Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O SOCIALISMO CIENTÍFICO



1. (UECE/2014) O século XIX foi marcado pelo surgimento de correntes de pensamento que contestavam o modelo capitalista de produção e propunham novas formas de organizar os meios de produção e a distribuição de bens e riquezas, buscando uma sociedade que se caracterizasse pela igualdade de oportunidades. No que diz respeito a essas correntes, assinale a afirmação verdadeira.
a) O socialismo cristão buscava aplicar os ensinamentos de Cristo sobre amor e respeito ao próximo aos problemas sociais gerados pela industrialização, mas apesar de vários teóricos importantes o defenderem, a Igreja o rejeitou através da Encíclica Rerum Novarum, lançada pelo Papa Leão XIII.
b) No socialismo utópico, a doutrina defendida por Robert Owen e Charles Fourrier, prevaleciam as ideias de transformar a realidade por meio da luta de classes, da superação da mais valia e da revolução socialista.
c) O socialismo científico proposto por Karl Marx e Friedrich Engels, através do manifesto Comunista de 1848, defendia uma interpretação socioeconômica da história dos povos, denominada materialismo histórico.
d) O anarquismo do russo Mikhail Bakunin defendia a formação de cooperativas, mas não negava a importância e a necessidade do Estado para a eliminação das desigualdades.


2. (UEM PR/2006) "Paralelamente às propostas do socialismo utópico, que procuravam conciliar numa sociedade ideal os princípios liberais e as necessidades emergentes do operariado, surgiu o socialismo científico. Mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, seus ideólogos propunham compreender a realidade e transformá-la."
(VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 2002, p.298).
A respeito do Socialismo Científico, assinale a alternativa incorreta:
a) Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os formuladores da tese do Socialismo Científico.
b) O texto Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels foi o lançamento formal de uma nova proposta de sociedade que pretendia substituir a sociedade capitalista.
c) O Socialismo Científico previa que, após a tomada do poder pela classe operária, seria instalada a ditadura do proletariado e decretada a socialização dos meios de produção.
d) A mais-valia é um conceito utilizado por Karl Marx para designar o valor da riqueza produzida pelo operário além daquilo que o capitalista lhe pagava na forma de salário.
e) O socialismo científico previa que a transformação da propriedade privada em propriedade coletiva ocorreria por meio pacífico, em função do desenvolvimento da ciência.


3. (Fac. de Ciências da Saúde de Barretos SP/2013) A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.
(Karl Marx e Friedrich Engels. Manifesto do Partido Comunista. www.histedbr.fae.unicamp.br. Adaptado.)
As ideias expostas no fragmento do Manifesto, de 1848, dizem respeito
a) ao movimento anarco-sindicalista, cujos líderes pregavam a transformação da sociedade por meio da ação direta dos trabalhadores organizados em sindicatos.
b) aos princípios da burguesia revolucionária que, em sua ação de derrubada do Antigo Regime, salientou a luta de classes para atrair as massas urbanas e campesinas.
c) ao movimento conhecido como socialismo utópico, cujos defensores acreditavam na transformação da sociedade de forma pacífica e por iniciativa da classe burguesa.
d) ao socialismo científico, que acreditava na existência de contradições internas em todos os sistemas de produção desenvolvidos historicamente pela humanidade.
e) às teorias anarquistas, que rejeitavam qualquer autoridade, com base na crença em uma sociedade fundada na gestão comunitária e cooperativa de seus membros.


4. (UFGD MS/2013) Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou
a) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.
b) na perspectiva de que seria urgente a redução do papel do Estado na economia.
c) em redefinir o movimento sindical, por considerar que ele estaria ultrapassado após a Revolução Russa.
d) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.
e) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.


5. (UFMG) Todas as alternativas apresentam ideias básicas do Socialismo Científico, EXCETO:
a) a classe operária é a força revolucionária que deve tomar o poder político;
b) a ditadura do proletariado é a fase de transição para se alcançar o comunismo;
c) a evolução histórica é determinada pelo avanço da luta de classes;
d) a sociedade de cada época é determinada pelas condições econômicas;
e) o homem é solidário com seus semelhantes, abrindo mão de quaisquer privilégios.


6. (PUCMG) O chamado socialismo científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha:
a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista.
b) a redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.
c) a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.
d) a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.


7. (Faap-1996) O socialismo científico tem as seguintes características, exceto:
a) desenvolvimento por Marx e Engels.
b) a crise do capitalismo daria origem ao socialismo.
c) luta de classe entre burguesia e proletariado.
d) ditadura do proletariado.
e) teoria da mais-valia com ênfase na defesa da propriedade privada.


8. (PUCMG) Na segunda metade do século XIX, surgiu o "socialismo científico", cujo teórico mais importante foi Karl Heinrich Marx. São elementos fundamentais do pensamento marxista, EXCETO:
a) o materialismo dialético.
b) a interpretação econômica da história
c) o conceito de luta de classes.
d) a teoria da mais-valia.
e) o princípio de não-intervenção estatal.


9. (UNIUBE MG/2013) No século XIX, na Europa, enquanto se intensificava o processo de industrialização, os trabalhadores viam agravar suas precárias condições de vida. Nesse contexto, desenvolveu-se o pensamento socialista no afã de buscar soluções para essa realidade. O pensamento socialista ficou dividido em duas correntes: socialismo utópico e socialismo científico. As ideias comum e divergente entre eles são, respectivamente:
a) a tomada do poder político pelo proletariado; a distribuição das riquezas de acordo com as necessidades dos indivíduos.
b) a base da justiça social está na centralização estatal; a bondade dos homens levará à igualdade social.
c) o reconhecimento da luta de classes como base das desigualdades sociais; o trabalho como mecanismo produtor de riquezas e bem-estar.
d) a transformação social pela revolução; a criação de uma sociedade alternativa de base humanista e cristã.
e) a concepção de uma sociedade mais justa; a ausência de análise da realidade concreta para viabilização das transformações sociais.


10. (UEPB/2006) Considerando as principais doutrinas sociais do século XIX, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
I. Socialismo científico
II. Positivismo
III. Anarquismo
(__) Não reconheciam o Estado, o exército ou qualquer outra instituição onde houvesse os que mandassem e os que obedecessem.
(__) A humanidade só atingiria seu grau supremo de evolução quando todas as ideias e ações humanas fossem baseadas na ciência.
(__) O progresso da indústria substituiria o isolamento dos trabalhadores, unindo-os de forma revolucionária. O desenvolvimento industrial criaria os coveiros dessa sociedade.
A alternativa correta é:
a) II, I, III
b) III, I, II
c) I. II, III
d) I, III, II
e) III, II, I


GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários