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QUESTÕES SOBRE DOUTRINAS SOCIAIS III



1. (UFU MG/2006) Em relação às intensas mobilizações políticas e sociais ocorridas nas décadas finais do século XIX e no princípio do século XX, bem como seus desdobramentos na Europa e no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O anarquismo e o socialismo, embora sejam críticas radicais da sociedade, estão restritos ao contexto da passagem do século XIX para o XX. Esses referenciais foram abandonados pelos movimentos sociais, principalmente após o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, na década de 1990.
b) Militantes anarquistas ou libertários elaboraram uma das críticas mais severas ao capitalismo e às suas consequências. Eles defendiam a necessidade de despertar no homem a liberdade, a fim de criar um novo modo de ser da sociedade, na qual sejam suprimidos o governo, a hierarquia e a propriedade privada, substituindo, assim, a organização autoritária burguesa.
c) A primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, iniciada em Londres no século XIX, reuniu diferentes tendências entre os militantes do proletariado. Duas das mais importantes tendências presentes no movimento podem ser sintetizadas nos embates entre Bakunin, líder anarquista, e Marx, líder comunista.
d) Devido ao temor em relação ao movimento operário europeu e, posteriormente, em função dos movimentos de greve ocorridos no Brasil no início do século XX, o governo brasileiro adotou medidas como a Lei Adolfo Gordo, que permitia ao poder executivo não só expulsar, mas também vetar a permanência de imigrantes radicais no país.


2. (ESCS DF/2007) “As colônias da França contêm, como acabamos de ver, quase quinhentos mil escravos; e é somente pelo número dos infelizes que se mede ali a fortuna. Que funesto olhar! Que profundo tema de reflexão! Ah! Como somos inconsequentes, em nossa moral e em nossos princípios! Nós pregamos a humanidade, e todos os anos vamos levar grilhões a 20 mil habitantes da África!
Tratamos de bárbaros e bandidos os mouros que, arriscando sua liberdade, vêm atacar a dos europeus, e os europeus, sem perigo e como simples especuladores, vão excitar a preço de prata o tráfico dos escravos, e todas as cenas sangrentas que o precedem! Enfim, nós nos orgulhamos da grandeza do homem e vemos com razão, essa grandeza, no mistério espantoso de todas as faculdades intelectuais: porém uma pequena diferença nos cabelos, ou na cor da epiderme, é suficiente para transformar nosso respeito em desprezo, e para nos levar a rebaixar seres humanos semelhantes a nós ao nível daqueles animais sem inteligência, aos quais se impõe um jugo sobre a cabeça, para servir-se imperiosamente de sua força e de seu instinto.”
(Necker. L’Administration des Finances de la France-1784)
No texto acima, o autor explicita a ideia de que:
a) a escravidão é legitima uma vez que a natureza humana é desigual;
b) a política francesa para as suas colônias é coerente com os princípios filosóficos humanistas;
c) a desigualdade entre os homens se fundamenta em diferenças biológicas;
d) nas colônias francesas havia um convívio harmonioso entre brancos e negros;
e) a escravidão é uma instituição incompatível com as novas ideias francesas do século XVIII.


3. (UNIFESP SP/2007) A barbárie reaparece, mas desta vez é engendrada no próprio seio da civilização e dela faz parte integrante. (K. Marx,1846.) Que bestas brutas e ferozes! Como permite Deus que as mães os concebam assim. Ah, eis os verdadeiros inimigos e não os russos e os austríacos! (T.-R. Bugeaud, 1849.)
Embora de perspectivas diferentes, os dois autores estão se referindo ao mesmo drama social, protagonizado pelo
a) camponês.
b) imigrante.
c) soldado.
d) empresário.
e) proletário.


4. (UNIFESP SP/2007) Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo, cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade apenas um fundamento frágil e inconsistente. Nessa encíclica, a Igreja defendia uma posição política
a) populista.
b) liberal.
c) conservadora.
d) democrática.
e) progressista.


5. (FURG RS/2007) Com a Revolução Industrial, pioraram as condições de vida e de trabalho dos operários, ocasionando movimentos de reivindicação, greves, violência e até mesmo destruição de máquinas. Na primeira metade do século XIX, a Inglaterra, pioneira na industrialização, também conheceu movimentações operárias, em que se destacou:
a) a fundação do Partido Comunista Inglês, que além de alinhar-se com as ordens de Moscou, passou a dirigir os movimentos sindicais, antes descentralizados e sem lideranças.
b) o movimento chamado de socialismo científico, que reconhecia como necessidade uma fase de ditadura do proletariado para se chegar à organização de uma sociedade comunista.
c) a criação e o funcionamento da Associação Internacional dos Trabalhadores, fundada por Karl Marx e Friederich Engels.
d) um movimento jacobinista, que pretendia a igualdade social e política, como o voto universal também para as mulheres, assim como o direito a iguais salários e oportunidades.
e) o movimento cartista, que desenvolveu um programa vinculado às reivindicações trabalhistas, tais como: limitações da jornada de trabalho, abolição da lei dos indigentes e “questões de garfo e faca”.


6. (UFAM/2007) Junto com a expansão da Revolução Industrial, a urbanização e o fortalecimento da classe operária, o século XIX viu surgir um conjunto de ideias sociais que preconizavam o fim da exploração e o estabelecimento de sociedades igualitárias. Dos pensadores abaixo indicados, apenas um não pode ser associado aos libertários:
a) Proudhon
b) Bakunin
c) Malatesta
d) Kropotkin
e) Marx


7. (UFOP MG/2007) As ideias socialistas, difundidas ao longo da primeira metade do século XIX, ampliaram as reivindicações democráticas na Europa. Em relação ao socialismo da primeira metade do século XIX, assinale a alternativa incorreta:
a) O socialismo utópico era contrário a qualquer fundamento da sociedade industrial, defendendo a constituição de pequenas comunidades agrárias como alternativa.
b) Robert Owen, proprietário de fábricas e reformador social, preocupou-se com as péssimas condições do trabalho infantil, recusando-se a contratar crianças abaixo de 10 anos.
c) O saint-simonismo defendia a substituição da elite clerical e aristocrática no poder por uma nova elite de cientistas e industriais, mais apta a governar a sociedade.
d) Teve como principais pensadores, divulgadores e implantadores de sociedades comunais os franceses Henri de Saint-Simon e Charles Fourier, além do inglês Robert Owen.


8. (EFOA MG/2007) Nos séculos XIX e XX, houve várias tentativas de criação de comunidades coletivas, geralmente dedicadas à produção agrícola, algumas bem-sucedidas e outras não. Os inspiradores, os fundadores e os integrantes dessas comunidades eram críticos do capitalismo e de seu modelo econômico, razão pela qual buscavam a organização da sociedade em novas bases.
Utilizando os conhecimentos sobre algumas dessas comunidades, enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Kibutz
2. Colônia Cecília
3. Kolkhoz
4. Nova Harmonia
5. Falanstério
(__) Cooperativa agrícola voluntária surgida após a Revolução Bolchevique de 1917, base do sistema de coletivização da União Soviética, que começou a ser privatizada em 1992.
(__) Colônia socialista fundada nos Estados Unidos pelo industrial inglês Robert Owen, onde a jornada de trabalho foi reduzida e os salários aumentados, com o objetivo de melhorar as relações entre capital e trabalho.
(__) Colônia agrícola comunitária, de caráter voluntário, que na sua origem se caracterizava pela propriedade coletiva da terra e que teve papel importante na criação do atual Estado de Israel.
(__) Colônia agrícola fundada em 1890, no atual Estado do Paraná, por italianos, reunidos por iniciativa de Giovanni Rossi, músico e teórico anarquista, autor do livro Il Commune in Riva al Mare.
(__) Edifícios comunitários idealizados por Charles Fourier, com o objetivo de atingir a felicidade humana, nos quais seria abolida a divisão do trabalho e cada homem desenvolveria suas aptidões.
A sequência CORRETA é:
a) 3, 4, 1, 2 e 5.
b) 1, 2, 3, 4 e 5.
c) 1, 2, 3, 5 e 4.
d) 3, 2, 1, 5 e 4.
e) 4, 3, 5, 2 e 1.


9. (FFFCMPA RS/2007) “A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas relações sociais[...] A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário [...] A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas, os operários modernos, os proletários”.
(Karl Marx, O Manifesto do Partido Comunista, 1848).
I. Ao analisar as contradições que inauguraram a modernidade capitalista, Karl Marx não só aponta a emergência da burguesia enquanto classe hegemônica como também indica as tendências e contradições da nova sociedade;
II. Marx indica o papel eminentemente reacionário exercido pela classe burguesa na sua luta histórica contra os valores e concepções de mundo responsáveis pela estabilidade que caracterizou a antiga sociedade feudal;
III. Ao analisar a emergência do modo de produção capitalista, Marx enfatiza que ao transformar o modo como produzem sua existência, os homens transformam a percepção que tinham de si e do mundo. Nesse sentido, o homem burguês procurou recuperar valores medievais como Honra e Lealdade;
IV. As mudanças verificadas no conjunto das relações sociais permitem afirmar que Marx identifica no proletariado a nova classe revolucionária em oposição à classe burguesa.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas II e III são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas I e III são verdadeiras.
d) Apenas III e IV são verdadeiras.
e) Apenas I e IV são verdadeiras.



10. (UFCG PB/2007) “Surgida na Europa durante a Idade Média, a Maçonaria era uma sociedade secreta inicialmente ligada a corporações de ofício, entre elas a dos construtores de catedrais. Daí a palavra maçon, que em francês quer dizer pedreiro, e certos símbolos adotados pela associação, como o esquadro e o compasso. Com o tempo, as lojas maçônicas passaram a admitir o ingresso de pessoas de outros grupos, como religiosos, políticos, intelectuais”.
(AZEVEDO, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo. História. Série Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 287)
A partir do fragmento textual acima e dos conhecimentos sobre a temática, é CORRETO afirmar que a Maçonaria:
I. ganhou a simpatia da Igreja Católica e das corporações de ofício que aprovaram, por escrito, as atividades maçônicas no Brasil no período colonial.
II. adotou a liberdade de pensamento a partir dos princípios do Iluminismo e do Liberalismo.
III. teve importante participação no processo que culminou com a Independência do Brasil, em 1822.
IV. proibiu que religiosos, políticos e intelectuais ingressassem nas Lojas Maçônicas brasileiras.
V. ficou restrita apenas na Europa, vindo para a América apenas no limiar do século XX.
Estão corretas:
a) I e II
b) II e V.
c) III e IV.
d) II e III.
e) IV e V.


11. (Fac. Cultura Inglesa SP/2014) Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
(www.direitoshumanos.usp.br)
Os valores expressos no artigo 2.º da Declaração de direitos do homem e do cidadão (1789) se referem ao
a) Absolutismo Monárquico.
b) Liberalismo Político.
c) Socialismo Científico.
d) Socialismo Libertário.
e) Fascismo e Nazismo.


12. (UNIMONTES MG/2007) Caracteriza a Doutrina Anarquista, de modo geral,
a) o repúdio a qualquer forma de poder estatal.
b) a aliança com o partido comunista na Rússia, durante o governo Lênin.
c) a parceria com o Vaticano na luta em favor do proletariado.
d) a localização do movimento apenas em territórios europeus.


13. (ESCS DF/2008)  “O anarquista imagina uma sociedade na qual as relações mútuas seriam regidas não por leis ou por autoridades auto impostas ou eleitas, mas por mútuas concordâncias de todos os seus interesses e pela soma de usos e costumes sociais – não imobilizados por leis, pela rotina ou por superstições – mas em contínuo desenvolvimento, sofrendo constantes reajustes para que pudessem satisfazer as exigências sempre crescentes de uma vida livre, estimulada pelos progressos da ciência, por novos inventos e pela evolução ininterrupta de ideais cada vez mais elevados. Não haveria, portanto, autoridades para governá-la. Nenhum homem governaria outro homem; nem cristalização nem imobilidade, mas contínua evolução – tal como a que vemos na Natureza”.
(Woodcock, George. História das ideias e movimentos anarquistas)
A partir da leitura do documento anarquista é correto afirmar que:
a) defende o regime constitucional, fundamento para a construção de uma sociedade democrática;
b) há uma defesa da hierarquização social, uma vez que a sociedade é composta de indivíduos dotados de diferentes capacidades produtivas;
c) propõe um estado proletário capaz de garantir uma evolução harmoniosa rumo à igualdade social;
d) defende uma sociedade sem estado, fundada na liberdade humana e em sua evolução harmoniosa;
e) propõe uma república positivista, fundada no conhecimento científico e nas leis do progresso humano.


14. (FUVEST SP/2008) “O livre-comércio é um bem – como a virtude, a santidade e a retidão – a ser amado, admirado, honrado e firmemente adotado, por si mesmo, ainda que todo o resto do mundo ame restrições e proibições, que, em si mesmas, são males – como o vício e o crime – a serem odiados e detestados sob quaisquer circunstâncias e em todos os tempos.”
The Economist, em 1848.
Tendo em vista o contexto histórico da época, tal formulação favorecia particularmente os interesses
a) do comércio internacional, mas não do inglês.
b) da agricultura inglesa e da estrangeira.
c) da indústria inglesa, mas não da estrangeira.
d) da agricultura e da indústria estrangeiras.
e) dos produtores de todos os países.


15. (UEL PR/2008) Para Hume, "a conjunção entre motivos e ações voluntárias é tão regular e uniforme como a que existe entre a causa e o efeito em qualquer parte da natureza".
(HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. Tradução de Jose Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora da Unesp, 1999. p. 118.)
De acordo com a citação e os conhecimentos sobre Hume, considere as afirmativas a seguir:
I. A ação humana, embora voluntária, não é livre, pois sua regularidade é equivalente à regularidade da natureza.
II. As ações humanas voluntárias são livres, embora não deixem de ser também necessárias.
III. A necessidade natural é uma propriedade dos objetos, sejam estes naturais ou ações humanas.
IV. A imputabilidade moral é possível porque há regularidade e necessidade nas ações humanas.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.


16. (UEM PR/2008) O chamado movimento cartista é um acontecimento carregado de simbolismo na história da constituição da sociedade liberal-democrática na Inglaterra.
Assinale a alternativa correta sobre esse movimento.
a) Foi um movimento que expressou a revolta dos artesãos contra as máquinas, cuja utilização na indústria nascente eliminava seus empregos.
b) Foi um movimento vitorioso da burguesia contra o absolutismo monárquico, impondo uma Carta Constitucional que implantou o sistema parlamentarista na Inglaterra, no final do século XVIII.
c) Foi um movimento ocorrido na Inglaterra, no início do século XVIII, contra as tentativas do rei Carlos I de diminuir as prerrogativas da Câmara dos Comuns. A principal força desse movimento foi o proletariado industrial.
d) Foi um movimento deflagrado no final do século XVII em defesa do voto universal e da liberdade religiosa. O movimento recebeu o nome de cartismo por ter-se inspirado na Carta sobre a Tolerância, do filósofo liberal John Locke.
e) Foi um movimento político inspirado na Carta do Povo (People´s Charter), desencadeado no final da década de 1830, que reivindicava, entre outras coisas, o sufrágio universal masculino, o voto secreto, a elegibilidade dos não proprietários, etc.


17. (UFF RJ/2008) A consolidação da industrialização como característica do mundo moderno não foi tarefa fácil.
Foram os pensadores do século XVIII e do século XIX que forneceram os principais argumentos para legitimar a combinação entre indústria e modernização. Uma das alternativas abaixo associa, corretamente, um pensador ao sistema de ideias. Assinale-a.
a) Marquês de Pombal/Positivismo
b) Thomas Jefferson/Socialismo Utópico
c) Voltaire/Evolucionismo
d) Adam Smith/Liberalismo
e) Descartes/Existencialismo



18. (UFRN/2008) Claude de Saint-Simon, pensador francês, é um dos representantes do chamado “socialismo utópico”, corrente filosófica que criticava os resultados sociais da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Em suas obras, Saint-Simon propunha
a) a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos (militares, clero, nobreza, magistrados) nem ocorreria a exploração do homem pelo homem.
b) a divisão do trabalho, a concorrência entre as empresas e o livre comércio como meios para se alcançar a harmonia e a justiça social.
c) a abolição das regulamentações econômicas e das corporações, possibilitando que a economia funcionasse segundo suas leis naturais.
d) a união do proletariado de todos os países, de modo a promover a revolução que construiria uma sociedade justa e igualitária.



19. (UFAM/2008) No bojo da Revolução Industrial desenvolveram-se novas doutrinas econômicas, consagrando os nomes de Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo como expoentes da Economia Clássica. Podem ser aceitas como base dessa doutrina:
a) A constituição de um exército industrial de reserva, a produção artesanal, o assalariamento, a acumulação primitiva de capital e o protestantismo.
b) O Laissez-faire, a produção industrial em larga escala e o entesouramento.
c) O desenvolvimento das trocas e a obtenção de uma balança comercial favorável.
d) A transição do capital comercial para o capital financeiro, com a emergência da Burguesia como a nova elite econômica mundial.
e) O individualismo, a não intervenção do estado na economia, o fim do protecionismo e do tabelamento de preços, o livre câmbio e a livre concorrência.


20. (UFAM/2008) Dentre as doutrinas sociais de contestação ao avanço do capitalismo, ganharam destaque as formuladas por Karl Marx e Friedrich Engels, que preconizavam:
a) A expropriação dos bens da aristocracia, a valorização da pequena propriedade camponesa e ditadura do proletariado, como forma de assegurar a manutenção do processo de produção de mais valia.
b) O fim do capitalismo e a idealização utópica de uma sociedade sem classes e conflitos sociais.
c) A extinção da propriedade privada e do Estado em nome do coletivismo proletário.
d) A luta de classes como motor da história e o caráter histórico do Capitalismo, com a ênfase em sua futura superação pelo Socialismo através da luta revolucionária dos trabalhadores.
e) A reforma social através da participação operária no processo político partidário e a defesa de leis que transferissem renda à classe trabalhadora.


21. (UFPE/2008) O século XIX foi cenário de movimentos políticos que criticaram o capitalismo. Pensadores como Karl Marx defenderam alternativas políticas diferentes e formularam utopias. Sobre as ideias de Marx, podemos afirmar que elas:
a) ressaltaram a necessidade política de fazer reformas no capitalismo, contudo, sem grandes radicalizações.
b) restringiram–se ao mundo europeu e ao catolicismo da época, marcados pelo conservadorismo.
c) denunciaram, de forma apaixonada, as injustiças socias e políticas do capitalismo, sem construir utopias.
d) sofreram influências de algumas ideias do liberalismo, embora construíssem outra concepção de mundo.
e) fortaleceram a crítica à classe dominante, sem contudo, oferecer alternativas políticas para mudar.



22. (UERGS/2008) As frases abaixo são representativas de que doutrinas sociais que marcaram o século XIX?
I. “A luta de classes é a força que move a história.”
II. “Todas as formas de Estado são formas de opressão”
a) I. Anarquismo – II. Liberalismo
b) I. Liberalismo – II. Socialismo Utópico
c) I. Socialismo Utópico – II. Liberalismo
d) I. Socialismo Científico – II. Anarquismo
e) I. Liberalismo – II. Socialismo Científico


23. (UESPI/2008) No século XIX, a sociedade burguesa conseguiu avançar, incentivando o capitalismo e a industrialização. No campo das ideias, o positivismo do francês Auguste Comte:
a) criticava as filosofias materialistas, defendendo o idealismo iluminista.
b) argumentava a favor de uma história evolutiva e progressista.
c) considerava a ciência e a religião como dons supremos do homem.
d) desprezava a evolução, vendo a história como repetição e tradição.
e) teve repercussões apenas no pensamento europeu do século XIX.


24. (CEFET PR/2008) “A necessidade de modificações profundas na sociedade foi expressa, inicialmente, por alguns pensadores sociais. Suas ideias, desenvolvidas na primeira metade do século XIX, de uma maneira geral, se distinguiram por propor certas mudanças desejáveis, visando alcançar uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, sem, no entanto, apresentar de maneira concreta os meios pelos quais essa sociedade se estabeleceria, pois não fizeram uma análise crítica da evolução da própria sociedade capitalista. Dentre alguns de seus principais teóricos podemos enumerar: Charles Fourier, Robert Owen e o Conde de Saint Simon.”
O texto acima se refere a uma corrente de pensamento político-social de contestação ao sistema capitalista:
a) Ludismo.
b) Socialismo Utópico.
c) Cartismo.
d) Socialismo Científico.
e) Anarquismo.



25. (FEI SP/2008) A Lei dos Pobres (1834), votada pelo Parlamento inglês, inspirou-se, de certa maneira, nas ideias de Thomas Malthus (1766-1834).
De modo geral, Malthus afirmava que:
a) a pobreza era inerente às sociedades, já que havia uma tendência ao crescimento maior da população do que da produção de alimentos.
b) era fundamental a intervenção do Estado para solucionar a questão do desemprego na sociedade inglesa.
c) a pobreza era resultado de políticas equivocadas por parte dos Estados capitalistas.
d) apenas o socialismo poderia trazer a superação da pobreza no mundo.
e) o aumento da população deveria ser contido por políticas de controle da natalidade, pois assim conseguiria se acabar com toda a pobreza no mundo.


GABARITO

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