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QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA VII



1. (UERN/2014) “Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido as ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Esta foi a obra da Revolução Francesa.”
(Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/cleber/revolucaofrancesa.html.)
Apesar de todas as influências derivadas da Revolução Francesa, no decorrer do processo revolucionário, após a eliminação da monarquia absolutista, vários problemas estabeleceram-se entre os próprios revolucionários quanto à organização da França a partir de então. Tais problemas estiveram diretamente relacionados
a) às diferenças culturais e linguísticas do território francês, ainda distribuído em feudos e reinos, com dialetos variados.
b) às discrepâncias entre os girondinos, jacobinos, sans-cullotes e outros membros do terceiro estado, que tinham níveis socioeconômicos diferentes.
c) à diversidade na Constituição da sociedade francesa, composta de clero, nobreza e burguesia, com concepções ideológicas e interesses diferentes.
d) às divergências religiosas, principalmente entre protestantes (Hunguenotes) e católicos, que não se acertavam em relação ao destino do clero e das terras da Igreja.


2. (UECE/2014) Sobre a revolta radical de 1789, movimento por meio do qual a burguesia conseguiu assegurar os direitos de propriedade privada, liberdade econômica, igualdade civil e controle político do Estado, é correto afirmar que foi
a) impulsionada pela aristocracia e ficou conhecida como Revolução Francesa.
b) culminada com a revisão dos antigos direitos feudais e senhoriais por parte da realeza da França.
c) caracterizada pelo radicalismo e pela violência promovidos pelas conquistas napoleônicas.
d) marcada por lutas parlamentares e movimentos populares na França.


3. (ENEM/2010) Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).
O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
a) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
d) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
e) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.


4. (FATEC SP/2015) Leia o texto escrito por um contemporâneo à Revolução Francesa.
O poder executivo em cada país está nas mãos de uma pessoa chamada rei. Mas a constituição francesa distingue entre o rei e o soberano. Ela considera a posição de rei como oficial, mas coloca a soberania na nação.
(PAINE, Thomas. Os Direitos do Homem; uma resposta ao ataque do Sr. Burke à Revolução Francesa. Petrópolis: Vozes, 1989, p. 75. Originalmente publicado em 1791-1792.)
Refletindo sobre o texto, é correto associá-lo a uma das ideias da filosofia iluminista. Trata-se
a) do Contrato Social, que define o povo como o elemento soberano da nação.
b) do Constitucionalismo, que garante pela lei o direito divino do rei absolutista.
c) da Liberdade Comercial, que define as normas de comércio pelo laissez-faire.
d) da Igualdade Jurídica, que garante que todos tenham os privilégios da nobreza.
e) da Divisão de Poderes, que articula Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador.


5. (IFPE/2015) Assinale a alternativa que contém reivindicações da burguesia durante a Revolução Francesa.
a) Aumento dos impostos pagos pelos camponeses e fim dos privilégios do clero.
b) Ampliação dos poderes do rei e abolição das tradições feudais.
c) Igualdade jurídica para todos os cidadãos e fim dos privilégios da nobreza e do clero.
d) Proclamação da República Francesa e permanência da escravidão nas colônias francesas.
e) Expansão do império colonial francês e redução do preço do pão.


6. (UEL PR/2015) Leia o texto a seguir.
A conquista do tempo através da medida é claramente percebida como um dos importantes aspectos do controle do Universo pelo homem. De um modo não tão geral, observa-se como, em uma sociedade, a intervenção dos detentores do poder na medida do tempo é um elemento essencial do seu poder: o calendário é um dos grandes emblemas e instrumentos do poder; por outro lado, apenas os detentores carismáticos do poder são senhores do calendário: reis, padres, revolucionários.
(LE GOFF, J. História e Memória. Trad. de Bernardo Leitão et al. 7.ed. Campinas: Unicamp, 2013. p.442.)
No processo histórico das sociedades humanas, os senhores do poder procuram ampliar o seu domínio socioeconômico vinculando-o ao tempo cronológico. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de apropriação do tempo associado a um poder que originou um novo calendário.
a) O Édito de Constantino impôs o calendário Justiniano a todo o Ocidente cristão modificando as datas de celebrações religiosas.
b) A Reforma Calvinista produziu uma nova contagem de tempo para a sociedade referente ao mundo sagrado, consagrando a epopeia da libertação.
c) A Revolução Chinesa criou um novo calendário apropriando-se do controle da temporalidade no campo pelas novas técnicas agrícolas desenvolvidas por Mao Tse Tung.
d) A Revolução Francesa rompeu com o calendário em vigor, a partir da deposição do rei pela Convenção criada para formular uma nova constituição.
e) A Revolução Inglesa modificou o calendário no qual se regulava a balança comercial britânica com as suas colônias, aprimorando a concentração do lucro.


7. (UESPI/2014)
“A guerra e a dívida partiram a espinha da monarquia”.
(HOBSBAWM, E. A era das revoluções, 1977. p. 76)
Dentre os acontecimentos desencadeados na França Revolucionária, entre os séculos XVIII e XIX, podemos afirmar CORRETAMENTE que
a) a tomada da Bastilha pelos membros da nobreza, que ficaram contrários à perda dos antigos privilégios.
b) a luta do Primeiro Estado contra os privilégios usufruídos pelo Segundo e Terceiro Estados, estes isentos do pagamento de impostos na França Absolutista.
c) o governo dos jacobinos foi denominado de “período do terror” dada à disseminação do uso da guilhotina, em que morreram membros dos diferentes grupos sociais franceses, exceto lideranças jacobinas.
d) a implantação do governo dos girondinos permitiu a todos os membros do terceiro estado gozarem dos direitos sociais, políticos e civis reivindicados.
e) entre as principais conquistas deixadas para o mundo ocidental pela Revolução Francesa, podemos citar a implantação da noção de cidadão em substituição à de súdito na relação entre o indivíduo e os governantes.


8. (UNIFICADO RJ/2015) Depende unicamente de um fato acidental que, na visão diádica da política, as duas partes da díade tenham recebido o nome de “direita” e “esquerda”. Como é bem conhecido, o uso dessas duas palavras remonta à Revolução Francesa, ao menos no que diz respeito à política interna.
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 2a ed. rev., São Paulo: UNESP, 2001. p. 83.
Durante o período da Convenção Montanhesa (1793- 1794), a “esquerda” francesa foi representada, no Parlamento da República, pelo grupo conhecido como
a) clérigos
b) girondinos
c) jacobinos
d) monarquistas
e) planície



9. (UEPA/2015)
Agora vai, agora vai, agora vai!
À forca os aristocratas
Agora vai, agora vai, agora vai!
Os aristocratas serão enforcados,
A liberdade triunfará!
Apesar dos tiranos,
Tudo será alcançado,
Agora vai, agora vai, agora vai!
(Canção “Ça ira” (autor desconhecido), 1790. In FELIZARDO, Joaquim. A revolução francesa: Da queda da Bastilha ao 9 de Thermidor. Porto Alegre: LP&M, 1985, p. 15-6.)
As ideias presentes nos versos desta canção da França revolucionária indicam o/a:
a) sucesso da revolução que teve caráter aristocrático pois garantiu, durante o período do Diretório, as conquistas da armada francesa formada a partir da antiga cavalaria, reduto político da nobreza.
b) violência popular durante o período da Convenção, quando os sans-culottes apoiados pela Guarda Nacional invadiram a Bastilha e libertaram os presos políticos defensores da igualdade civil entre as ordens sociais.
c) aspecto agressivo da revolução durante o período da Monarquia Constitucional, quando os girondinos representantes dos trabalhadores urbanos aprovaram as punições severas aos inimigos do projeto revolucionário.
d) ânimo exaltado de determinados grupos que apoiavam os ideais revolucionários por considerarem o Absolutismo um regime opressor das liberdades de expressão e legitimador da dominação aristocrática.
e) contradição do processo revolucionário francês, que se apoiava em princípios liberais, mas na prática violava o direito de expressão dos nobres e desconsiderava o apelo popular em favor da aristocracia.


10. (UNIMONTES MG/2015) A Convenção Termidoriana (1794-1795) elaborou a Constituição do Ano III na França que, entre outras coisas, levou à instalação de um Diretório, que passou a conduzir o poder executivo francês. Acerca do papel das forças políticas francesas no Diretório, assinale a alternativa CORRETA.
a) O Diretório caracterizou-se pela supremacia dos girondinos e pela oposição dos jacobinos, entre outros grupos.
b) O Diretório foi um instrumento político que garantiu o retorno dos realistas ao comando do executivo francês.
c) O Diretório materializou o ideal de governo jacobino através de uma série de medidas implantadas em prol da pequena burguesia.
d) O Diretório contou com uma coalizão das forças burguesas girondinas e jacobinas que garantiram a governabilidade na França.



GABARITO

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