª Guerra Mundial são a barbárie estabelecida pela Alemanha Nazista, com os campos de concentração para extermínio de seus adversários, e as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre duas cidades japonesas.
II. O Nazismo e o Fascismo estabeleceram-se a partir do apoio, totalmente desprovido de críticas, das elites intelectuais, políticas e econômicas apavoradas com as tentativas expansionistas do comunismo soviético.
III. Após a derrota das tropas do Eixo e o julgamento das atrocidades nazistas no Tribunal de Nuremberg, a Conferência de Bretton Woods sancionou a supremacia mundial do dólar, e os países vitoriosos iniciaram a incorporação do complexo industrial militar à dinâmica de suas economias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as proposições II e III estão corretas
b) Apenas a proposição I está correta
c) Apenas as proposições I e II estão corretas
d) Todas as proposições estão corretas
e) Todas as proposições estão incorretas


16. (UFG GO/2006) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com:
a) o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil.
b) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.
c) a persistência da luta contra o nazifascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia.
d) a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização europeia.
e) a convergência de posições entre norte-americanos e soviéticos, escolhendo o Japão como inimigo a ser derrotado.


17. (UFPE/2006) Os conflitos políticos entre as nações, com uso de tecnologias sofisticadas, foram marcantes no século XX. O lançamento de bombas atômicas nas cidades japonesas, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, continua sendo lembrado como um marco de violência e barbárie a não ser repetido. Essa guerra:
a) com seu término, provocou acordos entre as grandes potências, que trouxeram a garantia de uma paz segura.
b) foi provocada pelo imperialismo nazista, ficando limitada a um conflito sem conteúdo político definido, mas com choques de interesses econômicos.
c) transformou a Europa num cenário de disputas violentas, com o uso de uma tecnologia de guerra sofisticada e experiências causadoras de muitas vítimas.
d) consagrou a supremacia da Europa e da sua força militar, diminuindo, assim, a hegemonia dos Estados Unidos no contexto político internacional, e trazendo vantagens para nações mais pobres, como o Brasil.
e) alterou as relações de poder internacionais, limitando a força das grandes potências, com a criação da Organização das Nações Unidas, uma força eficaz na resolução dos conflitos.


18. (UNIFESP SP/2006) Para o historiador Arno J. Mayer, as duas guerras mundiais, a de 1914-1918 e a de 1939-1945, devem ser vistas como constituindo um único conflito, uma segunda Guerra dos Trinta Anos. Essa interpretação é possível pelo fato:
a) de as duas guerras mundiais terem envolvido todos os países da Europa, além de suas colônias de ultramar.
b) de prevalecer antes da Segunda Guerra Mundial o equilíbrio europeu, tal como ocorrera antes de ter início a primeira Guerra dos Trinta Anos, em 1618.
c) de, apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.
d) de terem ocorrido, entre as duas guerras mundiais, rebeliões e revoluções como na década de 1640.
e) de, em ambas as guerras mundiais, o conflito ter sido travado por motivos ideológicos, mais do que imperialistas.


19. (UEG GO/2006) Quando entramos em contato com a Segunda Guerra Mundial, a primeira lembrança que vem à mente é a de perplexidade e horror, tanto em função da experiência nazifascista como em razão das bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Acerca do quadro apresentado pelo mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1946-50), é CORRETO afirmar que
a) a URSS, isolada em relação à política mundial, procurou consolidar as posições conquistadas durante o conflito, estimulando e patrocinando a expansão do sistema socialista em escala mundial.
b) os países do Terceiro Mundo, fortalecidos pela redefinição do quadro econômico mundial, garantiram a sua participação como membros efetivos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
c) os Estados Unidos da América asseguraram a sua hegemonia econômica e política sobre a Europa, compensando a perda de sua influência na América Latina, seduzida pela ideologia comunista da União Soviética.
d) a Europa devastada em termos de vidas e de bens materiais experimentava uma profunda crise ideológica e moral. O apoio norte-americano, por meio do Plano Marshall, foi essencial no processo de reconstrução europeia.


20. (UFAM/2006) O mundo inteiro lembrou em 2005 os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Qual dos eventos abaixo não está associado àquele conflito:
a) O lançamento das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki;
b) O desembarque da Normandia;
c) O Assassinado do Arquiduque da Áustria em Sarajevo;
d) A batalha de Midway;
e) O ataque aéreo a Pearl Harbor.


21. (UNIMONTES MG/2006) Para o nazismo, expressão da burguesia mais reacionária, a guerra contra a União Soviética teve o caráter de guerra de extermínio: era a luta contra uma raça “inferior”, a eslava, e contra uma ideologia inimiga que o capitalismo sempre quisera destruir. No caso soviético, o procedimento do gigantesco exército alemão foi brutal.
(Lopes, Luiz Roberto, História do século XX. Porto Alegre: Mercado Aberto, s/d, p.83/84  Série Revisão 11. Adap.)
a) a ambição russa, quanto à posse de territórios às expensas da Polônia, levou Stalin a assinar com Hitler um pacto de não-agressão por cinco anos.
b) o Terceiro Reich considerou a campanha contra a União Soviética como uma cruzada contra bárbaros asiáticos, aliada à possibilidade de destruir uma ideologia inaceitável para o capitalismo.
c) os países capitalistas ocidentais aceitaram a política do “espaço vital”, esperando que Hitler destruísse o regime comunista asiático.
d) a invasão da Alemanha, em 1941, foi uma prova evidente de que o Pacto nazi-soviético, para os russos, não passava de uma trégua a ser rompida quando lhes conviesse.


22. (UNIMONTES MG/2006) NÃO se pode(m) apontar como demonstração de espírito nacionalista, após a 2º Guerra Mundial,
a) as disputas entre os eslavos do sul (croatas e sérvios), que culminaram com o desmembramento da Iugoslávia em vários estados Nacionais.
b) os movimentos iniciados pela Lituânia, Estônia e Letônia, dentro do contexto de desmembramento da União Soviética em vários estados independentes, entre os anos 1980 e 1990.
c) o movimento de independência de Cuba frente à tutela anglo-espanhola, com o apoio do México, Guatemala e El Salvador.
d) a forte resistência da população civil afegã, incentivada pelos líderes religiosos, à ocupação soviética.


23. (UERJ/2006) Sessenta anos se passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas terror, fanatismo, fundamentalismo, ódio racial ainda frequentam os noticiários de hoje.
Considerando as relações político-econômicas na Europa, um dos fatores determinantes dessa Guerra está descrito em:
a) eclosão da Guerra Civil espanhola, que propagou movimentos revolucionários por diversos países.
b) imposição dos tratados de paz, que submeteram os vencidos a pagamentos de reparações de guerra.
c) deflagração da crise de 1929, que deixou várias nações do continente em posição desvantajosa frente aos países americanos.
d) instalação do “cordão sanitário”, que se opôs ao avanço do comunismo nos países do Leste com a formação da Liga das Nações.


24. (UERJ/2006) As três décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial foram de grande importância para os povos asiáticos e africanos, que em sua maioria se emanciparam.
Uma transformação político-econômica decorrente do processo de descolonização nesses continentes é:
a) criação de sociedades igualitárias.
b) surgimento de potências regionais.
c) redução das áreas de influência das superpotências.
d) restabelecimento das fronteiras anteriores à colonização.


25. (Mackenzie SP/2006)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Os belíssimos versos do poeta Vinícius de Moraes inspiraram-se em um dos mais trágicos acontecimentos da história do século XX. É correto afirmar, a respeito desse acontecimento, que:
a) marcou o começo da expansão nazista no Pacífico, da mesma forma que a invasão da Polônia assinalara o início da dominação na Europa.
b) teve como resultado a destruição de um dos mais importantes arsenais militares do Japão, o que obrigou o imperador japonês a desistir da ideia de se aliar a Hitler e a Mussolini.
c) deu início à ofensiva dos Aliados, sob o comando do general Eisenhower, que conseguiu anular as forças do Eixo e permitiu, assim, o desembarque aliado na Normandia (o conhecido dia D).
d) provocou a imediata retaliação por parte do Japão, empreendida contra a base naval norte-americana de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, garantindo à marinha japonesa o controle sobre o Pacífico.
e) assinalou os últimos momentos de um conflito mundial que, longe de resolver as disputas ideológicas e políticas entre os países, conduziu a um cenário internacional marcado pela polarização e pela ameaça de um confronto nuclear.


GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários