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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO VIII



1. (UEG GO/2014) Para chegar a conclusões decisivas sobre o sentimento religioso dos homens do Renascimento temos de seguir outro caminho. É pela sua cultura intelectual que temos de explicá-la. Estes homens modernos, que representam a civilização italiana do tempo, nasceram religiosos como os ocidentais da Idade Média, mas seu poderoso individualismo tornou-os totalmente subjetivos.
BURCKHARDT, Jacob. A civilização da renascença italiana. Lisboa: Presença, s.d. p. 392.
Por meio da reflexão citada acima é possível inferir de que forma os homens do Renascimento puderam produzir
a) livros como O bestiário, nos quais os animais eram representados como símbolos da presença de Deus na natureza e na vida dos homens que se convertiam à fé cristã.
b) obras de arte, como os afrescos da Capela Sistina, de Michelangelo, onde figuras da tradição religiosa eram representadas nuas, em poses que exaltavam o corpo humano.
c) livros como O manual do inquisidor, escrito por Bernardo Gui, nos quais se ensinava a torturar e matar inocentes de modo cruel e gratuito em nome de Deus e da Igreja.
d) obras arquitetônicas como a Basílica de São Pedro, em estilo românico, caracterizada pela mistura de técnicas medievais e renascentistas trazidas do Oriente.


2. (IFRS/2014) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira de forma a estabelecer a relação correta entre elas.
(1) Renascimento
(2) Reforma Protestante
(3) Revolução Industrial
(__) Teve como característica a influência da matemática no desenvolvimento das novas técnicas desenvolvidas, como no caso da perspectiva e da proporção.
(__) Serviu de estímulo para o surgimento das línguas nacionais, graças ao desenvolvimento da imprensa e contribuiu para o enfraquecimento do latim, como pode ser visto na produção de Lutero.
(__) As bases de seu pensamento diferiam daquele que era predominante na Igreja Católica, exemplo dado pelo antropocentrismo que entrava em oposição ao teocentrismo.
(__) Foi antecedida pelo êxodo rural forçado que ocorreu devido ao processo de cercamento das terras.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 1 – 2 – 3 – 2.
b) 3 – 1 – 1 – 3.
c) 3 – 2 – 1 – 3.
d) 1 – 2 – 1 – 3.
e) 1 – 3 – 2 – 2.


3. (UCS RS/2014) No contexto do Mundo Moderno, acelerou-se o processo de transição do feudalismo para o capitalismo.
Assinale a alternativa que apresenta um dos processos que marcaram esse contexto.
a) Descentralização política e consequente formação de reinados, ducados e condados.
b) Menor intervenção do Estado nas práticas econômicas que priorizavam as atividades manufatureiras.
c) Redefinição, por parte dos chamados humanistas, do papel do homem no universo, diante de Deus e de si mesmo, que está na base do movimento renascentista.
d) Consolidação do poder da Igreja Católica, que além de autoridade espiritual acumulou poder material.
e) Implantação do regime de trabalho servil, que contribuiu para o acúmulo de capital.


4. (UNCISAL AL/2014) A Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os preceitos religiosos. Embora na época tenha havido grande movimentação com a divulgação de novos conhecimentos e novas abordagens sobre a natureza e o mundo, o termo Revolução Científica só foi criado em 1939 por Alexandre Koyré.
Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 25 out. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, a Revolução Científica foi caracterizada pela(o)
a) matemática; redivisão do trabalho; ascensão do empirismo e teocentrismo.
b) humanismo; produção de livros; reforma protestante e antropocentrismo.
c) economia; caráter mítico; movimentos sociais e ecocentrismo.
d) fim da guerra; aspirações cosmopolitas; distinções sociais e antropocentrismo.
e) democracia; industrialização; revolução francesa e teocentrismo.


5. (UECE/2014) Leonardo da Vinci, homem de genialidade indiscutível, foi capaz de inventar e construir instrumentos bélicos, projetar obras de arquitetura, fundir em bronze, esculpir, pintar. Instigado por um mundo que até então havia sido pouco explorado, trabalhou como cenógrafo e engenheiro militar criando projetos como a máquina de voar e diversas engenhocas. Este homem é exemplo de uma época caracterizada por muitas transformações no campo das técnicas, das artes, da política e do próprio conhecimento que se tinha do mundo e de si mesmo. Foi representante de um período histórico e de um importante movimento cultural, respectivamente denominados
a) renascimento e humanismo.
b) classicismo e maneirismo.
c) hermetismo e existencialismo.
d) feudalismo e barroquismo.


6. (Unievangélica GO/2014) Os movimentos históricos de amplas dimensões, como o Renascimento, caracterizavam-se pela presença
a) da pintura, ocupando destacada posição, que recriou a natureza, pois, era proibida de retratar o homem, seus sentimentos, paixões ou cenas cotidianas.
b) da astronomia, que renovou os estudos dos movimentos dos astros, reafirmou o geocentrismo, afirmado por Ptolomeu e pela bíblia.
c) dos estudos racionais, que procuravam nas revelações divinas explicações para a realidade.
d) dos intelectuais e artistas, que se inspiravam nos clássicos da antiguidade greco-romana com modelos de verdade, beleza e renovação.


7. (Unievangélica GO/2014) Leia o texto a seguir.
O movimento renascentista do século XIV ao século XVII estimulou a reforma do ensino nas universidades. Os estudos dos fenômenos naturais alcançaram grande desenvolvimento na Escola de Pádua, na Península Itálica.
No Renascimento, houve uma verdadeira transformação no conhecimento, nas artes e na ciência.
São demonstrações de inovações renascentistas:
a) Os estudos sobre anatomia, realizados por Andreas Vescílio e sobre a circulação sanguínea, realizados por Willian Harvey.
b) A revolução do conhecimento provocada pela afirmação de Copérnico de que a Terra era o centro do universo.
c) A nova função das artes no Renascimento, que se constituía em despertar nos fiéis o temor a Deus.
d) A nova concepção de sociedade ideal criada por Thomas Morus - sociedade dividida em urbana e rural.


8. (Unievangélica GO/2014) Considerado como o século da revolução do conhecimento, o século XVII foi profícuo no aparecimento de intelectuais, físicos, matemáticos e astrônomos que aliaram a ciência e o racionalismo.
Considera-se um dos destaques desse período:
a) Leonardo da Vinci, com o patrocínio da igreja, aprofundou seus estudos de anatomia através da dissecação de cadáveres.
b) Nicolau Copérnico reforçou a tese do geocentrismo, que considerava a Terra o centro do universo.
c) Isaac Newton, autor da lei da gravitação universal, foi considerado pai da física moderna.
d) Galileu Galilei, criador do método científico, refutava a ideia de que o conhecimento poderia surgir da observação empírica.


9. (UESPI/2014) "A consciência da oposição entre coisas antigas e modernas, e com ela a formação de um conceito de modernidade, surgiu durante o Renascimento, no século XVI. À visão religiosa de mundo da nobreza e do clero, difundida na Idade Média, começa a contrapor-se outra visão, a burguesa. Tal mudança coloca o homem no centro do universo (conceito antropocêntrico), abrindo novas perspectivas ao pensamento político e religioso, assim como ao desenvolvimento das ciências."
(extraído do livro História Moderna e Contemporânea de Carlos Guilherme Mota).
No que se refere ao Renascimento, julgue os seguintes itens, colocando (V) para “VERDADEIRO” ou (F) para “FALSO” nos parênteses:
(__) Processo de renovação cultural, o Renascimento refletia o gradativo crescimento da burguesia, da vida urbana e das atividades mercantis, em marcha desde a Baixa Idade Média.
(__) O racionalismo, uma das características centrais do movimento renascentista, estimulou o nascimento da ciência moderna, ao incentivar a pesquisa objetiva e o método experimental.
(__) A literatura renascentista de elevado senso crítico e comprometida com a elaboração de um novo conceito de vida e de homem também contribuiu para a consolidação dos novos idiomas nacionais, derivados do latim.
(__) No campo das artes, o Renascimento afastou-se do modelo clássico: as figuras humanas foram retratadas sem a preocupação com estudos anatômicos, técnicas de cores ou uso da perspectiva.
(__) Todas as opções estão corretas
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V V V F F
b) F F F F V
c) V V V V V
d) F V F V F
e) V F V F F


10. (UFT TO/2014) Avalie o texto descrito a seguir.
“(...) são múltiplos os caminhos do pensamento renascentista e certamente a variedade, a pluralidade de pontos de vistas e opiniões, (...) um dos fatores mais notáveis da sua fertilidade. (...) era plenamente coerente com sua insistência sobre a postura crítica, o respeito à individualidade, seu desejo de mudança.”
FONTE: Adaptado de SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. SP: Atual, 1994, p.24.
Marque a alternativa que apresenta uma das características do Renascimento.
a) Misticismo
b) Coletivismo
c) Teocentrismo
d) Geocentrismo
e) Heliocentrismo


11. (ENEM/2009) Para uns, a Idade Média foi uma época de trevas, pestes fome, guerras sanguinárias, superstições, crueldade. Para outros, uma época de bons cavaleiros, damas, corteses, fadas, guerras honradas, torneios, grandes ideias. Ou seja, uma Idade Média “má” e uma Idade Média “boa”.
Tal disparidade de apreciações com relação a esse período da História se deve
a) ao Renascimento, que começou a valorizar a comparação documental do passado, formando acervos documentais que mostram tanto a realidade “boa” quanto a “má”.
b) à tradição iluminista, que usou a Idade Média como contraponto a seus valores racionalistas, e ao Romantismo, que pretendia ressaltar as “boas” origens das nações.
c) à indústria de videojogos e cinema, que encontrou uma fonte de inspiração nessa mistura de fantasia e realidade, construindo uma visão falseada do real.
d) ao Positivismo, que realçou os aspectos positivos da Idade Média, e o Marxismo, que denunciou o lado negativo do modo de produção feudal.
e) à religião, que com sua visão dualista e maniqueísta do mundo, alimentou tais interpretações sobre a Idade Média.


12. (ENEM/2012) Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).
Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao
a) valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo.
b) rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
c) afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.
d) romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
e) redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.


13. (Famerp SP/2015) A expressão e a noção de “Idade Média” surgem no século XIV, com Petrarca e os humanistas italianos. Falam eles de um medium tempus (idade do meio) [...]. Mas em relação a quê? Em relação à Antiguidade, por um lado. Em relação ao futuro, por outro lado. Os humanistas julgavam que estavam saindo de um período sem nome, de um intermédio.
(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)
A partir do texto, podemos afirmar que, para aqueles humanistas italianos, a expressão "Idade Média"
a) tem conotação pejorativa, pois sugere que se trata de um período vivido entre duas épocas superiores.
b) manifesta a preocupação com o declínio econômico medieval, provocado pela suspensão, por dez séculos, das práticas comerciais.
c) revela a satisfação diante da presença, por dez séculos, de grandes realizações culturais.
d) demonstra o caráter renovador do período, que representaria a superação dos problemas oriundos da Antiguidade.
e) tem conotação religiosa, pois sugere o caráter provisório da presença humana na Terra.


14. (UCS RS/2015) As sociedades, em diferentes épocas e lugares, têm concepções divergentes acerca do desenvolvimento tecnológico. Comparando as concepções que os europeus tinham na Idade Média e na Idade Moderna, é correto afirmar que
I as ideias renascentistas, que surgiram em um contexto de desenvolvimento do comércio e do artesanato, incentivaram a investigação racional e a intervenção na natureza, estimulando novas descobertas científicas.
II as universidades – uma das mais importantes invenções medievais – surgiram no começo do século XIII.
III as catedrais góticas, construídas no período medieval, simbolizavam o domínio da Igreja sobre a sociedade.
Das proposições acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


15. (UCS RS/2015) O desenvolvimento da ciência, da busca incessante de desafiar o desconhecido, foi, é, e sempre será, um processo que flerta com a possibilidade de sacrifícios, seja por parte dos cientistas, seja por parte daqueles que, de alguma maneira, colaboram com a pesquisa.
Assinale a alternativa que relaciona de forma correta e direta a natureza do risco com o conteúdo científico.
a) Voluntários que receberam o vírus da asma para a confirmação da Lei do Ohm.
b) O sujeito que ficou no topo de uma torre, esperando uma descarga elétrica atmosférica, a fim de comprovar o Princípio de Exclusão de Pauli.
c) René Descartes que, precisou caminhar com os pés descalços dentro de uma bacia com a água acima de 100 ºC, para comprovar a eficiência do plano cartesiano.
d) Galileu Galilei, para não morrer na fogueira, precisou negar, diante do Tribunal da Inquisição, a Teoria de que é a Terra que gira em torno do Sol.
e) O próprio descobridor da 1ª Lei de Mendel, que ingeriu altas doses de poliacrilato de sódio para deixar seu sangue mais ácido.


16. (UEL PR/2015) Nas obras Comentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.
a) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.
b) Formalismo, relativismo e misticismo.
c) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.
d) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.
e) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.


17. (Unievangélica GO/2015) Idade Moderna compreende o período que se estende da crise da sociedade feudal europeia no século XIV às revoluções democrático-burguesas dos séculos XVII - XVIII.
O que caracteriza esse período como moderno?
a) As inovações trazidas pelos humanistas, que reforçaram a hierarquia social estratificada em servo e senhor, vassalo e suserano, mestre e aprendiz.
b) Os estudos que reforçavam a dualidade corpo e espírito e ressaltavam o caráter religioso da sociedade dentro do movimento renascentista.
c) As mudanças no pensamento, as novas ideias e os novos valores, que criticavam a exaltação religiosa e buscavam explicações mais racionais dos fenômenos.
d) As novas religiões que defendiam uma nova ética e confirmavam os princípios da Igreja Católica como uma instituição universal.


18. (USP/2015) No plano artístico, o Renascimento pode ser corretamente associado a nomes como os de
a) Rafael, Botticelli e Michelangelo.
b) Leonardo da Vinci, El Greco e Rembrandt.
c) Giotto, Caravaggio e Rubens.
d) Dante, Velázquez e Bruneleschi.
e) Montaigne, Goya e Vermeer.


19. (Fac. Cultura Inglesa SP/2015) Como Leonardo permanentemente insistiu, todo o seu trabalho científico foi a serviço da Arte. Ele e seus colegas artistas, tendo atingido os limites do que podia ser realizado através da observação exterior, voltaram-se para dissecação e a anatomia a fim de ampliar seu conhecimento das forças e estruturas subjacentes que condicionam a aparência externa da figura humana. Foi a serviço da arte que eles desenvolveram uma precisão de desenho nos séculos que precederam a invenção da máquina fotográfica.
(John White. “Leonardo da Vinci (1452-1519)”. In: John R. Hale (org.). Dicionário do Renascimento Italiano, 1988. Adaptado.)
Leonardo da Vinci foi um típico humanista do Renascimento italiano, dedicando-se às pesquisas científicas e à produção artística. O excerto defende o argumento que
a) a pintura e o desenho do renascimento criaram os registros fotográficos.
b) as pesquisas científicas do renascimento tornavam a pintura desnecessária.
c) o renascimento enfraqueceu-se culturalmente com as pesquisas anatômicas.
d) a cultura do renascimento baseava-se em uma observação aprofundada da realidade.
e) o renascimento sustentou o princípio da santidade eterna do corpo humano.


20. (UEFS BA/2013) A Literatura apresenta, de imediato, uma novidade, que é a utilização das novas línguas nacionais, derivadas do latim: o espanhol, o português, o italiano, o francês. Tendo como tema central o Homem, os escritores, com profundo senso crítico, buscaram elaborar um novo conceito de vida e de homem. A época medieval foi profundamente satirizada em seus valores essenciais: a cavalaria, a Igreja, a nobreza. (FARIA et al, 1993, p. 51).
FARIA, R. et al. História. Belo Horizonte: Editora Lê, v.3,1993.
As características da literatura renascentista, descritas no texto, estão associadas a um contexto histórico no qual se destacava
a) o poder da nobreza feudal, responsável pelo governo das cidades e pela cobrança dos impostos das terras reais.
b) a desagregação da economia da Baixa Idade Média, como resultado da atuação das Cruzadas no contato com o Oriente.
c) a permanência do escravismo, paralelamente ao trabalho dos servos, como base da produção da riqueza na economia da Baixa Idade Média.
d) o processo de urbanização, de ascensão da burguesia e da revolução comercial, que marcou a Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna.
e) a formação do Sacro Império Romano Germânico e do Império Italiano, forças políticas controladoras da Europa na Idade Moderna.

GABARITO

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