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QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA IV



1. (UFC CE/2007) Leia o texto a seguir.
Tanto o liberalismo quanto a revolução social, tanto a burguesia quanto, potencialmente, o proletariado, tanto a democracia (em qualquer de suas versões) quanto a ditadura encontram seus ancestrais na extraordinária década que começou com a convocação dos Estados-Gerais, a Tomada da Bastilha e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. Dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 81.
A partir do texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) A Revolução Francesa teve como consequência a derrota da classe burguesa e de seus valores liberais.
b) Os princípios democráticos inspiraram os países que invadiram a França logo após a revolução de 1789.
c) A Tomada da Bastilha representou, simbolicamente, a revanche da nobreza frente ao avanço da revolução popular.
d) Os sans-culottes, que formavam o grupo mais radical da Revolução Francesa, podem ser considerados os ancestrais do proletariado.
e) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada na França em 1789, apesar de formalmente democrática, defendia a legitimidade das ditaduras.


2. (UNIFOR CE/2007) Considere o texto.
A Revolução é inovadora, “revolucionária” em relação à ordem anterior que foi derrubada. Mas, no momento mesmo de sua implantação, inevitavelmente tende a revelar seu conteúdo conservador.
(Rogério Forastieri da Silva. A Revolução Francesa. São Paulo: Núcleo, 1989. p. 94)
No processo da Revolução Francesa, um dos grupos políticos reagiu, em 1792, contra o conservadorismo a que o texto se refere. Esse grupo tornou-se conhecido por
a) girondinos, que eram porta-vozes dos setores da média e alta burguesia.
b) jacobinos, que tinham o apoio da pequena burguesia e dos sans-culottes.
c) montanheses, que eram defensores do retorno do rei ao poder político.
d) girondinos, que eram representantes dos servos e dos senhores feudais.
e) jacobinos, que eram apoiados pelos setores do clero e da alta burguesia.



3. (UNIOESTE PR/2007) Leia com atenção os tópicos abaixo:
I. A Revolução Francesa de 1789 é considerada pela historiografia como o marco inaugural da Época Contemporânea, por ter promovido a queda do modelo clássico do absolutismo europeu e instituído o novo modelo econômico para o mundo ocidental.
II. No processo revolucionário, os jacobinos representavam os interesses da burguesia comercial e manufatureira, posicionando-se politicamente no âmbito da legalidade e contrários à participação popular.
III. A sociedade francesa encontrava-se dividida em três ordens sociais: o Primeiro Estado, constituído pela nobreza e burguesia; o Segundo Estado, constituído pelo clero; e o Terceiro Estado, que representava a grande maioria da população.
IV. Os boicotes da nobreza à realização de reformas e os custos elevados da participação na Revolução Americana foram fatais para a economia da França, assim como as péssimas colheitas, provocando fome e miséria e detonando o processo revolucionário.
V. De acordo com alguns historiadores, Napoleão Bonaparte tornou-se general em 1793 e, tendo em vista sua força política despótica, ele é considerado o responsável pela consolidação das instituições revolucionárias, pondo um fim definitivo no Antigo Regime.
Sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa que menciona os tópicos corretos:
a) Apenas I, II e IV estão corretos.
b) Apenas I, III e IV estão corretos.
c) Apenas I, IV e V estão corretos.
d) Apenas II, III e V estão corretos.
e) Apenas II, IV e V estão corretos.


4. (ESPM/2015) Declaramos que não podemos mais suportar, juntamente com a enorme maioria dos homens, o trabalho e o suor em benefício de uma pequena minoria. Há muito tempo que menos de um milhão de indivíduos vem desfrutando aquilo que pertence a mais de vinte milhões de seus semelhantes. Jamais projeto mais vasto foi concebido ou posto em prática. Alguns homens de gênio, alguns sábios, o mencionaram de tempos em tempos, com voz baixa e trêmula. Nenhum deles teve a coragem de dizer toda a verdade. Povo da França, abri vossos olhos e vossos corações à plenitude da felicidade. Reconhecei e proclamai conosco a República dos Iguais!
(Graco Babeuf. Manifesto dos Iguais. Citado em Edmundo Wilson. Rumo a Estação Finlândia)
O Manifesto dos Iguais de Babeuf surgiu no contexto:
a) da Revolução Gloriosa;
b) da Revolução Francesa;
c) da Revolução Liberal de 1848;
d) da Revolução de 1848 na França;
e) da Comuna de Paris.


5. (FFFCMPA RS/2007) No processo revolucionário francês, o período compreendido entre 1794-1795 singularizou-se pela dissolução dos clubes políticos, perseguição e execução das lideranças jacobinas (Robespierre, Saint Just) e anulação das medidas que regulamentavam a economia, como a lei do preço Máximo. Esta fase marca não só o encerramento da supremacia do Comitê de Salvação Pública como o fim da hegemonia jacobina e da participação popular.
É correto afirmar que o período acima descrito refere-se à
a) instalação da Convenção Termidoriana.
b) instalação da República Jacobina.
c) instalação do Diretório.
d) criação do Comitê de Salvação Pública.
e) instalação dos Estados Gerais.


6. (UFPEL RS/2007) O Comitê de Salvação Pública, quando chefiado por Robespierre, ordenou uma mobilização em massa, adotou rigorosas medidas econômicas, controlando a produção, racionando os víveres, fixando os preços máximos dos gêneros de primeira necessidade, bem como o nível máximo dos salários, e instituiu ainda tribunais revolucionários para eliminar todos os suspeitos de serem adversários da Revolução. Essas medidas do Comitê instauraram na França o período do Terror.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. [adapt.]
Esses acontecimentos correspondem à fase da Revolução Francesa denominada
a) Assembleia Nacional Constituinte (1789 a 1791).
b) República, na Convenção Nacional (1792 a 1795).
c) Monarquia Constitucional (1791 a 1792).
d) Diretório (1795 a 1799).
e) Consulado (1799 a 1802).



7. (UFRGS/2007) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa.
Assinale a alternativa correta em relação a esse período.
a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleias Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou–se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) O período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa
d) O golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilhas, a França vivenciou uma Monarquia
Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.


8. (FATEC SP/2008) Artigo 6 – A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos. (Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 26 de agosto de 1789.)
O artigo anterior estava diretamente relacionado aos ideais
a) socialistas que fizeram parte da Revolução Mexicana.
b) capitalistas que fizeram parte da Independência dos EUA.
c) comunistas que fizeram parte da Revolução Russa.
d) iluministas que fizeram parte da Revolução Francesa.
e) anarquistas que fizeram parte da Inconfidência Mineira.


9. (UEL PR/2008) A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou
a) a concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais.
b) a formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.
c) a formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das periferias urbanas.
d) convulsões sociais, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.
e) o surgimento da soberania popular, com eleição de representantes de todos segmentos sociais.


10. (UFRRJ/2008) “[...] A Revolução Francesa dominou a história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Guerra Mundial.”
HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções: 1789 – 1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 10.ª edição, 1997.
Leia as sentenças abaixo.
I. Os processos de independência da América Latina sofreram forte influência da Revolução Francesa, destacando-se as críticas ao Antigo Regime e especialmente ao mercantilismo.
II. O primeiro país da América a tornar-se independente, os Estados Unidos, também se inspirou, em 1776, nos ideais da Revolução Francesa para romper com a metrópole inglesa.
III. No Haiti, os escravos da mais próspera colônia francesa da América lideraram, sob inspiração dos ideais da Revolução, o processo de independência, que se concretizou em 1804.
IV. Os ideais revolucionários de liberdade, igualdade e fraternidade, mesmo tendo sido plenamente alcançados à época da Revolução, se perderam com o tempo e voltam a ser bandeira de muitos movimentos sociais atualmente.
Marque a alternativa que contenha as assertivas que ajudam a compreender as repercussões da Revolução Francesa.
a) I e II.
b) I e IV.
c) I e III.
d) II e IV.
e) II e III.


11. (UFSCAR SP/2008) A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou.
A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris.
(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco.
A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru.
(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: “Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!”
(Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:
a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
b) a Assembleia havia assinado a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu aliado para resolver o problema da circulação de cereais.
c) os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma República na França.
d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica.
e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.


12. (UNIFICADO RJ/2007) “Materialmente, os sans-culottes muito pouco ganharam com a revolução: o direito de voto e os controles dos preços dos alimentos foram suspensos antes do fim de 1795 (...) Mas deixaram, sem dúvida, a sua marca nos acontecimentos.”
RUDÉ, George. Ideologia e protesto popular. Rio de Janeiro: Zahar, p. 103-104.
Dentre as diversas fases que caracterizaram o processo revolucionário francês, aquela que mais atendeu aos anseios dos sans-culottes foi a(o):
a) Monarquia Constitucional, que estabeleceu os direitos dos trabalhadores rurais.
b) Convenção, durante a república jacobina.
c) Consulado, com a promulgação do Código Civil.
d) Diretório, implantado pela Reação Termidoriana.
e) Império, com a formação de um mercado consumidor interno.


13. (USS RJ/2007) “Célebres por revoluções, os franceses forjaram, no último quarto de século, a imagem de um povo avesso a reformas em um país de economia morosa. Eles acabam de virar mais uma página de sua longa história. Na mais velha democracia da Europa continental, onde o voto não é obrigatório e a abstenção nas eleições se tornou símbolo da descrença nos políticos, quase nove entre dez eleitores foram às urnas eleger seu novo presidente. A escolha emergiu da disputa entre duas vertentes, cuja denominação nasceu quando parlamentares franceses escolheram de que lado iriam sentar-se na Assembleia Nacional: a esquerda e a direita.”
Revista Veja.16 maio 2007.
O trecho acima sublinhado se refere ao(à):
a) processo da Revolução Francesa, quando os jacobinos se sentaram à esquerda na Assembleia e os girondinos, à direita.
b) Revolução Liberal de 1830, quando os legitimistas se posicionaram à esquerda da Assembleia e os defensores do rei burguês, à sua direita.
c) Revolução de 1848, denominada Primavera dos Povos, quando socialistas se posicionaram à esquerda da Assembleia Legislativa e os bonapartistas, à sua direita.
d) votação das Novas Leis de Imigração, quando os adeptos da imigração sem restrições se sentaram à esquerda da Câmara dos Comuns e os nacionalistas, à sua direita.
e) reestruturação da União Europeia, quando os defensores do alargamento dos limites supranacionais até as fronteiras da CEI se posicionaram à direita do Parlamento europeu e seus opositores, à esquerda.


14. (URCA CE/2007) “Era ainda um país agrário no fim do século XVIII. Embora o capitalismo já tivesse começado a provocar mudanças em sua estrutura, sua organização social ainda estava baseada em estamentos, à semelhança da Idade Média. O clero era o primeiro estado. A nobreza constituía o segundo estado. O terceiro estado compreendia 98% da população, formados por subgrupos que começavam a se constituir em classes sociais”,
(ARRUDA e PILETTI, 2003).
O fragmento acima apresenta elementos que fazem parte da História da Revolução:
a) Americana.
b) Francesa.
c) Inglesa.
d) Liberal.
e) Do Porto.


15. (UEMS/2008) A partir do século XVIII se consolida o poder econômico da burguesia, especialmente na França. Na medida em que as idéias iluministas se propagavam, as instituições do Antigo Regime vão sendo superadas. A Revolução Francesa representou a primeira grande vitória desta burguesia porque:
a) a igualdade civil foi estendida para todas as classes sociais, sem maiores conflitos.
b) durante todo o processo revolucionário o povo foi beneficiado com a baixa dos preços e fartura de alimentos. O desemprego não se estabeleceu em termos alarmantes e acabou por usufruir de vários privilégios, assim como os da alta burguesia.
c) essa Revolução se restringiu à França, não se expandindo para o restante do mundo e, por isso, o capitalismo ali se consolidaria e se desenvolveria mais cedo.
d) era fundamental que a burguesia alcançasse o poder político definitivamente e dirigir o Estado para atender os seus interesses econômicos. Era estratégico desenvolver o livre comércio dentro dos princípios liberais, superando os entraves do mercantilismo e do regime absolutista.
e) as classes populares não foram tão somente usadas pela burguesia para obter a vitória nessa Revolução, porque naturalmente elas já eram e continuaram a serem atendidas nos seus interesses e necessidades.


16. (UFMS/2008) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.
(HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. RJ: Paz e Terra, p. 98).
A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta.
a) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
b) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
c) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
d) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
e) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.


17. (UFPA/2008) Luis XVI, no momento da tomada da Bastilha, proferiu estas palavras: “Não quero me separar do ‘meu clero’ e da ‘minha nobreza’”, que refletem a sociedade francesa do Antigo Regime. Essa sociedade era
a) dividida em classes sociais, com uma nobreza parasitária que detinha todos os privilégios, inclusive em cobrar o dízimo das comunidades camponesas, especialmente daquelas consideradas revolucionárias.
b) formada de moradores de castelos medievais, pertencentes a uma notável nobreza de sangue, que detinha todos os privilégios, inclusive o de escolher os padres que atuavam nas paróquias.
c) dividida em Ordens ou Estados, sendo a nobreza e o clero, isto é, o primeiro e o segundo Estado, detentores da maioria dos privilégios e muito ricos em terras e rendas.
d) constituída de uma nobreza togada, muito ricos e proprietários de terras que extrapolavam as fronteiras da França e que se sustentavam de impostos pagos pelos camponeses, como a talha e a corveia.
e) composta de duas Ordens – clero e nobreza – sendo o clero a mais rica, embora dependesse das rendas advindas dos tributos que a nobreza togada era obrigada a pagar à Igreja e dos impostos pagos pelos comerciantes.


18. (FEI SP/2008) A Revolução Francesa estendeu-se de 1789 a 1799, com a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta medidas adotadas pelo regime do Terror, sob o controle de Robespierre:
a) a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Constituinte.
b) a tomada da Bastilha.
c) a submissão do rei às regras da Assembleia Constituinte.
d) a instalação do Comitê de Salvação Pública e a Lei do Máximo.
e) a declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.



19. (UDESC SC/2008) Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções, ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa.
Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.
a) As agitações e turbulências provocadas pela penúria aumentaram a desordem e contribuíram para que o tempo da colheita que sempre fora motivo de preocupação se tornasse tempo de perigo, naquele momento histórico.
b) No antigo regime o desemprego e a carestia dos víveres agravaram a mendicância no campo, a partir de 1788, o que contribuiu para as chamadas revoltas da fome, que deram corpo à revolução burguesa em curso.
c) A expressão Grande Medo de 1789 refere-se a um conjunto de revoltas camponesas que marcaram a entrada dos camponeses na cena revolucionária.
d) A Revolução Francesa foi a revolução das luzes (burguesa e aristocrática), que ocorreu totalmente separada da revolução popular: esta, um simples episódio no período.
e) O conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentado pelo poder real, contribuiu fortemente para dar às chamadas revoltas da fome um caráter social.


20. (UNIMONTES MG/2008) Acerca da Revolução Francesa, em seus aspectos gerais, é CORRETO afirmar que
a) foi um movimento com efetiva participação da população civil, aspecto mais evidente na fase jacobina, e que simbolizou fortemente a ascensão das “massas” no cenário político moderno.
b) foi um movimento de caráter provinciano, mantendo-se adstrito ao território francês, aspecto que revela um contraste com os postulados iluministas que propugnavam valores cosmopolitas.
c) foi um movimento político que esposava teses republicanas e liberais, características que criaram raízes na cultura política francesa, como revela a definitiva extinção da monarquia e dos regimes centralizados no país.
d) foi um movimento politicamente conservador, em virtude da manutenção da ordem capitalista industrial já hegemônica e da concentração ainda maior da propriedade fundiária.


21. (UNIMONTES MG/2008) É mais útil considerarmos que a chamada “reação feudal” foi o que realmente forneceu a centelha que fez explodir o barril de pólvora da França.
(HOBSBAWM, Eric. Era das revoluções: 1789–1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 83-113, adaptado)
A “reação feudal” a que se refere o autor foi expressa pelo(a)
a) insistência do grupo formado pelos intelectuais, burgueses e trabalhadores quanto à votação “por cabeça”, durante a reunião dos Estados Gerais.
b) rejeição do clero e da nobreza a aprovar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, acabando com a servidão.
c) negativa da nobreza em abrir mão dos seus privilégios quando solicitada a votar aprovando taxações que atingiam o seu grupo social.
d) estabelecimento dos Comitês de Salvação Pública e condenação da família real francesa à morte na guilhotina.


22. (UFMT/2009) A Revolução Francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos e suas consequências foram, portanto, mais profundas.
(HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.)
Uma das consequências mais profundas, segundo Hobsbawm, foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sobre ela, analise as afirmativas.
I. Representou as exigências da maioria dos liberais burgueses contra os privilégios da nobreza e do clero, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
II. Significou uma tentativa da monarquia absoluta de permanecer no poder, fazendo concessões à nobreza descontente e aos burgueses jacobinos que lutavam pela igualdade.
III. Foi um manifesto revolucionário a favor de uma sociedade efetivamente democrática e igualitária, do fim da monarquia e da nobreza, do desligamento da Igreja do Estado e da ascensão do povo ao centro da república democrática.
IV. Expressou a vontade de parte da burguesia de governar a partir de uma monarquia regulada por uma Constituição e apoiada numa oligarquia possuidora de terras.
Estão corretas as afirmativas
a) III e IV, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.


23. (ESCS DF/2009) No século XVIII, a partir de 1789, teve início a mais representativa revolução liberal-burguesa da história contemporânea, um processo revolucionário com várias nuances político-partidárias. Ao longo de sua trajetória, a Revolução Francesa esteve, em sua maior parte, nas mãos da alta burguesia, que buscava através dela realizar o seu projeto político e econômico de levar a França ao capitalismo industrial de modo a consolidar o modo de produção capitalista, sepultando a velha ordem feudal- absolutista ainda existente na França.
O processo revolucionário francês apresentou as seguintes nuances:
a) entre 1792 e 1793, durante a República Jacobina, a Revolução ingressou na sua etapa mais radical, marcada pela Lei Prairial que instituiu o “Terror”;
b) em 1799, com a participação da alta burguesia, ocorreu o Golpe do 18 Brumário que conduziu ao poder o jovem general Napoleão Bonaparte na condição de um dos cônsules da República Consular que substituiu a República do Diretório instituída em 1795;
c) Em 1795, a burguesia girondina voltou ao poder com a instituição do Diretório, que manteve as mudanças populares instituídas pela República Jacobina;
d) em 26 de agosto de 1789, a Revolução publicou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento de inspiração humanista e cristã que defendia a plena igualdade entre os homens;
e) o Tratado de 1786, assinado com a Inglaterra, serviu para alavancar a indústria francesa o que fortaleceu a burguesia, tirando a liderança da revolução das classes populares.


24. (UNIOESTE PR/2009) Das alternativas abaixo, que apresentam aspectos ou características da Revolução Francesa, assinale a INCORRETA.
a) A grande crise financeira em que a França pré-revolucionária se encontrava transformou-se numa grave crise política, que levou a Monarquia à Convocação dos Estados Gerais.
b) A revolta dos camponeses foi fundamental para a radicalização do processo revolucionário e a destruição do sistema feudal.
c) O projeto político da burguesia era inspirado na filosofia liberal e objetivava estabelecer as condições necessárias para o desenvolvimento do capitalismo.
d) Com a queda dos jacobinos do poder e do regime do terror, os girondinos retomaram os princípios de governo da República Democrática e restabeleceram o sufrágio universal.
e) Os jacobinos representaram setores da média e pequena burguesia que procuravam o apoio dos sans-culottes no processo revolucionário.


25. (FMJ SP/2008) O ano de 1789 marca o início da Revolução Francesa, acontecimento que, simbolicamente, marca o acesso da burguesia ao poder, anteriormente nas mãos da nobreza. A respeito desse processo, pode-se dizer que
a) mobilizou diversas camadas sociais, como os camponeses e o clero, que juntamente com a burguesia buscavam se libertar das obrigações frente à nobreza feudal.
b) foi a primeira revolução que, numa Europa absolutista, ousou condenar um rei à morte, servindo de exemplo a eventos semelhantes no restante do continente.
c) contava, desde o seu início, com um projeto político bem definido que previa a igualdade jurídica de toda a população e a abolição da propriedade privada.
d) sofreu forte oposição, principalmente por parte dos aristocratas franceses, que rapidamente mobilizaram um general, Napoleão, para reprimir os revolucionários.
e) o descontentamento da população foi alimentado pelas crises financeira e agrícola do final do século XVIII, além da desigualdade reinante na sociedade francesa.


GABARITO

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