Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O CONGRESSO DE VIENA



1. (PUC RJ/1994) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios.
a) Liberalismo, democracia e industrialismo.
b) Socialismo, totalitarismo e controle estatal.
c) Restauração, legitimidade e equilíbrio-europeu.
d) Conservadorismo, tradicionalismo e positivismo.
e) Constitucionalismo, federalismo e republicanismo.


2. (FURG RS/2002) O Congresso de Viena teve por intento restaurar a conjuntura político-ideológica europeia alterada pelas transformações advindas do processo revolucionário na França.
A este Congresso relacionam-se:
I. a redefinição do mapa europeu, com a criação de novos países;
II. a utilização do princípio da legitimidade para garantir a reintegração das casas reinantes em alguns dos países libertados do domínio francês;
III. a Doutrina Monroe, estabelecida pelos Estados Unidos, que pretendia combater a restauração do regime colonial na América;
IV. o estabelecimento de um equilíbrio europeu, visando atenuar as disputas entre as potências do continente;
V. a formação de um bloco para combater algumas das aspirações liberais e nacionalistas, conhecido como Santa Aliança;
VI. as medidas estabelecidas pelos vencedores, representando uma sobrevivência temporária do Antigo Regime, que viria a perecer definitivamente no século seguinte.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II, III e IV
b) II, IV, V e VI
c) I, II, IV e V
d) II, III, IV e VI
e) Todas


3. (UFJF MG/1997) "O século dezenove produziu um fenômeno sem precedentes nos anais da civilização ocidental, a saber, uma paz que durou cem anos (...) sob formas variadas e ideologias mutáveis (...) o resultado conseguido era sempre o mesmo, e a paz foi preservada"
(POLANYI, K. A grande transformação.)
Numa das tentativas mais conhecidas de preservar a paz no século XIX e promover a chamada "Restauração" após as guerras napoleônicas, realizou-se o Congresso de Viena e criou-se a Santa Aliança, em relação aos quais é CORRETO afirmar:
a) com o firme propósito de evitar grandes conflitos, a Santa Aliança sempre orientou os governos restauradores no sentido de buscarem, através de negociações pacíficas, um acordo com os insurgentes da década de 20;
b) os congressistas de Viena consideravam o maior desafio do período da Restauração a supressão das revoluções, que ameaçavam a realização dos ideais liberais;
c) apesar dos objetivos pacifistas, "restauradores" e de manutenção da ordem por parte do "Congresso", ocorreram várias alterações nas condições internas e externas de potências e Impérios no decorrer do século XIX;
d) o Congresso de Viena marca o início de um período de cem anos de ausência total de conflitos envolvendo nações ocidentais;
e) ao lado do objetivo maior de preservar a paz, a emancipação das pequenas nacionalidades reunidas no Império austro-húngaro estava entre as principais metas do Congresso de Viena.


4. (UFJF MG/2000) A Revolução Francesa marcou o colapso do Antigo Regime e o advento do Liberalismo. Mas, essas transformações não se processaram sem recuos. A fase da Restauração europeia e do Congresso de Viena constitui evidência dessa afirmativa.
Sobre esta fase assinale a alternativa CORRETA:
a) restaurou-se a ordem burguesa europeia, consagrando-se os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
b) restabeleceu-se o “sistema europeu” sob a égide da Alemanha, possuidora de vasto império naval;
c) procurou-se restaurar o princípio da legitimidade das dinastias reinantes do Antigo Regime, gerando uma barreira conservadora em torno da França, o que beneficiou, principalmente, a Inglaterra;
d) o Congresso de Viena, contrário à restauração dos Bourbons, consagrou a reorganização europeia sob o domínio napoleônico.


5. (UNIFOR CE/1998) Os movimentos liberais e nacionais que ocorreram na Europa entre o Congresso de Viena e 1850 foram:
I. formas de reação da burguesia contra o modelo imposto pelas forças de conservação, no Congresso de Viena.
II. explosões burguesas contra o desenvolvimento do capitalismo industrial.
III. expressões de duas orientações distintas, uma que revela as lutas contra o domínio estrangeiro, como é o caso da Bélgica, e outra que acentua as contradições internas de classe das sociedades burguesas.
IV. concretizações do avanço do conservadorismo na Europa, anunciando a falência da Revolução Francesa e indicando uma volta ao feudalismo, que se realiza em 1870 na França com a derrota da Comuna de Paris.
Pode-se afirmar que SOMENTE:
a) I e II estão corretas.
b) I e IV estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.


6. (UNIFOR CE/2003) O Congresso de Viena, realizado com o apoio de países como a Áustria, a Inglaterra, a Rússia, a Prússia e a França nos anos de 1814 e 1815, foi considerado de cunho conservador na medida em que se opôs aos ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade".
Corresponde às principais medidas tomadas pelo Congresso de Viena, a:
a) aprovação do Código Napoleônico elaborado para atender parte das aspirações da burguesia como forma de mantê-la sob o domínio e o controle dos reis absolutistas.
b) reformulação das constituições das monarquias absolutistas que, convertidas em repúblicas, passaram por profundas transformações estruturais.
c) formação de uma Liga das Nações para impedir o avanço imperialista do exército revolucionário de Napoleão Bonaparte, que pretendia dominar toda a Europa.
d) união política e militar entre as tradicionais monarquias europeias com a intenção de reprimir as revoluções liberais e nacionais inspiradas pela Revolução Francesa.
e) concessão de empréstimos à França para reconstruir o país após os prejuízos e danos causados, em virtude da Revolução e das sucessivas guerras napoleônicas.


7. (FGV/2000) A reconstrução da Europa, após as guerras napoleônicas, foi direcionada pelo Congresso de Viena.
É incorreto afirmar que ele estabeleceu a:
a) criação de um pacto militar internacional (Santa Aliança) para intervir onde houvesse manifestações revolucionárias;
b) devolução dos territórios conquistados pela França, desde a Revolução;
c) desobrigação de pagamento de indenização pelos franceses por terem ocupado territórios de outros países;
d) restauração da monarquia dos Bourbon na França;
e) autonomia da Itália e da Alemanha, divididas e submetidas à hegemonia húngara.


8. (UNIMONTES MG/2005) NÃO era objetivo do Congresso de Viena (1815):
a) Redefinir a política europeia segundo os interesses conservadores e dificultar a expansão das ideias revolucionárias.
b) Desenvolver uma política de neutralidade, onde quer que o regime absolutista estivesse ameaçado.
c) Reorganizar o mapa político europeu, profundamente alterado durante a expansão napoleônica.
d) Reconduzir aos tronos europeus os “legítimos soberanos” que Napoleão havia deposto.


9. (FGV/2005) Entre 1814-1815, representantes das nações europeias reuniram-se no chamado Congresso de Viena.
As principais discussões desses encontros giraram em torno:
a) Da adoção do Código Napoleônico por todos os Estados europeus, como forma de modernizar as instituições sociais e adequá-las ao desenvolvimento capitalista do período.
b) Da reorganização da Europa após as guerras napoleônicas, procurando garantir à burguesia os avanços conquistados após anos de revoluções.
c) Da definição de fronteiras e governantes europeus a partir da ideia de legitimidade, isto é, a restauração do poder e das divisões territoriais anteriores à Revolução Francesa.
d) Da necessidade de banir definitivamente os princípios fundamentais do Antigo Regime, tais como a desigualdade jurídica, a dominação aristocrática e o absolutismo.
e) Da implementação do Parlamentarismo como a única forma de garantir a dominação aristocrática e a restauração das dinastias destronadas pelas revoluções.


10. (UFPI/2006) Após a derrota de Napoleão, as grandes potências europeias – Rússia, Áustria, Inglaterra e Prússia – se reuniram no Congresso de Viena (1815), para discutir a situação europeia. Dentre os princípios discutidos no Congresso, está:
a) A decisão de difundir, por toda a Europa, os ganhos realizados pelos movimentos revolucionários.
b) A restauração, no comando dos Estados europeus, das Dinastias legítimas, que reinavam no período pré-revolucionário.
c) A restauração apenas das Monarquias que eram do interesse das duas grandes potências: Inglaterra e Prússia.
d) A restauração de todos os Princípios feudais revogados pela Revolução Francesa.
e) O auxílio aos movimentos revolucionários ocorridos na América, desde que implantassem regimes monárquicos como forma de Governo.


11. (FGV/2008) Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o símbolo da ordem tradicional, da Contrarreforma, do Antigo Regime.
(René Remond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)
Acerca do Congresso de Viena (1815), é correto afirmar que
a) tornou-se a mais importante referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes por meio de cartas constitucionais.
b) países como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionários.
c) foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade – que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.
d) presidido pelo chanceler austríaco Metternich, mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por uma solução conciliatória após o
caos napoleônico: haveria a restauração das dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras.
e) criou, a partir da sugestão do representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares.


12. (UFC CE/2008) Entre 1792 e 1815, a Europa esteve em guerra quase permanente. No final, os exércitos napoleônicos foram derrotados. Em seguida, as potências vencedoras, Rússia, Prússia, Grã-Bretanha e Áustria, conjuntamente com a França, reuniram-se no Congresso de Viena, que teve como consequência política a formação da Santa Aliança.
A partir do comentário acima, marque a alternativa que contenha duas decisões geopolíticas aprovadas pelo citado Congresso:
a) defesa do liberalismo e auxílio aos movimentos socialistas na Europa.
b) restabelecimento das fronteiras anteriores a 1789 e isolamento da França do cenário político europeu.
c) valorização das aristocracias em toda a Europa continental e ascensão dos girondinos no governo da França a partir de 1815.
d) reentronização das casas reais destituídas pelos exércitos napoleônicos e criação de um pacto político de equilíbrio entre as potências europeias.
e) apoio aos movimentos republicanos e concentração de poderes na coroa britânica, permitindo a esta a utilização da sua marinha de guerra como instrumento contrarrevolucionário.


13. (FEI SP/2008) Legitimidade, Restauração e Equilíbrio entre os Estados são as metas a serem alcançadas pelo:
a) Tratado de Westfália.
b) Tratado de Santo Ildefonso.
c) Conferência de Bandung.
d) Congresso de Viena.
e) Tratado de Versalhes.


14. (UNICID SP/2009) Após a derrota de Napoleão Bonaparte, foi convocado o Congresso de Viena, cujas resoluções apresentaram um caráter
a) liberal, à medida que consolidaram os valores republicanos e anti-absolutistas da burguesia europeia.
b) conservador e representaram um retrocesso em relação aos avanços liberais trazidos pela Revolução Francesa.
c) socialista, pois representaram a materialização dos anseios econômicos e sociais do proletariado urbano europeu.
d) conservador, à medida que não aceitaram os princípios burgueses da legitimidade e do equilíbrio, impedindo a criação da Santa Aliança.
e) liberal, pois com a criação da Santa Aliança foram preservados os direitos adquiridos pela burguesia a partir do êxito da Revolução Francesa.


15. (ESPM/2011) Após a derrota de Napoleão, os representantes dos países vencedores reuniram-se em um congresso na cidade de Viena para solucionar os problemas surgidos em consequência da Revolução Francesa.
Esse congresso contou com a participação de quase todos os estados europeus afetados pelas conquistas napoleônicas.
Aproveitando-se das rivalidades entre os quatro grandes, Talleyrand, representante da França, invocou o princípio de legitimidade.
(Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais)
A partir da leitura do texto aponte a alternativa que apresenta os quatro grandes países vencedores e a definição do que foi o princípio da legitimidade:
a) Inglaterra, Áustria, França e Espanha – aliança militar para defender o conservadorismo e combater o liberalismo;
b) Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – modificação do mapa da Europa em benefício da Inglaterra;
c) Inglaterra, Áustria, Rússia e França – organização da chamada Confederação Germânica;
d) Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – restauração das dinastias reinantes antes da Revolução Francesa e remanejamento das fronteiras dos países europeus ao que eram antes de 1789;
e) Inglaterra, Prússia, Rússia e Espanha – princípio das intervenções que autorizou os quatro grandes a imporem seus interesses pela força.


16. (UNESP SP/2014) O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu representantes de diversos Estados europeus e resultou
a) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja.
b) na criação da Santa Aliança e no esforço de reafirmar valores do Antigo Regime.
c) na validação da nova divisão política da Europa, definida pelas conquistas napoleônicas.
d) na derrubada dos regimes republicanos e na restauração monárquica na França e na Inglaterra.
e) na defesa dos princípios do livre comércio e da emancipação das colônias na América.


17. (FURG RS/2007) A Santa Aliança, após o Congresso de Viena (1814-1815), adotou uma política em relação às colônias hispano-americanas, que visava a:
a) impor os princípios da Doutrina Monroe sobre todos os Estados europeus.
b) restabelecer o antigo sistema colonial espanhol.
c) difundir as ideias político-sociais da Revolução Francesa de 1789.
d) obrigar D. João VI a entregar a Província Cisplatina a Fernando VII da Espanha.
e) incentivar os movimentos nacionalistas de caráter separatista na América do Sul.


18. (FGV/2013) Restauração é o nome do regime estabelecido na França durante quinze anos, de 1815 a 1830, mas essa denominação convém a toda a Europa. Ela é múltipla e se aplica a todos os aspectos da vida social e política.
(René Rémond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)
Reconhece-se a Restauração no processo que
a) restituiu o poder aos monarcas europeus alinhados a Napoleão Bonaparte, provocando a generalização da contrarrevolução na América colonial, que havia sido varrida pelas independências nacionais.
b) alçou a Inglaterra à condição da nação mais poderosa do mundo, com capacidade de reverter a proibição do tráfico de escravos africanos para a América e de defender a recolonização de espaços coloniais espanhóis americanos.
c) restabeleceu as bases do sistema colonial na América e na Ásia, com a recriação de companhias de comércio marcadas pela rigidez metropolitana, além da prática do “mar fechado” e do porto único.
d) permitiu a volta das antigas dinastias ao poder, que o haviam perdido com as guerras napoleônicas, e que criou a Santa Aliança, nascida com o intuito de reprimir movimentos revolucionários.
e) ampliou os direitos trabalhistas em toda a Europa, condição que provocou as revoluções de 1820 e 1830, eventos fundamentais para a retomada dos valores políticos anteriores à Revolução Francesa.


GABARITO

Postar um comentário

3 Comentários