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QUESTÕES SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA I



1. (FATEC SP/2006) Nas diversas etapas da Revolução Francesa, a Constituição Civil do Clero, a execução de Luís XVI e o fim da rebelião da Vendeia ocorreram, respectivamente:
a) durante o Terror Jacobino, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia Constitucional.
b) durante o Consulado, à época do Terror Jacobino e no período da Convenção Thermidoriana.
c) durante a Monarquia Constitucional, à época da Convenção e no período de funcionamento do Diretório.
d) durante o Terror Jacobino, à época da Monarquia Constitucional e no período de Napoleão Bonaparte.
e) Durante a Convenção Thermidoriana, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia Constitucional.


2. (PUCCamp SP/1994) No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado o Golpe do 18 Brumário, aconteceu:
a) Quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
b) No momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
c) Quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
d) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.
e) Quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.


3. (PUC RJ/1995) “A sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e do Cidadão não teria pedido tão depressa a supressão da realeza se o rei, fiel a seus juramentos, os tivesse como um dever seu. Agora, conjuramo-los, a declarar aqui mesmo que a França não é mais uma monarquia, mas agora é uma República”. (Mensagem dos Cordellers à Constituinte)
O fim da monarquia foi um dos momentos mais importantes da Revolução Francesa. Sobre ele é correto afirmar que:
a) a República marca o início de um período de mobilização popular liderado pelo girondinos; esse é o momento em que se constituem os comitês revolucionários e onde se destaca a figura do Robespierre.
b) com a República foram abolidos os direitos feudais e assinada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pondo um fim nos privilégios da aristocracia.
c) o novo regime caracterizou-se pela adoção de uma constituição conservadora onde o voto era censitário e o poder executivo era entregue a cinco Diretores.
d) a tomada da Bastilha marca o início do período republicano onde se consolidam as conquistas burguesas obtidas durante a monarquia constitucional, como o direito à propriedade, à liberdade e à igualdade perante a lei.
e) ameaçado pela contrarrevolução externa e pressionado pelas massas populares, o governo republicano girondino perde o poder para o grupo jacobino, que dá início ao período conhecido como “Terror”


4. (PUC SP/2001) As Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa são, muitas vezes, comparadas. Sobre tal comparação, pode-se dizer que:
a) é pertinente, pois são exemplos de processos que resultaram em derrota do absolutismo monárquico; no entanto, há muitas diferenças entre elas, como a importante presença de questões religiosas no caso inglês e o expansionismo militar francês após o fim da revolução.
b) é equivocada, pois, na Inglaterra, houve vitória do projeto republicano e, na França, da proposta monárquica; no entanto foram ambas iniciadas pela ação militar das tropas napoleônicas que invadiram a Inglaterra, rompendo o tradicional domínio britânico dos mares.
c) é pertinente, pois são exemplos de revolução social proletária de inspiração marxista; no entanto os projetos populares radicais foram derrotados na Inglaterra (os “niveladores”, por exemplo) e vitoriosos na França (os “sans-culottes”).
d) é equivocada, pois, na Inglaterra, as revoluções tiveram caráter exclusivamente religioso, e, na
França, representaram a vitória definitiva da proposta republicana anticlerical; no entanto ambas foram movimentos antiabsolutistas.
e) é pertinente, pois são exemplos de revoluções burguesas; no entanto, na Inglaterra, as lutas foram realizadas e controladas exclusivamente pela burguesia, e, na França, contaram com grande participação de camponeses e de operários.


5. (UEL PR/1999) O fim da Monarquia foi um dos momentos mais importantes da Revolução Francesa. Sobre ela é correto afirmar que:
a) a República marca o início de um período de mobilização popular liderado pelos girondinos; esse é o momento em que se constituem os comitês revolucionários e onde se destaca a figura de Robespierre.
b) com a República foram abolidos os direitos feudais e assinada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pondo um fim nos privilégios da aristocracia.
c) o novo regime caracterizou-se pela adoção de uma Constituição conservadora onde o voto era censitário e o poder executivo era entregue a cinco Diretores.
d) ameaçado pela contrarrevolução externa e pressionado pelas massas populares, o Governo Republicano girondino perde o poder para o grupo jacobino, que dá início ao período conhecido como "Terror".
e) a tomada da Bastilha marca o início do Período Republicano onde se consolidam as conquistas burguesas obtidas durante a Monarquia Constitucional, com direito à propriedade, à liberdade e à igualdade perante a lei.


6. (FURG RS/2001) A fase da Convenção na Revolução Francesa pode ser caracterizada como:
a) Período em que Napoleão Bonaparte se autocoroa como Imperador, submetendo a Igreja aos interesses do Estado francês.
b) Fase de consolidação do poder nas mãos da alta burguesia, com o objetivo de aumentar as conquistas políticas.
c) Fase em que se convencionou a mudança de poder das mãos do 1º e 2º estado, para o 3º estado, daí o nome Convenção.
d) Fase mais popular e radical da Revolução, na qual os jacobinos (esquerda) ascenderam ao poder e, apoiados pelos sanscullotes, implementaram importantes medidas sociais.
e) Período hegemonizado pelos girondinos, que, liderados por Robespierre, implantaram a Fase do Terror.


7. (PUC RS/2000) A deflagração da Revolução Francesa, em 1789, teve como fator principal:
a) a crise econômica generalizada que assolou o país, afetando a agricultura, o comércio, a indústria e as finanças nacionais.
b) a greve dos trabalhadores portuários, que prejudicou as exportações do país, levando a burguesia a sérios prejuízos econômicos.
c) a jornada excessiva de trabalho e os baixos salários dos operários industriais, que motivaram o início dos protestos e ataques socialistas contra a ordem burguesa.
d) o aumento generalizado de impostos proposto pelo governo, que reduziu os lucros da nobreza e da burguesia, levando a uma série de ataques à ordem real.
e) a superprodução agrícola francesa nos anos de 1788 e 1789, que não foi acompanhada de um crescimento no consumo, levando à decomposição de inúmeros produtos e a prejuízos para os produtores.


8. (PUC RS/2001) Sobre os acontecimentos que marcaram o período da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional (1792-1794), é correto afirmar que:
a) Em fins do ano de 1793, os jacobinos formaram um governo apoiado pelos sans coulottes, os quais defendiam os interesses dos pobres, por meio de uma tributação progressiva e de um teto máximo para preços e salários.
b) Entre setembro 1792 e junho de 1793, estabeleceu-se a República Girondina, criando-se o tribunal revolucionário encarregado de descobrir os suspeitos de traição.
c) a Constituição do Ano I, elaborada pela República Jacobina, estabeleceu o sufrágio censitário.
d) Caracterizou-se como uma fase de vitórias externas, especialmente contra as coligações anti-França lideradas pela Áustria e pela Espanha.
e) Foi criado, pelos Girondinos, um Comitê de Segurança Geral, com o objetivo de confiscar os bens do Clero.


9. (PUC RS/2002) A Revolução Francesa (1789-1799) enquadra-se no contexto mais amplo das revoluções burguesas que sacudiram a Europa entre 1789-1848. Poder-se-ia mesmo afirmar que houve “revoluções” dentro da Revolução Francesa. Nesse sentido, a tentativa de aplicação do princípio da soberania da maioria, inspirado nas ideias de Jean Jacques Rousseau, através da extensão do direito de voto a todos os homens maiores de 21 anos, independentemente de sua situação econômica, a abolição da escravidão nas colônias francesas e a realização de uma reforma agrária extinguindo os resquícios feudais, referem-se ao período:
a) da Monarquia Constitucional.
b) da Assembleia Constituinte.
c) da Convenção Nacional.
d) do Diretório.
e) do Consulado.


10. (ETAPA SP/2006) No curso da Revolução Francesa, o estabelecimento do regime republicano:
a) radicalizou-se com a existência do Tribunal Revolucionário.
b) ocorreu imediatamente após a tomada da Bastilha.
c) levou ao confisco dos bens da Igreja.
d) foi realizado por Napoleão Bonaparte.
e) antecedeu o período da Convenção Nacional.


11. (UERJ/1995) Nós habitantes da paróquia de Lengeley abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do rei, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que se segue:
Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar isenções, são estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver.
(Cadernos de Súplicas para os Estados Gerais.)
Esta reivindicação dos camponeses franceses às vésperas da eclosão da Revolução Francesa traduzia um desejo comum aos demais membros do Terceiro Estado, a saber:
a) a convocação dos Estados Gerais para dar soluções à crise financeira.
b) a formação de uma democracia rural, composta de camponeses autônomos.
c) a supressão de uma ordem social baseada no privilégio e na sociedade estamental.
d) o advento de uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal.
e) a distinção da sociedade fundamental na proposta de cidadãos ativos e cidadãos passivos.


12. (UERJ/1994) Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do Absolutismo Monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:
a) O sufrágio universal e as escolas públicas foram instituídos como algumas reformas radicais da Convenção revolucionária.
b) Os representantes do Terceiro Estado exigiram que seu número dobrasse e que a votação fosse por deputado.
c) Os Estados Gerais se reuniram em maio no Palácio de Versalhes por convocação do monarca Luís XVI.
d) O Terceiro Estado separou-se dos outros dois formando logo depois a Assembleia Nacional Constituinte.
e) As camadas populares urbanas começaram a atacar lojas de armas em apoio a Napoleão.


13. (UFF RJ/1998) Quanto à Revolução Francesa é correto afirmar que:
a) definiu-se como um movimento de intelectuais defensores de um modelo político baseado na centralização estatal;
b) juntamente com a Revolução Americana, contribuiu para os movimentos de independência da América Latina, após 1808;
c) no Brasil, influenciou positivamente as reformas pombalinas, na segunda metade do século XVIII;
d) não influiu sobre os termos e o vocabulário da política liberal e radical democrata na maior parte do mundo;
e) esgotada pelas divisões internas após a fase do Terror, não teve qualquer influência nos movimentos político-sociais posteriores.


14. (UFLA MG/2002) Observe os seguintes extratos de texto:
Trecho 1 – “O pão era o principal e, às vezes, o único alimento dos parisienses, e a maioria deles gastava mais da metade dos salários para comprá-lo. Em 1789, o preço do pão quase dobrou, levando o povo de Paris a passar fome. As padarias viviam cheias de pobres que gritavam: “Queremos pão!” Eles odiavam o governo, e assim, Paris foi se tornando o berço da revolução (...).”
Trecho 2 – “Enquanto a Assembleia Legislativa discutia o futuro da França, o povo faminto havia saqueado muitos castelos e casas de nobres em todo o país, forçando seus proprietários a fugir para o exterior, junto com centenas de padres e oficiais do exército real que eram contrários à revolução (...)”.
(HILLS, Ken. A Revolução Francesa. São Paulo: Ática, s/d)
Com base nos textos acima e, ainda, em acontecimentos históricos pertinentes à Revolução Francesa, assinale V se verdadeiro ou F se falso nas proposições abaixo:
(__) - O “povo faminto”, a que se refere o texto, politicamente pertencia ao chamado 3o estado.
(__) - As leis e os impostos eram iguais para toda a sociedade francesa, apesar da divisão social existente.
(__) - Os rebeldes franceses, influenciados pelo Iluminismo, criticavam os privilégios da nobreza.
(__) - A crise financeira da França deveu-se, entre outros fatores, à sua derrota na Guerra dos 7 anos.
(__) - A queda da Bastilha marca o final da Revolução Francesa.
Indique a alternativa CORRETA:
a) F – V – V – F – V
b) V – V – F – V – F
c) V – F – V – V – F
d) V – F – V – F – V
e) F – V – F – V – V


15. (UFMA/1999) Os revolucionários franceses de 1789 idealizavam a construção de uma sociedade baseada em:
a) ausência de propriedade privada.
b) ausência de Estado.
c) escravidão e patriarcalismo.
d) liberdade, igualdade e fraternidade.
e) mando político das minorias.

16. (UFMG/1999) A maioria dos historiadores atribui à Revolução Francesa uma contribuição decisiva para a construção de novos valores políticos e sociais do mundo contemporâneo.
Esse entendimento está baseado
a) nas formulações políticas dos jacobinos, que permitiram a rápida implantação do sistema capitalista na Europa.
b) no simbolismo da Revolução, que representou o rompimento com o absolutismo e a ampliação da noção de cidadania.
c) na atuação dos girondinos, que defendiam a revolução como a única forma eficiente de ação política.
d) no revigoramento dos laços de solidariedade das corporações de ofício, que preparou terreno para a ação sindical dos trabalhadores.


17. (UFMG/2002) Leia estes versos, que eram cantados na França, durante a fase do Terror, ocorrida entre junho de 1793 e julho de 1794:
Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.
Máquina adorável, tende piedade de nós.
Máquina admirável, tende piedade de nós.
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.
(Com a melodia da Marselhesa)
Ó celeste Guilhotina,
Você abrevia rainhas e reis,
Por tua influência divina
Reconquistamos nossos direitos. (bis)
Sustenta as leis da pátria
E que teu soberbo instrumento
Torne-se sempre permanente
Para destruir uma seita ímpia.
Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes,
Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano!
Citado por ARASSE, Daniel. A guilhotina e o imaginário do Terror. São Paulo: Ática, 1989. p. 106-107.
A partir da leitura desses versos, é CORRETO afirmar que:
a) a difusão da ideia de uma “pátria em perigo” ficou sem efeito prático, limitada ao discurso político.
b) a guilhotina foi utilizada como um instrumento capaz de representar o ato de justiça do povo.
c) a ordem interna, na fase do Terror, se enfraqueceu devido à ação do Comitê de Salvação Pública.
d) o ardor contrarrevolucionário, expresso no louvor à guilhotina, era endereçado aos seguidores de Bonaparte.



18. (CESJF MG/2001) Leia o texto abaixo:
“O acaso da História quis que se instalasse em outubro de 1789, em um convento dos jacobinos – o clube, cuja hegemonia iria se impor, durante um período de tempo, tanto em Paris quanto na província. O clube legou como herança a imagem forte de um grupo de homens decididos a conduzir a Revolução até o fim, de uma estrutura em que alguns veem a experiência ou antecipação de uma democracia forte e vitoriosa, e que outros consideram como uma ‘máquina’ de moer indivíduos e, até mesmo, a matriz dos totalitarismos futuros.”
In: VOVELLE, Michel. Jacobinos e jacobinismos. Bauru, SP: EDUSC, 2000.
A Revolução francesa foi um marco decisivo na formação do mundo contemporâneo, orientando e influenciando com suas ideias e ações a política em quase todos os cantos do mundo. Sobre o período da Revolução Francesa que ficou conhecido por Convenção (1792-1795) é INCORRETO afirmar que:
a) Durante a convenção ocorreu o conflito, envolvendo os Girondinos e Jacobinos que foram apoiados pelos Sans-Culottes.
b) A decapitação de Luís XVI, as guerras externas, a crise econômica e a ameaça de uma contrarrevolução interna levaram à radicalização das posições de Girondinos e Jacobinos e da massa popular (Sans-Culottes) nas ruas de Paris.
c) Inspirado pelos ideais do filósofo Rousseau, Robespierre procurou impor um governo com características sociais e populares. No entanto, Robespierre e os Jacobinos foram implacáveis executores do terror revolucionário, negando assim os ideais libertários de Rousseau e dos filósofos do Iluminismo.
d) A manutenção da política do terror, isolou aos poucos Robespierre e os seus seguidores na França revolucionária. Ou seja, gradativamente a opinião pública francesa voltou-se contra o governo dos Jacobinos.
e) Ao perder o controle da Convenção e o apoio do povo francês, Robespierre e os seus aliados políticos planejaram e executaram o golpe de estado que ficou conhecido como “Nove Termidor” em 27 de julho de 1794. Com isso, os Jacobinos permaneceram no poder até 1799 e só foram expulsos do poder, através de um golpe de estado liderado por Napoleão Bonaparte.


19. (UFTM MG/2001) A Revolução Francesa e a Era Napoleônica foram importantes ao mundo ocidental porque:
a) difundiram a ideologia liberal na Europa e na América, onde influenciaram a emancipação das colônias.
b) consolidaram o sistema capitalista, ao implantar a produção fabril e o trabalho assalariado.
c) eliminaram as estruturas do Antigo Regime, de acordo com as decisões do Congresso de Viena.
d) valorizaram as propostas sociais, como a abolição da escravatura e concessões ao proletariado urbano.
e) enfraqueceram os ideais liberais burgueses, os quais se opunham às reivindicações da classe operária.


20. (UEPB/1999) Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar que:
a) os revolucionários franceses denominavam de “Antigo Regime”, o conjunto de estruturas que objetivavam destruir.
b) apesar de anacrônico, o Estado Francês antes da Revolução já havia extinguido o sistema social classificado em “ordens”.
c) Robespierre, líder revolucionário francês, era identificado como um moderado, interessado apenas na limitação dos poderes da monarquia.
d) a eclosão do movimento revolucionário da França no século XVIII foi recebido com indiferença pelos demais países europeus.
e) todas as alternativas estão corretas.


21. (UEPB/2000) Sobre a Revolução Francesa é ERRADO afirmar:
a) A monarquia absoluta francesa se constituía em um obstáculo ao livre desenvolvimento da economia no país.
b) O movimento revolucionário foi conduzido pelos burgueses, apesar da participação de outros setores da sociedade francesa.
c) A radicalização da revolução foi promovida pelos Jacobinos, liderados por Robespierre.
d) O processo revolucionário francês não estava vinculado aos acontecimentos que se desenrolavam na Europa da época.
e) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi uma conquista das forças revolucionárias francesas.


22. (UEPB/2002) Sobre a Revolução Francesa, analise as seguintes proposições:
I. Apesar da participação popular, a Revolução Francesa deve ser abordada no contexto geral das revoluções burguesas.
II. O massacre do Rei e de muitos nobres franceses, serviu de pretexto para a formação de uma aliança entre Inglaterra, Áustria, Prússia, Holanda, Espanha, Sardenha e Rússia, com objetivo de invadir a França.
III. Durante o período que ficou conhecido como o Terror, que vai do início de 1793 a julho de 1794, a Guilhotina era uma marca registrada por ter sido amplamente utilizada contra os opositores do regime.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas as proposições I e II estão corretas.
c) Apenas as proposições II e III estão corretas.
d) Todas as proposições estão corretas.
e) Apenas as proposições I e III estão corretas.


23. (UFPB/1997) “A difusão dos princípios de igualdade e liberdade na maior parte dos países da Europa foi obra de Napoleão Bonaparte. A ele se deve a consolidação dos princípios revolucionários na França, com o Código Napoleônico. Napoleão governou a França de forma despótica (...) com as vitórias dos exércitos franceses, a Revolução Francesa tornou-se uma revolução europeia.”
(Fonte: Mota, Carlos Guilherme e Lopez, Adriana. História da Civilização:
O Mundo Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Ática, 1995, p. 87)
A partir da citação, constata-se que o Código Napoleônico:
a) significou a contrarrevolução francesa, pois trouxe benefícios aos pobres e senhores feudais.
b) favoreceu a burguesia francesa, garantindo seus direitos políticos, adquiridos durante a revolução.
c) prejudicou a burguesia francesa, eliminando os seus direitos políticos e restaurando a monarquia.
d) possibilitou a ascensão da monarquia, garantindo a igualdade econômico-social entre todos os franceses.
e) permitiu a restauração do despotismo por toda a Europa.


24. (UFPB/1998) A Revolução Francesa foi entrecortada por várias fases, que serviram de cenário para conflitos, sonhos e redefinições políticas.
Com relação ao período da Convenção, é FALSO afirmar:
a) O governo decretou o aumento de impostos sobre os ricos.
b) O rei Luís XVI foi condenado e guilhotinado por traição e desvios de verbas para a Contrarrevolução.
c) A cidadania foi ampliada para todos os trabalhadores, inclusive com a abolição da escravidão nas colônias francesas.
d) O Terror teve início, atingindo os próprios membros da Convenção.
e) A Declaração dos Direitos do Homem foi assinada, atendendo às pressões do povo.


25. (UFPB/2001) A Revolução Francesa (1789-1799) marca o início da chamada Idade Contemporânea. Suas realizações constituem-se nos fundamentos de nossa sociedade atual.
Sobre esse evento tão importante, é correto afirmar:
a) O Diretório foi a fase mais curta da Revolução, sendo o responsável pela promulgação da constituição e pelo decreto do ensino público e gratuito como direito do cidadão e dever do Estado.
b) A República Jacobina foi a fase mais curta da Revolução, sendo a responsável pela formação do exército revolucionário que venceu a guerra contra as potências absolutistas e os contrarrevolucionários franceses.
c) A República Girondina foi a fase mais longa da Revolução, sendo a responsável pela paz estabelecida com a contrarrevolução de dentro e de fora da França.
d) O Império Napoleônico foi a fase mais longa da Revolução, proclamado pelo plebiscito que derrubou a república em favor do general comandante do exército revolucionário francês.
e) A Convenção foi a primeira fase da Revolução, sendo a mais longa de todas e a responsável pela manutenção do Rei, formando uma monarquia constitucional que só veio a cair com o Golpe do 18 Brumário.

GABARITO

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