Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A AMAZÔNIA E REGIÃO NORTE



1. (Fuvest) Considere as afirmativas abaixo para responder à questão:
I - A Amazônia é o pulmão do mundo, tendo em vista a intensa atividade biológica da floresta que recobre a região.
II - A Amazônia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica.
III - A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, contribui para a diminuição de piscosidade dos rios. Sobre a questão ambiental da Amazônia somente:
a) I está correta.
b) I e II estão corretas.
c) II está correta.
d) III está correta.
e) II e III estão corretas.


2. (UNESP) Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
“Mais de 12% da área original dessa vegetação já foram destruídos devido a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e ao uso não sustentável dos recursos naturais. (...) As queimadas e o desmatamento tornaram-se constantes. Até o ano de 2000 mais de 415 mil Km² tinham sido desmatados. O total da área queimada foi 2,5 vezes maior. Em algumas localidades, como Porto Velho (RO), os aeroportos chegaram a ser fechados algumas vezes por causa da fumaça das queimadas.”
Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que a devastação que ocorre no domínio vegetal, cujas características de ocupação são destacadas no texto, deve-se sobretudo a (o):
a) Intensa exploração madeireira que se implantou em seus domínios, atraída por incentivos fiscais que foram ofertados às empresas que se instalassem no Meio Norte.
b) Ocorrência de queimadas naturais durante o longo período de seca que ocorre nesse domínio do Centro-Oeste.
c) Modelo inapropriado de ocupação econômica que foi implantado, nas últimas décadas, na Amazônia.
d) Excessiva ocupação de espécies xerófilas em seus domínios, que são utilizadas, em larga escala, como matéria prima na indústria farmacêutica.
e) Ausência nessa paisagem vegetal de espécies hidrófilas, o que favorece a ocorrência de queimadas em seus domínios.


3. (Enem 2011) A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.


4. (PUC-Campinas 2017/1 Geral) Drummond é um dos maiores poetas brasileiros. Muitos de seus poemas falam de amor; outros são críticas sociais que permanecem atuais até hoje. Considere os primeiros versos do poema Hino Nacional:
Precisamos descobrir o Brasil!
Escondido atrás das florestas,
com a água dos rios no meio,
o Brasil está dormindo, coitado.
Precisamos colonizar o Brasil.
(Brejo das Almas, 1934)
A citação de florestas e os rios no meio evoca o mais extenso domínio morfoclimático brasileiro: o Amazônico que apresenta, entre outras características:
a) as extensas depressões que ocupam 2/3 da área total recortadas por rios e densa vegetação tropófita nas áreas de várzeas.
b) a presença de planaltos cristalinos que sustentam densa vegetação tropófita adaptada ao clima com duas estações distintas.
c)  o predomínio de terras baixas recobertas de vegetação latifoliada e grandes extensões de solos de baixa fertilidade.
d) o predomínio da planície fluvial onde ocorrem solos arenosos e pobres cobertos por vegetação perene e higrófita.
e) a presença de planaltos sedimentares banhados por rios caudalosos e vegetação latifoliada que cobre solos de baixa fertilidade.


5. (FUVEST 2017) O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.
Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.
Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.
Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.
a) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária.
b) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta.
c) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.
d) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência.
e) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.


6. (Enem 2014) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.
FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).
O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de:

a) resfriamento da umidade da superfície.
b) variação da amplitude de temperatura.
c) dispersão dos ventos contra-alísios.
d) existência de barreiras de relevo.
e) convergência de fluxos de ar.


7. (UFPB 2009) O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico. Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico:
a) Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais
b) Vegetação com folhas grossas e pequenas / Relevo pouco ondulado / Matas de restingas
c) Clima tropical e umidade alta / Maior domínio natural brasileiro / Relevo extremamente ondulado
d) Florestas de galerias / Cultivos de monoculturas / Controle de pesca e do ecoturismo
e) Queimadas sem controle / Cultivo de monoculturas / Clima seco e baixa umidade


8. (UFRGS 2010) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O sistema de alerta baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou 498 km2 de desmatamentos na Amazônia Legal por corte raso ou degradação progressiva, em agosto de 2009. Desse total, 301 km² foram registrados no Pará.
A cada quinzena, os dados são enviados ao IBAMA, responsável pela fiscalização das áreas. O sistema indica tanto áreas de corte raso – quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa – quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.
Adaptado de: www.inpe.br
Considere as seguintes afirmações sobre o processo de exploração econômica da Amazônia e a questão ambiental.
I – A derrubada da floresta contribui para o aumento da precipitação na região amazônica.
II – A derrubada da floresta contribui para o avanço e a consolidação da caatinga.
III – A exploração econômica atual compromete a sustentabilidade da Floresta Amazônica.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


9. (ENEM 2010) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Isto é Dinheiro. Ano 13, n.º 655, 28 abri 2010 (adaptado).
Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados
a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
e) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.


10. (ENEM 2008) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária - cerca de 35% do rebanho nacional está na região - e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.
Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que
a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.


11. (UFT 2014) O governo brasileiro atribuiu um nome a uma área que corresponde a 59 % do território nacional, que engloba nove estados (AC, AP, AM, MA, MT, PA, RO, RR e TO) e parte do território de oito países vizinhos.
Essa área, instituída em 1953, com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico da região, é denominada
a) Amazônia Legal 
b) Amazônia Verde
c) Amazônia Brasileira
d) Domínio Amazônico
e) Bacia Hidrográfica Amazônica


12. (UEAP 2010) Assinale os itens que contêm consequências sociais e ambientais do modelo de ocupação efetiva da Amazônia nestas três últimas décadas e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I- Aumento da produção de energia hidrelétrica. 
II- Resgate da identidade cultural da população indígena.
III- Concentração da propriedade rural. 
IV- Parte considerável da floresta amazônica foi devastada.
a) Apenas I e III estão corretos.
b) Apenas I e II estão corretos.
c) Apenas I e IV estão corretos. 
d) Apenas III e IV estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.


13. (UNIFAP) Leia o texto abaixo:
“Os desmatamentos para a criação de grandes latifúndios agropecuários substituíram a floresta por pastagens e empobreceu grandes extensões de solo. Projetos como o Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e hidrelétrica são fontes de grandes impactos ambientais de âmbito regional”
(Adaptado de ROSS, 1995)
De acordo com texto e com os seus conhecimentos, associe a coluna superior com a inferior, indicando as consequências para a destruição provocada pelos grandes projetos implantados na Amazônia.
I – Degradação da Biodiversidade
II – Destruição do solo
III – Mudanças Climáticas
IV – Estresse e doenças
(__) A retirada da floresta rompe com o sistema natural de ciclagem dos nutrientes, ficando desprotegido da ação da erosão da chuva e tornando-se improdutivo.
(__) O desmatamento elimina de uma só vez grande contingente de espécies ainda desconhecidas pela ciência e homogeneíza o ecossistema quando se implanta a monocultura.
(__) As monoculturas implantadas na Amazônia são mais sensíveis ao ataque de pragas e parasitas, que são combatidas com agrotóxicos, os quais destroem, por sua vez, a diversidade dos ecossistemas.
(__) As florestas são responsáveis pela umidade local. Sua destruição elimina essa fonte injetora de vapor d’água na atmosfera e, ao mesmo tempo, diminui a captura do CO2 atmosférico.
A associação correta, pela ordem, é:
a) I, II III e IV
b) II, IV, I e III
c) IV, II, III e I
d) III, I, II e IV
e) II, I, IV e III


14. (UNESP) Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com as queimadas, provocados pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja lavada pelas águas das constantes chuvas que caem na região.
(J. Laurence, Biologia.)
O contido no texto justifica-se, uma vez que:
a) a reciclagem da matéria orgânica no solo amazônico é muito lenta e necessita do sombreamento da floresta para ocorrer.
b) o solo da Amazônia é pobre, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustenta a floresta é trazida pela água da chuva.
c) as queimadas, além de destruírem os animais e as plantas, destroem, também, a fertilidade do solo amazônico, originalmente rico em nutrientes e minerais.
d) mesmo com a elevada fertilidade do solo amazônico, próprio para a prática agrícola, as queimadas destroem a maior riqueza da Amazônia, sua biodiversidade.
e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.


15. (UEMG 2010) AMAZÔNIA – COMO SALVAR A FLORESTA?

São inúmeros os dados que indicam a devastação dos 64 milhões de hectares da Amazônia. Só em setembro/2008, 587 Km² da floresta sofreram corte ou degradação progressiva. Boa parte da culpa cai sobre os pecuaristas. De um rebanho de 70 milhões de cabeças de gado em território brasileiro, 36% estão na Amazônia, o que faz com que 78% das áreas abertas da floresta sejam usadas para pastagem.
Trecho Adaptado – Revista Galileu /Vestibular 2009.
Considerando seus conhecimentos sobre o tema abordado no trecho acima, assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO se apontou uma solução para os problemas da Amazônia:
a) Multiplicação das práticas da agricultura itinerante e da pecuária extensiva nas matas. 
b) Regularização fundiária e aumento dos estímulos fiscais para atividades sustentáveis. 
c) Efetivação do manejo da floresta, que corresponde a uma prática de conservação das matas. 
d) Expansão dos programas governamentais de combate às queimadas. 


16. (CESGRANRIO) Os Problemas Ambientais Brasileiros: A Amazônia Brasileira foi definida pela geógrafa Bertha Becker como um “paraíso experimental’, que polariza a atenção de interesses nacionais e estrangeiros.
Essa definição pode ser explicada em virtude da(o):
a) ocorrência de gigantescas jazidas minerais que permitem experiências novas no campo da siderurgia.
b) enorme diversidade da vida vegetal e animal da floresta amazônica, constituindo-se num rico banco de dados genéticos.
c) instalação de modernos laboratórios científicos em Manaus e Belém, com o objetivo de planejar uma rápida industrialização para a região.
d) presença de numerosos cientistas estrangeiros na região, visando à exportação de conhecimentos para seus países de origem.
e) esforço do governo brasileiro em instalar e desenvolver universidades públicas na região, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento.


GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários