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QUESTÕES SOBRE OS ATOS DE NAVEGAÇÃO



1. (ESPM/2012) No século XVII, a Inglaterra foi adquirindo os contornos da potência mundial que se tornaria nos séculos seguintes. Para tanto, priorizou-se o desenvolvimento da indústria naval, lançando-se, a partir de 1650, os Atos de Navegação, decretos que protegiam os mercadores ingleses e suprimiam a participação holandesa, muito forte até então.
(Cláudio Vicentino. História Geral)
Os Atos de Navegação foram lançados:
a) pelos reis da dinastia Tudor.
b) pelos reis da dinastia Stuart.
c) pelos reis da dinastia Windsor.
d) após a Revolução Gloriosa e a adoção da monarquia parlamentarista.
e) durante o governo de Cromwell, sob a vigência da República Puritana.


2. (UEPA/2001) No período de 1649 a 1660, desenvolveu-se na Inglaterra o regime republicano. Em 1651 Cromwel procedeu à unificação da Inglaterra, Irlanda e Escócia, tornando-se lorde protetor da comunidade britânica. Ainda em 1651, o Parlamento votou os Atos de Navegação, segundo os quais:
a) os dirigentes britânicos buscavam monopolizar o comércio e a navegação nos chamados sete mares, afetando diretamente a Holanda, detentora até então de enorme poder naval.
b) os dirigentes ingleses determinaram que o transporte de quaisquer produtos de origem colonial, assim como das espécies monetárias, seria realizado por navios de países europeus.
c) a Inglaterra declarava guerra à Holanda, uma vez que esta, buscando assegurar o poder naval, aprovou a legislação mercantil que criou as Companhias de Comércio.
d) produtos como açúcar, tabaco, algodão, madeiras tintoriais, produzidos ou fabricados em colônias inglesas da América, da África ou da Ásia seriam livremente exportados, desde que em navios não-holandeses.
e) ficou determinada a quebra do monopólio inglês sobre a navegação comercial mercantil, viabilizando a participação dos demais produtores e respectivas colônias, no transporte marítimo comercial.


3. (FGV/2013) Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês de 1660.
Para o progresso do armamento marítimo e da navegação que soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e o poderio deste reino... nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios, pertencentes a Sua Majestade ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que sem nenhuma fraude pertencem a súditos ingleses, irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas, plantações e territórios, e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses...
(English Historical Documents)
A determinação inglesa pode ser considerada
a) liberal, uma vez que a interferência do Estado se resumira a estabilizar a entrada e a saída de mercadorias da nação.
b) fisiocrata, porque reforçou a tendência inglesa de buscar as rendas do Estado na produção agrícola.
c) iluminista, já que atendeu às demandas das camadas mais modernas da nobreza de terras e da burguesia industrial.
d) monopolista, visto que permitiu a livre circulação de mercadorias pela maior parte do continente europeu e da Ásia.
e) mercantilista, pois permitiu a proteção e a consequente prosperidade da marinha e do comércio britânicos.


4. (Fac. Direito de Franca SP/2015) O Ato de Navegação (1651) de Oliver Cromwell tinha, como um de seus principais objetivos,
a) conter os avanços militares franceses no Mar do Norte, limitando a expansão napoleônica à Europa continental.
b) atender às exigências políticas da aristocracia britânica, impedindo a ascensão política e comercial da burguesia.
c) obter o controle militar e comercial da rede fluvial europeia, facilitando o rápido acesso das naus britânicas à Europa continental.
d) ampliar a presença comercial e militar britânica nos mares, assegurando maiores ganhos financeiros e melhor posicionamento estratégico.
e) romper a hegemonia árabe na navegação para as Índias, ampliando sua presença no Oriente Próximo e no Extremo Oriente.


5. (UNESP SP/1991) O “Ato de Navegação” de 1651 teve importância e consequências consideráveis na história da Inglaterra porque:
a) favoreceu a Holanda que obtinha grandes lucros com o comércio inglês.
b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador.
c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo.
d) considerava o trabalho como a verdadeira fonte de riqueza nacional.
e) abolia todas as práticas protecionistas.


6. (FGV/2005) (…) nenhuma mercadoria produzida ou fabricada na África, Ásia e América será importada na Inglaterra, Irlanda ou País de Gales, Ilhas Jersey e Guernesey, e cidade de Berwick sobre o Tweed, outros navios senão nos que pertencem a súditos ingleses, irlandeses ou galeses e que são comandados por capitães ingleses e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses (…) nenhuma mercadoria produzida ou fabricada no estrangeiro e que deve ser importada na Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Ilhas Jersey e Guernesey deverá ser embarcada noutros portos que não sejam aqueles do país de origem (…)
(English historical documents, Apud Pierre Deyon, O mercantilismo)
Esses são fragmentos do Ato de Navegação, que traz como decorrência para a Inglaterra:
a) a perda de vastos territórios coloniais para a Holanda e Portugal, pois a marinha inglesa de guerra ficou inferiorizada.
b) o apoio, de forma decisiva, na formação dos Estados Gerais da República das Províncias Unidas, hoje Holanda.
c) o acirramento das rivalidades econômicas com os holandeses e o fortalecimento do comércio exterior inglês.
d) o reforço do absolutismo da dinastia Tudor e a eclosão da Revolução Puritana, liderada pelos levellers.
e) a garantia da presença do capital inglês na exploração do ouro e das pedras preciosas em Minas Gerais.


7. (PUC SP/2010) O Ato de Navegação de 1651 foi editado por Oliver Cromwell, no contexto das chamadas Revoluções Inglesas do século XVII. Era uma forma de
a) assegurar mercado consumidor para produtos ingleses e impedir a concorrência de novas potências industriais, como a França e a Alemanha.
b) obter maior controle sobre a circulação marítima comercial e, dessa forma, ampliar a presença britânica sobre os mares.
c) beneficiar os interesses da nobreza britânica, que finalmente conseguia se impor à burguesia nas lutas religiosas, sociais e políticas internas.
d) impedir as exportações francesas para a América do Norte e, dessa forma, impedir a autonomia econômica das colônias inglesas na região.
e) facilitar o acesso às colônias do norte da África, para assegurar o fornecimento de carvão e de minérios para as fábricas inglesas.


GABARITO



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