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QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA V



1. (UEMG/2009) Leia o texto abaixo:
“Um povo, diz Grotius, pode entregar-se a um rei. Segundo Grotius, um povo é, pois, um povo antes de se entregar a um rei. Essa doação é um ato civil; supõe uma deliberação pública. Antes, portanto, de examinar o ato pelo qual o povo elege um rei, seria bom examinar o ato pelo qual o povo é um povo, porque esse ato, sendo necessariamente anterior ao outro, constitui o verdadeiro fundamento da sociedade.”
ROUSSEAU, Jean-Jacques, Do contrato social. Tradução: Rolando Roque da Silva. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores
Na Revolução Francesa de 1789, uma categoria histórica aparece renovada pela experiência revolucionária. A experiência do povo se contrapõe à ordem tradicional que vigorava na França, desde o período medieval.
Assinale a alternativa em cuja afirmação se expressa CORRETAMENTE o papel das classes populares no movimento revolucionário francês do século XVIII:
a) As camadas populares eram indiferenciadas e compunham uma massa de trabalhadores uniforme incapaz de se organizar politicamente diante de um projeto político iluminista construído pela burguesia ascendente.
b) Os interesses das camadas proprietárias foram se afirmando sobre a inexperiência e as divergências dos sans-culotes, que somente conseguiram controlar a direção do movimento revolucionário no período bonapartista.
c) As facções de extrema direita se converteram em elementos revolucionários somente no período inicial da Revolução, organizando a resistência da nobreza, através de acordos internacionais com outras dinastias europeias.
d) Não havia na França uma única categoria configurada como “um povo”. O mosaico social da França Pré-Revolucionária uniu, por ocasião da convocação dos Estados Gerais, grupos sociais muito diferenciados, que iniciaram um projeto nacional de oposição aos abusos fiscais da Monarquia.


2. (UFPA/2009) Para o historiador Eric Hobsbawm “A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos”.
(HOBSBAWM, Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983. p.13)
Sobre esse fenômeno iniciado na Inglaterra no século XVIII, é correto afirmar que:
a) foi estabelecida uma nova forma de organização do trabalho produtivo havendo uma aceleração da produção domiciliar que atendia um dinâmico mercado consumidor.
b) ocorreu uma modificação brusca na vida das sociedades humanas com o aparecimento das primeiras máquinas, que substituíram a manufatura e o trabalho artesanal dos homens.
c) expressivo comércio foi estabelecido entre as nações do continente europeu graças à utilização da mão-de-obra escrava ou servil nas fábricas com inovações tecnológicas.
d) a substituição da tecelagem pela máquina a vapor, no século XX, deu impulso ao comércio têxtil realizado entre as cidades industriais inglesas e as nações do continente americano.
e) a produção industrial que contava com o auxílio de aprendizes fortaleceu as corporações de ofícios, sobretudo a dos sapateiros.


3. (UEPB/2009) Em 2008 se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 10 de Dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas. Ela foi uma tentativa de estabelecer princípios que pudessem evitar guerras e conflitos entre países. Assinale a única alternativa correta.
a) O documento é uma cópia da Declaração dos Direitos do Estado da Virgínia de 1777, que foi a base da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.
b) A Declaração só foi promulgada pela ONU como uma forma de dar algum alento aos países derrotados na Segunda Guerra Mundial.
c) A Declaração é a demonstração da força militar e poder econômico dos EUA frente aos países,
principalmente a URSS, que se saíram também vencedores da 2ª Guerra Mundial.
d) O primeiro artigo da Declaração traz os conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, numa referência à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão promulgada em 1789, após o triunfo da Revolução Francesa.
e) Mesmo intitulado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, o documento não trata dos direitos humanos. Seus artigos mostram como evitar uma Terceira Guerra Mundial.


4. (PUC RS/2009) Dentre os fatores que condicionaram a eclosão do processo revolucionário na França, em 1789, NÃO é correto apontar
a) a inflação produzida pelas dificuldades crônicas do Tesouro Público francês.
b) a crise agrícola, que produzia desabastecimento e carestia.
c) a perda de colônias e rotas de comércio, determinada pela derrota francesa na Guerra dos Sete Anos.
d) os privilégios legais e tributários previstos pelo ordenamento jurídico do Estado Absolutista.
e) a perda da Luisiana, em função da derrota militar francesa na guerra de independência dos Estados Unidos.


5. (UERGS/2009) São consequências da Revolução Francesa:
I. A vitória dos ideais e aspirações da burguesia.
II. A queda do Absolutismo e a derrocada do Antigo Regime.
III. A consolidação da sociedade estamental e dos privilégios do clero e da nobreza.
IV. O fortalecimento da político-econômica mercantilista que dificultou o desenvolvimento do capitalismo.
Quais estão corretas?
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a I e III.
c) Apenas a I e IV.
d) Apenas a I, II e III.
e) Apenas a II, III e IV.


6. (UFABC/2009) Os últimos anos da década de 1780 tinham sido, por uma complexidade de razões, um período de grandes dificuldades praticamente para todos os ramos da economia francesa. Uma má safra em 1788 e 1789 e um inverno muito difícil tornaram aguda a crise. As más safras faziam sofrer o campesinato, pois significavam que, enquanto os grandes produtores podiam vender cereais a preços de fome, a maioria dos homens em suas insuficientes propriedades tinha provavelmente que se alimentar do trigo reservado para o plantio ou comprar alimentos àqueles preços, especialmente nos meses imediatamente anteriores à nova safra (maio-julho). Obviamente as más safras faziam sofrer também os pobres das cidades, cujo custo de vida — o pão era o principal alimento — podia duplicar.
(Eric J Hobsbawm. A Era das revoluções. Tradução)
O texto refere-se a fatores de uma conjuntura econômica francesa que contribuíram para
a) unir camponeses e “camadas urbanas” contra uma ordem política e social imposta pela nobreza e pelo clero.
b) promover uma aliança entre camponeses e grandes proprietários de terra contra o poder político da alta burguesia.
c) a ascensão de um governo absolutista que assumiu o poder político visando abolir as principais obrigações feudais.
d) o surgimento de grupos que pregavam o ideal anarquista de construção de uma sociedade sem Estado.
e) a eleição de um governo imperial que adotou uma política de “pão e circo” para agradar a população mais pobre.


7. (UFCG PB/2009) “Os eventos históricos que caracterizam a modernidade, que impuseram o princípio moderno da subjetividade, foram a Reforma, as Luzes, a Revolução Francesa” (José Carlos Reis. História e Teoria, Rio de Janeiro: FGV, 2003, p.33) A partir do texto de José Carlos Reis, assinale a alternativa que indica uma afirmação INCORRETA:
a) A Revolução Francesa inaugurou o fim da era das revoluções burguesas. O Movimento iniciado em 1789 inscreveu-se na história pelo seu caráter antidemocrático e antiliberal.
b) O Iluminismo pregava que a história era feita por um sujeito revolucionário. Nas Luzes, predominou o sujeito da Razão.
c) A ideia moderna de História está marcada pelos conceitos de razão, consciência, sujeito, verdade e universal. Na Modernidade, tais conceitos ganharam visibilidade tanto na Europa quanto fora dela.
d) O protestantismo recusou a autoridade da tradição e afirmou a soberania do sujeito individual. Em Lutero, a fé religiosa tornou-se reflexiva.
e) A modernidade é uma liberação de toda referência ao passado. Na Modernidade, a História é descrita como a marcha da humanidade em busca da liberdade, garantida pela Razão que governa o mundo.


8. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da Revolução Francesa, é CORRETO afirmar que:
a) Napoleão Bonaparte representou um retrocesso social e político, haja vista a restauração dos princípios feudais sob sua gestão autoritária.
b) os novos tempos foram traduzidos em obras de arte que elegiam os temas históricos políticos em detrimento dos religiosos, a exemplo do que fez o pintor David.
c) o jacobinismo constituiu uma espécie de protomarxismo ao propor o fim da propriedade privada.
d) a resistência burguesa ao pagamento de impostos foi um dos fatores que desencadearam o processo revolucionário.


9. (ESPM/2010) Leia o texto sobre a Revolução Francesa e responda:
Para essa mentalidade revolucionária também contribuíram as grandes expectativas provocadas pela convocação dos estados gerais, pois, como os pobres urbanos, também os camponeses esperavam que suas queixas fossem ouvidas. Na primavera de 1789, os camponeses atacavam comboios de alimentos e se recusavam a pagar impostos reais, dízimos e obrigações senhoriais. Esses levantes revolucionários intensificaram-se em fins de julho de 1789, quando se divulgaram rumores de que os aristocratas estavam organizando bandos de bandidos para atacar os camponeses e roubar suas colheitas. Os camponeses entraram em pânico e deram vazão a um ódio secular contra os nobres, atacando os castelos e queimando os registros senhoriais onde estavam inscritas as suas obrigações para com os senhores.
(Marvim Perry. Civilização Ocidental. Uma história concisa)
O texto deve ser relacionado com:
a) o Período do Terror;
b) o Grande Medo;
c) o Golpe do 18 Brumário;
d) a Reação Thermidoriana;
e) a Tomada da Bastilha.


10. (FGV/2010) Com a convocação dos Estados Gerais [em 1788], a aristocracia esperava completar o processo que esvaziaria a monarquia de seu poder absoluto. Seu cálculo, teoricamente correto, baseava-se na certeza de que controlaria todas as decisões dos Estados Gerais. (…) essa instituição (…) tinha seus representantes eleitos internamente a cada ordem e, quando em funcionamento, a votação era em separado, correspondendo um voto a cada ordem. (…) Mas, na prática, o cálculo da aristocracia revelou-se um verdadeiro suicídio político para ela e para o regime que representava (…)
(Modesto Florenzano, As revoluções burguesas)
Esse “suicídio político” consubstanciou-se, pois
a) a aristocracia francesa, que defendia reformas nas obrigações servis, objetivando ampliar os ganhos
tributários do Estado, foi forçada a aceitar o fim dos privilégios fiscais da nobreza togada e do baixo clero.
b) se estabeleceu um acordo tácito entre os jacobinos e os girondinos, na Convenção, a partir de 1789, e uma série de reformas estruturais, baseadas nas ideias iluministas, determinou a gradual extinção das obrigações feudais.
c) as reformas políticas propostas pela aristocracia geraram uma maior participação das camadas sociais presentes no Terceiro Estado, em especial a alta burguesia, que comandou o Comitê de Salvação Pública, em 1789.
d) a tentativa da aristocracia francesa em limitar a influência que a alta burguesia exercia sobre o soberano Luis XVI fracassou e abriu espaço para que o rei convocasse uma Assembleia Nacional Constituinte para julho de 1789.
e) após um pouco mais de um mês de funcionamento, em junho de 1789, o Terceiro Estado transformou os Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte, um dos momentos iniciais da Revolução Francesa.


11. (UEG GO/2010)
Marchemos filhos da Pátria,
O dia de glória chegou;
Contra nós, a tirania,
O estandarte sangrento levantou. (bis)
Ouvis bramir pelos campos
Esses ferozes soldados?
Eles vêm degolar
Nossos filhos, nossas companheiras.
A Marselhesa. (Tradução fornecida pelo Consulado da França em São Paulo). In: RODRIGUE, J. E. História em documento. São Paulo: FTD, 2001. p. 52.
O texto citado é uma das estrofes que compõem A Marselhesa, o hino nacional da França, composto em abril de 1792 por Rouget de Lisle. Dentro do contexto político-social em que a canção foi composta, os termos “tirania” e “ferozes soldados”, respectivamente, indicam:
a) a Inquisição católica e as tropas inglesas.
b) a ditadura jacobina e as tropas russas.
c) o Absolutismo e as tropas austro-prussianas.
d) o Feudalismo e as tropas espanholas.


12. (UESPI/2010) Na Revolução Francesa, os conflitos mostraram que a vida política ganhava outros espaços e muitos valores estavam sendo demolidos. Aconteceram mudanças importantes para a formação da contemporaneidade.
Na época em que os jacobinos estiveram no comando da Revolução, houve:
a) uma centralização política, com uma constituição baseada nas ideias de Rousseau e em aspirações democráticas.
b) uma diminuição da violência social, com a descentralização das administrações provinciais e da economia.
c) uma disputa política entre Danton e Robespièrre, prevalecendo os ideais iluministas de Danton, ligados ao liberalismo.
d) uma restrição à liberdade religiosa, a censura de muitas obras artísticas e o controle político da população nas cidades maiores.
e) uma violência marcante nas lutas políticas, que mantiveram muito princípios defendidos pela nobreza e pelo feudalismo.



13. (UNIMONTES MG/2010) Acerca da Revolução Francesa (1789-1799), é INCORRETO afirmar que
a) a declaração dos direitos universais, embora significasse um avanço em relação à ordem feudal, não extrapolava os marcos da ordem capitalista, a exemplo da propriedade privada.
b) o processo revolucionário colocou em xeque certos valores tradicionais como a união Estado e Igreja e o caráter sagrado do rei, aspecto bem exemplificado na substituição da monarquia pela república e na execução do rei Luiz XVI.
c) o Período do Terror foi uma fase de domínio político dos girondinos, representantes da alta burguesia que implantou a mais violenta repressão sobre os trabalhadores franceses.
d) a revolução se inscreve em um contexto maior de difusão do pensamento iluminista, de transformações econômicas e políticas, exemplificadas, respectivamente, pelas chamadas revoluções Industrial e Americana.



14. (PUC SP/2010) “As metáforas da luz vitoriosa das trevas, da vida renascendo do seio da morte, do mundo reconduzido ao seu começo são imagens que se impõem universalmente por volta de 1789.”
Jean Starobinski. 1789. Os emblemas da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 38
O texto se refere à
a) independência dos Estados Unidos e sua influência no resto do mundo.
b) coroação de Luis XIV, intitulado Rei Sol e exemplo de monarca absoluto.
c) reconquista da Península Ibérica, antes tomada pelos mouros.
d) hegemonia britânica sobre os mares após o Ato de Navegação.
e) difusão dos ideais iluministas associados à Revolução Francesa.


15. (UNIMONTES MG/2010) Se a base de um governo popular em tempo de paz é a virtude, a do governo popular, na revolução, é o terror. Sem a virtude, o terror é fatal; sem o terror, a virtude é impotente. (Robespierre)
O pensamento de Robespierre, no contexto do Terror, fase da Revolução Francesa, explica
a) a criação do Tribunal Revolucionário.
b) a aprovação da Constituição do ano III.
c) a criação da Guarda Nacional.
d) a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.



16. (UDESC SC/2011) Entre 1789 e 1799, a França atravessou um período profundamente transformador conhecido por Revolução Francesa. Em relação às características desse processo revolucionário e seus desdobramentos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
(__) A França foi inovadora, pois não havia notícias de uma Revolução de Caráter Burguês e Liberal na Europa do século XVIII.
(__) Durante os dez anos do processo revolucionário, houve uma série de acordos que garantiram uma transição tranquila e pacífica da Monarquia Absolutista para a República Federativa.
(__) A Revolução Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Assembleia Legislativa, a Convenção e o Diretório.
(__) A Revolução Francesa disseminou nova concepção política e organizacional do Estado; suas ideias influenciaram a disseminação de guerras e conflitos e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F
b) V – V – F – F
c) F – V – V – V
d) V – V – V – V
e) F – F – V – V


17. (UESPI/2011) Uma análise da Revolução Francesa permite perceber sua importância política, sem deixar de ressaltar sua violência e suas contradições. Na sua Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão:
a) destacava-se a condenação à propriedade privada e ao capitalismo.
b) definia-se a vitória dos ideais do liberalismo, favoráveis à elite da época.
c) negava-se o valor da escravidão, embora não atacasse a sua existência nas colônias europeias.
d) afirmava-se a igualdade universal perante a lei, sem respeitar os limites desejados pela burguesia.
e) defendia-se a submissão das colônias, mas se omitia em relação aos danos da censura e da propriedade.


18. (UFAL/2011) Os estudos sobre a Revolução Francesa, comumente, dividem-na em etapas sucessivas, considerando-se a primeira delas, a chamada Fase da Assembleia Nacional, vivenciada entre os anos de 1789 e 1791. Essa fase se caracterizou pela:
a) abolição dos privilégios feudais, formação da primeira Coligação contra a França, liderada pela Inglaterra e, ainda, pela definição de lugares específicos a serem ocupados pelos deputados constituintes nas reuniões.
b) aprovação em Paris da Assembleia dos Estados Gerais, que aboliu os privilégios feudais, determinou o confisco dos bens da Igreja e proclamou a Primeira Constituição da França.
c) morte do rei Luis XVI, guilhotinado na Praça da Revolução, e pela formação da Primeira Coligação contra a França, encabeçada pela Inglaterra.
d) prisão dos líderes Girondinos, Marat, Hèbert, Danton, Saint-Just e Robespierre.
e) implantação do regime do terror, caracterizado pela prática de atos de violência contra os opositores do governo revolucionário.


19. (UEL PR/2011) Às vésperas da Revolução Francesa, com o fracasso da Assembleia dos Estados Gerais, membros do Terceiro Estado se reuniram no salão de jogos do palácio real, onde fizeram o Juramento da Sala de Pela, que foi o compromisso
a) da burguesia e dos sans-coulottes em elaborar uma Constituição.
b) do clero e da aristocracia em permanecer no poder.
c) da aristocracia e dos sans-coulottes visando ampliar as liberdades individuais.
d) da burguesia e do clero para atrelar o Estado à Igreja Católica.
e) do poder clerical e do popular para o domínio conjunto do Estado.


20. (UFG GO/2011) Leia os fragmentos a seguir.
Nesta Revolução Francesa, tudo, até os crimes mais horríveis, foi previsto e conduzido por homens que eram os únicos a conhecer o fio das conspirações urdidas durante muito tempo em sociedades secretas.
Abade Barruel. Memórias para servir à história do jacobinismo, 1803.
A miséria aumenta a ignorância, a ignorância aumenta a miséria; o povo francês foi tão cruel durante a revolução porque a ausência de felicidade conduz à ausência de moralidade.
Madame de Stael Holtein. Considerações sobre os principais acontecimentos da Revolução Francesa, 1818. SCHAFF, Adam. História e verdade. Lisboa: Editorial Estampa, 1974. p.14-23.
Os dois textos exemplificam a compreensão da Revolução Francesa por seus contemporâneos e expressam como um mesmo evento pode produzir relatos distintos. Diante da diversidade de visões a serem comparadas, o historiador, amparado por procedimentos metodológicos atuais, deve
a) garantir um conhecimento definitivo sobre o passado, apoiado em fontes orais que esgotem o tema.
b) alcançar um conhecimento verdadeiro sobre o passado por meio da reunião dos relatos.
c) confrontar a visão de uma testemunha ocular sobre um evento com outras fontes históricas.
d) privilegiar uma narrativa testemunhal de acordo com o poder político exercido pelo agente.
e) ignorar o julgamento dos atores históricos sobre os eventos a que assistiram.


21. (UNIFICADO RJ/2010)
“ Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos;
Máquina adorável, tende piedade de nós;
Máquina adorável, tende piedade de nós;
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.”
(In ARASSE, Daniel. A Guilhotina e o Imaginário do Terror. SP: Atica, 1989. p 106-107)
A leitura do texto remete ao período da Revolução Francesa conhecido como Terror, que pode ser identificado como o momento
a) de diversas revoltas lideradas por trabalhadores rurais que pleiteavam o direito à terra, e contra os quais o governo girondino utilizou a guilhotina indiscriminadamente.
b) de medidas populares, tais como o controle de preços e a reforma agrária, sob a liderança jacobina, durante o qual a guilhotina representava para muitos a justiça revolucionária.
c) do apogeu do domínio burguês, caracterizado pela criação do Banco de França e pelo aumento do comércio francês com as nações europeias, durante o qual a guilhotina simbolizava a eliminação dos resquícios feudais.
d) do retorno da nobreza em uma ação contrarrevolucionária, que eliminou as lideranças burguesas e populares que haviam iniciado o processo revolucionário e utilizou a guilhotina como protetora da pátria ameaçada.
e) resultante da Lei de Cercamentos, que provocou a expulsão dos camponeses de suas terras e sua execução sumária, através do uso da guilhotina.



22. (UFPR/2012) Foi a Revolução Francesa, e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi, consequentemente, do curso da Revolução Francesa, e não do desenrolar dos acontecimentos na América, ou dos atos dos “Pais Fundadores” que o atual uso da palavra revolução recebeu suas conotações e matizes em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos.
(ARENDT, Hannah. Da Revolução. RJ: Ática e UnB, 1988, p. 44.)
A respeito do texto acima, considere as seguintes afirmativas:
1. No seu uso atual, a palavra “revolução” significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.
2. A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias.
3. O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à Francesa.
4. A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.


23. (UPE/2012) A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia ao poder, acabando com o absolutismo francês. Sobre a França revolucionária, assinale a alternativa CORRETA.
a) A burguesia atuava também no campo, em especial no sul da França, onde dominava o comércio de tecido.
b) Os grupos políticos urbanos se restringiam ao apoio da nobreza reformada, a qual, assim como o clero, clamava por reformas econômicas.
c) A burguesia parisiense contestava o alto índice de impostos que era obrigada a pagar.
d) O drástico corte de gastos da Corte de Luís XVI diminuiu a crise econômica da França no fim do século XVIII.
e) Os camponeses ficaram alheios ao processo revolucionário, colhendo depois os frutos das conquistas burguesas.


24. (ESPCEX/2011) “A execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, abalou a nobreza europeia. No interior da França, eclodiram revoltas (...). No exterior, formou-se a Primeira Coligação europeia (...). A França foi novamente invadida. (...) Teve início então, o Período do Terror, que se estenderia até julho de 1794.” (ARRUDA & PILETTI, 2007)
O Período do Terror, caracterizado pela radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)
a) Monarquia Constitucional e era chefiado por jacobinos.
b) Diretório e era dirigido por girondinos.
c) Assembleia Legislativa e era comandado por “sans – culottes”.
d) Assembleia Nacional Constituinte e era orientado por girondinos.
e) Convenção Nacional e era liderado por jacobinos.



25. (UECE/2012) Em 1792 os revolucionários franceses instituíram um novo calendário, baseado no clima e nas estações do ano da França. Conhecido como calendário revolucionário francês, manteve o ano com 12 meses, todos eles com trinta dias. Entretanto, ao final do ano, ainda restavam cinco dias que foram denominados sans-culottes.
O objetivo da instituição do novo calendário foi
a) acabar com qualquer herança religiosa ou elemento cristão.
b) relembrar o antigo calendário celta.
c) simbolizar a manutenção da tradição antiga e a nova era.
d) ter mais dias para trabalhar e poucos feriados religiosos.


GABARITO

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