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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO VI



1. (UEPB/2010) Considerado como o “príncipe dos humanistas”, usou uma linguagem simples para esclarecer problemas teológicos e superar a angústia metafísica da Europa de sua época. Autor de Adágios e colóquios, critica a sociedade da época, recorrendo a concepções clássicas como o antropocentrismo. Estamos falando de
a) Nicolau Maquiavel.
b) Tomás de Aquino.
c) Erasmo de Rotterdam.
d) Giovanni Boccaccio.
e) Dante Alighieri.


2. (UEPB/2010) Os séculos XVI e XVII viram paradigmas, tidos como imutáveis, serem transgredidos. A migração do geocentrismo para o heliocentrismo possibilitou rompimentos com o senso comum e o fundamentalismo religioso. Relacione a coluna da direita de acordo com a da esquerda:
(1) Nicolau Copérnico
(2) Johannes Kepler
(3) Galileu Galilei
(4) Francis Bacon
(5) Isaac Newton
(__) Inventou a bomba que faz subir água, o compasso geométrico e a bússola. Sua tese sobre a queda dos corpos é o ponto, sem regresso, a partir do qual a física inicia.
(__) Para ele a máquina do universo não é como um ser divino animado, e sim como um relógio, onde os movimentos dependem de uma força ativa material.
(__) Três de suas descobertas são o método das fluxões ou cálculo diferencial, a lei da composição da luz e a lei da gravitação universal.
(__) Reformou o sistema monetário e o código canônico de sua época. Defendeu o heliocentrismo, a tese dos corpos celestes e o movimento das diferentes esferas.
(__) Autor de “A Grande restauração”, propôs que, para se conhecer a natureza, devem-se observar os fatos, classificando-os, para determinar suas causas.
Assinale a alternativa correta:
a) 1, 3, 2, 5, 4
b) 4, 1, 3, 2, 5
c) 5, 3, 1, 4, 2
d) 3, 2, 5, 1, 4
e) 2, 4, 5, 3, 1


3. (UFC CE/2010) A análise histórica do Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi, permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções burguesas sobre a natureza e o mundo naquele período. Acerca da relação entre artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:
a) convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
c) adotaram os valores da cultura medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países protestantes.
d) discordaram quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam obras com temas religiosos.
e) defenderam a adoção de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das técnicas mais simples das artes.


4. (UFF RJ/2010) O mundo moderno está associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e NATUREZA.
Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento.
a) O livro da natureza foi escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)
b) O homem é imagem e semelhança de Deus. (Jean Bodin)
c) O mundo é perfeito porque é uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
d) A perspectiva é o fundamento da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
e) A proporção é a qualidade matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)


5. (UFTM MG/2010) A reflexão histórica e social e a ciência política (...) nasceram juntas no Renascimento, num encontro que não foi meramente casual. Desse mesmo cruzamento de interesses nasceria uma outra corrente de pensamento tão original quanto ousada: os utopistas. As obras mais notáveis nesse gênero são a Utopia (1516), de Thomas Morus, a Cidade do Sol (1623), de Campanella e a Nova Atlântida, de Francis Bacon.
(Nicolau Sevcenko, O Renascimento)
Tematicamente, essas três obras se aproximam, pois
a) tratam de comunidades ideais e imaginárias, nas quais os homens vivem com fartura e em paz e com o poder centralizado e pautado pela racionalidade.
b) reforçam a preponderância das práticas e concepções religiosas e defendem que a organização do espaço político deve ser dirigida pela Igreja católica.
c) defendem que o futuro da organização das sociedades humanas seria marcado pelo caos, em cidades dominadas pela violência e intolerância entre os homens.
d) usam como referência a concepção do apocalipse, pela qual a humanidade teria o pior dos destinos, longe da atenção e da proteção divinas.
e) associam a felicidade dos homens à organização de espaços comunitários, localizados longe das cidades e dirigidos pelo saber religioso.


6. (UESPI/2010) Movimento cultural de destaque para mundo ocidental, o Renascimento expressou concepções e valores renovadores. Suas obras culturais expressam:
a) uma forte religiosidade voltada para o início do cristianismo.
b) uma crítica às concepções medievais e a busca de outros referenciais.
c) uma exaltação à cultura clássica, sem, contudo, criar maior originalidade na arte.
d) uma consolidação dos ideais individualistas, sem o apoio de obras religiosas ou míticas.
e) uma concepção de mundo antropocêntrica, vinda da Antiguidade Oriental.


7. (UNIMONTES MG/2010) Pode ser entendida como uma característica do chamado Humanismo, desenvolvido durante a Renascença, em contraposição à perspectiva medieval, especificamente na Península Ibérica, a atitude favorável à
I. observação e à experiência.
II. contestação da autoridade papal e da unidade da fé.
III. laicização dos princípios morais.
IV. livre leitura e interpretação da Bíblia.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.


8. (UNIMONTES MG/2010) Acerca da chamada Contrarreforma da Igreja Católica no século XVI, é INCORRETO afirmar que
a) o Concílio de Trento afirmou a dupla origem das crenças da Igreja Católica, fundamentadas em sua interpretação das Escrituras e nas suas próprias tradições.
b) a Companhia de Jesus, fundada em moldes semelhantes aos militares, foi uma das estratégias de expansão da fé católica na Ásia e América.
c) o Concílio de Trento decidiu por uma renovação administrativa, descentralizando o poder eclesiástico com o objetivo de enfrentar a expansão protestante.
d) a Igreja tomou medidas de caráter “repressivo” em relação às chamadas heresias como a reativação do Tribunal de Inquisição e o estabelecimento do Índex, lista de livros proibidos.


9. (UEG GO/2010) Depois das sérias e profundas investigações históricas acerca do pensamento medieval, iniciadas no princípio do século XIX, desvaneceram-se muitos dos inumeráveis preconceitos acumulados pela Renascença sobre a era de “obscurantismo” da Idade Média, que apareceu em todo o seu resplendor de sua realidade como uma das épocas de intensa vida intelectual. A prova de que a época medieval não era desprovida de vigor intelectual está no fato de ela ser palco do surgimento
a) das universidades e da filosofia escolástica.
b) dos colégios jesuítas e do racionalismo.
c) dos mosteiros e do platonismo.
d) da democracia e do criticismo.


10. (UFOP MG/2010) O Renascimento Cultural foi um movimento artístico e intelectual que ocorreu na Europa nos séculos XV e XVI e marcou as artes e o pensamento moderno. É INCORRETO afirmar que esse movimento caracterizou-se por promover
a) a defesa da fé religiosa e dos valores tradicionais da religião católica, contrapondo-se ao movimento racionalista da época.
b) a substituição da explicação teocêntrica da realidade pelo antropocentrismo.
c) a valorização do indivíduo como agente histórico e social, mostrando-se favorável à liberdade artística.
d) a retomada dos valores fundamentais da cultura clássica do mundo greco-romano.


11. (FUVEST SP/2011) O olho é o senhor da astronomia, autor da cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes humanas (...). É o príncipe das matemáticas; suas disciplinas são intimamente certas; determinou as altitudes e dimensões das estrelas; descobriu os elementos e seus níveis; permitiu o anúncio de acontecimentos futuros, graças ao curso dos astros; engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura (...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo, que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.
Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.
Considere as afirmações abaixo:
I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.
II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.
III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma-se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


12. (PUC RJ/2011) “Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você.
Nós ainda estávamos na idade das trevas. (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo.
Hoje as antigas ciências estão restauradas (...). As línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...).
Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus (...).
Seu pai, Gargantua.”
François Rabelais, Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532
São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, EXCETO:
a) a crítica à Idade Média, percebida como período de trevas.
b) a valorização de uma educação laica e a abertura das bibliotecas monásticas.
c) o desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados.
d) a retomada do patrimônio cultural e literário da Antiguidade Clássica.
e) o otimismo em relação aos avanços humanos no campo da educação.


13. (PUC SP/2011) “A Idade Média não é o período dourado que certos românticos quiseram imaginar, mas também não é, apesar das fraquezas e aspectos dos quais não gostamos, uma época obscurantista e triste, imagem que os humanistas e os iluministas quiseram propagar.”
Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007, p. 18
A ambígua imagem da Idade Média que hoje temos deriva, em parte, de representações
a) negativas do período, que destacam a opressão a que os camponeses eram submetidos, a intolerância da Igreja e as repetidas temporadas de fome.
b) positivas do período, que destacam o papel relevante que as mulheres tinham na vida social, o avanço tecnológico e o desenvolvimento nas artes visuais.
c) negativas do período, que destacam a atuação do Tribunal da Inquisição, a ausência de mobilizações sociais e o direito divino que justificava o absolutismo.
d) positivas do período, que destacam o resgate de valores religiosos oriundos da Antiguidade Clássica, a arquitetura românica e gótica e as festas populares.
e) negativas do período, que destacam a ausência de liberdades políticas, a persistência do politeísmo e de práticas de bruxaria em toda a Europa Ocidental.


14. (UEG GO/2011) Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e um objeto. Na Grécia antiga não havia fragmentação do conhecimento, e pensar sobre um assunto envolvia a totalidade dos outros. Os filósofos gregos da antiguidade se preocupavam basicamente com os problemas do ser e do não ser, da permanência e do movimento, da unidade e da multiplicidade das ideias e das coisas. Já para o pensador medieval, o problema principal era a conciliação entre fé e razão. No Renascimento, surgem as seguintes grandes modificações:
a) a união entre fé e razão, o fideísmo e o positivismo.
b) a união entre fé e razão, o teocentrismo e o interesse pela moral.
c) a valorização da fé em detrimento da razão, o cosmocentrismo e o fideísmo.
d) a separação entre fé e razão, o antropocentrismo e o interesse pelo saber ativo.


15. (UEPB/2011) No final do século XVII, o absolutismo perdia forças e dava lugar ao parlamentarismo. Este processo, que culminou com a Revolução Gloriosa (1688-1689), gerou desenvolvimento e contribuiu para que a Inglaterra se tornasse uma potência industrial no final do século XVIII. Assinale a única alternativa INCORRETA.
a) A nobreza criou o Exército dos Cavaleiros para apoiar o rei, e o parlamento possuía o exército dos cidadãos revoltados, liderado por Oliver Cromwell. Este, por um golpe de Estado, expurgou os moderados do parlamento (que condenou Carlos I à morte) e estabeleceu uma república sob sua liderança.
b) Calvinistas e anglicanos divergiam e conflitavam-se dentro e fora do parlamento. O povo e pequena burguesia (antenada com o espírito capitalista) eram calvinistas. A nobreza cortesã, lutando pela manutenção da ordem e dos privilégios, professava o anglicanismo.
c) Calvinista radical, Oliver Cromwell estabeleceu, ao subir ao poder, o Ato das Navegações (de caráter mercantilista), promoveu campanha nacionalista e coibiu os bailes, tidos como mundanos.
d) Inspirada nas ideias liberais de John Locke, a Revolução Gloriosa marca o princípio de que o “rei reina, mas não governa”. A partir de 1689, o parlamento teve crescente autoridade sobre o governo, frustrando tentativas de estabelecer um novo absolutismo.
e) Ao contrário de outros Estados absolutistas, a Inglaterra tolerava religiões não oficiais. O anglicanismo nobre convivia bem com o calvinismo e o catolicismo plebeu. Aqui, surge a base ideológica inglesa – o liberalismo político.


16. (UESPI/2011) O Renascimento foi muito importante para as mudanças culturais ocorridas no Ocidente e trouxe muita influência da cultura clássica. Na pintura, o Renascimento:
a) conseguiu superar o modelo grego, consagrando a religiosidade católica nas suas obras.
b) trouxe transformações decisivas para um novo olhar estético, mesmo sofrendo influências clássicas.
c) manteve padrões medievais, ficando nos limites do catolicismo e afirmando a prevalência de cores sombrias.
d) negou os valores dos tempos medievais, embora pouco explorasse as figuras da mitologia da Antiguidade.
e) copiou os modelos romanos, sendo pouco original, pois conservou a estética da Igreja Católica.


17. (UFAL/2011) O Renascimento na Europa foi marcado pelo desenvolvimento de ideias, tais como:
a) o antropocentrismo e a preocupação com o individualismo.
b) o teocentrismo associado ao mecenato.
c) a escolástica e o naturalismo.
d) a negação completa da existência de Deus e o individualismo.
e) o racionalismo associado aos valores da aristocracia rural.


18. (UCS RS/2011) O Renascimento representou uma ruptura com o pensamento predominante na Idade Média. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa situação.
a) As universidades surgiram com o Renascimento. Desde o início, elas estiveram envolvidas com a produção do conhecimento.
b) O latim foi abandonado, sendo substituído pelo inglês, predominante entre os escritores renascentistas de toda a Europa.
c) Somente após o movimento renascentista, os europeus entraram em contato com as obras da Antiguidade clássica. Inclusive os monges ignoravam a cultura helênica, restringindo-se à literatura sacra.
d) Os renascentistas acreditavam que a verdade era revelada, sendo, portanto, mais uma questão de fé do que de investigação.
e) Para os renascentistas, o homem deveria ser o centro de tudo, em oposição ao pensamento medieval, que privilegiava o teocentrismo.


19. (UFT TO/2011) Os livros eram também compartilhados em grupos de leitura, que, como no mundo rural, juntavam letrados e iletrados. O cenário, entretanto, não era a tradicional veillée de inverno, já que, fora dos ofícios de construção, muitos artesãos trabalhavam até as oito ou dez horas da noite, à luz de velas se necessário, inverno e verão. Reuniões familiares e de amigos para cantar, jogar cartas, contar histórias e talvez ler ocorriam mais provavelmente em ocasiões de festa. Alguns livros eram editados para ser lidos em voz alta ou consultados na loja, como os livros de padrões de desenho têxtil [...].
DAVIS, Natalie Zemon. Cultura dos povos: sociedade e cultura no início da França moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 175.
O texto acima trata da história da leitura e da circulação de livros na França, no século XVI. Com base nas considerações da autora, é INCORRETO afirmar que:
a) O ato da leitura entre os artesãos, mesmo com o advento da imprensa, dependia de reuniões que juntavam os que sabiam e os que não sabiam ler.
b) O cenário de leitura privilegiado não era a tradicional “veillée” de inverno.
c) Os artesãos, com o advento da imprensa, dado que o livro passou a ser disponível a grande parcela da população, fizeram da leitura um ato estritamente individual e tradicional.
d) Em dias de festas, quando os artesãos reuniam suas famílias, o ato da leitura passou a se propagar, pois ler se tornou parte dos momentos de deleite.
e) Grupos de leitura, festas, edições especiais, livros para ser lidos em voz alta, traduziram-se em “espaços” pouco tradicionais de propagação do ato de ler.


20. (UECE/2011) Gargântua e Pantagruel são romances escritos por François Rabelais, na primeira metade do século XVI. As obras narram as aventuras de dois gigantes, o padre Gargântua e o seu filho Pantagruel, escritas em linguagem simples e vivaz, estilo cômico, extravagante e satírico, são um instrumento de crítica à Igreja, à escolástica e aos costumes sociais. Sobre as ideias do autor, é correto afirmar-se que
a) representaram e ilustraram de modo enfático o pensamento político do Absolutismo inglês.
b) eram predominantemente humanistas e se tornaram grandes expressões do Renascimento na França.
c) desconfiaram e debocharam do Renascimento e da confiança na ciência e na solidariedade humana.
d) distanciaram-se do Humanismo à medida em que não acreditavam em Deus nem na solidariedade humana.


21. (UEL PR/2011) Durante o Renascimento houve uma revolução tecnológica fundamental em máquinas e equipamentos cujo impacto para o progresso das ciências equipara-se ao advento da internet no final do século XX.
Essa revolução se deveu
a) à imprensa dos tipos móveis que agilizou a troca de ideias e a divulgação de inventos.
b) às Reformas religiosas, a partir das quais as pessoas deixaram de ser crentes e místicas.
c) à expansão marítima, cujos lucros contribuíram para o desenvolvimento científico e comercial autônomo das colônias.
d) ao Moderno Estado Europeu, que priorizou as áreas exatas e tecnológicas nas universidades.
e) ao intercâmbio de informações entre as civilizações europeia, chinesa e islâmica.


22. (UFV MG/2011) Com relação ao Humanismo e ao Renascimento, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) No Humanismo, a ideia de que o homem é a medida de todas as coisas corresponde à volta da valorização do homem sobre a religião.
b) O desenvolvimento comercial durante o Renascimento promoveu a emergência da valorização do indivíduo, reforçando a autonomia dos senhores.
c) No Renascimento, o pensamento aristotélico suplantou o pensamento platônico vigente na Idade Média, preservado pelos copistas medievais.
d) O Humanismo típico do Renascimento abriu oportunidades para uma produção artística de caráter urbano, financiada pelos mecenas.


23. (UNIMONTES MG/2011) É CORRETO dizer que o Renascimento significou, entre outras coisas,
a) o retorno aos dogmas e crenças da alta Idade Média.
b) o apego aos valores aristocráticos e escolásticos.
c) o descaso pela filosofia humanista e materialista do Classicismo.
d) o domínio da razão pelo homem, preocupado com novas formas de explicar o mundo.


24. (UNCISAL AL/2011) A cultura renascentista estabeleceu um novo pensamento que implicou em nova visão do mundo. Dessa forma, é correto considerar que o Renascimento
a) teve raízes na cultura medieval, e fez da defesa do teocentrismo o seu mais importante tema.
b) foi definido como um movimento conservador, pois manteve as estruturas econômico-sociais medievais.
c) condenou a prática do mecenato, para evitar que a Igreja católica e os burgueses interferissem na criação artística.
d) negou a arte greco-romana, uma vez que se inspirava no materialismo do cotidiano do homem moderno.
e) baseou-se no antropocentrismo, pois o homem passou a ser colocado no centro das atenções.


25. (Unemat MT/2012) Um momento histórico, surgido durante o século XV, teve, de início, sentido religioso, significando a revitalização da alma por meio dos sacramentos. No século XVI, o termo foi empregado para se referir às mudanças de consciência e de formas de expressão artística do período. Seu início é marcado pelo apogeu das cidades italianas do século XV e pela renovação das expressões artísticas ligadas às mudanças de mentalidade do período, com a ascensão da burguesia.
Assinale a alternativa que indica esse momento histórico.
a) Iluminismo
b) Renascimento
c) Absolutismo
d) Liberalismo
e) Relativismo Cultural


GABARITO

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