1. (GAMA FILHO RJ/1995) O fortalecimento internacional do Estado Nacional na Inglaterra remonta
ao século XVII, período no qual lançou-se à conquista de um império colonial.
Nessa conjuntura, os Atos de Navegação (1651), decretados por Oliver Cromwel
assumiram uma Grande importância. esses Atos relacionam-se à:
a) quebra da
hegemonia dos transportes marítimos exercida pela Holanda.
b) derrota da
“invencível armada” espanhola em sua tentativa de conquista da Inglaterra.
c) aliança naval
entre França e Inglaterra para o controle das rotas comerciais orientais.
d) dominação
inglesa do comércio de especiarias realizado na China.
e) demarcação
dos territórios africanos sujeitos à colonização e administração inglesas.
2. (PUC SP/2002) O "Ato de Navegação", de 1651, estabelecia que mercadorias
compradas da Inglaterra ou vendidas a ela só poderiam ser transportadas em
navios ingleses.
Essa medida pode ser considerada:
a) a
cristalização da hegemonia inglesa sobre o Mediterrâneo e sobre os mares
europeus, que só cessou com a descoberta de novos caminhos para o Oriente pelos
navegadores ibéricos.
b) a imposição,
a países como França e Holanda, da hegemonia mercantil inglesa, impedindo-os de
manterem relação de monopólio com suas possessões coloniais nas Américas e na
África.
c) a vitória da
burguesia liberal inglesa sobre a aristocracia, que preferia incentivar o
comércio interno a investir no comércio externo e no aparato militar-naval.
d) a
consolidação do domínio inglês sobre os mares, que deu a Inglaterra, por vários
séculos, claro predomínio naval e mercantil, especialmente no Oceano Atlântico.
e) a superação
definitiva do feudalismo e o reinicio de atividades comerciais, articulando a
ilha em que está localizada a Inglaterra e a parte continental da Europa.
3. (UFF RJ/1996) "República? Monarquia? Eu não conheço senão a Questão-social".
A afirmação de Robespierre, dirigente máximo do processo revolucionário francês
na fase da Convenção, iluminada a face popular da Revolução Francesa,
especialmente o combate aos privilégios do Rei e da aristocracia.
Assinale a opção que melhor caracteriza,
historicamente a investida revolucionária contra os privilégios do Antigo regime,
deflagrada na França entre fins do século XVIII e inícios do XIX:
a) Adotada pela Assembleia
Constituinte francesa em agosto de 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e
do Cidadão proclamou a igualdade de todos os franceses perante a lei, abolindo-se
as distinções de nascimento, os privilégios aristocráticos e as desigualdades
de fortuna.
b) Refletindo na
América Hispânica, o ideal francês de igualdade social resultou na
independência dos países latino-americanos e na imediata abolição dos regimes
de trabalho servis até então vigentes.
c) Na América
Portuguesa, a influência da Revolução Francesa se fez notar logo em 1789, com a
Inconfidência Mineira, conjuração que aspirava fundar uma República nos moldes
da Convenção francesa, cortando-se os laços com a metrópole e abolindo a
escravidão.
d) A possessão
francesa de Saint-Domingue, atual Haiti, foi cenário do radicalismo extremo a
que chegou à onda revolucionária, não obstante a manutenção constitucional da
escravidão e a instalação de um regime monárquico inspirado nos quilombos.
e) A fase
mais radical do processo revolucionário francês deu-se na Convenção, entre 1793
e 1794, fase em que o Comitê de Salvação Pública ancorando na agitação dos
sans-cullotes, ordenou a execução de vários membros da antiga nobreza e do
próprio rei, Luís XVI.
4. (UFOP MG/1994) Relaciona-se á crise do Antigo Sistema Colonial, exceto:
a) o movimento
da Conjuração Mineira.
b) a conjuntura
revolucionária na Europa.
c) a influência
das ideias iluministas no território colonial.
d) o movimento
de independência das Treze Colônias.
e) a guerra
dos Farrapos no Rio Grande do Sul.
5. (UFOP MG/1995) Com relação ao processo de formação dos Estados na Europa entre os
séculos XV e XVIII, assinale a alternativa correta.
a) O Estado
espanhol se constituiu após um intenso processo de lutas pela sua autonomia
contra o domínio português ocorrido entre 1580 e 1640 (Guerra da Restauração).
b) Após a Guerra
dos Cem Anos (1337 – 1453) a Inglaterra finalmente conquistou a integridade de
seu território, anteriormente ocupado, parcialmente por nobres franceses.
c) A instituição do Estado holandês, na época
chamado Províncias do Norte reunidas, se deu através de uma luta contra o
domínio espanhol.
d) Durante o
reinado de Luís XIV, a França recuperou as dimensões territoriais na época do
reinado de Carlos Magno.
e) O processo a
unificação do Estado alemão se encerrou após a Guerra dos Trinta Anos
(1618–1648), conflito que envolveu a maioria dos Estados europeus.
6. (Mackenzie SP/2001) Durante a Guerra Civil Inglesa, 1642 - 1649, puritanos, favoráveis a um
regime republicano, e presbiterianos, partidários de uma monarquia controlada
pelo parlamento, romperam sua aliança.
Assinale a alternativa que apresenta as
principais medidas implementadas pelos partidários de Oliver Cromwell.
a) Revolução
Gloriosa, invasão da Irlanda e o restabelecimento da monarquia.
b) Execução
do rei, expulsão dos presbiterianos do Parlamento e edição dos Atos de
Navegação.
c) Criação da
Lei dos Cercamentos, restabelecimento do catolicismo como religião oficial e a
criação da Petição dos Direitos, também chamada de Segunda Carta Magna Inglesa.
d) Dissolução do
Parlamento, Proclamação da Commonwealth e a prisão dos principais líderes puritanos.
e) Proclamação
da República, criação da Lei dos Cercamentos e a decretação da Paz com a
Escócia.
7. (FUVEST SP/1991) Qual das opções abaixo ordena corretamente a sequência cronológica do
processo histórico:
a) Crise do
sistema feudal – Liberalismo Burguês – Revolução Francesa – Formação dos
Estados Absolutos.
b) Iluminismo –
absolutismo monárquico – capitalismo industrial – descoberta da América.
c) Renascimento –
capitalismo monopolista – expansão islâmica – mercantilismo.
d) Feudalismo
– expansão ultramarina – reforma – despotismo esclarecido.
e) Capitalismo
comercial – Revolução Industrial – colonialismo português – as Cruzadas.
8. (UNIFOR CE/1999) A respeito da sociedade do Antigo Regime é correto afirmar que:
a) a etiqueta pode ser inserida numa
estratégia política de dominação, no momento de constituição das Cortes, as
quais se ligam à formação do Estado Moderno, num longo processo de concentração
de poder e de um ritual de adoração ao rei ou príncipe.
b) após a
Revolução Francesa a etiqueta tornou-se mais rígida, regulando a mobilidade
social e
marcando os comportamentos da burguesia, que
deveria treinar cada um de seus gestos para dar a impressão de uma sociedade
estável.
c) a condição
para ser cavaleiro, doutor ou sacerdote era a de nascimento ou herança porque
cada condição dependia do fato de se pertencer a uma ordem. A ordem por
excelência era a dos sacerdotes, da qual derivavam as demais ordens.
d) as casas
ganharam uma nova espacialização interna, com funções determinadas para cada
aposento como: dormir, comer, receber visitas. Tais hábitos foram logo copiados
pela nascente burguesia mercantil, ávida em copiar os costumes da nobreza.
e) a etiqueta
foi um importante instrumento de ascensão social para a nascente burguesia, uma
vez que suas regras possibilitavam aos homens expressarem seus costumes de modo
a obter prestígio.
9. (UNIFOR CE/2001) "... de qualquer modo, o simples crescimento já complica o esquema;
a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas
camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. Assim, pouco a pouco vão
se revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e quanto mais o
sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração
colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu
centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e
quando atinge o nível de mecanização da indústria (...), todo o conjunto começa
a se comprometer porque o capitalismo não se acomoda (...) com as barreiras do
regime..."
(Fernando Novais. As Dimensões da
Independência. In: Guilherme Mota. 1822. Dimensões. São Paulo: Perspectiva,
1972. v. 67)
O texto descreve um fenômeno que identifica,
no Brasil, fatores responsáveis:
a) pela
implantação do monopólio comercial.
b) pelo êxito da
política econômica do mercantilismo.
c) pela criação
do governo geral e crise das câmaras municipais.
d) pela crise
do sistema colonial e pelos movimentos nativistas.
e) pelo fracasso
das capitanias hereditárias e pela ocupação litorânea.
10. (UFU MG/2014) Entre os anos de 1789 e 1801, as autoridades de Lisboa viram-se diante
de problemas sem precedentes. De várias regiões da sua colônia americana chegavam
notícias de desafeição ao Trono, o que era sobremaneira grave. A preocupante
novidade residia no fato de que os objetos das manifestações de desagrado,
frequentes desde os primeiros séculos da colonização, deslocava-se,
nitidamente, de aspectos particulares de ações do governo para o plano mais
geral da organização do Estado. O que se percebe, agora, nos transbordamentos
da fronteira da legalidade estrita, é que a própria forma de organização do
poder se torna o alvo das críticas, e a sua substituição por outra afirma-se
como o objetivo que move os homens.
JANCSO, Istvan. “A sedução da liberdade:
cotidiano e contestação política no final do século XVIII” In: SOUZA, Laura de
Mello e. História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na
América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.388-389,
(adaptado)
Ao analisar os eventos ocorridos na América
portuguesa no final do século XVIII, os historiadores buscam integrá-los ao
quadro geral de transformações pelas quais passava o Império luso. Assim as “desafeições
ao Trono”
a) representavam
a luta dos nacionais pela criação de um estado independente, da mesma maneira
que havia ocorrido com os países hispânicos no começo do século XVIII.
b)
apresentavam-se como um combate pela transformação social da colônia, via
abolição da escravidão e privilégios de nascimentos, manifestada na
Inconfidência Mineira (1789).
c) voltavam-se
contra as reformas pombalinas que visaram modernizar a colônia, por meio da
expulsão dos jesuítas e separação entre a Igreja e o Estado brasileiro.
d) simbolizavam
a crise do Antigo Regime na periferia do sistema atlântico, decorrente do
amadurecimento do capitalismo internacional e do advento das ideias
iluministas.
11. (Mackenzie SP/2005) Pelo Tratado de Methuen, assinado em 1703, Portugal se comprometeu a
comprar tecidos produzidos pelos ingleses; em troca, a Inglaterra daria
preferência à importação do vinho produzido em Portugal
Entre as consequências desse acordo
econômico, podemos assinalar:
a) a interrupção
do afluxo de grandes volumes de ouro e pedras preciosas extraídos do Brasil
para Inglaterra, serviriam para alimentar o processo de industrialização
inglês.
b) o estímulo ao
desenvolvimento da produção no nordeste do Brasil, incentivando a exportação de
melaço de cana para substituir o mel natural na fabricação do tradicional vinho
português.
c) o desestímulo e a posterior ruína dos
grupos manufatureiros portugueses, que passaram a sofrer a concorrência direta
dos artigos provenientes da Inglaterra.
d) o
desenvolvimento de manufaturas na colônia, com a fundação de diversas
Companhias Gerais de Comércio, como a do Estado do Grão-Pará e Maranhão e a de
Pernambuco e Paraíba.
e) o equilíbrio
da balança comercial portuguesa, que diminuiu a exploração colonial a que
estava submetido o Brasil, pois o valor das importações da metrópole passou a
ser inferior ao das suas exportações.
12. (Mackenzie SP/2005) A Revolução Americana repercutiu intensamente em outros Estados
nacionais e colônias. No Brasil, Tiradentes andava com uma constituição
norte-americana na mão, procurando colaboradores para traduzi-la do inglês; em
1817, na insurreição que ocorreu em Pernambuco – chamada Revolução Pernambucana
– houve quem se apelidasse de Washington, em homenagem ao primeiro presidente
dos Estados Unidos.
Carlos Guilherme Mota
Assinale a alternativa que relaciona,
corretamente, a Independência dos Estados Unidos com a Inconfidência Mineira e
com a Revolução Pernambucana.
a) A
Independência dos EUA foi responsável pelo desencadeamento de um processo
revolucionário em todas as Américas. No Brasil, a liderança do movimento coube
exclusivamente aos setores marginalizados da sociedade.
b) Inspirados
nos ideais abolicionistas de Washington, implementados nas Colônias Inglesas da
América, Tiradentes e Frei Caneca deram início à luta pelo fim do trabalho
escravo no Brasil.
c) Os três
movimentos foram manifestações nativistas fracassadas, que se sublevaram contra
suas respectivas metrópoles em oposição as restrições à livre circulação de
idéias nas colônias.
d) A
Revolução Americana, a Inconfidência Mineira e a Revolução Pernambucana
sofreram influência dos postulados liberais ingleses e do iluminismo francês,
que condenavam o absolutismo e desmascaravam a opressão da estrutura colonial.
e) A
independência dos EUA, a Inconfidência Mineira e a Revolução Pernambucana de
1817 têm em comum a presença, em suas lideranças, apenas de membros das elites
coloniais que combateram as ideias absolutistas e o pacto colonial.
13. (UFTM MG/2006) As Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa (1789)
apresentam, em comum:
a) a vitória da
burguesia, que impôs sistemas políticos baseados na soberania popular e na
república parlamentarista.
b) a
consolidação das estruturas do Antigo Regime, que triunfaram sobre os
princípios da Ilustração.
c) a implantação
de uma república, sob inspiração dos ideais iluministas, que perdura até a
atualidade.
d) a
influência do liberalismo, que defendia formas representativas de governo e o
direito à propriedade.
e) a liderança
das camadas populares, que concretizaram sua aspiração por igualdade econômica.
14. (FUVEST SP/2003) Da independência dos Estados Unidos (1776), da Revolução Francesa (1789)
e do processo de independência da América Ibérica (1808-1824), pode-se dizer
que todos esses movimentos:
a) decidiram
implementar a abolição do trabalho escravo e da propriedade privada.
b) tiveram
início devido à pressão popular radical e terminaram sob o peso de execuções em
massa.
c) conseguiram,
com o apoio da burguesia ilustrada, viabilizar a revolução industrial.
d) adotaram ideias
democráticas e defenderam a superioridade do homem comum.
e) sofreram
influência das ideias ilustradas, mas variaram no encaminhamento das soluções
políticas.
15. (FUVEST SP/2005) Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é
verdadeira?
a) Na Europa,
por volta de 1900, era o regime político da maioria dos países.
b) O Brasil
adotou esse regime político por intervenção direta dos demais países da América
espanhola.
c) Os Estados
Unidos e o Canadá adotaram simultaneamente o regime referido.
d) Como regime
político, apareceu no mundo ocidental, pela primeira vez, no século XVIII.
e) As
ex-colônias espanholas da América adotaram tal regime político antes de sua
ex-metrópole.
16. (UNIRIO RJ/2005) A crise do antigo regime se manifestou de forma variada nas estruturas
da Europa Moderna, ao longo do século XVIII. Determinou mudanças em diversos
aspectos da ordem monárquica e absolutista conforme se manifestou nos Estados
europeus.
A crise do antigo regime se caracterizou por
um conjunto de mudanças, dentre as quais, podemos citar:
a) no âmbito
cultural, o abandono da felicidade individual na terra em prol da busca
coletiva do paraíso, conforme expresso no Barroco.
b) no plano
político, a transformação moderada das monarquias absolutas em monarquias
constitucionais e parlamentares, baseadas na divisão de poderes do Estado em
executivo, legislativo e judiciário.
c) no contexto
econômico, o comprometimento das monarquias absolutas com as práticas
econômicas liberais demandadas pela burguesia, tais como o liberalismo
alfandegário e o metalismo.
d) nas ideias
científicas, a difusão da doutrina mecanicista que interpretava o universo como
uma máquina, cujo conhecimento seria possível através das leis divinas.
e) no aspecto
social, o declínio da sociedade estamental baseada nos privilégios de ordem da
nobreza e do clero, tornando o súdito um cidadão no processo das revoluções
burguesas.
17. (UFSCAR SP/2006) (...) os deputados do povo não
são, nem podem ser, seus representantes; não passam de seus comissários, nada
podendo concluir definitivamente. É nula toda lei que o povo diretamente não
ratificar e, em absoluto, não é lei. O povo inglês pensa ser livre e muito se
engana, pois o é somente durante a eleição dos membros do parlamento; logo que
estes são eleitos, ele é escravo, não é nada. Durante os breves momentos de sua
liberdade, o uso que dela faz mostra que bem merece perdê-la.
Sobre as ideias e o autor do texto, é correto
afirmar que são
a) discussões
filosóficas renascentistas de Bodin, em defesa do absolutismo monárquico e
contra a representatividade do povo no parlamento.
b) reflexões
sobre a legitimidade de representação do povo inglês no parlamento, feitas por
Locke, durante a fase mais radical da Revolução Francesa.
c) análise do
poder, feita por Maquiavel, defendendo a constituição de um Estado forte,
fundado na relação de representação direta do povo diante do poder do príncipe.
d) críticas filosóficas iluministas feitas
por Rousseau ao sistema político de representação, com a defesa da participação
direta do povo nas decisões do Estado.
e) estudo
crítico socialista de Marx sobre a importância da participação direta do
proletariado na organização do sistema político de representação parlamentar
inglês.
18. (UFAL/2006) A crise era geral e punha em xeque tanto o sistema mercantilista de
colonização como o absolutismo da metrópole.
(Fernando A Novais. Portugal e Brasil na
crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1981 p. 159)
No contexto dos Tempos Modernos, o autor faz
referência à crise que teve como causas
I. a ascensão
dos governos despóticos na Europa.
II. a difusão das ideias
anarquistas pelos continentes.
III. o
desenvolvimento do processo de industrialização.
IV. a propagação
dos ideais dos pensadores iluministas.
São corretas SOMENTE
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
19. (UNIFAP AP/2006) A crise do sistema feudal comporta os primeiros ensaios da modernidade.
O período de construção dessa modernidade foi acompanhado e influenciado por
mudanças políticas e culturais decisivas para o aparecimento do Mundo Moderno.
Faz parte do contexto que possibilitou o surgimento dos primeiros momentos da
Idade Moderna
a) a Revolução
Industrial e as profundas mudanças sociais por ela desencadeadas.
b) o
Renascimento – movimento que criticava o absolutismo, o mercantilismo e os
privilégios da nobreza e do clero, através da renovação da arte e da cultura europeia.
c) o Iluminismo
que assegurou a formação das Monarquias Nacionais, através da justificativa do
poder absoluto do Príncipe presente nas obras de pensadores como Voltaire, Montesquieu
e Rousseau.
d) a Reforma
Protestante, movimento que determinou a ruptura da unidade da Igreja Católica e
deu origem ao protestantismo.
e) a Revolução
Francesa, movimento que expressou os ideais de liberdade e cidadania, e que fez
o mundo ingressar em uma era inteiramente nova.
20. (FURG RS/2007) Analise as proposições abaixo, sobre o chamado Antigo Regime, ocorrido
na França durante a Modernidade.
I. os burgueses,
principalmente a alta burguesia, auxiliaram aos monarcas na luta contra a
nobreza, através de impostos e financiamento, pois pretendiam retirar desta
última os monopólios econômicos que detinha.
II. os Estados
Nacionais foram importantes na coordenação da Expansão Marítima e na conquista
de colônias, pois com isso conseguiriam o enriquecimento burguês nacional e seu
próprio fortalecimento.
III. visando a
justificar a centralização e a concentração de poderes nas mãos do rei, juristas
e legistas apoiaram-se no Direito Romano, na religião e mesmo na praticidade
política do Estado Moderno.
Estão corretas as afirmativas:
a) todas.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) nenhuma.
GABARITO
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