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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO VII



1. (UNESP SP/2012) Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)
Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.


2. (UNICAMP SP/2012) De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.
(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.
b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.
c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.


3. (UNIRG TO/2012) O movimento artístico e cultural que floresceu na Itália a partir do século XIV é conhecido como Renascimento ou Renascença. Pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica que se estendeu até o século XVI. Inspirado na cultura greco-romana, rejeitava os valores feudais a ponto de considerar o período medieval a "Idade das Trevas".
Assinale a alternativa que NÃO tem característica(s) do Renascimento:
a) No período renascentista, valorizava-se o ser humano como ser racional, isto é, dotado de um dom quase divino, a razão, e por isso mesmo capaz de interpretar e conhecer a natureza.
b) No Renascimento a aproximação dos seres humanos com Deus se fazia por meio da criatividade e da genialidade, atributos que lhe davam a imagem e a semelhança do Criador, possibilitando-lhes emergir das trevas da sujeição escolástica para exercer sua verdadeira humanidade.
c) O naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo são características do Renascimento. O naturalismo prega a volta à natureza; a filosofia hedonista defende o prazer individual como único bem possível; e o neoplatonismo, por sua vez, defende uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus por meio da interiorização, da busca espiritual, em detrimento de qualquer desejo material.
d) É característica do Renascimento a oposição ao humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. O Renascimento coadunava também, ao teocentrismo medieval, que tinha Deus como centro de todas as coisas e enxergava o ser humano como ser inferior, corrompido pelo pecado.


4. (UFTM MG/2012) Leia a definição de renascença.
1. Ato ou efeito de renascer; renascimento 2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 3. Nova vida, nova existência.
(Dicionário Houaiss da língua portuguesa)
O termo renascença é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada
a) pelo fato de a produção artística ocidental nascer, de fato, neste período.
b) pela revalorização de ideais estéticos vigentes na Antiguidade Clássica.
c) pela renovação da pintura, fruto da difusão dos ideais protestantes.
d) pelo contato com a arte africana, descoberta graças às viagens marítimas.
e) pelo fim da política do mecenato, que financiava a recuperação das obras de arte.


5. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja.
(José Rivair Macedo, Repensando a Idade Média no ensino de História. In: Leandro Karnal (org.), História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Adaptado)
Essa visão da Idade Média foi elaborada no contexto
a) do século XIX, em que o positivismo afirmou pela primeira vez a crença na ciência.
b) das Revoluções Burguesas, na tentativa de superar as heranças da Antiguidade.
c) do Antigo Sistema Colonial, para legitimar o colonialismo europeu.
d) da Revolução Industrial, como mecanismo de superação da economia feudal.
e) do Renascimento, como forma de ruptura com a sociedade medieval.


6. (Mackenzie SP/2013) “A Idade Média não existe. Esse episódio de quase mil anos (...) é uma fabricação, uma construção, um mito, quer dizer, um conjunto de representações e de imagens em perpétuo movimento, amplamente difundidas na sociedade, de geração em geração (...)”.
Christian Amalvi. “Idade Média”. In: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2006, p.537.
A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:
I. As representações depreciativas do período remontam às tentativas, principalmente de humanistas italianos desde o século XIV, de retornar às fontes da Antiguidade Clássica.
II. O século XVIII, com sua revalorização do racionalismo e antropocentrismo, assiste ao dualismo “obscurantismo” – representado pela Idade Média – e as “Luzes” – representadas pelo Iluminismo.
III. A visão de uma Idade Média plena de cultura e da qual se originou a civilização europeia deve-se, em grande parte, ao século XIX, com o Romantismo.
Assinale
a) se apenas I estiver correta.
b) se apenas I e II estiverem corretas.
c) se apenas II e III estiverem corretas.
d) se apenas I e III estiverem corretas.
e) se I, II e III estiverem corretas.


7. (UNIFICADO RJ/2012) O Renascimento foi, de certa forma, a expressão do movimento humanista nas artes, letras, filosofia, música e ciência. O estudo do homem e da natureza conduziu ao Renascimento Científico, nele enfatizando-se a ciência experimental.
Nesse contexto específico do Renascimento Científico, se inclui o(a)
a) Antropocentrismo, de Michelângelo
b) Evolucionismo, de Charles Darwin
c) Heliocentrismo, de Nicolau Copérnico
d) Naturalismo, de Alexander Von Humboldt
e) Bacteriologia, de Louis Pasteur


8. (UCS RS/2013) Com o renascimento comercial e urbano, o aparecimento da burguesia, classe ligada ao comércio, e a formação das monarquias nacionais, a cultura europeia também sofreu alterações. Essas transformações culturais aprofundaram-se nos séculos XIV-XVI, ficando conhecidas como Renascimento. Representavam os valores da burguesia, classe social em ascensão. Manifestaram-se na literatura, artes plásticas, filosofia e ciência.
(MELLO, Leonel I.; COSTA, Luís César. História moderna e contemporânea. São Paulo: Scipione, 1993. p. 31.)
Relacione os artistas renascentistas, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.
COLUNA A
1. Leonardo Da Vinci (1452-1519)
2. Michelangelo Buonarotti (1475-1564)
3. Sandro Botticelli (1445-1510)
4. Rafael Sanzio (1483-1520)
COLUNA B
(__) Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e decorou a Capela Sistina (ambas no Vaticano) com algumas das mais conhecidas pinturas renascentistas, entre elas “A Criação de Adão”.
(__) Pintor, arquiteto, botânico, cartógrafo, engenheiro, escultor, físico, geólogo, químico e inventor, era o típico humanista. Uma de suas obras mais famosas foi o “Homem Vitruviano”, retratando a beleza e precisão da simetria humana.
(__) Rompeu com a tradição medieval ao enfatizar a liberdade de movimentos do corpo, em sintonia com o dinamismo renascentista. Uma de suas telas mais famosas é “O Nascimento da Vênus”.
(__) Tornou-se o artista mais popular do Cinquecento, expressando sentimentos religiosos e transferindo para suas obras equilíbrio, doçura e piedade. Entre suas obras mais importantes estão “Escola de Atenas” e “Madona Sistina”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 2 – 4
b) 2 – 1 – 4 – 3
c) 4 – 2 – 3 – 1
d) 2 – 1 – 3 – 4
e) 3 – 2 – 4 – 1


9. (PUC RS/2012) Considere o seguinte texto, sobre um aspecto essencial da cultura renascentista, no início da Idade Moderna.
“A postura dos humanistas valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.”
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, São Paulo: Atual, 1985, p. 16)
O autor destaca no texto especificamente a característica do humanismo renascentista denominada
a) Cientificismo.
b) Igualitarismo.
c) Antropocentrismo.
d) Materialismo.
e) Messianismo.


10. (PUC RS/2013) A renovação literária que se verifica no norte da Itália no século XIV, com as obras de Dante Alighieri (1265- 1321), Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovani Boccaccio (1313-1375), é considerada um marco para o chamado Renascimento Cultural. Produzindo obras de transição para a cultura renascentista, esses autores NÃO
a) glorificavam as conquistas humanas.
b) utilizavam uma linguagem popular.
c) ironizavam a moral corrente.
d) criticavam a cultura medieval.
e) ignoravam a temática religiosa.


11. (UECE/2013) Galileu Galilei, acusado de subverter a filosofia aristotélica, foi processado e condenado pelo Tribunal do Santo Ofício, e teve que abjurar de suas ideias em 22 de junho de 1633. Após 359 anos, o Papa João Paulo II, em seu discurso proferido para os participantes da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências, em 31 de outubro de 1992, redimiu o cientista. Assinale a alternativa que indica uma das causas da condenação de Galileu.
a) A tese de que o universo é infinito e da existência de outros planetas, nos quais existiria vida inteligente.
b) A interpretação de que a benção divina só é concedida para aqueles que têm fé, sendo tudo justificado por meio dela.
c) A incompatibilidade do heliocentrismo com os critérios de interpretação da Sagrada Escritura.
d) A ideia de que Deus, além de ser o organizador da natureza é, ao mesmo tempo, a própria natureza.


12. (UECE/2013) “Houve um tempo em que a imagem religiosa era da ordem da relação com o sagrado. Depois, a partir da Renascença, ela entrou no campo da arte. Ao mesmo tempo, a laicização crescente insinuava-se em todos os domínios. A partir da revolução científica do século XVII, uma constatação progressivamente se impôs: o céu e a terra pertencem ao mesmo universo e estão sujeitos às mesmas leis.”
DELUMEAU, J. O que sobrou do paraíso? São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p.507.
Sobre a Renascença, é correto afirmar-se que foi um(a)
a) período em que ocorreu a intensificação das produções artísticas e científicas na Europa.
b) época em que se privilegiava a razão como modo de melhorar o conhecimento e a sociedade.
c) movimento cultural em que se privilegiava o romantismo e a emoção em detrimento da razão.
d) fase em que se estudava cientificamente temas como a magia, o ocultismo e a religião.


13. (UEFS BA/2013) A Literatura apresenta, de imediato, uma novidade, que é a utilização das novas línguas nacionais, derivadas do latim: o espanhol, o português, o italiano, o francês. Tendo como tema central o Homem, os escritores, com profundo senso crítico, buscaram elaborar um novo conceito de vida e de homem. A época medieval foi profundamente satirizada em seus valores essenciais: a cavalaria, a Igreja, a nobreza. (FARIA et al, 1993, p. 51).
FARIA, R. et al. História. Belo Horizonte: Editora Lê, v.3,1993.
As características da literatura renascentista, descritas no texto, estão associadas a um contexto histórico no qual se destacava
a) o poder da nobreza feudal, responsável pelo governo das cidades e pela cobrança dos impostos das terras reais.
b) a desagregação da economia da Baixa Idade Média, como resultado da atuação das Cruzadas no contato com o Oriente.
c) a permanência do escravismo, paralelamente ao trabalho dos servos, como base da produção da riqueza na economia da Baixa Idade Média.
d) o processo de urbanização, de ascensão da burguesia e da revolução comercial, que marcou a Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna.
e) a formação do Sacro Império Romano Germânico e do Império Italiano, forças políticas controladoras da Europa na Idade Moderna.



14. (UEMG/2013) As transformações históricas geralmente não acontecem de forma repentina; elas se dão de forma gradual, com o passar dos anos, décadas ou séculos. Se levarmos em consideração as mudanças culturais, as transformações são ainda mais demoradas. No período medieval, não foi diferente: as mudanças culturais começaram a ser percebidas nos dois séculos anteriores. Sobre esse assunto, leia a passagem seguinte:
“Mas o novo humanismo era, mais geralmente, um humanismo cristão. «Somos anões empoleirados nos ombros de gigantes»: esta fórmula de Bernard de Chartres (cerca de 1130), muitas vezes repetida, ilustra a extensão da dívida que os espíritos mais sérios da época reconheciam ter para com a cultura clássica”.
BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. Lisboa: Edições 70, 1979, p.135.
Segundo o relato de Marc Bloch sobre o pensamento de Bernard de Chartres, é CORRETO afirmar:
a) A sociedade do tempo de Chartres, após as descobertas dos originais gregos, via-se como independente das influências clássicas.
b) Faziam parte do contexto da época de Chartres a mediocridade dos intelectuais que lhe foram contemporâneos e a supremacia da mentalidade grega.
c) Todo o universo acadêmico estava dedicado a suplantar suas heranças passadas, motivo pelo qual os intelectuais contemporâneos a Chartres dedicavam-se ao estudo dos clássicos.
d) Os intelectuais da geração de Chartres são gratos aos clássicos, pois, com suas obras em mãos, podiam perceber a magnitude de seus conceitos.


15. (UEPA/2013) Entre os séculos XVI e XVII, uma série de descobertas, experiências científicas e reflexões filosóficas mudaram a maneira como as pessoas viam a natureza e o conhecimento. O astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico, o alemão Johannes Kepler e o italiano Galileu Galilei são ícones da revolução científica deste período. Galileu, por exemplo, afirmou:
“Não podemos compreender o universo a não ser que nos esforcemos primeiro por compreender a sua linguagem e os caracteres em que ele está escrito. Está escrito na língua da matemática e os seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas [...]”.
GALILEI, Galileu. O ensaiador. In: CHÂTELET, François. Uma história da razão. Lisboa: Presença. 1993. p.63.
Tais palavras e os ideais desta nova ciência colocavam em questão os dogmas da Igreja acerca do Universo, provocando:
a) a imediata revisão da teoria de Ptolomeu, que defendia o caráter geocêntrico do sistema solar e que por esta razão era o porta-voz da Igreja, que concordava com a ideia de a terra ocupar a posição central no universo.
b) a reação da igreja que, em alguns casos, perseguiu o cientista, mostrando-se autoritária e reacionária diante das novas descobertas, interpretando a linguagem e o método científico como afronta aos seus dogmas e verdade.
c) o desenvolvimento das ciências modernas, que tinham como princípio de interpretação dos fenômenos naturais e sobrenaturais o uso da linguagem matemática, distanciando-se da interpretação dogmática da Igreja.
d) o aparecimento das Universidades nas principais cidades europeias, inaugurando o método cartesiano de estudo, baseado na dúvida sobre todas as verdades, especialmente as que foram estabelecidas pela Igreja.
e) a formação de um grupo de intelectuais ligados à matemática, astronomia e física que passou a ser considerada uma sociedade secreta, devido ao uso de símbolos e figuras geométricas, oponentes aos dogmas da Igreja.


16. (UFAL/2013) O renascimento nasceu e atingiu maior expressão na Itália, justamente o local onde o desenvolvimento comercial foi mais precoce. De fato, as cidades italianas eram grandes centros mercantis desde o final da Idade Média, com destaque para os portos de Gênova e Veneza, embora houvesse outras cidades importantes na região, como Florença, Milão e mesmo Roma. Ao mesmo tempo, a riqueza da região tornou possível o surgimento dos mecenas, indivíduos ricos, que, em busca de promoção pessoal, patrocinavam produções artísticas e científicas. Neste sentido, relacione as duas colunas abaixo.
I. Sandro Botticelli
II. Leonardo da Vinci
III. Nicolau Maquiavel
IV. Michelangelo Buonarroti
V. Erasmo de Rotterdam
(__) O Príncipe
(__) Afrescos da Capela Sistina
(__) Elogio da Loucura
(__) Nascimento de Vênus
(__) Santa Ceia
Qual a sequência correta, de cima para baixo?
a) III, II, IV, V e I.
b) I, V, III, IV e II.
c) II, III, I, IV e V.
d) III, IV, V, I e II
e) IV, II, I, V e III.


17. (UFPB/2013) Durante muito tempo, a chamada “Idade Média” foi considerada como um período de atraso tecnológico e cultural, visão que foi reformulada pelos historiadores.
Considerando esse período da história, especificamente em relação à civilização europeia, pode-se afirmar:
I. O pensamento religioso era muito influente na Europa medieval, o que se refletia até mesmo na economia: a busca do lucro, chamado de usura, era atacada pela Igreja como uma forma de pecado.
II. A arquitetura medieval não era influenciada pela religião, pois os construtores medievais
procuraram seguir os modelos deixados pela antiguidade greco-romana, vista como uma “era de ouro”.
III. As Cruzadas, embora tivessem motivações políticas e econômicas, eram influenciadas pela luta religiosa contra os muçulmanos, sendo consideradas também como um ato de fé e uma forma de sacrifício cristão.
IV. O período medieval foi marcado pela luta entre a Igreja e os senhores feudais, os quais exploravam ao máximo os camponeses, sendo criticados pelos grandes nomes da Igreja, que pregavam uma vida de pobreza.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a) I
b) IV
c) I e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV


18. (UFT TO/2013) O Renascimento foi um movimento importante de renovação cultural e artística que se originou na Itália e marcou a transição da Idade Média para a Moderna. No Renascimento, apesar de apresentar uma diversidade de novos elementos, percebem-se características comuns, sobretudo, nas artes plásticas e pintura. (Adaptado. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Editora Atual, 1988.)
Entre as características do Renascimento, é INCORRETO afirmar que houve valorização:
a) Da anatomia humana.
b) Do princípio estético medieval.
c) Da cultura e da arte greco-romana.
d) Do homem, da harmonia e do equilíbrio.
e) Da matemática e dos princípios geométricos.


19. (UEFS BA/2013) Em 1609, o astrônomo italiano Galileu Galilei apontou pela primeira vez uma luneta para o céu e iniciou a comprovação da teoria de Nicolau Copérnico: a de que não era a Terra que estava no centro do sistema solar, mas o Sol. Iniciava-se uma revolução no pensamento ocidental, então dominado pelos dogmas da Igreja cristã, que adotou a teoria geocêntrica de Aristóteles e de Ptolomeu. Durante o final do Império Romano e a Idade Média, era proibido sustentar qualquer outra ideia que não aquelas apresentadas pela instituição religiosa. Ninguém poderia ousar questionar as bulas papais, e todos que se envolviam na descrição da natureza da Terra ou do firmamento deveriam obedecer às ideias equivocadas de que a vida aqui em baixo era desvinculada do que ocorria nas esferas celestes, movidas eternamente em círculos e sem qualquer mutação na sua história.
Mas Galileu fez a revolução nos céus procedendo de uma maneira muito simples: ele simplesmente fez observações. (SILVA FILHO, 2012, p. A2).
Nicolau Copérnico (1473-1548) e Galileu Galilei (1571-1630) destacam-se entre os participantes do Renascimento Científico e da Revolução Científica dos séculos XVI e XVII, respectivamente, por pregarem
a) a popularização do conhecimento científico, fazendo-o acessível a todas as classes sociais de sua época.
b) os princípios da observação e da experimentação, superando a preeminência da fé sobre a ciência.
c) a obrigatoriedade de aplicação de princípios científicos à produção das obras de arte, na Itália e na península Ibérica.
d) a prática da livre expressão das ideias e das descobertas, sendo respeitados pelas instituições políticas e religiosas do seu tempo.
e) a concepção da igualdade de direitos de todos perante as leis que orientavam o acesso à educação pública e gratuita.


20. (UNIMONTES MG/2013) A democracia é a vontade da Lei, que é plural e igual para todos, e não a do Príncipe que é impessoal e desigual para os favorecimentos e privilégios.
(GUIMARÃES, Ulisses. In: Ricardo, Adhemar e Flávio. HISTÓRIA. Belo Horizonte-MG: Lê, 2001. p. 453.)
O pensamento exposto pelo parlamentar brasileiro opõe-se frontalmente ao pensamento de/dos
a) Maquiavel.
b) iluministas.
c) Montesquieu.
d) Bossuet.

GABARITO

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