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QUESTÕES SOBRE O ANARQUISMO



1. (UFC CE/2002) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que:
a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.
b) seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado.
c) condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja Católica.
d) a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no partido comunista da Rússia.
e) o movimento restringiu-se aos países da América do Sul.


2. (UFMG/1996) Todas as alternativas apresentam princípios do anarquismo, EXCETO:
a) A afirmação das cooperativas coletivas em detrimento da propriedade privada.
b) A desnutrição do Estado europeu e de seu aparato burocrático e repressivo.
c) A supressão dos partidos políticos e a defesa da liberdade individual.
d) O gerenciamento da sociedade pelas várias organizações de classe.


3. (UFRN/2006) Nas primeiras décadas do século XX, o socialismo e o anarquismo foram as duas tendências políticas que se destacaram no movimento operário brasileiro. Embora tivessem um ideal comum – a defesa do proletariado –, socialistas e anarquistas apresentavam profundas divergências.
Entre essas divergências, está o seguinte fato:
a) os socialistas defendiam a participação dos trabalhadores em campanhas políticas visando superar o capitalismo, enquanto os anarquistas defendiam que a superação do capitalismo viria pela instauração do caos na sociedade.
b) os socialistas defendiam a existência de um só partido, que unificasse as lutas dos trabalhadores, enquanto os anarquistas eram a favor da existência do pluripartidarismo.
c) os socialistas defendiam a organização da classe em um partido político, enquanto os anarquistas se recusavam a participar de qualquer organismo que estes considerassem burguês.
d) os socialistas defendiam eleições livres e tinham o parlamento como espaço principal para o debate das suas estratégias de luta, enquanto os anarquistas tomavam suas decisões em assembleias.


4. (UFPEL RS/2006)
As ideias de Proudhon (1809-1865)
– A propriedade é um roubo e a mãe da tirania;
– Quem quer que ponha as mãos em mim com a intenção de governar-me é um usurpador e um tirano;
caracterizam o
a) Comunismo.
b) Materialismo Histórico.
c) Liberalismo.
d) Socialismo.
e) Anarquismo.


5. (UFU MG/2009) “Com que direito impõem aos operários e aos camponeses uma forma determinada de governo ou de organização econômica? Com o direito da revolução, dizem. Mas a revolução quando age despoticamente, em lugar de provocar a liberdade nas massas, provoca nelas a reação”.
BAKUNIN Apud GALLO, Sílvio. Anarquismo: uma introdução filosófica e política. Rio de Janeiro: Achiamé, 2006. p. 74.
Sabendo que Bakunin é um líder anarquista da segunda metade do século XIX, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Durante a 1ª Internacional (AIT), o anarquismo foi consensualmente reconhecido por seus princípios e proposições de libertação das sociedades, diferenciando-se de noções vulgares de desordem e desarticulação.
c) As ações anarquistas no Brasil, sobretudo nas atividades políticas, até a década de 1930, foram combatidas com atos imperativos do governo, como a decisão de expulsão de estrangeiros ligados a mobilizações de trabalhadores.
c) Discordâncias sobre práticas e fundamentos políticos distintos levaram a conflitos entre líderes da chamada “esquerda” e, ainda no século XIX, causaram impactos decisivos nos movimentos socialistas e anarquistas internacionais.
d) Entre os princípios libertários básicos, de teoria e ação do anarquismo, estão: a autonomia individual, a autogestão social, o internacionalismo, a greve geral e a ação direta.


6. (ESPM/2011) Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais do século XIX, surgiram doutrinas e correntes ideológicas. Uma delas foi o Anarquismo que pregava:
a) o respeito à propriedade privada, o controle demográfico e a observância da lei natural da oferta e da procura;
b) a revolução socialista, o controle do Estado pela ditadura do proletariado, o comunismo;
c) a erradicação do Estado, das classes, das instituições e tradições visando à imediata instalação do comunismo;
d) a necessidade de um contrato entre os governados e o Estado, o imperativo da moral e do bem comum como fundamentos do poder político;
e) a religião como instrumento de reforma e justiça social, além da formação de comunidades coletivistas.


7. (UCS RS/2013) O anarquismo é uma doutrina política que, a partir da segunda metade do século XIX, teve presença marcante no movimento operário internacional.
Sobre os pensadores anarquistas, é correto afirmar que
a) acreditavam ser possível reformar o capitalismo por meio da ação do Estado ou da associação dos trabalhadores em cooperativas autogeridas, onde não existiria um poder centralizado, nem leis e polícia.
b) propunham a criação de uma sociedade ideal, por meio da extinção da propriedade privada dos meios de produção e da implantação do comunismo.
c) defendiam que só havia uma forma de extinguir a sociedade capitalista: abolir de um só golpe o Estado burguês e a propriedade privada, instaurando uma sociedade desprovida de qualquer tipo de poder e constituída por pequenas comunidades autônomas.
d) argumentavam que só a luta político-eleitoral e parlamentar das classes trabalhadoras poderia conduzir a uma reforma da sociedade capitalista e à instauração do socialismo, para, posteriormente, chegar ao comunismo.
e) acreditavam que, antes de a sociedade chegar ao comunismo, deveria passar pela fase de transição, que seria o socialismo. Nele, haveria Estado e, portanto, leis, polícia, prisões; porém não existiria mais a relação patrão e empregado.


8. (FM Petrópolis RJ/2014) [...] o traço mais evidente [dos cem anos entre 1814 e 1914] é a frequência de choques revolucionários. Esse século, por direito, pode ser chamado o século das revoluções [...]. Contudo, todos esses movimentos revolucionários não se reduzem — talvez nenhum se reduza de modo total — a sequelas da Revolução de 1789. À medida que o século se aproxima do fim, outras características se afirmam, passando pouco a pouco à frente da herança da Revolução Francesa.
RÉMOND, René. O século XIX: 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 1974. p. 13. Adaptado.
De acordo com o texto, novas caraterísticas da realidade histórica europeia entre 1814 e 1914 resultaram num “novo tipo de revolução”.
Uma ideologia política que inspirou tais movimentos revolucionários e difundiu-se com intensidade inédita nessa nova conjuntura foi o
a) guevarismo
b) dadaísmo
c) getulismo
d) anarquismo
e) absolutismo


9. (Famerp SP/2015) A futura organização social deve ser feita somente de baixo para cima, pela livre associação ou federação dos trabalhadores, nas associações primeiramente, depois nas comunas, nas regiões, nas nações e, finalmente, em uma grande federação internacional e universal. É somente então que se realizará a verdadeira e vivificadora ordem da liberdade e da felicidade geral, a qual, longe de renegar, afirma o contrário e concilia os interesses dos indivíduos e da sociedade.
(Mikhail Bakunin. Textos escolhidos, 1980.)
O texto pode ser associado às ideias
a) comunistas, que propõem a ditadura do proletariado como caminho para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
b) liberais, que criticam as interferências do Estado na economia e defendem a importância das ações individuais.
c) socialistas, que identificam a união dos trabalhadores como forma possível de confrontar e derrubar o sistema capitalista.
d) fascistas, que insistem na prioridade da vontade coletiva e dos interesses nacionais.
e) anarquistas, que contestam as diversas expressões da autoridade e defendem a supressão dos Estados.


10. (PUC SP/2006) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito próprio de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marcas de autoridade; mas, quando surgirem lutas internas e a coletividade se dividir em vencedores e vencidos, então a autoridade aparecerá, autoridade que, naturalmente, estará a serviço dos interesses dos mais fortes e servirá para confirmar, perpetuar e reforçar sua vitória.”
(Enrico Malatesta. Textos escolhidos. Porto Alegre: LPM, 1984, p. 25)
O fragmento acima defende postura:
a) humanista: acredita na harmonia entre os homens e opõe-se a qualquer tipo de conflito social.
b) anarquista: rejeita a necessidade da autoridade e a vê como instrumento de poder e de dominação.
c) autoritária: concebe a autoridade como natural e exclui qualquer tentativa de utilizá-la na vida em comunidade.
d) socialista: critica a autoridade exercida pela classe dominante e defende o poder nas mãos dos trabalhadores.
e) liberal: celebra o valor universal da liberdade e recusa a imposição da vontade de uns sobre outros.


11. (UNIMONTES MG/2007) Caracteriza a Doutrina Anarquista, de modo geral,
a) o repúdio a qualquer forma de poder estatal.
b) a aliança com o partido comunista na Rússia, durante o governo Lênin.
c) a parceria com o Vaticano na luta em favor do proletariado.
d) a localização do movimento apenas em territórios europeus.


12. (ESCS DF/2008)  “O anarquista imagina uma sociedade na qual as relações mútuas seriam regidas não por leis ou por autoridades auto impostas ou eleitas, mas por mútuas concordâncias de todos os seus interesses e pela soma de usos e costumes sociais – não imobilizados por leis, pela rotina ou por superstições – mas em contínuo desenvolvimento, sofrendo constantes reajustes para que pudessem satisfazer as exigências sempre crescentes de uma vida livre, estimulada pelos progressos da ciência, por novos inventos e pela evolução ininterrupta de ideais cada vez mais elevados. Não haveria, portanto, autoridades para governá-la. Nenhum homem governaria outro homem; nem cristalização nem imobilidade, mas contínua evolução – tal como a que vemos na Natureza”.
(Woodcock, George. História das ideias e movimentos anarquistas)
A partir da leitura do documento anarquista é correto afirmar que:
a) defende o regime constitucional, fundamento para a construção de uma sociedade democrática;
b) há uma defesa da hierarquização social, uma vez que a sociedade é composta de indivíduos dotados de diferentes capacidades produtivas;
c) propõe um estado proletário capaz de garantir uma evolução harmoniosa rumo à igualdade social;
d) defende uma sociedade sem estado, fundada na liberdade humana e em sua evolução harmoniosa;
e) propõe uma república positivista, fundada no conhecimento científico e nas leis do progresso humano.


13. (UNINOVE SP/2009) Analise os textos.
É anarquista, por definição, aquele que não quer ser nem oprimido, nem opressor, aquele que quer o máximo de bem-estar, o máximo de liberdade, o maior desenvolvimento possível a todos os seres humanos.
(Malatesta, anarquista italiano, 1899)
A exploração é o corpo visível e o Estado é a alma do regime burguês.
(Bakúnin, anarquista russo, 1871)
Os textos permitem afirmar que era ideia defendida pelos anarquistas:
a) tese de que a inexistência do Estado só seria possível mediante a criação de um partido encarregado de dirigir o operariado.
b) luta em prol da melhoria de vida do operariado e proposta de emancipação social por meio do Estado socialista.
c) luta contra o Estado opressor e formação de uma nova sociedade governada pelos partidos de trabalhadores.
d) luta contra a opressão capitalista e proposta de uma sociedade sem propriedade privada e nem Estado.
e) defesa da tese de que os Estados eram as bases de uma organização econômica e social mais justa e igualitária.


14. (FGV/2010) (…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social.
(Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)
O fragmento define parte do ideário
a) liberal.
b) anarquista.
c) corporativista.
d) socialista cristão.
e) marxista-leninista.


GABARITO

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