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QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA III



1. (UNIFOR CE/2000) Entre as datas que marcaram a Revolução Francesa de 1789, uma das mais significativas é a de 26 de agosto, data da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pois esta Declaração representa:
a) a defesa do regime constitucional como forma de garantir governos baseados no despotismo esclarecido, isto é, que defendem a liberdade de culto, de imprensa e o sistema de representação política.
b) a introdução dos ideais de coletivização da propriedade e dos meios de produção no Ocidente como forma de reduzir as desigualdades sociais.
c) o marco simbólico maior dos princípios da cultura sócio-política moderna no Ocidente, isto é, o Direito e a Cidadania como origem e resultados da república e da democracia.
d) o controle do Estado sobre a economia, com o objetivo de harmonizar os interesses individuais e coletivos, gerando progresso social.
e) a desestruturação dos princípios oriundos das Revoluções Liberais, centrados na liberdade, fraternidade e igualdade entre os cidadãos.


2. (UNIFOR CE/2001) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de agosto de 1789 proclama, ao mesmo tempo, a igualdade entre os homens e a preservação do direito de propriedade, cuja distribuição entre os homens é habitualmente muito desigual.
No contexto das idéias liberais da época em que o documento foi redigido, é correto afirmar que,
a) o caráter contraditório do documento se deve a que a Assembleia Nacional Constituinte quis contentar a todas a facções.
b) não é contraditório que ele proclame, ao mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade, já que se pretendia estender o acesso à propriedade a todos os franceses.
c) é contraditória a proclamação simultânea da igualdade e do direito de propriedade, já que, se a distribuição da propriedade for igualitária, torna-se impossível a liberdade.
d) é contraditória, a proclamação simultânea da igualdade e do direito de propriedade, já que o voto censitário fazia com que só os ricos influíssem politicamente.
e) não é contraditório que ele proclame, ao mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade, já que a liberdade a que se refere é exclusivamente civil, legal e institucional.


3. (UNIFOR CE/2004) A Revolução Francesa de 1789 é considerada pelos historiadores o marco que assinala o início da Idade Contemporânea.
Os revolucionários franceses levaram os ideais iluministas às últimas consequências, pois:
a) inauguraram um Estado que tinha em sua base o ‘povo’ e o direito à cidadania.
b) introduziram uma ampla reforma social que incluía, sobretudo, o sufrágio universal.
c) garantiram aos camponeses a exploração ‘vitalícia’ de pequenas propriedades rurais.
d) instauraram uma nova ordem social baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.
e) implantaram os ideais de nacionalidade, controle político e igualdade à toda sociedade.


4. (FGV/2001) No contexto da Revolução Francesa, Girondinos e Montanheses representavam facções distintas, pois:
a) tinham visões antagônicas sobre a participação das massas populares no processo revolucionário;
b) a decisão sobre o guilhotinamento de Luís XVI afastou Girondinos (contrários) e Montanheses (favoráveis), que sempre estiveram em acordo contra a radicalização jacobina;
c) apesar de representarem a mesma classe social — a burguesia industrial —, diferenciavam-se em pontos sobre a forma de governo: Monarquia Constitucional, os primeiros, e República Federalista, os segundos;
d) os primeiros defendiam Robespierre, clamando pela radicalização e extensão dos direitos sociais, enquanto os segundos buscavam rearticular as propriedades feudais em desagregação;
e) apesar de representarem a mesma classe social — a burguesia industrial —, diferenciavam-se em pontos sobre a forma de governo: República Federalista (Girondinos) e Monarquia Constitucional (Montanheses).


5. (Mackenzie SP/2006) Um inglês que não se sinta cheio de estima e admiração pela maneira sublime com que está agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo jamais viu deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da liberdade. Nenhum de meus patrícios que tenha tido a sorte de presenciar as ocorrências dos últimos três dias nesta grande cidade fará mais que testemunhar que a minha linguagem não é hiperbólica.
The Morning Post, 21 de julho de 1789
A partir de referências presentes no texto acima, pode-se afirmar que ele diz respeito:
a) à Guerra dos Cem Anos, travada entre ingleses e franceses.
b) à Revolução Gloriosa, que resultou na deposição do rei James II.
c) à queda da Bastilha, acontecimento que marcou o início da Revolução Francesa.
d) ao movimento insurrecional conhecido como Comuna de Paris.
e) à Revolução Russa, primeira experiência socialista da história.


6. (UESPI/2003) No processo da Revolução Francesa de 1789, segundo os estudiosos, “terceiro estado” designava:
a) A parceria da população francesa que habitava as regiões montanhosas;
b) Um velho Estado encravado na costa mediterrânica, incorporado à França às vésperas da revolução;
c) A experiência de república proclamada durante a fase mais radical da revolução;
d) O corpo social de maior poder e força da França de então, contra o qual se insurgiram as forças populares radicalizadas;
e) A junção dos setores sociais da França não incluídos entre os clérigos e os nobres, e onde estava presente a burguesia revolucionária.


7. (UNIMONTES MG/2004) Acerca da Revolução Francesa (1789-1799), é CORRETO afirmar que
a) a Fase Jacobina correspondeu ao período de maiores conquistas da alta burguesia, como o fim dos privilégios feudais e a Lei do Preço Máximo.
b) a Fase do Terror, também conhecida por Grande Medo, se caracterizou pela liderança da alta burguesia e repressão aos radicais.
c) o Diretório, marcado pela hegemonia girondina, presenciou a “Conspiração dos Iguais” e terminou com o Golpe 18 Brumário.
d) a Convenção Termidoriana foi o período de maior avanço do projeto político da pequena burguesia parisiense, exemplificada na adoção do sufrágio universal.



8. (FGV/2003) “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.”
(Discurso de Robespierre na Convenção)
A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:
a) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia Nacional.
b) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
c) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
d) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.
e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.



9. (UESPI/2004) A ditadura jacobina trouxe inúmeras perseguições políticas aos chamados inimigos da Revolução Francesa.
Com os jacobinos no poder:
a) houve a supremacia do grupo político liderado por Danton.
b) prevaleceu a existência das liberdades democráticas para todos.
c) terminou prevalecendo a presença marcante de Robespierre nas decisões políticas.
d) promulgou-se a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
e) as idéias de Voltaire serviram de base para as decisões políticas.


10. (UFAM/2005) “A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado (...) nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. (...) Não obstante, um surpreendente consenso de idéias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, pp. 76 e 77)
O grupo social a que se refere o autor foi:
a) O Clero.
b) A nobreza.
c) A burguesia.
d) Os camponeses.
e) A cavalaria.


11. (UFRRJ/2005) “Nós, habitantes da paróquia de Longey-en-Dunois abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do Rei, na sexta-feira, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que se segue: Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque o seu trabalho o fazem viver... Desejamos que os que forem deputados aos Estados Gerais sejam recrutados na classe do Terceiro Estado, e não nas classes do Clero e da Nobreza...”
(Mattoso, Kátia de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea – 1789-1963. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1977)
O texto acima reflete a insatisfação de setores da sociedade francesa com:
a) o voto censitário que excluía politicamente as camadas populares;
b) a concentração do poder político nas mãos da burguesia;
c) os privilégios da aristocracia;
d) o Terror jacobino;
e) as medidas napoleônicas que prejudicavam os camponeses.


12. (UFF RJ/2006) A Revolução Francesa foi obra coletiva com a participação de todos os setores da sociedade francesa, de nobres a camponeses, passando por burgueses e operários. Essa dimensão coletiva também esteve presente nas idéias que deram base à revolução, como o Iluminismo, sistema de pensamento oriundo das reflexões dos intelectuais franceses. Esses dois aspectos estão presentes numa obra que junta todos os conhecimentos novos, práticos e teóricos.
Assinale a alternativa que indica a obra que denota o caráter renovador da Revolução Francesa.
a) A Enciclopédia dirigida por Voltaire e Rousseau, que estabelecia as regras de organização da nova sociedade francesa, com destaque especial para o elogio aos modos de vida da nobreza, no que diz respeito à educação e aos costumes refinados.
b) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que anunciava a possibilidade da revolução resultar de um acordo entre os filósofos das Luzes e o Antigo Regime, com o intuito de manter a ordem nos campos e nas cidades.
c) A Declaração Civil do Clero, que cortava radicalmente as ligações com o feudalismo e introduzia um novo estatuto para os trabalhadores rurais, garantindo-lhes a propriedade das terras da nobreza.
d) A Enciclopédia dirigida por Diderot e D’Alembert, que condensava todas as novas visões sobre o mundo, o homem e a sociedade. Servia de guia para a oposição aos valores do Antigo Regime.
e) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que preconizava a manutenção da autoridade da nobreza sobre todas as terras de França e dos burgueses sobre as cidades, dividindo o território em duas grandes partes para manter os ideais da Revolução.


13. (UFG GO/2006) As mudanças provocadas pela Revolução Francesa (1789-1815), que alteraram a ordem política na configuração do Estado, foram a:
a) convocação dos Estados Gerais e a reivindicação por igualdade jurídica.
b) aprovação de uma constituição e a instauração do regime republicano.
c) extinção da cobrança de tributos e de privilégios feudais e a criação da Guarda Nacional.
d) elaboração de leis antigreves e a proibição da associação de trabalhadores pelo Estado burguês.
e) consolidação da Convenção Nacional e a promoção de acordos para salvar a vida do rei.


14. (UFRRJ/2006) “Prossigo: mil vozes servem de arauto para a novidade... ‘A Bastilha foi tomada’ .... Não acreditei e fui ver o cerco de perto .... No meio da Grève encontro um corpo sem cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas ... É o governador da Bastilha.”
(Restil de la Bretonne, As Noites Revolucionárias, São Paulo: Estação Liberdade,1989, p. 58).
O episódio acima narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história europeia, a Revolução Francesa. A tomada e destruição da fortaleza da Bastilha explicita:
a) o momento de maior radicalidade da Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e assumem o poder em Paris.
b) a derrubada de Luis XVI e a proclamação da República francesa baseada na Razão e na Justiça, sob influência do pensamento de Voltaire.
c) a consolidação do poder do grupo jacobino, tendo à frente Robespierre, sustentado pela mobilização radicalizada dos “sans-culottes”
d) a chegada ao poder político do general Napoleão Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo poder.
e) o levante popular sob direção burguesa contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.


15. (UNESP SP/2006) … a Revolução de 1789 não fez nada pelo operário: o camponês ganhou a terra, o operário está mais infeliz que outrora e os monarquistas têm razão quando afirmam que as antigas Corporações [de Ofício] protegiam melhor o trabalhador do que o regime atual.
(Jornal Le Matin, 07 de março de 1885.)
Com tal declaração, o escritor francês Émile Zola fazia um balanço dos efeitos sociais da Revolução de 1789, referindo-se:
a) aos confiscos dos bens dos nobres franceses emigrados e à política liberal implementada pelo Estado.
b) à baixa participação dos trabalhadores urbanos nas lutas sociais na França do final do século XIX.
c) ao apoio dos operários ao projeto de Restauração do absolutismo francês, como garantia de melhoria social.
d) à liderança política dos camponeses franceses nas revoluções socialistas e comunistas do século XIX.
e) à política de bem-estar social instituída pelo Partido Social Democrata francês ao longo do século XIX.


16. (UNIFOR CE/2006) Segundo o historiador Hobsbawm:
A Revolução Francesa é a revolução do seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem portanto ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França.
(Eric J. Hobsbawm. A era das revoluções. Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 73)
Identifique as condições da França que geraram a Revolução.
I. Às vésperas da revolução a sociedade francesa estava dividida em três ordens sociais, sendo que a carga tributária recaía sobre o Terceiro Estado.
II. A dívida, acumulada em função de gastos militares em guerras sucessivas, destacando-se a guerra dos Sete Anos que custou à França a perda de vários territórios coloniais.
III. O governo francês gozava de estabilidade política, o que lhe possibilitou negociar com membros da nobreza e da burguesia a administração da crise, com a convocação da Assembleia dos Estados Gerais.
IV. O sucesso da reforma fiscal proposta pelo primeiro ministro abolindo as restrições e as desigualdades sociais, com a adoção de taxas imparciais.
V. A situação dos camponeses sujeitos aos tributos feudais, aos dízimos e à inflação se agravava em tempos de crise agrícola, o que provocava fome e revolta.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.


17. (ETAPA SP/2006) “Para não falar de teorias errôneas que em alguma época foram consideradas verdadeiras (...) pelo menos não podemos deixar de lembrar da famosa proposição de Rousseau que ainda é poderosa embora todos saibam que seja falsa: ‘Os homens nascem livres, mas em todos os lugares estão acorrentados’. Muitas prateleiras que possuem livros considerados de grande reputação afirmavam que as idéias de Rousseau foram ‘a causa’ da Revolução Francesa”
Owen Chadwick. – The secularization of the European mind in the 19th century. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. pp. 10-11.
De acordo com o texto:
a) as teorias de Rousseau são errôneas.
b) não é verdade que todos os homens nascem livres.
c) Rousseau foi um dos líderes da Revolução Francesa.
d) as idéias de Rousseau influenciaram a Revolução Francesa.
e) todos os homens nascem livres.


18. (UCS RS/2006) Leia o trecho abaixo:
Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da Revolução Industrial Inglesa, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa [...].
(HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 71.)
Relacione os períodos da Revolução Francesa, listados na Coluna A, com os respectivos acontecimentos, indicados na Coluna B.
COLUNA A
1. Revolução Burguesa ou Assembleia Nacional (1789 – 1792)
2. Revolução dos Jacobinos ou Convenção Nacional (1792 – 1795)
3. Reação dos Moderados ou Diretório (1795 – 1804)

COLUNA B
(__) O Rei Luíz XVI foi executado, a França foi invadida por exércitos estrangeiros pertencentes à Primeira Coligação europeia; formou-se o Tribunal Revolucionário, destinado a julgar os contrarrevolucionários; teve início o período do terror.
(__) O poder caiu nas mãos do Pântano (grupo formado pelos representantes da alta burguesia); a população de Paris foi desarmada, e a escravidão restaurada nas colônias francesas; o General Napoleão Bonaparte, após um golpe de estado, assumiu o governo com plenos poderes.
(__) O Terceiro Estado reuniu-se para votar a Constituição; o povo tomou de assalto a fortaleza da Bastilha; a explosão revolucionária alastrou-se por todo o País e foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
e) 2 – 1 – 3


19. (UFPI/2006) “A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão afirmava que todos os homens nascem iguais perante a lei. A liberdade era vista como o direito do indivíduo de fazer tudo aquilo que não prejudicasse ao outro. Os direitos nela consagrados representaram a vitória do liberalismo, dos ideais iluministas”.
REZENDE, Antônio Paulo. Rumos da História: História geral e do Brasil. São Paulo: Atual. 2001. p.338.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, referida na citação acima, se tornou famosa, sendo um símbolo do(a):
a) Revolução das Treze Colônias Inglesas na América, reagindo contra as imposições econômicas de sua metrópole.
b) Revolução Inglesa, que estabeleceu uma aliança entre a Casa Real Inglesa e a Burguesia.
c) Revolução Francesa, que, afirmando os ideais da Burguesia, proclamava a Igualdade de todos perante a lei.
d) Revolução Russa, cujo movimento desencadeado em 1917, pregava a igualdade e a liberdade de todas as pessoas.
e) Da Revolução Mexicana, movimento liberal que pregava a liberdade e a igualdade de todos os povos do mundo.


20. (UFAC/2006) Considerando a Revolução Francesa, assinale a alternativa errada:
a) Ela criou condições para enfraquecer o poder absoluto da burguesia e fortalecer o desenvolvimento do capitalismo comercial na França.
b) Faz parte de um movimento global que afetou todo o Ocidente nos fins do século XVIII, influenciando grande parte dos movimentos revolucionários posteriores.
c) A França era uma sociedade agrária, organizada em 3 estados: 1º estado - o clero, 2º estado - a nobreza, 3º estado - alta, média e pequena burguesia e o restante da população.
d) Foi o mais importante movimento revolucionário da época, por se tratar de uma revolução social de
massa, de alcance universal, e suas idéias influenciam o mundo até os dias atuais.
e) Em termos específicos, ela marca a liquidação do Antigo Regime.


21. (FGV/2007) Em novembro de 1793, a Convenção estabeleceu um novo calendário para a França – o calendário republicano, que substituiu o calendário gregoriano. O ano I do calendário republicano iniciou--se em 22 de setembro de 1792. Cada ano começava no outono, dividindo-se em doze meses de trinta dias cada um e mais cinco dias complementares, dedicados às festas republicanas. Cada mês dividia-se em três grupos de dez dias. O décimo dia de cada grupo era o dia de descanso. Os nomes dos meses lembravam características do clima ou atividades agrícolas de cada época. O calendário republicano foi abolido em 1806.
(Alceu Luiz Pazzinatto e Maria Helena Valente Senise. História Moderna e Contemporânea.)
A adoção de um novo calendário na França, no curso do processo revolucionário, iniciado em 1789, nos permite identificar as características a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
a) A data de início do ano, no novo calendário – 22 de setembro de 1792 – correspondia ao momento de implantação do regime republicano na França.
b) A criação do calendário republicano representou o esforço de demarcar o início de uma nova era e o fim do que foi chamado de Antigo Regime.
c) O fim da semana de sete dias e a alteração do dia de descanso, o domingo, pelo calendário gregoriano, gerou reações negativas de vários segmentos da população.
d) A abolição do calendário republicano, em 1806, ocasionou diversos protestos populares em função do temor do retorno de práticas do absolutismo monárquico.
e) Os nomes dos meses do novo calendário atendiam ao pressuposto de associá-lo mais diretamente aos ritmos da natureza e das estações climáticas do ano.


22. (Mackenzie SP/2007) Sobre a Revolução Francesa de 1789, é correto afirmar que,
a) embora inspirada nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a revolução, ao final, criou uma estrutura social ainda mais rígida, na qual a burguesia fundava seu poder em privilégios feudais e em títulos de nobreza.
b) às vésperas da revolução, a burguesia manifestava uma aguda insatisfação contra o absolutismo de Luís XVI, o qual, no entanto, contava com grande apoio da população pobre, favorecida pelas boas colheitas, salários estáveis e baixos preços dos alimentos.
c) superada a ameaça de radicalização dos anos da Convenção Montanhesa (1793-1794), a alta burguesia assumiu o controle do processo revolucionário, garantindo as conquistas eminentemente burguesas e frustrando os anseios populares e realistas.
d) ao defender o direito à propriedade privada e o dever de sujeição do cidadão ao Estado e à ordem, os filósofos iluministas formularam uma ideologia contrária aos interesses da burguesia, e consequentemente, favorável ao trono absolutista.
e) a “reação termidoriana” (julho de 1794) levou ao poder os líderes da Montanha (jacobinos) que, adotando uma posição de radicalismo político, eliminaram seus adversários e deram à revolução seu
seu traço definitivo, ou seja, o de uma revolução popular.


23. (UNIFESP SP/2007) No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de
a) igualdade jurídica.
b) direitos de herança.
c) liberdade de movimento.
d) privilégios coletivos.
e) garantias de propriedade.


24. (UEPB/2007) No processo da revolução francesa, os jacobinos representavam
a) a alta burguesia, sentando-se à direita na assembleia.
b) o partido do centro, conhecido como Pântano, devido ao oportunismo e à corrupção que caracterizavam a atuação de seus membros.
c) o partido independente dirigido por Lafayette.
d) a média e pequena burguesia que procuravam o apoio dos “sansculotes” e se sentavam à esquerda da assembleia.
e) aqueles que, durante o período da assembleia legislativa, defendiam a monarquia constitucional.



25. (UFAM/2007) A Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi um dos mais importantes movimentos revolucionários da história. Dentre suas lideranças populares, podemos destacar:
a) Marat e Necker
b) Saint-Just e Robespierre
c) Valmy e Danton
d) Brissot e Hébert
e) Charlot Corday e Babeuf

GABARITO

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