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QUESTÕES SOBRE DOUTRINAS SOCIAIS II



1. (UNIMONTES MG/2004) A mobilização dos trabalhadores e o movimento socialista cresceram a partir de meados do século XIX. Acerca dessa questão, é CORRETO afirmar que
a) a chamada I Internacional se caracterizou pela hegemonia dos anarquistas.
b) a III Internacional foi uma reação dos anarquistas à inércia política da II.
c) a I e II Internacionais eram revolucionárias e a III, reformista e burguesa.
d) a chamada II Internacional se caracterizou pelo predomínio dos socialdemocratas.


2. (UNIMONTES MG/2005) Quanto ao pensamento dos autores da Escola Clássica de Economia, é INCORRETO afirmar:
a) Os preços de mercado serão regulados pela lei da oferta e da procura.
b) As causas profundas da miséria humana residem no crescimento populacional sem controle.
c) O livre funcionamento da economia, embora mais produtivo, amplia as desigualdades sociais.
d) A verdadeira riqueza de uma nação provém do trabalho.


3. (Mackenzie SP/2006) Cada trabalhador tem para vender uma grande quantidade do seu próprio trabalho, além daquela que ele mesmo necessita; e pelo fato de todos os outros trabalhadores estarem na mesma situação, pode ele trocar grande parte de seus próprios bens por uma grande quantidade, ou – o que é a mesma coisa – pelo preço de grande quantidade de bens desses outros. Fornece-lhes em abundância aquilo de que carecem, e estes por sua vez, com a mesma abundância, lhe fornecem aquilo de que necessita; assim é que em todas as camadas da sociedade se difunde uma abundância geral de bens.
A Riqueza das Nações, 1776
Vocês se horrorizam com o fato de que queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade privada foi abolida para nove décimos dos integrantes de sua sociedade; ela existe para vocês exatamente porque para nove décimos ela não existe.
Manifesto do Partido Comunista, 1848
Os trechos acima pertencem a duas obras clássicas do pensamento político e econômico moderno. Em suas páginas, definiram-se modos distintos de se encarar o mundo capitalista. Seus autores são, respectivamente,
a) Jean-Jacques Rousseau e Voltaire.
b) Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.
c) Jean Bodin e David Ricardo.
d) Adam Smith e Karl Marx.
e) John Keynes e F. Engels.


4. (UEL PR/2005) Na segunda metade do século XIX, no limiar da Segunda Revolução Industrial e da expansão imperialista, o Brasil se olhava no espelho da civilização e, ao voltar-se para si mesmo, era nítido o contraste. Na galeria dos inconformistas reluzia uma corrente fecunda de pensamento liberal. De Tavares Bastos a Joaquim de Nabuco, de Raul Pompéia a Euclides da Cunha, de Lúcio Mendonça a Cruz e Sousa, de Luís da Gama a Lima Barreto, de André Rebouças a Manuel Bonfim, antecedidos por Castro Alves.
Sobre essa corrente liberal, analise as afirmativas a seguir.
I. O olhar daqueles intelectuais mudou de rumo e perspectiva. Impacientes com a estagnação política defendiam a indústria, o trabalho livre e a cidadania, desejosos de igualar o Brasil a outros países capitalistas.
II. Incluem-se, naquela corrente, os poemas sociais de Castro Alves – “Navio Negreiro” e “Vozes d’África” – que expuseram a indignação com o cativeiro do negro, em dissonância com a democracia e a liberdade da América, dando um espaço amplo de sentido e dignidade ao tema.
III. A imagem da natureza idílica, com suas exuberantes e pujantes matas e o céu azul anil do Brasil, propagada pelos inconformistas, reforçou o ufanismo da belle époque e dificultou os protestos e denúncias das mazelas de um povo dividido em raças e classes.
IV. Os políticos e ideólogos reformistas, adeptos da escravidão, combateram o Projeto da Lei do Ventre Livre, com argumentos de liberais ortodoxos, enfatizando a autonomia do paterfamílias perante o Estado Imperial, que estaria intervindo na esfera privada da família a quem, por direito de compra, pertencia o escravo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.


5. (UEL PR/2005) A situação de miséria dos trabalhadores, no século XIX, estimulou pensadores e ativistas sociais a buscar “remédio” para os males sociais e a procurar nova s formas de organização da sociedade.
Para os socialistas utópicos, a superação desses males dar-se-ia por meio da:
a) Implantação de um estado que legitimasse a propriedade privada dos meios de produção.
b) Defesa dos ideais monarquistas.
c) Organização da classe trabalhadora em um partido único.
d) Ditadura do proletariado para se chegar à sociedade sem Estado.
e) Criação de uma sociedade igualitária entre os indivíduos.


6. (UESPI/2004) A vitória política da burguesia não impediu que formas de resistência ao capitalismo se fizessem presentes na sociedade europeia e se divulgassem pelo mundo.
As críticas de Karl Marx destacaram-se na análise crítica do sistema capitalista, pois:
a) ressaltam suas contradições e as desigualdades sociais que permanecem, apesar da produção das riquezas.
b) têm conteúdo basicamente em defesa da democracia operária e do sistema de poder descentralizado.
c) assumem princípios anarquistas, que defendem o fim do Estado e dos partidos políticos.
d) defendem o crescimento industrial, baseado em cooperativas, sob o controle de sindicatos.
e) não viram nenhum mérito no sistema capitalista, apenas ressaltando suas contradições políticas.


7. (PUC SP/2006) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito próprio de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marcas de autoridade; mas, quando surgirem lutas internas e a coletividade se dividir em vencedores e vencidos, então a autoridade aparecerá, autoridade que, naturalmente, estará a serviço dos interesses dos mais fortes e servirá para confirmar, perpetuar e reforçar sua vitória.”
(Enrico Malatesta. Textos escolhidos. Porto Alegre: LPM, 1984, p. 25)
O fragmento acima defende postura:
a) humanista: acredita na harmonia entre os homens e opõe-se a qualquer tipo de conflito social.
b) anarquista: rejeita a necessidade da autoridade e a vê como instrumento de poder e de dominação.
c) autoritária: concebe a autoridade como natural e exclui qualquer tentativa de utilizá-la na vida em comunidade.
d) socialista: critica a autoridade exercida pela classe dominante e defende o poder nas mãos dos trabalhadores.
e) liberal: celebra o valor universal da liberdade e recusa a imposição da vontade de uns sobre outros.


8. (PAES MG/2004) “Para quem sempre viveu numa sociedade como a nossa, a existência de uma grande parte da população desprovida de meios de produção e de subsistência pode parecer inteiramente ‘natural’. Nem sempre houve um proletariado ‘livre’, isto é, desprovido de recursos e, ao mesmo tempo, liberado de obrigações, podendo, portanto, vender sua força de trabalho para quem pagar por ela melhor preço. O proletariado livre, nesse duplo sentido, caracteriza um modo específico de produção. É de origem relativamente recente em termos históricos.”
(SINGER, Paul. A formação da classe operária. São Paulo: Atual, 1985, p. 10. Citado por RICARDO, ADHEMAR E FLÁVIO. História – 2. Belo Horizonte, LÊ, 1995, p.1. Adap)
Pode-se inferir do texto acima que
a) o trabalho assalariado, como forma predominante de trabalho no mundo, é exclusivo da ordem capitalista, inexistindo, por exemplo, na Idade Média.
b) o regime de trabalho assalariado prescinde da separação dos trabalhadores dos meios de produção para se consolidar.
c) a prática do trabalho assalariado é inerente à “raça” humana, por isso escapa às determinações sociais e históricas.
d) a ordem capitalista é a única capaz de garantir a liberdade dos trabalhadores, mesmo que limitada pelo domínio do grande capital.


9. (UFRRJ/2005) O texto a seguir se refere ao liberalismo econômico.
“A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendido por Davi Ricardo” em “Princípios da Economia Política e do Imposto”, Thomas Robert Malthus em “Ensaio Sobre o Princípio da População” e Jean Baptiste Say em “Tratado de Economia Política”.
AQUINO, S. L. de A.; et alii. História das sociedades modernas às atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995, p. 1281.
A obra Riqueza das Nações (1776), fundamental na evolução do pensamento econômico, defendia, entre outras, a ideia de que
a) a grandeza de um Estado exige a planificação e o dirigismo econômico.
b) o trabalho é a fonte de riqueza, baseando-se no valor da lei da oferta e da procura.
c) a riqueza deve basear-se, fundamentalmente, na exploração dos recursos da natureza.
d) a “mais-valia” resultado da exploração do trabalhador deve ser suprimida.
e) a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a eficiência da economia.



10. (UEM PR/2006) "Paralelamente às propostas do socialismo utópico, que procuravam conciliar numa sociedade ideal os princípios liberais e as necessidades emergentes do operariado, surgiu o socialismo científico. Mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, seus ideólogos propunham compreender a realidade e transformá-la."
(VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 2002, p.298).
A respeito do Socialismo Científico, assinale a alternativa incorreta:
a) Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os formuladores da tese do Socialismo Científico.
b) O texto Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels foi o lançamento formal de uma nova proposta de sociedade que pretendia substituir a sociedade capitalista.
c) O Socialismo Científico previa que, após a tomada do poder pela classe operária, seria instalada a ditadura do proletariado e decretada a socialização dos meios de produção.
d) A mais-valia é um conceito utilizado por Karl Marx para designar o valor da riqueza produzida pelo operário além daquilo que o capitalista lhe pagava na forma de salário.
e) O socialismo científico previa que a transformação da propriedade privada em propriedade coletiva ocorreria por meio pacífico, em função do desenvolvimento da ciência.



11. (UEM PR/2006) A respeito do Liberalismo Econômico, assinale o que for incorreto:
a) O livro de Adam Smith, A Riqueza das Nações (1776), é a base teórica principal do capitalismo liberal.
b) O Liberalismo opõe-se teoricamente ao Mercantilismo.
c) Mesmo tendo algumas diferenças teóricas, a visão de Adam Smith se somava à Fisiocracia na defesa do livre comércio.
d) A frase Laissez paire, laissez passer, le monde va de lui-même (Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo) expressa o pensamento do Liberalismo.
e) As teses liberais de Adam Smith serviram de inspiração, inclusive, para os regimes fascistas que floresceram na Europa no século XX.



12. (UFMG/2006) Em 1891, o Papa Leão XIII editou um documento a encíclica Rerum Novarum que deixou marcas profundas na Igreja Católica. A importância desse documento transcende os muros da Igreja, haja vista que ele redefiniu o pensamento católico e o modo como essa Instituição se relacionava com as sociedades em que atuava.
Considerando-se a influência da Rerum Novarum, é CORRETO afirmar que essa encíclica:
a) significou uma condenação vigorosa da guerra e do colonialismo, pela manifestação do pacifismo e do humanismo inerentes aos valores cristãos.
b) deu origem ao pensamento social católico, a partir do impacto da expansão do capitalismo e do crescimento do ideário socialista.
c) transformou a Igreja em aliada do movimento fascista, abrindo caminho para a Concordata entre o Papa e o Estado italiano.
d) representou uma tomada de posição do Vaticano contra a religião muçulmana, que crescia em ritmo acelerado e ameaçava a posição hegemônica do catolicismo.


13. (UFRN/2006) Nas primeiras décadas do século XX, o socialismo e o anarquismo foram as duas tendências políticas que se destacaram no movimento operário brasileiro. Embora tivessem um ideal comum – a defesa do proletariado –, socialistas e anarquistas apresentavam profundas divergências.
Entre essas divergências, está o seguinte fato:
a) os socialistas defendiam a participação dos trabalhadores em campanhas políticas visando superar o capitalismo, enquanto os anarquistas defendiam que a superação do capitalismo viria pela instauração do caos na sociedade.
b) os socialistas defendiam a existência de um só partido, que unificasse as lutas dos trabalhadores, enquanto os anarquistas eram a favor da existência do pluripartidarismo.
c) os socialistas defendiam a organização da classe em um partido político, enquanto os anarquistas se recusavam a participar de qualquer organismo que estes considerassem burguês.
d) os socialistas defendiam eleições livres e tinham o parlamento como espaço principal para o debate das suas estratégias de luta, enquanto os anarquistas tomavam suas decisões em assembleias.


14. (UFAM/2006) Na disputa pela organização e controle das classes trabalhadoras, anarquistas e marxistas enfrentaram-se diversas vezes ao longo da segunda metade do século XIX. Das frases abaixo, assinale aquela que não se coaduna ao ideário anarquista:
a) “Quem quer que coloque a mão sobre mim para governar-me é um usurpador e um inimigo – eu o declaro meu inimigo”
b) “Minha consciência me pertence, minha justiça me pertence e minha liberdade é soberana”.
c) “Na medida em que buscam o poder, todos os partidos – sem exceção – são variantes do absolutismo”
d) “O operariado tem como objetivo a conquista do poder político para se transformar em classe dirigente da nação”.
e) “Quanto mais perfeita a civilização, menos necessidade terá de um governo, porque mais capacidade terá para resolver seus próprios problemas e autogovernar-se”


15. (UNIMONTES MG/2006) Durante o século XIX, o movimento operário europeu demonstrou comportamento ora de ascensão, ora de refluxo. É possível destacar, como exemplo de luta organizada dos trabalhadores, nesse século, a/o
a) I Internacional Operária, de caráter notadamente revolucionário
b) Movimento Leveler, luta de caráter reformista e parlamentar
c) Marcha dos Trabalhadores pela Vida, de natureza reivindicatória pacífica
d) Falansterismo, de natureza coletivista e revolucionária


16. (FATEC SP/2006) Adam Smith, teórico do liberalismo econômico, cuja obra, Riqueza das Nações, constitui o baluarte, a cartilha do capitalismo liberal, considerava
a) a política protecionista e manufatureira como elemento básico para desenvolver a riqueza da nação.
b) necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações e das corporações então existentes nos países.
c) a propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a economia ter de ser controlada pelo Estado.
d) a terra como fonte de toda a riqueza, enquanto a indústria e o comércio apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
e) o trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça social seriam alcançadas.



17. (FGV/2006) “Quando este impulso para o desenvolvimento individual mais elevado se combinava com uma natureza poderosa e variada, que já se havia assenhoreado de todos os elementos da cultura, surgia o homem multifacetado – l’uomo universale – que pertencia só à Itália.
(...) No Renascimento italiano encontramos artistas que, em todos os ramos, criavam obras novas e perfeitas, e que causavam também a maior impressão como homens. Outros, além das artes que praticavam, eram mestres de um amplo círculo de interesses espirituais.”
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. Brasília: Universidade de Brasília, 1991, pp.84-5.
Caracterizam a produção cultural e científica do Renascimento:
a) A descoberta da perspectiva nas artes plásticas; a invenção da luneta astronômica; O Príncipe de Maquiavel.
b) A teoria heliocêntrica; o desenvolvimento da cartografia; o maneirismo nas artes.
c) A invenção da luneta astronômica; as Confissões de Santo Agostinho; a tradução de textos da antiguidade greco-romana.
d) A descoberta da perspectiva; a Eneida de Virgílio; a invenção da imprensa.
e) A valorização dos idiomas nacionais; a tradução de textos da antiguidade greco-romana; a pintura hierática.


18. (FURG RS/2006) Uma teoria política do século XIX “... propunha a organização de comunidades compostas, cada uma, de 10.000 pessoas, a que chamava de ‘phalanatéres’ (ou falanstérios). Nestas comunidades, a distribuição das tarefas e encargos seria feita segundo a atração passional , o que queria dizer que os indivíduos fariam aquilo que mais gostavam de fazer, pois acreditavam que a natureza distribuiu a todos as vocações, de tal maneira que ficam em perfeita harmonia com as necessidades que a humanidade pode ter em relação a tal ou qual espécie de trabalho”. As ideias de Fourier refletem o que seria posteriormente categorizado como socialismo
a) sindical.
b) cristão ou social cristão.
c) solidário ou revolucionário.
d) científico ou marxista.
e) utópico ou romântico.


19. (Mackenzie SP/2006) Para responder à questão, use o seguinte código:
I. Absolutismo de direito divino
II. Fisiocracia
III. Liberalismo político
IV. Socialismo utópico
V. Socialismo científico
Os príncipes agem, pois, como ministros de Deus, e seus lugares tenentes sobre a Terra. É através deles que Ele exerce seu império. [...] É por isso que vimos que o trono real não é o trono de um homem, mas o trono de Deus mesmo.
Política retirada das próprias palavras da Sagrada Escritura
Todas as classes dominantes anteriores procuraram garantir sua posição submetendo a sociedade às suas condições de apropriação. Os proletários só podem se apoderar das forças produtivas sociais se abolirem o modo de apropriação típico destas e, por conseguinte, todo o modo de apropriação em vigor até hoje. Os proletários nada têm de seu para salvaguardar; eles têm que destruir todas as seguranças e todas as garantias da propriedade privada até aqui existentes.
Manifesto do Partido Comunista
Os dois trechos acima são de obras representativas de correntes de pensamento político comumente conhecidas como:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e IV
e) I e V


20. (UEPB/2006) Considerando as principais doutrinas sociais do século XIX, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
I. Socialismo científico
II. Positivismo
III. Anarquismo
(__) Não reconheciam o Estado, o exército ou qualquer outra instituição onde houvesse os que mandassem e os que obedecessem.
(__) A humanidade só atingiria seu grau supremo de evolução quando todas as ideias e ações humanas fossem baseadas na ciência.
(__) O progresso da indústria substituiria o isolamento dos trabalhadores, unindo-os de forma revolucionária. O desenvolvimento industrial criaria os coveiros dessa sociedade.
A alternativa correta é:
a) II, I, III
b) III, I, II
c) I. II, III
d) I, III, II
e) III, II, I



21. (UFLA MG/2006) Considere o texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
“(...) A ética autoritária nega a capacidade do indivíduo para saber o que é bom ou mau; quem determina as normas é sempre a autoridade superior que está acima do indivíduo. Cria-se o sistema baseado não na razão e no conhecimento, mas no temor à autoridade e na sensação de fraqueza e dependência por parte dos indivíduos subordinados(...).
A ética humanista, em oposição ao sistema autoritário irracional, adota o seguinte princípio: somente o próprio homem pode determinar, segundo a sua consciência moral, o que deve ou não deve fazer. Seu lema é simples: o bem é aquilo que nos leva à verdadeira felicidade, o mal é aquilo que nos afasta da felicidade, sendo nocivo à natureza humana. A ética humanista fundamenta-se no fato de que o homem só pode realizar-se e ser feliz vivendo em solidariedade com seus semelhantes (...).”
Erich Fromm. Análise do Homem (com adaptações)
a) O próprio homem deve determinar o que ele deve ou não fazer, segundo a ética autoritária.
b) O sistema deve determinar o que o próprio homem deve ou não deve fazer, segundo a ética humanista.
c) O sistema autoritário é irracional, segundo a ética humanista.
d) Segundo a ética autoritária, o indivíduo tem capacidade de saber o que é bom ou mau.


22. (UFTM MG/2006) As Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa (1789) apresentam, em comum,
a) a vitória da burguesia, que impôs sistemas políticos baseados na soberania popular e na república parlamentarista.
b) a consolidação das estruturas do Antigo Regime, que triunfaram sobre os princípios da Ilustração.
c) a implantação de uma república, sob inspiração dos ideais iluministas, que perdura até a atualidade.
d) a influência do liberalismo, que defendia formas representativas de governo e o direito à propriedade.
e) a liderança das camadas populares, que concretizaram sua aspiração por igualdade econômica.


23. (UFPEL RS/2006)
As ideias de Proudhon (1809-1865)
– A propriedade é um roubo e a mãe da tirania;
– Quem quer que ponha as mãos em mim com a intenção de governar-me é um usurpador e um tirano;
caracterizam o
a) Comunismo.
b) Materialismo Histórico.
c) Liberalismo.
d) Socialismo.
e) Anarquismo.


24. (UFPR/2006) No filme Matrix (1999), dos irmãos Andy e Larry Wachowski, a vida humana não passa de uma ilusão, pois os seres humanos vivem ligados às máquinas como baterias de um amplo sistema de controle tecnológico. Esse filme suscitou inúmeras reflexões e debates de natureza filosófica e religiosa, mas um aspecto que merece ser destacado é o político, pois é um filme que apresenta uma visão pessimista e antiutópica do futuro humano. Contudo, muito antes dos filmes de ficção científica, as esperanças e os desejos de uma sociedade ideal já inspiravam pensadores e escritores, que deixaram em suas obras modelos de transformação social. Sobre a imaginação utópica e seus fundamentos, é correto afirmar:
a) Durante o século XIX, multiplicaram-se as utopias de caráter socialista-comunista, como as de Owen, Saint-Simon e Fourier, enfatizando a transformação das condições materiais da sociedade.
b) As obras caracterizadas como utópicas são assim chamadas devido à sua natureza ficcional, sem nenhuma relação com a realidade.
c) A República, obra utópica escrita por Platão, previa um mundo controlado pelos sacerdotes.
d) Em seu livro A Utopia, o humanista inglês Thomas More, ao defender a propriedade privada e o enriquecimento, tinha como modelo ideal a seguir a sociedade inglesa de sua época.
e) O livro 1984, de George Orwell, é uma utopia socialista inspirada na Revolução Russa e na admiração do autor pelo sistema político soviético.


25. (UFRRJ/2006) Sobre as primeiras ações socialistas, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto Comunista de 1848, afirmaram o seguinte:
“As primeiras tentativas do proletariado para impor diretamente o seu próprio interesse de classe, num tempo de agitação geral, no período da revolução que pôs termo à sociedade feudal, falharam necessariamente por não estar ainda desenvolvida a figura do próprio proletariado e por faltarem ainda condições materiais da sua libertação, que são precisamente o produto da época burguesa.”
Em relação aos primórdios do movimento operário na Europa, é correto afirmar que:
a) foi denominado, em sua forma mais violenta, budismo e é associado à resistência dos operários ao capitalismo por meio da quebra de máquinas.
b) se organizou em torno de um programa político revolucionário que tinha nos Bolcheviques russos a referência fundamental.
c) surgiu por iniciativa de partidos políticos socialdemocratas com atuação regular em diversos parlamentos europeus e grande base entre os operários.
d) se originou na Inglaterra e buscava superar as mazelas do capitalismo por meio de um programa de inspiração claramente socialista.
e) propunham como forma de acabar com o capitalismo um regime socialista ditatorial conhecido como “Ditadura do Proletariado”.


GABARITO

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