Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A CONVENÇÃO NACIONAL



1. (ESPCEX/2011) “A execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, abalou a nobreza europeia. No interior da França, eclodiram revoltas (...). No exterior, formou-se a Primeira Coligação europeia (...). A França foi novamente invadida. (...) Teve início então, o Período do Terror, que se estenderia até julho de 1794.” (ARRUDA & PILETTI, 2007)
O Período do Terror, caracterizado pela radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)
a) Monarquia Constitucional e era chefiado por jacobinos.
b) Diretório e era dirigido por girondinos.
c) Assembleia Legislativa e era comandado por “sans culottes”.
d) Assembleia Nacional Constituinte e era orientado por girondinos.
e) Convenção Nacional e era liderado por jacobinos.


2. (PUC RS/2001) Sobre os acontecimentos que marcaram o período da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional (1792-1794), é correto afirmar que:
a) Em fins do ano de 1793, os jacobinos formaram um governo apoiado pelos sans colottes, os quais defendiam os interesses dos pobres, por meio de uma tributação progressiva e de um teto máximo para preços e salários.
b) Entre setembro 1792 e junho de 1793, estabeleceu-se a República Girondina, criando-se o tribunal revolucionário encarregado de descobrir os suspeitos de traição.
c) a Constituição do Ano I, elaborada pela República Jacobina, estabeleceu o sufrágio censitário.
d) Caracterizou-se como uma fase de vitórias externas, especialmente contra as coligações anti-França lideradas pela Áustria e pela Espanha.
e) Foi criado, pelos Girondinos, um Comitê de Segurança Geral, com o objetivo de confiscar os bens do Clero.


3. (PUC RS/2002) A Revolução Francesa (1789-1799) enquadra-se no contexto mais amplo das revoluções burguesas que sacudiram a Europa entre 1789-1848. Poder-se-ia mesmo afirmar que houve “revoluções” dentro da Revolução Francesa. Nesse sentido, a tentativa de aplicação do princípio da soberania da maioria, inspirado nas ideias de Jean Jacques Rousseau, através da extensão do direito de voto a todos os homens maiores de 21 anos, independentemente de sua situação econômica, a abolição da escravidão nas colônias francesas e a realização de uma reforma agrária extinguindo os resquícios feudais, referem-se ao período:
a) da Monarquia Constitucional.
b) da Assembleia Constituinte.
c) da Convenção Nacional.
d) do Diretório.
e) do Consulado.


4. (UFPEL RS/2007) O Comitê de Salvação Pública, quando chefiado por Robespierre, ordenou uma mobilização em massa, adotou rigorosas medidas econômicas, controlando a produção, racionando os víveres, fixando os preços máximos dos gêneros de primeira necessidade, bem como o nível máximo dos salários, e instituiu ainda tribunais revolucionários para eliminar todos os suspeitos de serem adversários da Revolução. Essas medidas do Comitê instauraram na França o período do Terror.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. [adapt.]
Esses acontecimentos correspondem à fase da Revolução Francesa denominada
a) Assembleia Nacional Constituinte (1789 a 1791).
b) República, na Convenção Nacional (1792 a 1795).
c) Monarquia Constitucional (1791 a 1792).
d) Diretório (1795 a 1799).
e) Consulado (1799 a 1802).

GABARITO

Postar um comentário

0 Comentários