Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O METALISMO



1. (UFAL/2014) O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais.
Disponível em: http://www.infoescola.com/. Acesso em: 9 dez. 2013.
A primeira característica do mercantilismo era o metalismo, ou seja, a concepção de que a prosperidade de cada país
a) seria determinada pelo volume da sua produção interna.
b) dependeria do tamanho do território principal somado a área de suas colônias.
c) estaria ligada a uma balança comercial favorável, geradora de grande superávit.
d) estaria na razão direta da quantidade de metais preciosos que possuísse.
e) dependeria da liberdade com que o comércio se expande sem a interferência do governo.


2. (URCA CE/2007) Considere os princípios relacionados abaixo e assinale os que se incluem na doutrina econômica do mercantilismo, predominante na Europa dos séculos XVI e XVII.
a) O metalismo, que admitia estar a prosperidade de um país condicionada à acumulação de metais preciosos.
b) A não intervenção do Estado na economia, com o controle de todas as atividades de produção e comércio nas mãos da aristocracia feudal.
c) O liberalismo econômico, atribuindo à burguesia produtora plena autonomia na competição econômica.
d) A teoria de balança desfavorável no comércio com outros Estados e colônias.
e) A formação de princípios de planejamento quinquenal para o desenvolvimento da economia, sendo que todos os setores políticos e sociais deveriam estar imbuídos dessa meta.


3. (UEFS BA/2013) [...] o Estado absolutista precisava dispor de um grande volume de recursos financeiros necessários à manutenção de um exército permanente e de uma marinha poderosa, ao pagamento dos funcionários reais e à manutenção do aparelho administrativo e ainda ao custeio dos gastos suntuosos da corte e das despesas das guerras no exterior. (MELLO; COSTA, 1993, p. 63).
A conquista dos objetivos descritos no texto levou o Estado absolutista a adotar como prática econômica o Mercantilismo, que, na versão espanhola, denominava-se
a) Protecionismo Alfandegário, baseado no controle dos impostos de exportação e no seu papel na reserva do mercado para os produtos nacionais.
b) Intervencionismo Estatal, sobre a produção de mercadorias e a proteção do mercado nacional contra a concorrência externa.
c) Metalismo, fundamentado na crença de que a riqueza do país dependeria de sua capacidade de acumular metais preciosos em seu território.
d) Revolução Comercial, que alterou as rotas tradicionais que ligavam o comércio europeu ao Extremo Oriente, pelo caminho do Atlântico Norte.
e) Balança Comercial Favorável, que garantia a distribuição equitativa das riquezas nacionais entre a área metropolitana e as áreas coloniais.


GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários