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QUESTÕES SOBRE A ERA NAPOLEÔNICA II



1. (UNAERP SP/2006) Após o Governo dos Cem Dias ocorreu a derrota final de Napoleão na Batalha de:
a) Iena.
b) Friedland.
c) Waterloo.
d) Austerlitz.
e) Leipzig.


2. (UNIFOR CE/2006) A invasão da Espanha e de Portugal pelo Exército napoleônico foi determinante para o processo de independência das colônias ibero-americanas, porque:
a) o rei da Espanha, no exílio, aliou-se aos chapetones para promover a liberdade das colônias e o rei português transferiu a Corte para o Brasil.
b) a Inglaterra, enfraquecida pelo Bloqueio Continental, retirou seu apoio às lutas pela libertação das colônias americanas.
c) os chapetones se aliaram aos criollos pela emancipação da América espanhola e a oligarquia brasileira apoiou a permanência do Príncipe Regente, D. Miguel, no Brasil.
d) o continente americano, espanhol e português, se libertou formando diversos Estados que adotaram a forma de governo republicana.
e) houve enfraquecimento do controle da metrópole espanhola sobre suas colônias, e a instalação da Corte Portuguesa no Brasil permitiu a quebra do monopólio colonial.


3. (PUC RJ/2008) Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou muitas resistências principalmente entre as nações dominadas por setores aristocráticos.
Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico.
a) O estabelecimento do catolicismo cristão e romano como religião de estado.
b) A descentralização das atividades econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de impostos.
c) A adoção do Código Civil que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada.
d) O estímulo, por parte das leis francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do Estado.
e) A estatização de toda a propriedade agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército napoleônico.


4. (UFRN/2008) Em diferentes tempos, fatores de ordem natural têm influenciado as ações humanas. Napoleão Bonaparte, retratado com frequência como grande comandante e estrategista militar, defrontou-se com esses fatores, na ocasião em que
a) as tropas napoleônicas, conhecidas como a Invencível Armada, ao tentarem invadir a Inglaterra, foram derrotadas por uma grande tempestade.
b) as tropas napoleônicas, ao se depararem com a cadeia de montanhas dos Pireneus, não obtiveram sucesso na invasão da Península Ibérica.
c) as tropas francesas, no decorrer da campanha da Rússia, tiveram de enfrentar o rigoroso inverno, forçando-as a se retirarem do país.
d) as tropas francesas sofrerem grandes baixas, em razão da seca e das epidemias que ocorreram durante a construção do Canal de Suez.


5. (UFTM MG/2008) Em muitos aspectos, o Império Napoleônico representou uma negação dos princípios da Revolução Francesa. (...) Entretanto, em outros aspectos, o Império Napoleônico representou a afirmação e expansão das conquistas revolucionárias para quase todo o continente europeu.
(Alceu Pazzinato e Maria Helena Senise, História Moderna e Contemporânea)
Esse “jogo contraditório” de negação e afirmação dos princípios da Revolução Francesa pode ser observado, respectivamente,
a) na criação de uma aristocracia imperial e na aplicação de códigos de leis liberais.
b) na coroação de Napoleão como imperador dos franceses e na volta dos privilégios feudais.
c) no restabelecimento dos monopólios e na instituição da igualdade jurídica.
d) no fomento às atividades agropecuárias e na defesa incondicional do individualismo burguês.
e) na subordinação do Estado à Igreja e na difusão do direito à propriedade privada.


6. (UFU MG/2007) A chamada “Era Napoleônica” (1799-1814) foi uma época marcada por grandes conflitos bélicos na Europa. Sobre esse momento e suas repercussões na história do continente americano, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A necessidade financeira decorrente dos custos militares levou Napoleão Bonaparte a vender territórios coloniais franceses na América do Norte. Nesse contexto, o vasto território da Louisiana foi incorporado aos EUA.
b) O envolvimento da França em conflitos bélicos contra quase toda Europa favoreceu a perda de colônias francesas na América. A independência do Haiti e a ocupação da Guiana Francesa pelos portugueses são exemplos disso.
c) Durante o apogeu do Império Napoleônico, a Espanha tornou-se politicamente dependente da França. Essa situação favoreceu anseios autonomistas na América espanhola e levou a Inglaterra a apoiar movimentos de independência.
d) Com o “bloqueio continental”, a Inglaterra teve seus interesses comerciais na América seriamente prejudicados. Nesse contexto, os britânicos invadiram a Argentina em 1806 e a controlaram até 1815, quando o Congresso de Viena decretou sua independência.


7. (UEG GO/2009) As transformações ocorridas na Europa nos séculos XVII e XVIII, principalmente no que se refere à economia, alteraram a forma de pensar o mundo. Nesse sentido, a Revolução Francesa deve ser pensada levando-se em conta as condições de profundas mudanças que eram verificadas no mundo europeu. Acerca do contexto da segunda metade do século XVIII, um dos acontecimentos mais importantes desse período foi:
a) o processo de independência dos Estados Unidos da América, que colocou em cena um novo modelo político, pautado na democracia e na liberdade individual, percebido como um desdobramento natural da Revolução Francesa.
b) o processo de independência do Brasil que baseou-se, em larga medida, nos princípios emanados pela Revolução Francesa que pode ser percebido no caráter liberal da constituição outorgada por D. Pedro I em 1824.
c) a Inconfidência Mineira, que recebeu amplo apoio dos revolucionários franceses justamente porque se baseava nos ideais iluministas, na medida em que defendia a igualdade e a liberdade entre os cidadãos.
d) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, consolidando os ideais da Revolução Francesa, considerando o fato de que os princípios de liberdade e igualdade da burguesia liberal foram amplamente contemplados.


8. (UNIMONTES MG/2009) Napoleão deu à ambição um nome pessoal [...] foi a figura com que todo homem que partisse os laços com a tradição podia se identificar em seus sonhos.
(Eric Hobsbawm. Citado por VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997, p. 281)
A frase do historiador Eric Hobsbawm
a) postula que a substituição da tradição pela ambição impede a transformação social na passagem do feudalismo ao capitalismo.
b) refere-se ao papel simbólico de Bonaparte na inauguração de um tempo e política burgueses.
c) interpreta a trajetória do líder francês como a materialização da teoria política moderna, simpática a líderes carismáticos.
d) descreve Bonaparte como a encarnação do mito do líder predestinado ao governo, exercendo o poder político sem conflitar com o eclesiástico.


9. (UECE/2009) Napoleão Bonaparte, com o objetivo de impedir que a Inglaterra comercializasse com outros países europeus, instituiu o Bloqueio Continental (Decreto de Berlim - 21/11/1806), implementando uma “guerra econômica”. Sobre o Bloqueio Continental é correto afirmar que
a) representou uma nova fase na política expansionista de Napoleão, ao impedir o acesso dos navios ingleses aos portos dos países sob domínio francês.
b) mesmo com todos os esforços de Napoleão, não teve a esperada adesão da Rússia que não respeitou o Decreto de Berlim.
c) foi apenas uma estratégia de Napoleão e, mesmo com as sanções, o Decreto de Berlim não provocou mudanças nos países aliados da Inglaterra.
d) não teve o resultado esperado por Napoleão, mas Portugal, naquela época aliado da Inglaterra, obedeceu prontamente às exigências do Decreto de Berlim.


10. (ESPM/2010) No final do século XVIII ocorreram várias insurreições que tiveram sempre um caráter socioeconômico com implicações raciais (negros e mulatos contra brancos, escravos contra senhores). Essas lutas tomaram um nítido sentido anticolonialista culminando em 1804, quando a mais importante colônia açucareira das Antilhas se tornou independente, formando em 1806 a primeira república da América latina.
(Rubem Santos Leão de Aquino. História das Sociedades Americanas)
Segui vossas instruções ao pé da letra, e no momento em que vos tenhais liberado de Toussaint, Christophe, Dessalines e dos principais bandidos e as massas de negros tenham sido desarmadas, enviai ao continente todos os negros e mulatos que tenham participado nas guerras civis. Livrai-nos destes africanos iluminados e já não teremos mais o que recear.
(Instruções de Napoleão Bonaparte ao General Leclerc in Rubem Santos Leão de Aquino. História das Sociedades Americanas.)
A partir da leitura dos textos, assinale a alternativa contendo o país que, ao tornar-se independente, constituía a primeira república da América Latina, bem como a correspondente posição de Napoleão Bonaparte quanto ao fato:
a) Jamaica – Napoleão Bonaparte demonstra disposição de combater o movimento de independência;
b) Jamaica – Napoleão Bonaparte demonstra disposição de apoiar os líderes do movimento de independência;
c) Haiti – Napoleão Bonaparte revela disposição de combater os líderes do movimento de independência;
d) Haiti – Napoleão Bonaparte revela disposição de apoiar a luta de independência;
e) Martinica – Napoleão Bonaparte toma partido dos líderes do movimento de independência alegando que eram influenciados pelo Iluminismo.


11. (ESCS DF/2011) “Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo.”
(Napoleão Bonaparte)
A Era Napoleônica (1799/1815) representou o momento da consolidação do processo revolucionário francês devido às várias medidas implementadas no período como a criação dos Liceus Franceses e o novo Código de Leis. Um fato relevante da economia francesa referente ao período Napoleônico foi:
a) a criação de uma moeda nacional, o Franco, gerando a estabilização monetária do país;
b) a elevação dos impostos sobre os camponeses para o aumento da arrecadação do Estado;
c) a consolidação do modelo agroexportador francês com a criação do Banco da França;
d) a execução de uma política econômica de privatizações do Estado Francês;
e) o fim da reforma agrária que contribuiu para o equilíbrio econômico francês.


12. (ESPM/2011) Entre 1808 e 1810, verificaram-se acontecimentos que tornaram possível a independência política das colônias espanholas na América. O papel dos (...) foi muito importante no deflagrar do processo autonomista. Embora não fossem entidades representativas – seus membros não eram eleitos pelo voto popular – nelas os criollos dominavam amplamente. Em 1810, em todos os centros importantes da América Espanhola, os (...) se haviam constituído em juntas governativas e deposto as autoridades metropolitanas (com exceção de Lima).
(Aquino, Jesus e Oscar. História das Sociedades Americanas)
O texto trata das condições da América hispânica às vésperas da independência. Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o acontecimento que no plano internacional contribuiu para o desencadeamento das lutas de independência das colônias espanholas, e a estrutura política, citada no texto, que na própria América foi determinante para a deflagração do processo autonomista:
a) Independência dos EUA – Vice-Reinados;
b) Invasão das tropas napoleônicas na Península Ibérica – Cabildos;
c) Congresso de Viena – Capitanias Hereditárias;
d) Primavera dos Povos – Casa de Contratação;
e) Guerra das Laranjas – Audiência.


13. (UEG GO/2011) Para Hegel, a razão é a relação interna e necessária entre as leis do pensamento e as leis do real. Assim, ela é a unidade entre a razão subjetiva e a razão objetiva. Hegel denominou essa unidade de espírito absoluto.
Dessa forma, um evento real pode expressar e ser resultado das ideias que o precedem. Um exemplo da objetivação dessas ideias é o seguinte evento:
a) a subida de Adolf Hitler ao poder na Alemanha, representando os ideais sionistas germânicos.
b) a Queda de Dom Pedro I do trono brasileiro, representando a crise do sistema colonial português.
c) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, representando o ideal iluminista de igualdade social.
d) a coroação de Dom Pedro II no trono brasileiro, representando a vitória dos ideais puritanos de moral.


14. (UEPB/2011) “Quando D. João partiu para o Brasil, a história de Portugal passou a ser escrita em dois cenários. Do Rio de Janeiro, o príncipe regente fazia o governo funcionar. Mas, na vida de quem ficou para trás, a ocupação pelas tropas napoleônicas gerou um período de instabilidade, resistência e violência”. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 5. nº 55. Abril/2010.
Como se sabe, a corte lusa veio para o Brasil após a entrada das tropas napoleônicas (1807) em Portugal. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Em 1807, os franceses invadiram Portugal comandados pelo general Jean-Andoche Junot, que tomou o poder se valendo da fuga de D. João para o Brasil e da nomeação de uma regência que governaria na ausência do rei. Em 1808 levantes populares, apoiados pelo clero e pela nobreza, levaram os franceses a reprimirem os grupos revoltosos.
(__) Contrariando Napoleão, o general Junot não extinguiu a Casa de Bragança, não nomeou um Conselho para governar e não aboliu os brasões e as forças armadas de Portugal. Isso levou Napoleão a destituir Junot e chamá-lo de volta à França.
(__) Portugal contava com o apoio britânico para resistir aos franceses. Mas as tropas prometidas e a pressão diplomática sobre Napoleão eram só promessas. Os ingleses apenas municiaram as milícias que combatiam os franceses e se dedicaram a pressionar D. João a abrir os portos brasileiros para que enviassem suas mercadorias.
(__) Tendo a administração lusa como bizarra, os franceses reformaram o código civil português, introduziram o sistema representativo e a liberdade religiosa e investiram em uma coleta sistemática de impostos para enviar recursos ao Estado francês.
Assinale a alternativa correta:
a) V, V, F, V
b) V, F, V, V
c) V, F, F, V
d) F, V, V, F
e) V, V, F, F


15. (UNESP SP/2011)
Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.
(...)
Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.
Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa.
(Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.)
Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de
a) estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
b) impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.
c) provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.
d) ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.
e) debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.


16. (UEG GO/2012) Em 1804, Napoleão Bonaparte recebeu o título de Imperador, mediante um plebiscito. Durante sua cerimônia de coroação, ele retirou do Papa a coroa e colocou-a em sua cabeça com as próprias mãos. Esse gesto ousado representou
a) o rompimento entre a Igreja Católica Romana e o novo Estado Revolucionário Francês.
b) que Napoleão estava assumindo todas as responsabilidades do Poder Moderador na França.
c) que Napoleão, símbolo máximo da força da burguesia, considerava-se mais importante que a tradição da Igreja.
d) a criação de uma religião de Estado, tendo como figura central o Imperador, a exemplo do Anglicanismo inglês.


17. (UECE/2012) Napoleão Bonaparte agiu de modo contraditório em relação aos ideais revolucionários. Por um lado consolidou conquistas burguesas e criou uma nova aristocracia; por outro lado, foi um ditador ferrenho para a França que havia lutado muito pela liberdade.
O retrocesso napoleônico em relação aos ideais da burguesia se deu, devido à/ao
a) promulgação do código civil com regras precisas, como o impedimento de concessão de privilégios de nascimentos, pois todos eram considerados iguais perante a lei.
b) homogeneização do sistema legislativo, acabando com a multiplicidade das fontes do direito que caracterizou a França do antigo regime.
c) acordo efetuado com o objetivo de terminar o conflito entre o Estado e o clero, assim, a Igreja ficou subordinada ao Estado que pagava uma pensão aos clérigos.
d) criação de uma nobreza formada por funcionários do governo e membros do clero, e à concessão de altos postos administrativos para familiares.


18. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) O Código Civil Napoleônico, de 1804, foi marcado pela
a) conciliação entre a nobreza e burguesia, com uma política de concessão de privilégios.
b) reafirmação dos princípios liberais de defesa da propriedade, de forma a superar as estruturas feudais.
c) proposição de um conjunto de leis bastante avançado do ponto de vista da legislação trabalhista.
d) defesa intransigente dos direitos feudais dos nobres sobre a terra, apesar das críticas da burguesia.
e) estruturação jurídica e institucional, autoritária e antiliberal, características do Império de Napoleão.


19. (UFRGS) Por volta de 1811, o Império napoleônico atingiu o seu apogeu. Direta ou indiretamente, Napoleão dominou mais da metade do continente europeu. Tal conjuntura, no entanto, reforçou os sentimentos nacionalistas da população dessas regiões. A ideia de nação, inspirada nas próprias concepções francesas, passou a ser uma arma desses nacionalistas contra Napoleão.
Assinale a afirmação correta, relativa à conjuntura acima delineada.
a) Após o bloqueio continental, em todos os Estados submetidos à dominação napoleônica, os operários e os camponeses, beneficiados pela prosperidade econômica, atuaram na defesa de Napoleão contra o nacionalismo das elites locais.
b) A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão de construir um Império.
c) A Espanha, vinculada à França pela dinastia dos Bourbon desde o século XVIII, não reagiu à dominação francesa. Em nome do respeito às suas tradições e ao seu nacionalismo, a Espanha aceitou a soberania estrangeira imposta por Napoleão.
d) Em 1812, Napoleão estabeleceu sólida aliança com o Papa, provocando a adesão generalizada dos católicos. Temporariamente, os surtos nacionalistas foram controlados, o que o levou a garantir suas progressivas vitórias na Rússia.
e) Herdeira da Filosofia das Luzes, a ideia de nação, tal como difundida na França, fundou-se sobre uma concepção universalista do homem e de seus direitos naturais. Essa concepção, porém, pressupunha o princípio do direito dos povos de dispor sobre si mesmos.


20. (IBMEC-SP) A expansão napoleônica no século XIX influenciou decisivamente vários acontecimentos históricos no período. Entre esses acontecimentos, podemos destacar:
a) A Independência dos Estados Unidos. Com a atenção da Inglaterra voltada para as batalhas com a marinha napoleônica, os colonos americanos declararam sua independência, vencendo rapidamente os ingleses.
b) A formação da Santa Aliança, um pacto militar entre Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia que evitou a eclosão de movimentos revolucionários na Europa e impediu a independência das colônias espanholas e inglesas na América.
c) A Independência do Brasil. Com a ocupação de Portugal pelas tropas napoleônicas, houve um enfraquecimento da monarquia portuguesa que culminou com as lutas pela independência e o rompimento de D. Pedro I com Portugal.
d) A Independência das colônias espanholas. Em 1808, a Espanha foi ocupada pelas tropas napoleônicas ao mesmo tempo em que se difundiam os ideais liberais da Revolução Francesa que inspirou as lutas pela independência.
e) O Congresso de Viena. A França de Napoleão assinou um pacto com a Áustria, Inglaterra e Rússia cujo objetivo maior era estabelecer uma trégua e reorganizar todo o mapa europeu.


GABARITO

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