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QUESTÕES SOBRE O LUDISMO



1. (UNESP SP/2000) “Não queremos destruir a vossa fortuna, mas se não arranjardes maneira de nos dardes trabalho, não poderemos deixar de atentar contra vós e contra as máquinas. (.) Se ao fim de 8 dias não retirardes as lãs das máquinas para dar trabalho às 500 pessoas que vos batem à porta e para as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos espanteis se virdes um levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal modo sofremos, pobres operários, por nós e pelos nossos filhos.”
(Anúncio anônimo afixado nas ruas de Clermont, França, em 1818.)
O tipo de manifestação descrita está relacionado:
a) ao movimento anarquista.
b) à constituição dos partidos comunistas.
c) às origens dos partidos liberais.
d) à organização dos partidos socialistas.
e) ao movimento ludista.


2. (FATEC SP/2002)
“De pé ficaremos todos
E com firmeza juramos
Quebrar tesouras e válvulas
E pôr fogo às fábricas daninhas.”
(Canção dos quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da riqueza do homem. 1979)
O movimento representado nessa canção denominou-se:
a) Liberalismo: defendia a ideia de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a destruição das máquinas.
b) Anarquismo: a maior parte de seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da liberdade humana.
c) Cartismo: originou-se de um documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época.
d) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho nas fábricas.
e) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e passaram a destruí-las.


3. (CEFET PR/2008) Movimento operário inglês, organizado no início do século XIX para destruir máquinas, responsabilizadas pelo desemprego, que teve seu momento culminante no assalto noturno à manufatura de William Cartwright, no condado de York, em abril de 1812. No ano seguinte, na mesma cidade, teve lugar o maior processo contra os participantes: dos 64 acusados de terem atentado contra a manufatura de Cartwright, 13 foram condenados à morte e 2 à deportação para as colônias.
Apesar da dureza das penas, esse movimento foi uma das primeiras grandes críticas às péssimas condições de vida da classe operária, decorrentes da Revolução Industrial, trata-se do:
a) Cartismo.
b) Ludismo.
c) Anarquismo.
d) Marxismo.
e) Tradeunionismo.


4. (IFSP/2015) O movimento Cartista surgiu na Inglaterra entre as décadas de 30 e 40 do século XIX e reivindicava melhores condições de vida e de trabalho a nova classe operária. Antes dele, ocorreu o Ludismo, o qual
a) pretendia reformar a legislação, promovendo a passagem das fábricas para as mãos dos operários.
b) organizou as primeiras manifestações do marxismo na Inglaterra.
c) apoiou a criação dos falanstérios, nos moldes executados na França.
d) promovia a destruição das máquinas e um retorno ao trabalho manual.
e) almejava a criação de uma sociedade socialista em que todos os meios de produção pertenceriam ao corpo da população.


5. (UECE 2016) Atente ao seguinte excerto:
“De 1815 a 1847, F. Gaillot arrola uma quinzena de casos ocorridos e outros tantos de tentativas abortadas. O ludismo é mais importante em 1848, quando assume feições particularmente graves, à imagem da duração da crise e da esperança despertada pela nova República”.
(PERROT, M. Os excluídos da História. Operários, mulheres, prisioneiros.Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.37.)
Sobre o ludismo, é correto afirmar que
a) é um ramo da psicologia voltado para casos extremos de crise política.
b) constituiu um partido político na Inglaterra.
c) foi um movimento operário de protesto contra a produção industrial.
d) foi uma manifestação de rebeldes franceses a favor da produção fabril.


6. (UFMG 1999) "Só quebraram as armações dos que tinham reduzido o valor dos salários dos empregados; os que não tinham abaixado o valor ficaram com suas armações intactas; num estabelecimento, na noite passada, quebraram quatro entre seis armações; as outras duas, que pertenciam a mestres que não tinham abaixado seus salários, não mexeram nelas."
"Vieram a este local dois homens que se diziam inspetores do comitê; foram às casas de todos os malharistas e dispensaram-nos de trabalhar a preços que estivessem abaixo de uma lista que lhes deram. [...] Quando encontraram um bastidor operado por alguém que não tivesse prestado o aprendizado regular, ou por uma mulher, dispensavam-nos do trabalho e, se prometiam parar, fincavam um bilhete na armação com essas palavras escritas: ‘Deixem ficar essa armação, removidos os inexperientes'."
Os textos acima são trechos de relatos sobre o movimento ludista na Inglaterra, no início do século XIX, feitos à época. A partir das ideias contidas nesses relatos, o ludismo é apresentado como um movimento que
a) lutava pelo retorno da guilda e contra a evolução tecnológica do capitalismo.
b) resistia à industrialização e ao uso das máquinas na indústria têxtil.
c) buscava controlar os salários e a oferta de mão-de-obra.
d) pretendia a manutenção do artesanato tradicional como forma de produção.
e) visava a socialização dos bens de produção e instauração de cooperativas.


7. (FCMS-JF 2015) O final do século XIX foi marcado pelo aparecimento de vários movimentos importantes, a exemplo do Ludismo, na Inglaterra. Sobre o Ludismo, é correto afirmar que significou:
a) a ampliação dos movimentos de camponeses contra o avanço da industrialização.
b) a destruição das máquinas pelos operários como resistência à revolução industrial.
c) o crescimento da pressão dos operários pelo sufrágio universal na era da industrialização.
d) o fortalecimento das ideias socialistas no contexto da revolução industrial.


8. (UNESP 2017) Nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores de máquina demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica. De um lado, esse movimento de resistência visava investir contra as novas relações hierárquicas e autoritárias introduzidas no interior do processo de trabalho fabril, e nessa medida a destruição das máquinas funcionava como mecanismo de pressão contra a nova direção organizativa das empresas; de outro lado, inúmeras atividades de destruição carregaram implicitamente uma profunda hostilidade contra as novas máquinas e contra o marco organizador da produção que essa tecnologia impunha.
(Edgar de Decca. O nascimento das fábricas, 1982. Adaptado.)
De acordo com o texto, os movimentos dos quebradores de máquinas, na Inglaterra do final do século XVIII e início do XIX,

a) expunham a rápida e eficaz ação dos sindicatos, capazes de coordenar ações destrutivas em fábricas de diversas partes do país.
b) representavam uma reação diante da ordem e da disciplinarização do trabalho, facilitadas pelo emprego de máquinas na produção fabril.
c) indicavam o aprimoramento das condições de trabalho nas fábricas, que contavam com aparato de segurança interna contra atos de vandalismo.
d) revelavam a ingenuidade de alguns trabalhadores, que não percebiam que as máquinas auxiliavam e facilitavam seu trabalho.
e) simbolizavam a rebeldia da maioria dos trabalhadores, envolvidos com partidos e agrupamentos políticos de inspiração marxista.


9. (UNICENTRO 2007) Segundo Marx, “era necessário tempo e experiência para o trabalhador aprender a distinguir a maquinaria de sua aplicação capitalista e atacar não os meios materiais de produção, mas a forma social como são explorados.”
(MARX, In: Faria, 1989, p. 24).
O pensamento expresso no texto faz uma crítica
a) ao movimento cartista.
b) à atuação dos luditas.
c) à organização política do proletariado.
d) aos mecanismos de ação dos sindicatos.
e) à greve como instrumento de reivindicação.


10. (UEFS 2015) Na escola inglesa The School of Life, que abriu filiais no Brasil, o físico irlandês Stephen Little é professor de mindfulness, uma filosofia moderna cuja orientação é estimular as pessoas a ter atenção em cada atividade que desempenham. Little considera os estímulos tecnológicos rivais desta meta e, neoludita, tomou medidas drásticas contra os gadgets. “Não quero me distanciar do que há de prazeroso na vida, como olhar o mundo sem uma tela na frente”, diz. Ele instalou em sua casa um dispositivo que desliga o wi-fi às 6 da tarde e decidiu checar o e-mail apenas duas vezes ao dia.
(VILICIC; BEER, 2015, p. 81).
O termo “neoludita”, aplicado ao físico irlandês, se diferencia do movimento ludista, que eclodiu na Inglaterra na primeira fase da Revolução Industrial, porque o
a) ludismo aceitava as descobertas no uso das máquinas e buscava adequar a vida dos indivíduos às novas condições de trabalho
b) ludismo defendia a volta do sistema familiar/artesanal de produção, incentivando o pequeno comércio local.
c) neoludismo aceita as inovações tecnológicas buscando, contudo, disciplinar sua interferência na vida cotidiana do indivíduo.
d) neoludismo rejeita a convivência com a moderna tecnologia, por considerá-la prejudicial ao pleno desempenho humano.
e) ludismo desenvolveu-se como um movimento de destruição de máquinas, buscando derrubar o controle das corporações de ofício.


GABARITO

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