Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A GUERRA DO ÓPIO



1. (UFPEL RS/2000) Em 1997, ocorreu a devolução de Hong Kong pela Inglaterra ao governo chinês. A Inglaterra havia tomado aquele território da China por ocasião da:
a) Insurreição dos Taipingues (1845-1860), iniciada após a prisão de chineses que traficavam ópio para a Inglaterra.
b) Guerra do Ópio (1839-1842), que eclodiu com a destruição, por parte do governo chinês, de cargas de ópio trazidas pelos comerciantes ingleses.
c) Guerra dos Cipaios (1857-1859), devida ao rompimento do Tratado de Nanquim, pela China, que havia voltado a produzir o ópio.
d) Insurreição dos Boxers (1898-1901), quando os chineses faziam de Hong Kong um centro de exportação de ópio para a Europa.
e) Revolução Chinesa (1949), que se expandiu até a Índia, onde os chineses passaram a produzir o ópio para o mercado europeu.


2. (Cesgranrio) A Primeira Guerra do Ópio (1840-1842) teve como uma de suas consequências:
a) a maior penetração do imperialismo inglês na China;
b) fechamento dos portos da China ao comércio ocidental;
c) a eliminação da influência colonialista francesa na China;
d) a queda do sistema de mandarinato na China;
e) a instituição de um governo republicano na China.


3. (UEL/2017) Sobre o processo histórico da denominada Guerra do Ópio, ocorrida na China, em 1841, assinale a alternativa correta.
a) Os Estados Unidos da América iniciaram a expansão para o Oriente, comercializando o ópio monopolizado pelos chineses, o que provocou uma guerra entre eles, encerrada com o acordo de divisão igualitária das cotas comerciais.
b) O Japão, em suas conquistas imperialistas no continente asiático, travou uma guerra com a China pelo domínio do comércio do ópio na região; nesse processo, estabeleceram o Tratado de Pequim, no qual Hong Kong passou ao domínio japonês.
c) O império russo, parceiro da China no comércio do ópio, transportava-o para os portos de Xangai com maior agilidade e altas taxas aduaneiras, o que fez com que exigisse a franquia desse produto.
d) A Inglaterra, que dominava a comercialização do ópio na China, impôs aos chineses uma indenização por eles terem, a pretexto de proteger a saúde de sua população, confiscado e destruído uma grande carga de ópio.
e) A França teve uma de suas colônias, o Afeganistão, como um grande produtor de ópio e concorrente comercial dos chineses, que monopolizavam essa atividade com elevados lucros; visando quebrar tal monopólio, os franceses bloquearam os portos chineses.



4. (UDESC) A China desponta nos dias de hoje como uma das possíveis grandes potências do nosso século. Todavia, até meados do século XIX, ela era um país em grande parte isolado do restante do mundo e que, apesar de apresentar uma economia enfraquecida, resistia à voracidade dos interesses ocidentais. Naquela época, os primeiros a quebrar esse isolamento foram os ingleses.
Assinale a única alternativa que corresponde aos meios empregados pelos ingleses para impor à China o comércio e outras influências ocidentais:
a) O monopólio do comércio da região pela Companhia das Índias Ocidentais.
b) A guerra do Ópio, com ataques às cidades portuárias chinesas.
c) A assinatura de tratados de livre comercialização do chá inglês.
d) A Guerra dos Boxers, que levou ao extermínio os nativos da região.
e) A imposição à China de uma nova forma de governo com feições ocidentais.


5. “O comércio do ópio é feito pelos ingleses. este povo, não tendo do que viver na sua terra, procura escravizar os outros países.” (Memorial elaborado por um chinês e dirigido ao imperador Tao-Kwang em 1838, antes da Guerra do Ópio)
Com base no trecho apresentado, assinale a alternativa que identifica a posição do autor:
a) Evidencia a atuação do colonizador no processo da colonização.
b) Reflete o inconformismo do colonizado diante da opressão neocolonialista.
c) Mostra uma opinião ambígua, ao ver o Oriente como “invenção” do Ocidente.
d) Admite melhorias nas condições materiais da população.
e) Revela uma atitude racista perante os povos colonizados.


6. (FGV) Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre a Guerra do Ópio, e assinale a alternativa correta.
I. O estopim da Guerra do Ópio (1839) entre ingleses e chineses foi a queima de milhares de caixas dessa substância, pelos chineses, como represália a esse comércio em suas fronteiras.
II. Como resultado imediato da derrota chinesa, outros portos são abertos às nações estrangeiras e inicia-se um processo revolucionário nacionalista dirigido por Mao Tsé-tung.
III. Os tratados de Nanquim e de Pequim definiram, a partir da vitória chinesa, o porto de Cantão como o único para o comércio internacional, possibilitando a não fragmentação do país em áreas de influência de nações estrangeiras.
IV. A transferência de Hong Kong à Inglaterra é um dos símbolos da derrota chinesa.
V. Manifestações e organizações contra a presença estrangeira prosseguiram por mais de 50 anos, após a derrota chinesa, sendo a Guerra dos Boxers, no final do século XIX, uma de suas expressões.
a) apenas I, II e V estão corretas;
b) apenas I, III e V estão corretas;
c) apenas III e V estão corretas;
d) apenas I, IV e V estão corretas;
e) apenas II e V estão corretas.

GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários