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QUESTÕES SOBRE HIROSHIMA E NAGAZAKI



1. (PUC SP/2000) Leia atentamente:
“No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A ‘natureza’ está fora do jogo.”
Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: Companhia das Letras, 1990.
O texto refere-se à explosão atômica:
a) Com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.
b) Que funcionou como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.
c) Cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.
d) Que resultou de acidente aéreo envolvendo caças americanos e soviéticos, quando realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.
e) Resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbour, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.


2. (UFG GO/2006) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com:
a) o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil.
b) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.
c) a persistência da luta contra o nazifascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia.
d) a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização europeia.
e) a convergência de posições entre norte-americanos e soviéticos, escolhendo o Japão como inimigo a ser derrotado.


3. (Mackenzie SP/2006)
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Os belíssimos versos do poeta Vinícius de Moraes inspiraram-se em um dos mais trágicos acontecimentos da história do século XX. É correto afirmar, a respeito desse acontecimento, que:
a) marcou o começo da expansão nazista no Pacífico, da mesma forma que a invasão da Polônia assinalara o início da dominação na Europa.
b) teve como resultado a destruição de um dos mais importantes arsenais militares do Japão, o que obrigou o imperador japonês a desistir da ideia de se aliar a Hitler e a Mussolini.
c) deu início à ofensiva dos Aliados, sob o comando do general Eisenhower, que conseguiu anular as forças do Eixo e permitiu, assim, o desembarque aliado na Normandia (o conhecido dia D).
d) provocou a imediata retaliação por parte do Japão, empreendida contra a base naval norte-americana de Pearl Harbor, em dezembro de 1941, garantindo à marinha japonesa o controle sobre o Pacífico.
e) assinalou os últimos momentos de um conflito mundial que, longe de resolver as disputas ideológicas e políticas entre os países, conduziu a um cenário internacional marcado pela polarização e pela ameaça de um confronto nuclear.


4. (UFCG PB/2007)
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada”.
(A Rosa de Hiroshima — Vinícius de Moraes)
É CORRETO afirmar que a composição A Rosa de Hiroshima, de Vinicius de Moraes, faz alusão à (aos)
a) campos minados da África contemporânea, que gestam corpos mutilados pelas constantes explosões.
b) bombardeios norte-americanos no Iraque a partir de 2003, destruidores das identidades locais.
c) radioatividade presente nos campos de concentração nazistas, dizimando judeus, Testemunhas de Jeová, ciganos e homossexuais.
d) “estúpida e inválida” bomba de Hiroshima, fabricada pelos japoneses após a Segunda Guerra Mundial.
e) bomba atômica lançada pelos norte-americanos em Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.


5. (UECE/2009) Hiroshima era a sétima cidade do Japão.
Contava com 344 mil habitantes civis e 150 mil soldados. Com localização privilegiada situada entre vales, foi bombardeada em 6 de agosto de 1945. Segundo fontes japonesas morreram 240 mil pessoas. Assinale o correto.
a) O bombardeio de Hiroshima foi ação de países do Eixo que disputavam o controle sobre o Japão, devido a sua posição geográfica e seu avanço tecnológico.
b) A bomba atômica chamada “Little Boy”, lançada sobre Hiroshima partiu do avião americano B-29 - “Enola Gay”, do esquadrão atômico.
c) A bomba atômica foi utilizada pela Alemanha, mediante o emprego de aviões decolados de porta-aviões para destruir a frota e a aviação nipônicas.
d) Apesar da gravidade e intensidade da incursão promovida contra a população de Hiroshima, a cidade conseguiu resistir e revidar aos ataques.


6. (UEL PR/2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razões alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atômica contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki em agosto de 1945.
a) Apesar das vitórias dos EUA no Pacífico, os japoneses apresentaram notável resistência devido ao emprego de kamikazes, gerando a perspectiva de prolongamento da guerra.
b) A base industrial do Japão não fora destruída pelos bombardeios convencionais, permitindo ao país a continuidade da produção de armamentos em pé de igualdade com os aliados.
c) A despeito das vitórias sobre os alemães na Europa, os exércitos dos EUA e da URSS não tinham condições de promover uma invasão no Japão devido ao seu caráter insular.
d) A resposta negativa do Japão aos EUA e à Inglaterra, que buscavam negociar o fim da guerra e evitar o crescimento da ofensiva nipônica.
e) Para garantir a supremacia dos interesses liberais e capitalistas no pós-guerra, era necessário impedir a conquista do Japão pela URSS, evitando que o Pacífico ficasse sob a influência soviética.


7. (PUCCamp SP/2009) A explosão de bombas atômicas sobre núcleos populacionais ocorreu
a) pela primeira vez na História na forma de um ataque relâmpago de pilotos kamikase à ilha de Pearl Harbour, como parte do conflito entre japoneses e norte-americanos.
b) após a criação da ONU e durante a Guerra do Pacífico, na perspectiva da rendição do Japão e na contenção do crescimento do poder soviético no Oriente.
c) no contexto da corrida armamentista, no final da II Guerra Mundial, quando os países do Eixo detinham a vantagem e demonstravam maior poderio bélico.
d) de forma arbitrária, devido a erros estratégicos das forças aéreas norte-americanas que deveriam lançar as bombas em alto mar, durante a operação batizada de “Dia D”.
e) como resposta dos países Aliados à divulgação das ações nazistas nos campos de concentração, causando outra tragédia humana, com sérios danos ambientais.


8. (UECE/2013) Um dos episódios bélicos mais significativos da história da humanidade, o lançamento de duas bombas atômicas pela aeronáutica americana, destruindo milhares de pessoas, a grande maioria civis, e causando graves danos diretos e indiretos, em diferentes aspectos da vida, suscitou sérios questionamentos sobre as implicações éticas da utilização de armas de destruição em massa.
Sobre o uso da bomba atômica em 1945, é correto afirmar-se que
a) ocorreu pela primeira vez na Manchúria, contra a cidade de Manchukuo.
b) provocou o fim da Primeira Grande Guerra.
c) abalou a União Soviética, que declarou guerra contra a Alemanha.
d) causou danos irreparáveis em Hiroshima e Nagasaki.


9. (UEPA/2013) “Seu nome é Paul Tibbets, 30 anos, veterano de batalhas aéreas, ele foi escolhido a dedo para liderar a missão cujo propósito exato não foi dito a nenhum de seus homens. Eles sabem apenas que irão pôr fim à guerra. O avião chamado Enola Gay leva a bomba atômica intitulada Little Boy para ser lançada em uma cidade japonesa. Após o seu lançamento, o impacto na cidade é imediato e catastrófico. Hiroshima havia desaparecido e cerca de 80 mil pessoas morreram nos primeiros segundos depois da explosão. Outros milhares irão morrer mais tarde, pelas queimaduras ou radiações. Um dos participantes do voo capta sete imagens da nuvem em forma de cogumelo: era a imagem da aniquilação”.
(Hiroshima. 2 º Guerra Mundial. Revista História. Ano 1. Edição n° 11, s/d, p.36)
O fato acima descrito representou historicamente:
a) o estabelecimento de uma ordem mundial unipolar liderada pelos EUA.
b) a rendição do Japão e o final da 2ª Guerra Mundial.
c) o banimento de armas nucleares dos arsenais bélicos mundiais.
d) um prolongado atraso econômico e tecnológico do Japão.
e) uma opção racista de aniquilamento do inimigo asiático em lugar do europeu.


10. (Fuvest/2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.
Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas. 
III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

GABARITO

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